Que câmara escolher.....HELP

Iniciado por Fernando Dias, 28 / Dez / 2008, 03:08

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fernando Dias

Boas pessoal desde já desejo que que entrem com os dois pés no ano que ai vem e que realizem todos os vossos projectos e objectivos.
Bem eu já falei com alguns utilizadores aqui do fórum mas vou tornar publica a minha dúvida eu quero comprar uma boa câmara, tenho estado a ver as novidades e o que já conhecia no mercado e cheguei a uma mini lista final de câmaras entre elas:

Canon - XL H1 (S/A) – gravação em cassete  (MINIDV)- 5.300€
Sony – PMWEX3 – gravação em cartão  - 9.700€
Panasonic – AG HVX200A - gravação em cartão  P2 – 5.320
Panasonic – AG HPX500 - gravação em cartão  P2 – 7.300
Panasonic – AG HPX555 - gravação em cartão  P2 – 6.200
JVC -  GY-HD251CHE - gravação em cassete (ProHD) – 8.900

Para mim a questão de ter a possibilidade de colocar a câmara ao ombro agrada-me por que esta câmara será usada numa pequena produtora que irá realizar institucionais, reportagens, captação em eventos etc...
Eu trabalhei com uma XHA1 por isso a Canon - XL H1 não me parece mal e pelo preço, mas gostaria que os colegas me desse a vossa opinião e se já trabalharam com algumas destas câmaras que me dissessem de sua justiça.

Pedro Rocha

Caro Fernando,

Como diz na mensagem, gostava de ter a possibilidade de colocar a camera ao ombro, pois esse facto elimina logo à partida vários modelos. Mais uma coisa, a Panasonic AG-HPX555 que referência é o mesmo modelo que a AG-HPX500, a AG-HPX555 é um modelo exclusivo para o Japão.

Dentro das proposta mencionadas a Panasonic AG-HPX500 é uma boa opção, mas o preço é de certeza sem a objectiva!!! E uma objectiva HD das mais baratas para cameras de 2/3" não custa menos de 5000€, para além dos acessórios para este tipo de cameras serem bastante mais caros, tripés mais robustos, kits e carregadores de baterias e ter bastantes cartões P2 para uma reportagem descansada, bem podia preparar no mínimo 20.000€. Se dinheiro não é objecção, a Panasonic AG-HPX500 está no topo da lista.

Das que escolheu a que tem melhor qualidade imagem acredite ou não é a Sony PMW-EX3, apesar de usar CMOS de 1/2, estes são Full HD (1920x1080) e gravados em XDCAM HD exactamente com todos os pixeis, no DVCPro HD o codec é anamórfico gravando 1440x1080 em 1080i tal como o HDV1080i. Por ser Intra Frame o DVCPro HD ocupa 3x mais espaço que o HDV1080i, mas tem a vantagem de gravar em 4:2:2 e de ser um codec mais robusto que o HDV.

Dentro do que pretende e com controle de custos eu optaria por nenhuma da lista mas sim pela Sony HVR-S270E, acessível, de ombro e grava em cassete e cartão de memória Compact Flash. Mas o que é bom para mim pode não ser bom para si.

Espero que outros se manifestem.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

sistema system

Boas

Falo por mim, não tenho muita experiencia e estou nisto a pouco tempo, comprei a minha primeira camara profissional este ano, depois de muito pesquisar e de ver o meu orçamento, decidi-me pela JVC GYhd200e (pro ano sai um adaptador que permite a gravação em XDcam uma parceria que a JVC fez agora com a sony para adoptar este formato), é uma camera de peso relativamente reduzido, grava em mini dv e disco rigido externo, e podes colocar ao hombro, vê mais especificações tecnicas em http://pro.jvc.com/prof/attributes/features.jsp?model_id=MDL101623&feature_id=01.
O que eu gosto muito nesta camera é que ela grava tipo cinema a 24p, se tiveres um extra guardado, podes sempre investir num adaptador para 35mm, o que da sempre jeito para quem produz filmes institucionais, publicidades etc. Um ponto extremamente negativo nesta camera (ou não) é não ter estabilizador de imagem, o que torna a operação ao ombro em zoom muito dificil, é bom que se tenha um bom auto controlo.
Por enquanto estou contente com a camera, apesar de se fosse hoje talvez não a tivesse  comprado, teria sim optado por uma hvx201 da panasonic.
Se te ajudar, a minha hd200e custou 5800€, com disco rigido incluido, que tem um valor acima dos 1000€, não sei precisar. Compreia em Espanha, Sevilha, numa casa chamada Provideo, que a meu ver tem uns preços bastante simpaticos www.provideo.es.

