Profissionalizar BBC's

Iniciado por AC, 10 / Dez / 2007, 12:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

alvespedro

Olá pessoal,

Trabalho há alguns anos em BBC´s. Não sou profissional mas adoro trabalhar com video em reportagem ou edição. Penso que é importante ir confortavel mas naturalmente não se deve abusar. Com um cachecol do Vitoria Guimarães é arriscado. Imaginem que o noivo era fanático do Sporting de Braga... Terias o trabalho estragado. De qualquer forma esta temática BBC também é propicia ao publico feminino uma vez que estamos muito visiveis durante todo o dia. Para quem tem interesse nesse tipo de actividades é muito giro. Já presenciei reporteres foto e video a largarem tudo para dançar com as amigas da noiva em pleno casamento. Na minha opinião é pura falta de profissionalismo. Consigo ser simpático sem perder profissionalismo. Uma amiga da noiva dizer: "Tens uma coisa engraçada no cú" é dar demasiado espaço ás pessoas e perder uma vez mais profissionalismo. Quanto aos euros... Cada um cobra o que entende, mas no final é o trabalho que fala por nós. Até podemos oferecer o trabalho. Se for um mau trabalho nem gratuito voltaremos a fazer para amigos, conhecidos, familiares. O mesmo acontece em sentido oposto.

Gil

Citação de: Luís Rolo em 12 / Dez / 2007, 11:44
Agora te garanto uma coisa, se te visse assim num casamento e sem conhecer o teu trabalho, o meu casamento não fazias...

podes ter a certeza que ia filmar mesmo o teu casamento naquelas condições sem minimamente ter condições.
assim de inverno e em terras do interior...
acredita mesmo que ia... até podias por uma velinha.
desculpa a sinceridade
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Gil

Citação de: Pedro Alves em 12 / Dez / 2007, 12:07
Com um cachecol do Vitoria Guimarães é arriscado. Imaginem que o noivo era fanático do Sporting de Braga...

boas. gostei deste topico. desenvolve lá isso!
por o noivo ser do braga tem de haver conflitos?

olha nem é preciso ser do braga.
relembro um casamento este ano que reportei em celorico de basto, em que a noiva fazia caretas para a maquina fotografica e passou o casamento todo a pegar com o fotografo, (que é o meu pai) e a ser malcriada.
GARANTO-VOS que só não viemos embora nesse dia, porque o noivo, esse sim, é um rapaz ESPETACULAR, tanto como pessoa, como para trabalhar, e ele tentou segurar ali o ambiente...
porque faltas de respeito eu e a casa do meu pai, não admitimos a ninguem!
se o noivo fosse do braga que fosse do braga. eu sou do Guimarães.
educação e relação cliente reporter BBC e nada mais.

se pensarmos assim, nem se fazia BBC.

em relação á amiga da noiva, foi mesmo isso que ela disse, e agora pergunto?
por ser reporter BBC, não posso conviver com outras pessoas?! somos obrigados a carregar a maquina sem comer descansar ou até alimentar aquelas horas?
acho que isso não implica no nosso profissionalismo bem pelo contrário!!! quando as pessoas têm educação, respeito e sabem ser profissionais, consegue-se uma EXCELENTE armonia e o mais importante é que as pessoas gostam!!! (modestia a parte, o meu pai é muito conhecido e as pessoas gostam dele, pelo espirito dele, amigo e super brincalhão!!! e nisto não deixa NUNCA de ser um EXCELENTE profissional)
eu sou novo, mas já ando em BBC á 7 anos.
tinha 15 anos quando já ajudava na area o meu pai e os funcionários dele. a esse respeito tenho já alguma experiência para puder falar.
Áudio - Cubase5

Gil

lembrem-se que ACIMA DE TUDO, somos humanos, médicos, enfermeiros, fotografos, TODOS, acima de tudo somos humanos, temos direito a dignidade e respeito!!!
Áudio - Cubase5

alvespedro

JotaPe,
Obviamente todos somos livres de vestir o que queremos, comportarmo-nos da forma que queremos, estar com quem queremos e fazer o que gostamos de fazer.
Só para perceberes o meu ponto de vista. Sou muito divertido a trabalhar em BBC, os noivos ficam á vontade comigo muito rapidamente e consigo trabalhos bons muito por culpa disso. No entanto há uma linha que nunca deve ser ultrapassada sob pena de cairmos em descredito e por vezes cairmos no pior erro em BBC e na vida - cair no ridiculo. Não estou com isto a dizer que poderás estar a cair em ridiculo, mas são as pessoas que nos avaliam e sabemos como por vezes são crueis. Acho que este deve ser um espaço de partilha de opiniões. É isso mesmo que estou a fazer, a partilhar a minha opinião.

