A promessa!

Iniciado por José Costa, 29 / Mar / 2009, 18:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

José Costa

Boas.
Isto pode parecer não ter nada a ver com o video, mas tem... creio que a generalidade dos portugueses é de religião católica. Desde o momento em que nascem até ão momento em que morrem, são educados segundo os preceitos e costumes da igreja católica. São baptizados, frequentam a catequese, fazem a 1ª Comunhão, proventura a Comunhão Solene, vão á missa, Casam na igreja e têm um funeral católico. Algures pelo meio, têm filhos e também estes dão inicio a um novo ciclo.

Creio também que a generalidade dos portugueses adultos, principalmente os do sexo masculino, se bem que afirmem acreditar em Deus e de se afirmarem católicos, são aquilo que eu denomino de católicos não praticantes. Impingem os hábitos e costumes católicos ãos filhos, mas eles próprios não frequentam a igreja, excepto naquelas alturas "obrigatórias": pelas festas do Santo Padroeiro lá da zona e pelo funeral de algum familiar.

Creio também não estar errádo ão afirmar que já em alguma altura da vida, em que tudo pareceu estar perdido, em que parecia não existir luz ão fundo do túnel, creio que já todos fizeram promessas: se Deus ou os Santos atender ãos seus pedidos, dão uma esmola para a igreja ou para os pobres, vão a Fátima a pé ou então, como acontece frequentemente com os miúdos, prometem portarem-se bem, a não voltar a fazer asneiras.

Como será de calcular, haverá os que cumprem o prometido ão serem atendidos nas suas preces. Os caminhos dos peregrinos estão cheios dessas pessoas, que a pé e com um sacrificio enorme, vão a Fátima "pagar" o prometido. Haverá depois outros que tão depressa obteêm a "regalia" e mais depressa ainda se esquecem da promessa que fizeram. Temos depois ainda alguns, que logo na altura que fazem a promessa, já estão a fazer batota. Prometem, mas têm os dois dedos cruzados atrás das costas.

Como português que sou, também eu estou incluido nas estatisticas. Não em tudo, mas numa grande parte. E tal assim sendo, também eu num passado recente fiz uma promessa. Pois a não ser assim, a de ter feito uma promessa, que outra justificação haverá para eu dia após dia, mês após mês - e já lá vai mais de ano e meio - diáriamente colocar uma frase, mais ou menos célebre, no tópico "Pensamento do dia"? Que outra justificação haverá para eu diáriamente, com raras excepçôes, aceder a um Fórum que morto não está, mas que nos últimos tempos anda moribundo?

Forte esta minha afirmação será, mas nem por isso menos verdadeira. Pois se é certo que "Comunidade Audiovisual Profissional" se lê no canto superior esquerdo desta página, também é certo que a mesma comunidade profissional se encontra ausente deste espaço. E se ausente não está, limita-se a ler o que eventualmente outros escrevem, que não deixa de ser uma participação, mas que não intervêm - nem pouco mais ou menos - na discussão dos assuntos.

De quem é a culpa? Talvez dos moderadores por não interagirem mais nos tópicos. Entendo que a função de um moderador não é apenas a de "moderar" o diálogo - com vista a evitar a exaltação dos Users intervenientes - mas também devia ter como função a de dinamizar as áreas a que se propôs - ou que lhe propuseram - moderar. Talvez a culpa seja dos "proprietários" do fórum, que com as despesas e as chatices do mesmo se sintam desmotivados a continuar com os propósitos com que partiram do inicio. Talvez a culpa seja dos Users, de nós todos, que olhamos mais para o nosso umbigo e não queremos saber do umbigo dos outros.

Bem sei que para escrever é preciso desprender de tempo. Que todos trabalham e que nem todos têm jeito para escrever. Por outro lado, escrever públicamente o que se pensa de determinado assunto pode levantar polémicas, pode criar conflitos entre os Users, e muitos são os que se agarram a esta desculpa para não participar activamente na discussão de um assunto. Todos nós somos fonte de informaçôes, todos nós temos dúvidas, mas continuamos todos de costas voltadas uns para os outros. Preferimos não entrar na discussão a dar a cara por algo em que acreditamos, preferimos não perguntar ou responder a algo para não sermos acusados de burros, de sabichôes ou de polémicos.

Pois o problema talvez seja não sabermos gerir e separar o lado pessoal do lado profissional. Vemos os outros Users como nossos criticos ou simpatizantes, mas não os vemos como fonte de mais valia para nós. Queremos que nos ajudem nas nossas dúvidas, mas não estamos dispostos a perder 2 minutos do nosso precioso tempo a responder ãos outros. Se vem que seja certo que 2 minutos não cheguem para escrever o que escrevi, 2 minutos chegam no entanto para muitas vezes se dar uma resposta a alguém. E se todos escreverem 2 minutos, a ajuda vai ser grande para quem está com dúvidas. Hoje é o outro, amanhã podemos ser nós.

A troca de informaçôes pode ser por vezes acalorada. Fruto de opiniôes e experiências diferentes dos seus autores. Mas não deviamos encarar isso como ataques pessoais, mas sim como opiniôes e posiçôes diferentes como realmente são. À os que gostam de peixe, e á os que gostam de carne. Temos depois ainda os que não gostam nem de uma coisa nem da outra. São tudo sabores diferentes, e á que respeitar os gostos de cada um. Mas como sempre digo, respeitar não é o mesmo que concordar. E por vezes, a discórdia pode levar á descoberta de sabores diferentes. Acha apenas vontade de partilhar os sabores.

