Steady cam

Iniciado por nelecoborgas, 08 / Nov / 2008, 00:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

nelecoborgas

Olá a todos,

procuro um steadycam para a minha panasonic hvx 201ae. Será que me podem dar referências de material? O ultimo que eu vi, um sachtlert, custava 7200€, com braço mecanico e alças de suporte da cintura para cima, muito bom, mas muito caro (para mim). [-X
Gostaria que me indicassem marcas e referências de material que conheçam.
Já agora, quel é o funcionamento de um flycam?é uma versão de steadycam?

Obrigado a todos!

Cumps

José Costa

Boas.
A Laigle tem um sistema que custa cá em Portugal cerca de 3000 euros. È comercializádo pela Audiovisual Disk. È este o site.

Uma FlyCam nada tem a ver com uma Steadicam. A Steadicam é um tipo de sistema de estabilização de câmera de vídeo/cinema, composto por uma espécie de "colete" (arnês dorsal) para se vestir que serve de suporte a um braço que tem como função amortecer as trepidaçôes do corpo sobre a câmera. Aqui neste site tens uma descrição do mesmo.

Uma FlyCam é uma câmera suspensa sobre um cabo esticado, sendo que a câmera se pode mover ão longo do cabo. A mesma é comandada á distância. Neste site tens umas fotos do sistema.

A FlyCam tem uma série de derivaçôes, sendo a mais complexa a SpiderCam. Uma câmera suspensa em cabos, mas que se pode mover em todas as direcçôes. Enquanto que a FlyCam só se pode mover em duas direcçôes (ida/volta), a SpiderCam move-se por todo um perimetro estabelecido. Além disso, além de se mover na horizontal, também se pode mover na vertical, incluindo planos inclinados. À coisa de uns meses a SIC utilizou uma na cobertura televisiva de um jogo de futebol. A câmera movimentáva-se em todo o espaço do campo, em todas as direcçôes. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Carlos Miranda

Boas.
Quero apenas lançar mais um pouco de luz sobre o assunto, para que o Manuel entenda mais um pouco sobre o assunto "estabilizadores".
O Jose Costa tem razão sobre tudo o que referiu, mas acho que o Manuel se referia ao Flycam 6000 (http://cinecity.trustpass.alibaba.com/product/100212853/Flycam_6000_Stabilizer_Stabilizers_Steadycam_For_DV_Hdv_Camera.html).
É um estabilizador de "mão", por assim dizer. Pode ser usado, ou não, com um colete, dependendo do peso e tipo de câmera.
Quase todas as marcas têm estabilizadores de "punho", tornando-se desconfortaveis após longos períodos a filmar. Para evitar isso, usam-se uns coletes que ajudam a suportar o estabilizador. O peso do conjunto, em vez de estar apenas a ser suportado pelo nosso braço, passa a ser suportado pelo nosso tronco. Dito desta forma, até parece que o colete apenas serve para isso, mas claro que não. Aumenta significativamente o desempenho do estabilizador, uma vez que possuem dois braços que evitam as oscilações verticais.
Existem muitas marcas e modelos disponiveis na internet, incluindo no Ebay. Cada marca e modelo possuem especificações próprias, pelo que deves saber adequar ao teu caso. Alguns deles não permitem que se use a câmera em "Low mode", isto é, num plano rente ao chão, pelo que deves ter atenção a todos estes pormenores. Recomendo que vejas também os modelos da Basson (http://www.bassonsteady.com.ar/shop/index.asp), porque acho que também têm alguma qualidade.`
É tudo uma questão de procurares bem na internet e vais encontrar muito artigos do género.
Cumprimentos.

Canon XL1

nelecoborgas

Obrigado pelas respostas

Eu  falei na "flycam" porque vi no ebay umproduto com esse nome , que, pelo que me parece depois de ler os vossos coms, era exactamente esse estabilizador, sem colete flycam 6000. No entanto, pelo preço que estava referenciado (cerca de 190€), pensei tratar-se de alguma versão low coast...
Mas já percebi.
Obrigado mais uma vez.
Cumps

Carlos Miranda

O Flycam 6000 é apenas um modelo.
Existem outros Flycam's, dependendo o peso e tipo de câmera. Dou como exemplo o Flycam 5000.
Existe tambem o Glidcam. Tem modelos de punho, variando tambem o tipo de câmera a usar e tambem com colete.
Por isso, antes de mais, deves saber que tipo de câmera usas e o seu respectivo peso. Se achas que aguentas bem com a câmera num estabilizador de punho, durante algum tempo, então acho que deves ponderar comprar um desse tipo. Alem de ser mais barato é também menos complicado de operar, já para nao falar que se estiveres a usar um modelo com colete, fica mais complicado depois usar a câmera de outra forma. Há mais coisas para desmontar... :lol:
Cumprimentos.

Canon XL1

Carlos Miranda

Desculpa Manuel, mas digitei mal o nome da marca Glidecam.
Fica aqui o site.
http://www.glidecam.com/
Cumprimentos.
Canon XL1

nelecoborgas

Olá,
Mais uma vez obrigado a todos. Estou a ponderar optar por esta solução,
http://cgi.ebay.co.uk/Flycam-Steadycam-Body-pod-Support-for-Mini-DV-camera_W0QQitemZ120328272959QQcmdZViewItem?hash=item120328272959&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1301%7C66%3A2%7C65%3A12%7C39%3A1%7C240%3A1318
Parece-me razoavel e o preço bastante baixo.
Que vos parece?
Alguém trabalhou com este sistema?
Obrigado a todos.
Cumps