Gil

Boas

Pedro Alves, sei bem o que me dizes.
também não posso deixar de te dar razão.
ao que queria chegar é só a isto.
no meu caso e este sabado, tive a felicidade de uns dos noivos ser vitoriano a ponto de me pedir o meu cachecol para fazer la uma brincadeira com os convidados. mas é obvio que não levei o cachecol para a palhaçada. nem tem fundamento. levei porque neste dias ando SEMPRE com cachecol, por me sentir mais protegido do frio. e no casamento que fui logo de manha, não dava para reconhecer o que dizia o cachecol, mas mesmo que se percebesse, ninguem tem nada a ver com isso. porque se eu o levei, não foi com intnsão de provocar nada, mas sim para me proteger do frio, e garanto que não era nada pouco, e para ter minimas condições para conseguir fazer o meu trabalho.
porque sou sincero, quando estou desconfortavel (fatos, gravatas, e ao frio molhado e não sei que mais...) não consigo fazer um trabalho como sei que sou capaz. acho que é um entrave muito grande para quem opera algo. eu falo por mim!
estou bem, faço as coisas. não estou, não faço! e tal como diz o Marco, eu não faço videozitos. quando vou gravar algo é para dar o meu melhor! senão não quero, porque nem me da gozo, nem o cliente fica satisfeito e eu fico mal visto!
Áudio - Cubase5

lrolo

Citação de: JotaPe em 12 / Dez / 2007, 12:08
podes ter a certeza que ia filmar mesmo o teu casamento naquelas condições sem minimamente ter condições.
assim de inverno e em terras do interior...
acredita mesmo que ia... até podias por uma velinha.
desculpa a sinceridade

Acho que não percebeste patavina do que eu disse, mas pronto...
Já percebi que não estás disponível para aceitar as opiniões dos outros, como tal, vou dar a minha participação neste tema como encerrada, visto que só falo para quem está disponível para ouvir.
Mas te garanto que um dia mais tarde vais dar-nos razão.
Felicidades e um abraço.

L.R.

Gil

Citação de: Luís Rolo em 12 / Dez / 2007, 13:49
Acho que não percebeste patavina do que eu disse, mas pronto...
Já percebi que não estás disponível para aceitar as opiniões dos outros, como tal, vou dar a minha participação neste tema como encerrada, visto que só falo para quem está disponível para ouvir.
Mas te garanto que um dia mais tarde vais dar-nos razão.
Felicidades e um abraço.

L.R.

Boas. percebi sim o que me disseste. e claro que aceito as tuas opiniões assim como tens de aceitar as minhas.
o mal deste pais, está também nas aparências. sem duvida.
se fulano tem uma camera XPTO, eu tenho de ter uma XPTOi!
isso é errado.
se entendi que naquele dia estava frio levei um cachecol, que por sinal é do meu clube de futebol, porque razão não haveria de filmar o teu casamento?! senão quisesses, olha não te pedia por favor, podes ter a certeza. se me exigisses que gravasse o teu casamento em dia de inverno de t-shirt ia te satisfazer o pedido queres ver?!...
cada qual é como é e ninguem tem nada a ver com isso.

ah mais uma coisa, mas se fosse o Manoel de Oliveira pro teu casamento de cuecas, já podia estar a vontade porque é o melhor realizador portugues certo?!
Áudio - Cubase5

lrolo

Citação de: JotaPe em 12 / Dez / 2007, 14:02
Boas. percebi sim o que me disseste. e claro que aceito as tuas opiniões assim como tens de aceitar as minhas.
o mal deste pais, está também nas aparências. sem duvida.
se fulano tem uma camera XPTO, eu tenho de ter uma XPTOi!
isso é errado.
se entendi que naquele dia estava frio levei um cachecol, que por sinal é do meu clube de futebol, porque razão não haveria de filmar o teu casamento?! senão quisesses, olha não te pedia por favor, podes ter a certeza. se me exigisses que gravasse o teu casamento em dia de inverno de t-shirt ia te satisfazer o pedido queres ver?!...
cada qual é como é e ninguem tem nada a ver com isso.

ah mais uma coisa, mas se fosse o Manoel de Oliveira pro teu casamento de cuecas, já podia estar a vontade porque é o melhor realizador portugues certo?!

OK, tinha dito que encerrava a minha participação, mas vou tentar mais uma vez.
Vou tentar por outras palavras.
Se eu conhecesse o teu trabalho e gostasse muito, até tu podias ir filmar de cuecas. Agora, o meu convidado que está no meu casamento e não te conhece, nem a ti, nem ao teu trabalho, pode ser uma pessoa que liga às aparências e não te contratar para o casamento dele porque te viu assim vestido. Ou seja, podes por em risco futuros trabalhos.
Se achas que vale a pena correr esse risco, tudo bem. Eu não o corro, nem que trabalha comigo.

Um abraço.

L.R.

Gil

Citação de: Luís Rolo em 12 / Dez / 2007, 14:14
OK, tinha dito que encerrava a minha participação, mas vou tentar mais uma vez.
Vou tentar por outras palavras.
Se eu conhecesse o teu trabalho e gostasse muito, até tu podias ir filmar de cuecas. Agora, o meu convidado que está no meu casamento e não te conhece, nem a ti, nem ao teu trabalho, pode ser uma pessoa que liga às aparências e não te contratar para o casamento dele porque te viu assim vestido. Ou seja, podes por em risco futuros trabalhos.
Se achas que vale a pena correr esse risco, tudo bem. Eu não o corro, nem que trabalha comigo.