O que realmente me chateia nisto tudo, até que não é a pouca participação dos Users na discussão dos assuntos. Não é a falta de entusiasmo, de interactividade ou de dinamismo dos moderadores. Nem tão pouco as eventuais exaltaçôes dos Users. O que realmente me chateia é que fiz uma promessa, a qual tenho religiosamente cumprido dia após dia, mas cuja graça recebida desconheço. Não me lembro do que pedi ãos Santos, não me lembro de ter recebido a graça, apenas me lembro de que prometi colocar uma frase ou história diáriamente no tópico "Pensameno do dia". E mais grave ainda, não me lembro de até quando vou ter de cumprir a minha promessa. Começo a ficar assustado com o facto de ter que indefinidamente manter esta minha "obrigação", fruto de uma promessa não lembrada. Fica-me pelo menos a satisfação de que diáriamente muitos são os que me honram com a leitura de tal tópico. E só por isso, já vale a pena continuar a cumprir o prometido. Pois quem escreve gosta sempre que leiam as suas frases, mesmo que elas não sejam da sua autoria, como é o caso do "pensamento do dia". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mquinta

#1
Concordo e respeito com tudo o escrito.
E imagino que muitos outros users também! Mas seguramente nao será isso que mude muito a tendencia do forum.

De todas as formas tenho a dizer que os conhecimentos dos utilizadores activos deste forum sao imensos e já muitas coisas aprendi. Por tal, partilhei o pouco que sei e ainda bastante informaçao que descobri!
Espero portanto que nao deixem de participar nem que este forum morra.. porque nao saberia para onde me virar. Eu e muitos users "leitores" (a avaliar pelo número crescente de registrados).

Assim que agradeçam o tempo que alguns senhores  (e como é evidente o José Costa e outros - nao queria individualizar) dedicam a nós e à comunidade

Eu agradeço!

Mário Rui

#2

Pois é, caro José Costa, são os ares do tempo em que vivemos. Qual Pagador de Promessas, talvez com umas rezas isto mude.

Já uma vez disse em mensagem pessoal para alguém, mas digo-o novamente agora e aqui no geral: "Considero este fórum um serviço de utilidade pública que teria certamente apoios institucionais se vivessemos num país cujo Governo tivesse consideração pelas artes, pela cultura e pela formação dos seus cidadãos. Como sabemos, não é o caso. Resta a carolice e a boa vontade".

Este fórum tem vivido (ou sobrevivido) disso, carolice e boa vontade. Carolice do A. Caneira e boa vontade especialmente do José Costa e do Pedro Rocha.

Partilho as observações do José Costa neste tópico, talvez as "culpas" sejam de todos, manutenção, moderadores e users, embora considere que a "culpa" maior provavelmente caiba aos users e em especial aqueles que apenas utilizam o fórum para se servirem, de forma egoísta, barimbando-se literalmente para os outros e para os interesses colectivos do fórum.

As atitudes ficam para quem as toma, e não deixa de ser interessante podermos constatar, mesmo que de uma forma virtual, o real carácter de algumas pessoas. Não me preocupo muito com pessoas assim, acho que já têm a pena que merecem, serem como são.

Voltando ao que interessa, que é o fórum, parece-me haver ultimamente falta de debate, falta de ideias, falta de assuntos mobilizadores, que motivem e dinamizem uma participação mais alargada. Talvez aqui caiba um papel de galvanização e liderança aos moderadores, como refere o José Costa. Se olharmos atentamente para a página de estatísticas do fórum podemos perceber quais os assuntos que mais mobilizam a participação. Também assuntos novos e com interesse poderão igualmente desempenhar esse papel. Ideias precisam-se.

Marco Iba

#3
Saudações Caríssimos!

Não tenham dúvidas de que as participações do Senhor José Costa são sempre oportunas ( oportunas e didáticas; talvez não haja por aqui um só user que de forma directa não se tenha beneficiado de suas gentis participações ... de seus conhecimentos ). De certa forma concordo com os dizeres deste senhor.

Concordo também com o Senhor Mário Rui, quando afirma ser este Fórum de Utilidade Pública. O é!

Ainda, a humildade do Senhor Mquinta. Poucos homens a tem. Parabéns!


Tenho apenas duas lembranças a fazer:

1ª - Dinheiro;
2ª - Concorrência.

Maravihoso seria se este Fórum ( componente de um site que custa dinheiro ao final do mês ), conseguisse manter um grupo de pessoas ( sejam moderadores, colaboradores, suporte, jornalistas ... etc ), a receber um "ordenado" para publicar aqui Informativos "picantes", notícias "quentinhas", opiniões, artigos "patrocinados", lançamentos, enfim, "promover o site e automaticamente o Fórum", de forma a transformá-lo em uma espécia de "jornal on-line", voltado ao mercado audiovisual ).

Seria maravilhoso não?

Abrir o PV duas ou três vezes ao dia e perceber que existem notícias "quentinhas" ... esperando por serem "devoradas"!
Postar uma mensagem na certeza de que, em poucos minutos, haveria uma resposta ( afinal, existem pessoas que "recebem" para tal ... não é mesmo )!

Seria mesmo maravilhoso!

Bem: não havendo ordenados ... patrocinadores ( para que existam "colaboradores" â disposição dos user's ) ... julgo que as "coisas" estão a correr bem ... ( entenda-se muito ... mas muito bem mesmo ) ( ps - obviamente muito bem sabendo-se que poucos são os que gentilmente encontram-se à disposição, à medida de seus conhecimentos, mas que, visto sua boa vontade e "dialética", conseguem desdobrar-se em muitos, para "satisfazer" as necessidades dos que ao PV recorrem em momentos de "aflição" )

Em outras palavras: quando há dinheiro envolvido a história é bem outra. Não há dinheiro ... bem, tudo o que "vier é lucro" ( talvez esta minha afirmação possa "chocar" os mais sensíveis ... concordem ou não ... é assim que as coisas funcionam ).

