Opinião Nikon D7000

Iniciado por Filipe Araújo, 27 / Mar / 2011, 17:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Olá a todos,

Por várias razões, estou para comprar uma nova máquina fotográfica, na medida em que cada vez mais frequente, vejo excelentes trabalhos criados com D-slr´s, a exemplo de philip bloom ou neste fórum de Luís Rolo, Henrique Cepeda, entre outros ... reparo que todos eles filmam com Canon 5D ou 7D.

O meu ramo de actividade incide praticamente na reportagem de BBC.

Sinto que é uma oportunidade para fazer as minhas primeiras tentativas nesse sentido.

Neste momento estou inclinado para a recente Nikon d-7000, que já faz full-HD,   
mas como tenho as seguintes lentes da Nikon ou para a Nikon:

Nikon 18-55 2.8 , 80-200 2.8 , 50mm 1.4 (mf),

sigma para nikon 50 mm macro, 10-20 3.5

pergunto-vos, crêem que esta nova Nikon, está a altura das Canon 5D e 7D ou é manifestamente inferior e devo aguardar mais algum tempo ou até mesmo pensar em partir para a Canon?

Tenho feito pesquisas na internet mas a informação por vezes é contraditória.

Fico a guardar a vossa opinião, agradecidamente: Filipe Araújo.

LG

Eu acho que para filmar dava jeito filmar a 50fps, que a ninkon não faz...
e a canon faz. de poderes mantém a nikon para fotografar e vai para a canon para filmar

eu experimentei um nikon d90, filmava muito mal à noite...

Filipe Araújo

Boa noite,

grato pela sua resposta, tenho uma D90 e concordo consigo, os filmes que ela faz são bastante fracos.

Como surgiu entretanto a D7000, e sinto que a Nikon tem de reagir a Canon, tenho alguma esperança na D7000.

Mais uma vez grato pela resposta: Filipe.

Nuno S. Ferreira

Uso equipamento Nikon, mas para fotografar. Não conheço a máquina em questão, mas este assunto das DSLR interessam-me bastante, embora ainda não as use para filmar. Mas pelo que tenho lido pela internet na D7000 para esse tipo de trabalhos, a única limitação, segundo sei é filmar a 24 frames. Não sei se para si é uma limitação.
Dê uma vista de olhos aqui: http://blog.chasejarvis.com/blog/2010/09/nikon-d7000/

Há um outro forum, mas estrangeiro, que tem um tópico sobre esta máquina, mas como não sei se posso colocar por aqui, sugiro que faça uma pesquisa pela net...

Filipe Araújo

Boa tarde Nuno S. Ferreira,

grato pela ajuda.
Já tinha visto os videos desse forum, senti uma evolução a D90, mas ainda assim fiquei com dúvidas. Isto porque acredito que ao fazer upload dos videos, eles deverão sofrer uma compressão e eu nunca sei de forma vísivel qual a perda?

Assim, continuo com dúvidas, se esta camara poderá ser utilizada em BBC e apresentar bons resultados?

Deixo-lhe este video que recentemente encontrei:

Outras das dúvidas que tenho nestas camaras e videos, são a imparcialidade de quem os faz, se não serão encomendas de fabricantes ou importadores de equipamentos fotograficos?

Por isso, quando vejo trabalhos neste forum feitos na minha realidade BBC, reconheço facilmente que a Canon superou qualquer dúvida na Nikon ainda as mantenho.

Mais uma vez grato pela sua ajuda, um abraço de Braga: Filipe Araújo. 

Nuno S. Ferreira

Filipe, antes de mais quero deixar bem claro que não tenho nenhuma preferência entre canon e nikon,isto para video, por se falarmos em foto, o caso muda de figura e ai devo confessar que adoro nikon.
Em todo o caso acho que deve ter noção de uma coisa. Pelo menos é a ideia que tenho tido. A nikon nunca levou muito a sério a capacidade de video nas máquinas de fotografar, ao contrário da canon, e acho que só agora se está a aperceber das potencialidades disso.
A canon, por sua vez, quando lançou essa função nas reflex não demorou muito a aperceber-se do que podia alcançar com isso e tem tentado colmatar as falhas dos equipamentos conforme vão sendo lançados novos modelos. 
A nikon só agora está e tentar entrar neste nicho de mercado, que ao fim deste tempo todo já é quase exclusivo canon, pela aposta forte que a marca fez. Isto é exemplo disso: http://www.usa.canon.com/dlc/controller?act=GetArticleAct&articleID=3469

Acredito que, como diz, os vídeos do link que indiquei não sejam totalmente imparciais,não fosse Chase Jarvis utilizador nikon e um dos fotógrafos que costuma testar equipamentos da marca, a pedido da mesma, antes de serem lançados no mercado. Que deve ter sido o caso destes vídeos.

No que diz respeito à qualidade do ficheiro como sai da máquina, talvez solicitando a quem tenha uma para lhe facultar uma amostra para poder ver com os seus olhos se corresponde ao que pretende.
É um facto que a nikon ainda tem muito a crescer neste campo, tal como a canon, mas que já leva algum avanço, no entanto há já quem use a d7000 para o que refere.

Pode ver aqui:

Já agora uma comparação entre a 7D e a D7000

E outra entre a 60D e a D7000

Agora uma comparação do iso em vídeo entre a 7D e a D7000
http://www.cameratown.com/reviews/nikon/d7000/

Filipe Araújo

Apesar de já ter feito algumas pesquisas sobre videos, ainda não tinha visto o ultimo que me enviou, onde se vê sem margem de dúvida que a D7000 não faz frente a Canon.

Grato pela sua resposta, muita completa, espero um dia a poder retribuir.

Atentamente: Filipe Araújo