Aonde pára o Blu-Ray?

Iniciado por José Costa, 07 / Mai / 2008, 03:54

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

O BD está "adormecido" porque hoje em dia qualquer Gadjet, computador, Iphone suporta video em HD sem recurso ao media, o disco em si.

Essencialmente o mercado do audiovisual que sai em suport BD, poucos dias depois, está "ripado" na net em qualquer "esquina" e fórum.  Daí a razão das industrias apontarem para o HD via streaming, download etc.

O "povo" já não gosta de ver as  estantes com as caixas de DVD's porque saí caro, é um hobby caro, se lhe posso chamar assim. Comprar um Disco por 30 euros com um "exterminador implacável", tendo em conta os nossos bolsos, se formos comprar tudo que gostamos, trabalhamos para os vicios.

Por exemplo, oiço uma música, gosto, vou ao iTunes e por 99 centimos tenho ali, na hora, no momento!

Para mim, a minha opinião como profissional da informática está mais que claro que o "futuro" é o "Pay-per-use".

Há de chegar o dia que se acabam os discos com instalação de software, irão precisar do Photoshop, Premiere... compram uma licença e usam a aplicação directamente dos servidores da Adobe.

Não é preciso ir muito longe, já existe no mercado o Video-on-demand.

Agora, voltando à essência do tópico, pode o BD estar "adormecido", mas o HD acordou e a desculpa do BD não é motivo para não "saltar" para a o HD.

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas.
Citádo: "O BD está "adormecido" porque..."

Não está adormecido, está morto.

Citádo: "Há de chegar o dia que se acabam os discos com instalação de software, irão precisar do Photoshop, Premiere... compram uma licença e usam a aplicação directamente dos servidores da Adobe."

Isto já existe, chama-se Cloud Computing.

Citádo: "mas o HD acordou e a desculpa do BD não é motivo para não "saltar" para a o HD."

A questão será mais como apresentar/entregar este HD ão cliente. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

gcoutinho

"Citádo: "Há de chegar o dia que se acabam os discos com instalação de software, irão precisar do Photoshop, Premiere... compram uma licença e usam a aplicação directamente dos servidores da Adobe."

Isto já existe, chama-se Cloud Computing."

Eu sei bem que já existe, quando digo, há de chegar o dia... refiro-me a tornar-se comum na genaralidade da população que usa qualquer tipo de aplicação.

Não é preciso chegar ao patamar do Cloud Computing, o já "velhinho" serviço de Remote Desktop permitia instalar num determinado equipamento uma aplicação e permitir aceder à mesma sem a instalar na nossa máquina. A microsoft chamava-lhe Aplication Server.

Citado: "mas o HD acordou e a desculpa do BD não é motivo para não "saltar" para a o HD."

A questão será mais como apresentar/entregar este HD ão cliente. Boas.
[/quote]
Bom... neste assunto posso reforçar o que já tinha referido, qualquer "brinquedo" hoje em dia começa a reproduzir video em  HD.
Começo a reparar que as Tv's que saiem para o mercado já começam a ter conexão wifi, leitor de cartões, Ligações USB, etc. Mais tarde ou mais cedo... será tão comum as tv's virem equipadas de base com estas configurações como hoje é dia é comum uma Ficha Scart.

José Costa

Boas.
Vou colocar a questão de um outro modo:
Você tem uma empresa de audiovisuais. É contratado para efectuar uma reportagem de um casamento ou então um video institucional. Grava as imagens em HD e depois do trabalho editádo, entrega como ão cliente? Num disco rigido? Numa Pen? Num cartão flash? Ou então no tão conhecido DVD?

Sabendo que na maioria dos casos o trabalho é entregue em DVD, pergunto: qual a real vantagem de gravar em HD, se entrega SD ão cliente? Ou também é dos que acredita que no futuro o cliente vai vir ter consigo pedir a mesma reportagem em HD, e como já tem as imagens, é só gravar o Blu-ray ou outra coisa que surja para o substituir?

Estou a falar na generalidade dos casos, na generalidade dos trabalhos, não em nichos de mercado, em trabalhos especificos para clientes especificos. Para pessoas comuns, que não estão interessadas em comprar Gadjets, mas apenas e simplesmente ver o seu casamento da mesma forma que vêm um DVD convencional, com os equipamentos convencionais, hoje e não no futuro. Porque no futuro a tecnologia de hoje terá o mesmo destino que os gravadores de cassete audio ou VHS.