Quanto a carolisse do Senhor Caneira, obviamente concordo e, espero que continue assim por muito tempo ( embora tenha esperança de que ele consiga, rapidamente, criar condições para transformar este site em fonte de renda e divisas ). Outrossim, não fossem os "Carolas" como o Caneira, talvez e bem provavelmente, espaços como este não existiriam.


Referi-me a Concorrência porquê, em dias que correm, acaba mesmo por ser complicado "dividir" aleatoriamente o pouco que temos ( refiro-me inclusive ao conhecimento ).

Não me refiro a esta "Crise" anunciada.
Refiro-me as dificuldades de mercado ... a concorrência directa entre os operadores do mercado audiovisual.

De certa forma, muitos aqui são concorrentes directos.
Ajudar, esclarecer, informar ... etc, é mesmo gratificante.
Acontece que, não é difícil perceber que via de regra, são sempre os mesmos a "responder" e que, não raros os casos, os "respondidos" são nossos concorrentes.

Esta afirmação também pode "chocar" os mais sensíveis.

Verdade seja dita: em dias que correm, clientes são espécies em "extinção" ... conquistá-los é tarefa para heróis. Para conquistá-los é preciso conhecimento ... conhecimento que custa tempo e dinheiro. Então, é preciso muita atenção ... mas mesmo muita atenção e responsabilidade ao dividir ( conhecimento ) .

Aos que encontrarem dificuldades em perceber o que digo, afirmo que estou a pagar € 2.200 por um "curso WebDesign". Conhecimento custa dinheiro.

Obviamente não sejamos mercenários. Ajudar é uma dádiva ... um gesto nobre. Escrever é um privilégio. Contudo, em dias que correm, é preciso mesmo "rever" valores. Rever conceitos.

Não condeno os que, por motivo ou outro deixam de postar mensagens neste Fórum. Possuem seus motivos e devem ser respeitados.

Preciso é tentar perceber suas razões.

Moribundo ... acho que não! Diria que, assim como o "mercado", os user's estão a adaptar-se às novas exigências.

Abraços Caríssimos ... e Sucesso!

Mário Rui


Citação de: Mário Rui em 30 / Mar / 2009, 18:26
Pois é, caro José Costa, são os ares do tempo em que vivemos. Qual Pagador de Promessas, talvez com umas rezas isto mude.

Então não é que isto está mesmo a mudar. Parece que as preces foram atendidas, senão vejamos:

Citação de: Marcos Bras Iba em 30 / Mar / 2009, 19:51
Verdade seja dita: em dias que correm, clientes são espécies em "extinção" ... conquistá-los é tarefa para heróis. Para conquistá-los é preciso conhecimento ... conhecimento que custa tempo e dinheiro. Então, é preciso muita atenção ... mas mesmo muita atenção e responsabilidade ao dividir ( conhecimento ) .

Aos que encontrarem dificuldades em perceber o que digo, afirmo que estou a pagar € 2.200 por um "curso WebDesign". Conhecimento custa dinheiro.

Obviamente não sejamos mercenários. Ajudar é uma dádiva ... um gesto nobre. Escrever é um privilégio. Contudo, em dias que correm, é preciso mesmo "rever" valores. Rever conceitos.

Não condeno os que, por motivo ou outro deixam de postar mensagens neste Fórum. Possuem seus motivos e devem ser respeitados.

Preciso é tentar perceber suas razões.

Moribundo ... acho que não! Diria que, assim como o "mercado", os user's estão a adaptar-se às novas exigências.
Bold's de minha responsabilidade

Se bem entendi esta opinião, respeitável como qualquer outra opinião, o José Costa, o Pedro Rocha e outros que ainda teimam pôr os seus conhecimentos ao serviço colectivo, deviam "rever" esses valores e "adaptar-se às novas exigências"(sic), segundo a opinião do Marcus Bras Iba. Ainda segundo as suas palavras, deviam ter "muita atenção... mas mesmo muita atenção e responsabilidade ao dividir (conhecimento).(sic)

Palavras para quê, são os ares do tempo. Mas não do meu.

Marco Iba

Saudações Caríssimos! ( desta em especial ao Senhor Mário Rui )!

Acredito que tenha sintéticamente percebido. São mesmo os ares do tempo e, contra o tempo ... nem mesmo deus ( embora hajam por aí os que insistam sê-lo ).

Contudo, peço a gentileza de, quando escrever meu nome, fazê-lo correctamente, excepto o facto de haver aqui no PV, um sujeito por nome de Marcus Bras Iba - porque, este senhor, felizmente não sou eu!

Abraços Caríssimos ... Sucesso!

Mário Rui


Saudações Nobres Colegas deste Magnífico e Maravilhoso Fórum ( desta em especial ao Senhor Marcos Bras Iba )!

Nossa, seu Marcos, me desculpa ter trocado a letrinha "O" pela letrinha "U" em seu nome. Não queria ofender sua pessoa, acredite, porque quando quero ofender ofendo mesmo, aí sou casca-grossa, barra-pesada mesmo. Quanta gentileza sua em me chamar atenção para tão arreliadora gralha. Prometo que não volto escrevendo seu nome. Me desculpa, tá legal?



Marco Iba

Saudações Caríssimos! ( desta novamente ao Senhor Mário Rui )!

Desculpas aceitas.

Aproveito a oportunidade para informar aos menos atentos que em situações diversas, esta mencionada "arreliadora gralha", ou a desatenção, seja por descuido gráfico ou digital, a "troca de um "O" por um "U" ao escrevermos o nome de uma pessoa ( vide Artigo 72º Código Civil Português - seguido por seus Coadjuvantes do Código de Processo Civil ) pode gerar embaraço judicial consoante a gravidade do dano ( obviamente não foi este o caso ).

Ainda, Senhor Mário Rui, se possível explicar ou desenvolver de forma mais clara esta sua citação:
Citação(...) quando quero ofender ofendo mesmo, aí sou casca-grossa, barra-pesada mesmo (...)

É que, até onde sei, estamos em um Fórum cujo nível tem se mantido nos melhores patamares ... sem ofensas, agressões pessoais.

Temos conseguido até o presente momento, trocar idéias, discutir, propor, suprimir ( etc ), assuntos dos mais variados. Conseguido sem ofender a quem quer que seja.

Até o presente momento, sentimos orgulho em fazer parte desta comunidade. Pessoalmente, sinto orgulho em, humildemente, fazer parte deste seleto grupo de profissionais.

"Casca-grossa"? ... Mas o que é isto Senhor?

Isto aqui não é nenhuma tasca ( com todo respeito às tasquinhas ).

Se quer ofender, por fútil que seja o motivo, ofenda ... mas aqui não ... corremos consigo.
Barra-pesada ... bem, há mesmo quem se orgulhe de o ser. Eu, sou apenas um aprendiz, humilde e manso.
Barra-pesada!? ... bem, conheço alguns ... mas neste momento estão impedidos de se comunicar com a sociedade ... estão a cumprir penas severas consoantes seus atos de selvageria.

Se está legal ... sim está:
... do Lat.  legale
adj. 2 gén.,
conforme ou relativo à lei;
que observa a lei;
lícito;

Está sim, Legal. Por enquanto não há ilegalidades neste tópico.

Abraços Caríssimos ... Sucesso!

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Acho este forum de extrema importância, sempre que precisei dele, ele (vocês), deram a resposta necessária para resolver os meus problemas, OBRIGADO =D>. Ora, por isso, espero que ele continue a existir por muito tempo.

Quero deixar aqui o meu pedido de desculpas por ser "egoísta", porque só venho buscar aqui informações e por dar poucas respostas aos user's das suas questões; apesar de ter razão para o fazer pois sou uma pessoa que não tem qualquer tipo de curso ](*,), ou seja, pouco tenho para dar aos meus colegas deste forum.

E para terminar e explicar o que faço a nível profissional (vídeo e fotografia) deixo aqui uma frase de Matisse:

"Je travaille tant que je peux et le mieux que je peux, toute la journée. Je donne toute ma mesure, tous mes moyens. Et après, si ce que j'ai fait n'est pas bon, je n'en suis plus responsable; c'est que je ne peux vraiment pas faire mieux."

Cumprimentos
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Marco Iba

Saudações Caro Rodrigo Pinheiro!

Engano seu quando diz que "pouco tem a dar aos Colegas deste Fórum". Sabedoria e conhecimento "pouco ou nada tem a ver com 'banco de escola' "! Conheço excelentes Operadores do Audiovisual com pouca ou mesmo nenhuma formação curriculo-académica, e vou ainda mais longe: "É justamente isto que o 'mercado quer que você pense' ... que só é bom quem tem 'curso'! Não se engane ( ou permita ser enganado ).

Sua humildade fala por si.

Abraços meu caro ... Sucesso!

Pedro Rocha

É só para deixar aqui a promessa que continuarei a participar neste magnífico espaço ao qual em parte devo alguma da projecção que tive em certas áreas.

Prometo também dar mais nas minhas áreas de moderação, principalmente à do Sony Vegas, ao qual desde Janeiro de 2009 passei a ser oficialmente em Portugal o seu representante em termos de promoção, divulgação, beta tester e futuramente quem sabe na criação de workshops.

Por isso, parece que vão ter de "levar" comigo.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

AC

Que boas noticias Pedro Rocha! Parabens, parabens. Então até dia 7!  :-D
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
È curioso notar em como os meus Posts têm o dom de criar polémica entre uns, e ignorãncia entre outros. Não sei se é o assunto que é polémico (não creio), ou se é o facto de gostarem de criar polémica á volta do assunto. De qualquer das formas, creio que face a algumas coisas que já foram escritas neste tópico, urge (a mim) fazer alguns comentários. Talvez vá deitar mais lenha para a fogueira, talvez sim e talvez não, cada um no final fará o seu juizo. Vou pedir paciência a todos os Users habituais deste fórum e que leiam este Post até ão final, pois creio que é do interesse de todos. Pelo menos, eu assim o entendo. Mas para os que ainda não leram os Posts todos deste tópico, ou que entretanto já se tenham esquecido do que cada um disse, aconselho a ler todos eles desde o inicio, que é para no final não escreverem sobre o que não sabem, a exemplo dum passado recente. Passemos então á "história":

Os mais habituais neste fórum sabem que á por aqui alguns Users que eu não os posso ver nem pintádos. Fálo concretamente do User Pedro Rocha, com quem já no passado tive divergências de opinião, trocas de Posts mais acalorados, e porque não mesmo dizer, algumas "acusaçôes" de parte a parte. Fálo também do User Licinio Castro, que no passado teve também algumas "trocas" comigo e que ainda recentemente atirou com a loiça ão chão. Creio que o prato estava com cabelos!  :-k

Muitos viram estes episódios como picardias, como ataques pessoais. No que ão Pedro Rocha diz respeito, eu nunca vi assim as coisas. Sempre afirmei que eram trocas de ideias, de opiniôes, em que cada uma das partes tentava defender o seu ponto de vista, o seu lado da questão. Quanto ão caso do Licinio Castro, bom... não sei como "catalogar" os sucedidos. Tenho as minhas próprias teorias, mas não passam disso mesmo, de teorias. De qualquer das formas, admito que o meu cinismo pode, e contribui, para a festa. Festa que nem todos gostam, festa que nem todos compreendem. Mas também não posso agradar a todos, não é mesmo?  :lol:

Como vou fazer mais abaixo uns comentários acerca do Post escrito pelo Marcos Bras Iba, fácil é para mim prever que vai aparecer quem volte a mencionar o facto de estar novamente a acontecer picardias, desta vez entre mim e o Marcos Bras Iba. Fácil é para mim prever que as más linguas vão novamente dizer que eu não gosto do Marcos Bras Iba ou vice-versa.

Por esta minha aversão ãos dois primeiros Users referidos atrás, quando recentemente os encontrei numa exposição de material video, numa amena conversa, não hesitei um só momento: saquei da minha AK-47 - que trago sempre comigo - e descarreguei um carregador inteirinho em cima deles.  8) O resultado está bom de ver: NÂO, não ficaram a controcerem-se no chão até morrerem...  [-X eu errei o alvo. Na verdade, nem sequer disparei, na verdade nem sequer arma tinha. Foi tudo fruto da minha imaginação, dizem alguns que fértil.  #-o

Em abono da verdade, tomei a iniciativa e dirigi-me a eles, cumprimentei-os e estivemos ali um bom bocádo a tomar contacto com o  software Vegas, que era apresentado pelo Pedro Rocha, além de termos aflorádo outros assuntos. Não senti animosidade da parte deles e creio que eles também não a sentiram da minha parte. Porque independentemente da opinião que cada um por aqui expressa, eu respeito a pessoa e a opinião dela, seja ela qual fôr. E da mesma forma que cumprimentei estes dois Users - que alguns consideram como meus inimigos, ou eu deles - da mesma forma terei o prazer de cumprimentar o Marcos Braz Iba, se um dia me cruzar com ele, mesmo após o que vou escrever acerca da linha de pensamento dele. E para que não fiquem dúvidas, não encaro nenhum dos Users como meu inimigo, apenas pessoas com opiniôes muitas vezes contrárias ás minhas. E se por vezes a discussão ficou "acaloráda", que ficou muitas vezes, isso da minha parte apenas se deve ás minhas convicçôes sobre as opiniôes por mim expressas, que não quer dizer que estejam certas, apenas que eu acredito nelas. E defendo-as com unhas e dentes, contra tudo e contra todos, até que me provem ou eu me convença de que estou errádo. Não tenho nada pessoal contra eles, apenas o facto de não concordar com algumas opiniôes ou actos por eles aqui escritas ou feitas. E eu não estou issento de ter responsabilidades...

Quanto ão Post do Marcos Bras Iba: tive a oportunidade de ler aqui o Post inicial dele. E comparando o Post inicial com o alterádo por ele mais tarde, existem algumas superfluas, mas reais, diferenças. E se eu quiser pegar por essas pequenas diferenças, elas podem levar-nos a algum lado. Mas eu não vou por aí.

- Refere ele que seria maravilhoso os moderadores, suporte, jornalistas... receberem um ordenado. Sim, seria maravilhoso. Já eu teria ganho mais que qualquer outro por aqui. Infelizmente, o SOVINA do A. Caneira não paga nada. Este site vive da boa vontade de meia dúzia de Users.

- Refere ele que seria maravilhoso abrir o PortugalVideo duas ou três vezes ão dia e ter sempre noticias "fresquinhas". Sim, seria maravilhoso. Acontece, mais uma vez, que o SOVINA do A. Caneira não contrata pessoal para fazer isso mesmo. Quer ficar com o dinheiro todo só para ele.

- Refere também o Marcos Bras Iba que seria maravilhoso colocar uma mensagem no fórum e em poucos minutos se receber a resposta á mesma, qual serviço de apoio técnico. Sim, seria maravilhoso. Mas mais uma vez, o SOVINA do A. Caneira não contrata pessoas para fazer esse serviço.

Acontece que o SOVINA do A. Caneira já faz muito ão permitir que este fórum exista. Acontece que o SOVINA do A. Caneira já faz muito ão retirar tempo á vida pessoal e profissonal dele, para manter este fórum a funcionar. Eu, na situação dele, não sei se teria a mesma actitude. Possivelmente não. Trabalhar numa empresa como ele trabalha, deixar de estar eventualmente com a familia e amigos para poder tratar de assuntos relacionados com o fórum, ter que por vezes perder noites para resolver problemas com o servidor (como á pouco tempo atrás aconteceu), não é para qualquer um. E se muitos nem se dão ão trabalho de responder a uma simples pergunta de algum User, podem ter a certeza que por vontade deles deixavam de ter fórum. Não deixavam de ter noticias "fresquinhas", não deixavam de ter serviço de apoio técnico, deixavam simplesmente de ter PortugalVideo, e ponto final.

Não vou entrar na questão dos custos do site, que ele lá terá os seus custos mas também terá os dividendos com o mesmo. Mas acredito que tenha mais meses maus que bons, que tenha meses em que tem de pôr do seu ordenado para fazer fase ás despesas. E quantos de nós estariamos dispostos a fazer o mesmo em prol de outros? Eu não, seguramente.

Não sou de vir para aqui dar graxa, que de graxa gosto muito nos sapatos. E não tenho o A. Caneira como ser Supremo, pois entendo que ele também por vezes comete erros de juizo. È um homem, não um Deus. E como qualquer um de nós tem direito a cometer erros, o mesmo direito lhe assiste. Assiste-lhe o direito ãos erros e assiste-lhe o direito á opinião, mesmo que não gostemos dela. E não quer dizer que por eu achar esta ou aquela actitude dele um erro o seja seguramente. Apenas EU acho tal.

Gerir esta "cambada", na qual eu me incluo, em que cada User tem uma opinião diferente da dos outros, em que uns mais do que outros por vezes tem posiçôes extremistas, não é tarefa fácil. Não era tarefa seguramente para mim, e tenho a certeza de que não era também para muitos de vós. Gerir pessoas é complicado, e mais ainda se não existir qualquer vinculo entre elas. Todos olham para o seu próprio umbigo, mas não querem saber do umbigo do "desgraçado" que tem de pagar as contas e "aturar" os Users. Pelo que não é de estranhar que volta-e-meia ele se sinta desmotivado para continuar com este projecto. Por todos estes factos, e muitos mais, tenho pela pessoa do A. Caneira o maior respeito e consideração.

Mas isso não significa que tenha de ficar contente com algumas coisas nem significa que não possa pedir outras. Pois eu não peço nada para mim, peço para o fórum, que creio sermos nós todos, ou pelo menos, alguns de nós. E se peço uma maior participação e dinamização deste fórum, podem ter a certeza de que não sou o único beneficiádo. Até porque, desconfiando que alguns Users não participam em tópicos em que eu participo, fácil será dizer que eu serei seguramente o menos beneficiádo. E nem por isso deixo de dar o meu contributo. Nem sempre, nem nunca. Umas vezes porque não sei, outras vezes porque não tenho tempo, outras vezes porque não me apetece. Porque eu também tenho destas coisas...

Concorrência, refere o Marcos Bras Iba, somos todos concorrentes. Não sabia disso. Vou tentar não me esquecer da próxima vez que ele colocar um Post com dúvidas. Pena é que não o tenha dito das vezes em que dúvidas colocou por aqui, pena é que não mo tenha dito das vezes em que perguntas me fez e opiniôes me pediu por mensagem pessoal. Se me tivesse dito na altura, e não agora, teria-lhe respondido que como concorrentes que somos não podia "dividir" o meu conhecimento com ele. Podia perder tempo a responder, mas não a "dividir" o conhecimento. Os "respondidos" são nossos concorrentes.

Vou tentar também me lembrar da próxima vez que algum User colocar por aqui alguma questão, mesmo que seja um amador. Vou-lhe responder que não posso dividir o meu conhecimento com ele, pois apesar de ser amador, pode um dia se tornar profissional e como tal, meu concorrente. Assim, o melhor mesmo é que ele fique na ignorância.

O Marcos Bras Iba refere também que está a pagar por um curso. Sou da opinião que formação não é custo, é um investimento. Pena é que nem todos podem pagar a formação que desejam. De qualquer das formas, espero sinceramente que se um dia ele perguntar para alguém algo relacionado com o curso dele, não receba como resposta "Ès meu concorrente! Te vira!"

"rever" valores. Rever conceitos, afirma ele. Para quem defendia - ou defende - a associação dos profissionais, á aqui uma contradição. È que para mim, uma associação deve ter como finalidade a luta pelos direitos dos seus associados, por melhores condiçôes de trabalho, por melhores rendimentos, por melhor formação profissional. Mas pelos vistos, como são todos concorrentes, que cada um se vire. Talvez seja por tal maneira de pensar que existem tantas associaçôes nesta área, mas que não têm qualquer peso. Talvez porque em vez de lutar pelos associádos, os dirigentes olham pelos seus próprios interesses, governando os apoios que o estado dá em prol próprio e não da comunidade.

Moribundo... pode ser uma palavra pesáda, pode ser... mas como acham que ficará o fórum se os Users "reverem" os tais conceitos, os tais valores, pela medida que refere o Marcos Bras Iba? Se não compartilharem ideias, informaçôes, opiniôes, porque somos todos concorrentes, o que é que acham que vão ler daqui para a frente no fórum? As tais noticias "fresquinhas"?

Acordem! O que é que vocês acham que sabem que milhares de outros já não sabem? O que acham que eu sei que milhares já não sabem? A informação está toda na net, a custo zero, á distancia de um click. È só procurar, ler e aprender. Julgam que vão chegar a algum lado sózinhos, que vão chegar a algum lado com um pensamento como este, que eu considero retrogrado? Sabem porque é que os japoneses são o nº 1 na tecnologia? Não é por serem mais inteligentes que os outros, nem por terem mais recursos para a investigação. A razão é que eles compartilham entre si a informação, as descobertas. Enquanto que na Europa os polos de investigação não compartilham nada entre si, podendo por vezes mais que um instituto estar a tentar descobrir algo que outro instituto já conseguiu desenvolver, resultando em perdas de tempo e de recursos para todos, no japão as informaçôes transitam quase livremente entre os institutos. Com os resultados que todos conhecemos.

Condenar os que não "postam" mensagens neste fórum? Sim, condeno. Condeno os que se limitam apenas a pedir ajuda, sem nunca ajudarem, mesmo quando sabem a resposta e têm tempo para responder. Condeno os que se limitam a fazer o login para poder descarregar os ficheiros, veêm cá ler os Posts, mas nunca participam. Condeno os que apenas vêm com intenção de obter os endereços de e-mail e depois me enchem a caixa com publicidade, como tantas vezes já me aconteceu. Condeno os que me enviam perguntas para o meu e-mail, sem qualquer respeito ou atenção, como se eu fosse algum centro de apoio de uma qualquer empresa, como se eu tivesse como obrigação responder ás perguntas deles, que ainda por cima nem por favor pedem. È que no meu login pode dizer Suporte, mas não diz "centro de apoio". Sou apenas um User como todos vocês, participativo, mas um User.

Condeno quem não sabe, quem não tem MESMO tempo, quem não pode por motivos de força maior? Não, não condeno. Mas eu também não respondo a tudo. E muitas vezes porque não me apetece. Mas vou respondendo a alguma coisa, vou participando. Custa assim tanto? Ver as nossas dúvidas respondidas é bom, mas também não pode ser só receber, é também preciso dar de vez em quando. Não é esta a essência dos fóruns? A entreajuda? Ou vamos todos "rever" os conceitos pela fórmula do Marcos Bras Iba?

Eu sei que o Marcos Bras Iba é brasileiro, uma outra educação, uma outra cultura. Razão pela qual vou fazer um esforço para acreditar que ele não quis dizer nada disto, que foi tudo uma tremenda confusão motivada pela diferença de nacionalidades. Vou tentar acreditar, mas tenho muitas sérias dúvidas se o vou conseguir. È que não posso acreditar que alguém que sempre me pareceu tão lúcido, de repente venha dizer tanta barbaridade. Depois de ler o que li, o que vocês leram, só dá vontade de desistir. Triste destino o nosso que até contra nós lutamos.

Só mais um apontamento, para terminar. Se bem estão lembrados começei por escrever "È curioso notar em como os meus Posts têm o dom de criar polémica entre uns, e ignorãncia entre outros." Existe uma razão para a frase.

1ª parte
Durante todo este texto me preocupei em escrever correctamente o nome do Marcos Bras Iba. Admito que por várias vezes, tanto agora como no passado, já tive vontade de abreviar o nome. Mas após ter verificado a confusão por ele provocada apenas pela troca de uma simples letra, dou graças por não ter caido na tentação. Se a troca de uma letra já deu direito ão Mário Rui levar com o Código Penal em cima, e até com a ameça de "...corremos consigo", acredito que eu a ter abreviádo o nome do Marcos Bras Iba , já teria nesta altura um processo em cima, já tinha sido expulso do fórum e, mais grave ainda, não me seria permitido continuar a cumprir com a minha promessa. Só por causa da promessa é que não abreviei o nome. O que um gajo faz por uma promessa!  ](*,)

2ª parte
Se bem que tenha entendido a intenção, o facto é que ninguém de direito quis "tocar" ou abordar os "atritos" entre o Marcos Bras Iba e o Mário Rui. Achei curioso, porque já por menos o tópico foi fechado. Sinais do tempo, sinais das mudanças...digo eu... não sei...

E para que não fiquei dúvidas:
- Não considero o A. Caneira um sovina, muito pelo contrário. Espero que ele tenha entendido o humor, e novamente saliento que tenho por ele o maior respeito e consideração. Graxa á parte.
- Não tenho o Pedro Rocha ou o Licinio Castro como meus inimigos. Espero que eles digam o mesmo, para ficar bem na foto.
- Não tentei matar nenhum deles, mas confirmo que ando sempre com a AK-47 debaixo da gabardine.
- Prometo não abreviar o nome do Marcos Bras Iba. Mas só se ele me cumprimentar se um dia se cruzar comigo.
- Longe de querer provocar ou ofender alguém, apenas quero que cada um pense em tudo o que leu e faça o seu próprio juizo.

E Marcos Bras Iba, assim como se deu ão trabalho de ir ver o significado da palavra "Legal", devia ter feito o mesmo em relação á palavra "Casca-grossa". Não tem nada a ver com tascas. E já agora, devo dizer que tem tudo a ver com video. E se não acredita, veja aqui. www.cascagrossa.com.br

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

JC Duarte

Companheiro:
Sobre esta tua resposta, tenho que tirar o chapéu, que é algo que uso sempre desde que não debaixo de telha.
Em particular nas observações que são feitas sobre o comentário de Marcos Bras Iba. Algo sobre o que eu mesmo gostaria de comentar, mas que sobre o que disseste tudo ou quase tudo o que havia a ser dito.
É, efectivamente, da partilha de conhecimentos que podemos avançar. Tecnológica, económica e humanamente falando. Apesar - ou mesmo por causa - da competição ou concorrencia.
Parabéns pelo texto!

Marco Iba

#14
Saudações Caríssimos! ( desta em especial ao Caríssimo José Costa )!

Como disse: são sempre oportunas e didáticas as intervenções do Senhor José Costa.

- e também como disse, sou humilde e manso. Nada tenho contra ninguém. Estamos em um espaço que privilegia a troca de idéias ... e tão somente. Não percebo porque é que alguém se ofende ou se ofenderia quando vê ( ou lê ) os seus escritos contestados. Certo e errado é subjetivo. Depende de quem lê ... depende de muitos factores.

Acredite José Costa: quis dizer o que realmente disse.

Obviamente, em virtude inclusive de tempo e "espaço" ... abreviei alguns raciocínios meus quando postei meus escritos ( a seguir ao post do mquinta ). Acredite.

Obviamente ( e já o disse no passado - inclusive em mensagem privada ao A. Caneira ), que este Fórum ( e o site ) é um Oásis no Deserto, um ato de heroísmo nos dias que correm. Manter um Fórum é tarefa para Heróis ( repito: já o disse por várias vezes no passado ).

Talvez tenha interpretado equivocadamente quando me refiro a "possíveis pagamentos aos 'colaboradores' ". Isto é uma Metáfora ( com apoio gramatical pelo uso consecutivo da palavra 'maravilhoso' ).

Em tempos que correm, manter um site deste nível na net é dispendioso.

- Maravilhoso seria de houvesse dinheiro para mais - ou seja; "bom se vivessemos em uma época de fartura ... onde pudesse o A.Caneira manter um grupo de colaboradores à disposição dos user's e afins"!

Evito sempre que posso usar nomes nos meus escritos aqui no Fórum.

De facto não conhecemos as pessoas e, não distante, não sabemos com que "nível" de pessoas estamos a lidar. A vida ensina-nos ... ensina inclusive a "temer" as pessoas. O homem é um animal "perigoso", inconstante. ( mas isto é tema para outro tópico ).

... adiante:

Percebo nitidamente que o José Costa e o Pedro Rocha são de longe os dois user's mais "disponíveis" aqui no PV. Salvo erro, respondem à quase totalidade dos post's que buscam respostas ( e não só ... escrevem ainda temas diversos ... boa literatura ).

Mesmo sendo eu auto-didata ( no audiovisual ), sempre que pude e estive à altura, respondi, orientei, ensinei, pus-me à disposição.

Diversos "profissionais" contactaram-me via mail ( pessoal ), mensagem privada ... até telefone!

Na medida do possível estou à disposição. ( Do possível e do coerente - segundo meus valores ).

Dei e recebi. Expliquei e fui explicado! Sou um privilegiado, mas, acredite: é preciso rever conceitos e valores.

Diversos são os motivos que me conduzem à este raciocínio. Diversos e notórios. Basta estar no mercado para saber que "aqui fora" ... a luta pela sobrevivência está cada dia mais feroz, desleal.

Fóruns como este tem "origem e significado" na "entreajuda" - concordo.
Porém, no mercado audiovisual esta expressão (entreajuda ) é meramente utópica. Cá estamos / no Fórum / ( falo por mim ), por mera "Carolisse". Como disse: "ajudar é uma dádiva ... escrever um privilégio" ... em outras palavras: "Carolisse".

Não contradigo-me. Também sou "Carola" ... mas existem limites à serem respeitados, limites estes, que passam por vezes pelas portas da sobrevivência. Se somos todos concorrentes, claro. Ainda tem dúvida? Contudo isto não nos impede de sermos "Carolas".

( dentre muitos outros casos ) ... -

Dia destes, fui convidado a apresentar em uma reunião alguns dos meus trabalhos em DVD ( BBC ).
Finda a reunião, pediram-me para deixa-los ( os DVD's ) para que um dos membros da equipa da empresa ( que não se fazia presente ) pudesse assistí-los em hora oportuna.

Relutei ... mas conseti. Deixei os ditos DVD's na empresa.

Semanas depois ( após várias ligações minhas na tentativa de reaver os meus DVD's ), consegui-os.

Sobre o negócio ... nada de concreto ( e julgo após o que se segue não haver "clima" para acertarmos nada ).

Surpresa minha, alguns meses mais tarde, foi chegar a uma outra empresa ( para vender os meus peixinhos ) e, "inexplicavelmente" ... assistir a um DVD de minha produção com o Logotipo de um "concorrente". Ou seja: tive um DVD meu furtado ( copiado, reeditado - inserção de uma nova vinheta de abertura - e "posto à venda por um concorrente, como dele sendo a produção" ). ( isto passou-se cá em Lisboa ).

De facto: é preciso rever conceitos e valores!

Outrossim, fico mesmo pensativo quando vejo que apenas dois dentre muitos ( José Costa e Pedro Rocha ), podem responder aos pedidos de socorro cá no PV .. enquanto muitos outros, ate mesmo user's frequentes, encontram-se em condições de fazê-lo. De facto: é preciso rever conceitos e valores.

De minha parte, respeitadas minhas limitações, penso duas, três, quatro, mil vezes antes de postar algo. Já fui diferente (como bem sabe ). As coisas mudam. O tempo e as pessoas.

Lúcido sou! Por vezes até racional em demasia.

Ainda:

Sou um defensor do sociativismo. Contudo, já tenho idade para saber que só há organização aonde há dinheiro. Para haver dinheiro é preciso estar organizado. Um não vive sem o outro e vise e versa.

Minha posição consoante a Organização do BBC dentro do mercado audiovisual deixei claro por diversas vezes aqui mesmo no PV: Organizar para obter lucro. Isto é lucidez! Organização como sinônimo de qualidade profissional e de vida, caso contrário ... organizar-se não serve para nada!

A troca da Letra:

Nada tenho contra ninguém, até que seja realmente necessário.
Obviamente nem conheço este senhor - Mário Rui.

Há cerca de um ano e meio atrás, fiz confusão com o nome do A. Caneira.
Não esperei ser corrigido. Assim que percebi meu equívoco retratei-me.
O nome de uma pessoa é tão importante como o ar que se respira.

Contudo e por vezes meus escritos podem transparecer alguma agressividade.
Recorro oportunamente ao Direito para exprimir o que penso. O Direito não tem sentimentos ( a Ciência do Direito é diferente ). O direito não tem ânimo. apenas é, assim como um nome, José Costa é uma pessoa. "José Custa" é outra.

Ainda: sei o que quer dizer Casca-Grossa e Barra-Pesada e sei também quão inoportuno e agressivo foi este Senhor ... desnecessáriamente agressivo ( acredito que agora sim ... o José Costa não entendeu muito bem ).

Bem, para terminar ( embora outras considerações fossem mesmo necessárias ), diz a Constituição do Estado Democrático Português: "Devemos tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais à medida de sua desigualdade.

Iguais como Iguais - Desiguais como Desiguais.

Abraços Caríssimos ... Sucesso!