Se precisares de alguma coisa diz, conheço o pessoal de la, e sempre que tenho alguma duvida ou problema, tem me resolvido sem problemas.

Abraços

César

Fernando Dias

Boas
De facto não tinha conhecimento que a Panasonic AG-HPX555 é um modelo exclusivo para o Japão. Também já percebi que para esta o investimento é bastante grande pelo menos para mim.
È que estou mesmo indeciso já me disseram que a Sony PMW-EX3 têm alguns problemas na imagem as cores não são reais como não trabalhei com nenhuma não posso confirmar.
Estou a pensar gastar o menos possível é claro mas efectivamente tiver de dar 8000€ por uma boa câmara darei.

A JVC não sei como elas se portam no terreno acho-as um pouco frágeis e os acessórios embora muitos, são caros.

Sony HVR-S270E já ouvi falar irei me informar melhor sobre esta câmara.

Agradeço as respostas e peço desculpa não ter respondido antes

Fernando Dias

Boas!

Com tantas duvidas nada melhor que ir aos fornecedores e tentar perceber e ter mais informações sobre a câmara que pretendo adquirir eu gostei das 3,  gostei da JVC GY-HD251CHE é mais leve do que pensava  gostei da imagem e do lux. da câmara mas achei um pouco frágil e comprida não sei se com os acessórios não ficará contrabalançada. A Sony PMWEX3 não consegui vê-la mas pelo menos o que me disseram e pelo que tenho procurado de críticas e de teste só mesmo o preço e o preço dos suportes são uma chatice. A Canon Canon - XL H1 também me pareceu uma boa câmara bem mais barata que as outras e capaz de não ficar muito atrás das mesmas.
Tive até um fornecedor que me disse para comprar a Canon e não a PMWEX3 que por muito menos dinheiro ficava bastante bem servido.
Isto para dizer que....continuo indeciso agora entre a Sony ou Canon e que sistema  de trabalho usar Workstation MAC  PRO 8 core xeon de 64 bits com o FinalCut e afins que nunca trabalhei, mas sem duvida bastante profissional com custos algo elevados e não sabendo se os softwares são intuitivos ou se requerem muito trabalho para saber trabalhar com eles, ou Windows com as workstation Solid da GTC e o Edius que já trabalhei e estou mais á vontade mesmo sabendo de algumas limitações que tem.
Se alguns dos membros me poder dar informações das suas experiencias tanto das câmaras como das estações de trabalho e softwares estaria muito grato.

Abraços

Fernando Dias

José Costa

Boas.
Talvez não vá ser de grande ajuda, talvez até vá semear mais dúvidas, mas...

Pedir conselhos a um vendedor não será a melhor forma de nos ajudarmo-nos a nós próprios. Vendedor quer vender, e lógicamente, o producto que vende. Logo, tudo o que diga é de ficar de pé atrás. Penso eu assim. Os reviews de sites da especialidade, assim como as revistas são opçôes vem mais fiáveis. A leitura de várias e depois a avaliação da média será o melhor caminho. No entanto, o contacto pessoal com as câmeras é fundamental, e para isso nada melhor que os fornecedores.

MAC ou PC... depende do dinheiro que quiser gastar e do tempo que poder dispender para aprender a trabalhar com um novo sistema operativo e com um novo software. Limitaçôes, todos os softwares o têm. Falta saber se as limitaçôes que refere que o Edius tem se são efectivamente limitaçôes para o seu trabalho. Se o são, então a escolha é mais que óbvia. Se não o são, então o software não é limitativo. Se já sabe trabalhar com PC e o Edius, então talvez seja o caminho mais lógico a seguir. Mas como o pessoal nunca está satisfeito com o que tem e acha sempre que o sistema do vizinho é melhor, fica quase como atirar moeda ão ar. Ambos são bons, pode é um ser melhor para umas coisas e não para outras. Não se pode ter tudo... digo eu...

Quanto ás câmeras, dê uma vista de olhos á nova Panasonic AG-HPX301E. È mais uma alternativa. E eu bem avisei que talvez não fosse de grande ajuda... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Gil

Citação de: Jose Costa em 19 / Fevb / 2009, 04:12
Se já sabe trabalhar com PC e o Edius, então talvez seja o caminho mais lógico a seguir. Mas como o pessoal nunca está satisfeito com o que tem e acha sempre que o sistema do vizinho é melhor, fica quase como atirar moeda ão ar.

boas.

já eu trabalho com o Edius 4, num pc que passo a expressão é um "xasso".
estou para receber um pc novo assim como placa e software, e não estou a pensar em mudar o que tenho, no sentido de continuar com a mesma marca de placa de edição de video e de software. e para contrariar o que o  José Costa disse, eu sou daqueles que digo que tenho o Edius tenho tudo, muito ao contrario de que o que o vizinho tem é que é bom lol

voltando ao tema do topico, eu sou uma pessoa muito simplista, e como já aqui foi dito a HVR 270E parece-me a melhor opção de camera para o trabalho que diz ter, Fernando Dias.
falando por mim, e sem querer comparar o tipo de trabalhos que realizamos, mas mal a vida me permita, irei com certeza encomendar uma HVR Z7E. creio que é uma camera fantastica e com preço muito acessivel.

cumprimentos
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Fernando Dias

Boas!!

Obrigado desde já pelas respostas.

Eu não desgosto do edius nem das maquinas da GTC eu trabalhei 2 anos e tal com o edius 4 e uma maquina da GTC e gostei super intuitivo coloca-se qualquer formato na timeline sem problemas e tem um programa que para mim é soberbo o Canopus ProCoder Express .
Mas no meu audiovisual e corrijam me se estou enganado sempre ouvi dizer que bom, bom era finalcut ou o Avid para alem de ser em MAC o Finalcut trazia uma data de programas muito bons como o motion e o DVD Studio Pro por isso a indecisão eu já trabalhei em MAC mas nunca em vídeo e nunca mexi no finalcut apenas vi pessoal a trabalhar e diziam maravilhas, assim como do Vegas esse ainda tentei mas não me dei muito bem com ele.

Em relação ás câmaras de facto Sony – PMWEX3 é bastante cara, a câmara que o Jose Costa me falou a AG-HPX301E gostei mas também ronda os 8/9.000 € e já é tapeless o que é muito importante mais dá para  colocar ao ombro, a câmara que o JotaPe falou a HVR Z7E também não me parece mal é sempre mais uma opção como vêem não é fácil escolher uma câmara e ainda bem quer dizer que existe muitas ofertas no mercado terei de escolher aquela que mais se adapta ao que necessito. Tenho cerca de 15.000€ talvez um pouco mais para a compra de câmara workstation por isso  queria tentar ver o que melhor conseguia reunir.

Obrigado pelas repostas mais uma vez

Abraços

Fernando

Gil

boas.

só uma chamada de atenção ao Fernando Dias.
certamente deve ter conhecimento, mas pelo sim pelo não, no formato HDV há 2 cameras parecidas. são iguais "por dentro" e diferentes por  fora. a HVR 270E, aqui referida como melhor opção para si, é de ombro. a HVR Z7E, não é de ombro. a minha  opção irá para essa ultima. mas isso já sou eu.
hehe
fica a nota.

abraço
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11