Repare que não estou a defender que o SD é melhor que o HD ou que não devemos comprar ou trabalhar nunca em HD. Questiono é como vamos entregar esse HD ão cliente, sabem-do-se que o cliente tem apenas um leitor de DVD, questiono a passagem para HD ãos que têm equipamento SD. Porque ão ritmo que as coisas estão a ir, o futuro não será mais HD, mas sim 2K ou mesmo 4K. O HD está por cá à uma data de anos, o Blu-ray também e no entanto continuamos a entregar SD ão cliente.

Quando o cliente começar a pedir efectivamente HD, por ter comprado leitor ou ter um equipamento especifico para o efeito, já não será HD que pedirá, mas sim 2K ou 4K. E entretanto quem comprou uma câmera HD deita a mesma ão lixo sem nunca ter retirado dela o real valor. Porque gravar em HD e entregar DVD não é retirar valor do equipamento.

O Blu-ray, se realmente "existisse", seria a forma real de entregar um trabalho HD ão cliente. Como ele está morto (mas não enterrádo), andámos por aqui a recorrer a subterfugios para tentar dar a volta à questão.

----------------------------------

O "Aplication Server" que refere nada tem a ver com o Cloud Computing. No "Aplication Server" toda a estrutura (servidores, cabos, software, administração, etc) é criáda e suportada por si, no cloud computing apenas paga o acesso. Mas OK, é um pouco parecido com isso.

Não veja nestes meus posts provocação, apenas a transcrição para o papel de opiniôes sobre o actual estado da nossa tecnologia. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

gcoutinho

Se me pedem um Trabalho em HD, tenho um gravador BD, gravo e entrego. A minha parte está feita. Se o cliente não tiver o dito leitor, coloco as várias opções disponíveis, nem que seja em formato HD num suporte qualquer para visualizar num comutador, etc.

Apesar de ser absurda a comparação... Imagine a JEEP, LandRover e os fabricantes de todo terreno ponderar a venda aos clientes que não tenham umas montanhas e uns terrenos agrestes para fazer uso do veiculo.  "Oh amigo... vai comprar um todo terreno para andar na cidade?! "
É verdade... :)

Bom, o cliente quer, paga!?!? O resto não é comigo.

Quanto ao "cloud computing" para mim é só mais um nome pomposo, bonito para o markting, que os consultores externos gostam agora muito de falar, mas que na actualidade só grandes grupos empresariais apostam. O comum utilizador caseiro ainda está longe de lá chegar, a utilizar os serviços dessa forma.

PS. NOTA. lembrei me agora de uma piada... do cigano que vende a TV para comprar um leitor de VHS. looool

José Costa

Boas.
Citádo: "Se me pedem um Trabalho em HD"

Mas o cliente não lhe pediu um "Trabalho em HD". O cliente pediu-lhe um trabalho. A opção de gravar em HD é sua. A opção de comprar equipamento HD é sua. A opção de substituir o equipamento SD é sua. Se ler com calma o que escrevi anteriormente, compreende aonde quero chegar.

Não me vou extender, para não me acusarem de querer ficar com a última palavra. Até porque a escrita não é a melhor forma de fazer passar este tipo de pensamento. De qualquer das formas, concordará comigo de que o Blu-ray é um formato morto, ou não? Boas.

rui ressurreição

concordo com o JOSÉ COSTA...O BLU-RAY ESTÁ MORTO..e só ir à FNAC,WORTEN ETC  e ver a quantidade de conjuntos blu-ray 3d ou não ao preço da chuva;pague 50 eur e leve 4 blu-ray(normais)...depois mhá o blu-ray 3d que ainda é um mistério se vai ficar ou não ou se é moda...eu acredito(à velocidade que as coisas correm), que daqui a uns 6 meses surja um novo codec 2k e com novos discos ssd , pens e cartões de memória, não vai ser difícil vender os filmes...tanto que uma grande maioria das tvs actuais já têm entrada usb e novas  virão com entrada usb3 e então basta introduzir a pen ou leitor de cartões com respectivo cartão, ou disco duro, na entrada da tv e então o caso está arrumado(claro gravado em 2k ou 4k com um codec do tipo avchd mas para 2k ou 4k)...é uma questão de tempo...axo que o salto será dos dvds para 2k em termos de entrega ao cliente...nos anos 90 até havia gravadores de hd(1080 i) que gravavam em fita (s)vhs no japão...muitos formatos ficaram pelo caminho:digital8, micro mv, beta, 2000, dvd-rw(para máquinas de filmar), blu-ray para máquinas de filmar...o blu-ray em gravadores de mesa e não só vai ser mais um...muitas vezes é preciso saber rentabilizar o peixe que se têm, com medo de não ter o último modelo xpto...bom fim de semana.RUI RESSURREIÇÃO.