Um abraço.

L.R.

pois Luis. só que o meu trabalho tem provas dadas. os meus clientes saem destas portas servidos, e mostram o DVD do filme de casamento ao dito convidado, não o reporter que o filmou. além do mais a farda não me limite ou aumenta o profissionalismo, mas sim as maquinas maneiras de ser e pensar  :wink:

um abraço JP
Áudio - Cubase5

Pedro Rocha

Também não é preciso entrar em extremismos, não condeno o JotaPé, porque com 20 e poucos anos também fui muitas vezes de calças de ganga e t-shirt. Mas hoje em dia e já à alguns anos que sou incapaz de o fazer é uma questão de postura. Num dos últimos casamentos que fiz a noiva só deu por mim antes de entrarmos para o copo de água (a reportagem video só começou na igreja). Ela disse-me que "nem o tinha visto", tomei aquilo como uma boa apreciação, pois consegui fazer o meu trabalho com descrição e eficácia. E todo graças à tal postura, não vou de fato!! Mas levo no mínimo uma camisa e calças clássicas ou mais discretas possíveis. e acima de tudo uns sapatos confortáveis.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Gil

Citação de: Pedro  Rocha em 12 / Dez / 2007, 14:19
Também não é preciso entrar em extremismos, não condeno o JotaPé, porque com 20 e poucos anos também fui muitas vezes de calças de ganga e t-shirt. Mas hoje em dia e já à alguns anos que sou incapaz de o fazer é uma questão de postura. Num dos últimos casamentos que fiz a noiva só deu por mim antes de entrarmos para o copo de água (a reportagem video só começou na igreja). Ela disse-me que "nem o tinha visto", tomei aquilo como uma boa apreciação, pois consegui fazer o meu trabalho com descrição e eficácia. E todo graças à tal postura, não vou de fato!! Mas levo no mínimo uma camisa e calças clássicas ou mais discretas possíveis. e acima de tudo uns sapatos confortáveis.

BOA!!! alguem que me compreende  [-o<
LOLOLOLOL

um abraço JP
Áudio - Cubase5

José Costa

Boas.

Se me permitem um comentário, ou dois, digo que nunca li tanta asneira junta num só tópico. Gostaria de dizer que - "Não batam mais no ceguinho!". Mas como tal frase já foi mal interpretada num outro tópico, digo outra em seu lugar - "Quem dorme com putos, acorda mijado!"

Cada um que tire as conclusôes que quiser, mas tenho para mim que numa troca de opiniôes, quando a outra pessoa não entende ou não quer entender o ponto de vista do outro, e mais ainda, não equaciona sequer a hipotese de estar errádo, todo e qualquer debate que se processe depois disso é uma pura perda de tempo.

Como diz um ditado italiano, "Quando uma pessoa sã discute com uma pessoa maluca, fica dificil diferenciar uma da outra."

O que começou por ser um bom tópico e um óptimo motivo para debater as questôes da profissão, está-se a tornar num misero repositório de "baboseiras".

E para que não fiquem dúvidas, não estou a chamar ninguém de "ceguinho", de "puto", ou de "maluco" , mas já sei que as comparaçôes vão ser enevitáveis e alguém se vai sentir atingido. Mas antes de começarem a cuspir palavrôes, talvez fosse boa ideia recomeçar tudo de novo. Talvez assim consigamos recuperar o óptimo debate que estava a ser. E talvez esta passe também a ser uma passagem rapidamente esquecida pelos Users. Uma palavra leva á outra, um puxa o outro. Mas não percamos tempo a tentar atribuir culpas, mas sim a encontrar soluçôes. Porque culpados somos todos.

Mas se preferirem, passem por cima. Esta é apenas a misera opinião de um User. Cada um que atribua o valor que entender. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Gil

só uma pergunta...
o que aqui se debate não é tudo relacionado com profissionalização de BBC???
desde cameras, modos de ser, estar, vestir e trabalhar do profissional de BBC ?!
os comentários de uns e outros são estupidez, burrice, maluqueira?!
ou a profissionalização do BBC é só cameras?!

heis a questão!

um abraço JP
Áudio - Cubase5

José Costa

Boas.

JotaPe, vê as coisas por este prisma:
Já escreves-te a tua opinião, já deste as tuas explicações e razôes. Outros Users escreveram a opinião deles, assim como as razôes e explicaçôes. Já sabemos o que tú pensas e tú já sabes o que outros pensam.

Continuar a debater por muito mais tempo o mesmo assunto, as mesmas razôes, com as mesmas explicaçôes, é como correr á volta da mesa: não se chega a ládo nenhum.

Se realmente acreditas que estás certo, se tens a certeza de que os outros estão errádos, então força, continua a defender o teu ponto de vista. Tens aqui um leitor. Mas dá outros exemplos, conta outras histórias, pois essas duas já todos sabemos. Arranja novas razôes e novos motivos para demonstrares que estás certo. Prova-nos o quanto errados estamos. Também Galileu Galilei correu o risco de arder na fogueira por defender as suas teorias. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier