Sony FX1000 vs Canon XH A1

Iniciado por bohris, 07 / Abr / 2009, 02:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

lrolo

Citação de: oliveira em 24 / Mar / 2010, 23:13
nao estou a perceber o teu problemas mas ja e a segunda vez que falas nos "outros" para te defender. tas a expera de que? que entre aqui alguem a defender te?

eu nao faltei ao respeito a ninguem, ainda nao percebi pq apontaste as armas para mim, quando eu apenas dei a minha opiniao de uma forma clara e directa, mas pelos vistos serviu te o barrete de alguma forma.
nao tenho rigorosamente nada contra casamentos, ate pq eu tb os faco, mas tenho nocao que existe algo mais do que isso, quanto a ti, ja nao sei. se calhar e esse o problema, se falarmos fora a area de casamento, vais sempre dizer : "opa isso ja me aconteceu num casamento"

imagina eu a ir entrevistar brandi carlile, scorpions ou metallica, com uma 5d mark II e com um minidisc?
deve ser esse o teu problema, ou e por ser domingo.

Deve haver aqui algum problema de português que não te permite entender o que eu digo.
Vês o que eu dizia da evolução?

oliveira

honestamente nao tou para aturar o teu super ego de sabichao.
ja sabes tudo, es um campeao  :lol:

=; talk to the hand

lrolo

Citação de: oliveira em 25 / Mar / 2010, 00:05
honestamente nao tou para aturar o teu super ego de sabichao.
ja sabes tudo, es um campeao  :lol:

=; talk to the hand

Pois, o problema é que quem chegou aqui de ego cheio a insinuar que tinha uma profissão mais importante que a dos outros não fui eu.
Desejo-te as maiores felicidades.

oliveira

Citação de: Luís Rolo em 25 / Mar / 2010, 00:15
Pois, o problema é que quem chegou aqui de ego cheio a insinuar que tinha uma profissão mais importante que a dos outros não fui eu.
Desejo-te as maiores felicidades.

amigo eu dei a minha opiniao, quem quiser absorve, quem nao quiser quando perder trabalhos porque anda a filmar com uma maquina fotografica, que se lembre de mim.
ao menos eu sou sincero e nao ando a enganar ninguem.
e COMPLETAMENTE ERRADO E SURREAL, incentivar as pessoas, a cometer o erro de gastar dinheiro a comprar algo e de ser operador de camara com uma maquina fotografica, so porque TU achas que e o futuro.

eu entrei aqui a dar a minha opiniao mais sincera, como podem ler nos posts acima, e tu comecaste atacar so porque eu contradigo tudo aquilo que tu queres fazer passar as pessoas.
isso eu nao posso admitir, nao como profissional, mas como pessoa.

e fecho assim esta conversa da treta por aqui. podemos debater ideia por outro meio se quiseres, pois eu nao sou mais que ninguem e como ja te disse, se algum dia tiver que dizer "opa tinhas razao" digo. mas agora NAO. tas completamente errado.

lrolo

Citação de: oliveira em 25 / Mar / 2010, 01:00

amigo eu dei a minha opiniao, quem quiser absorve, quem nao quiser quando perder trabalhos porque anda a filmar com uma maquina fotografica, que se lembre de mim.
ao menos eu sou sincero e nao ando a enganar ninguem.
e COMPLETAMENTE ERRADO E SURREAL, incentivar as pessoas, a cometer o erro de gastar dinheiro a comprar algo e de ser operador de camara com uma maquina fotografica, so porque TU achas que e o futuro.

eu entrei aqui a dar a minha opiniao mais sincera, como podem ler nos posts acima, e tu comecaste atacar so porque eu contradigo tudo aquilo que tu queres fazer passar as pessoas.
isso eu nao posso admitir, nao como profissional, mas como pessoa.

e fecho assim esta conversa da treta por aqui. podemos debater ideia por outro meio se quiseres, pois eu nao sou mais que ninguem e como ja te disse, se algum dia tiver que dizer "opa tinhas razao" digo. mas agora NAO. tas completamente errado.

Mas será que tu ainda não percebeste que não tenho nada contra a tua opinião sobre as SLR e em alguns pontos até concordo contigo?

Será assim tão difícil perceber o motivo da discussão?

oliveira

Citação de: Luís Rolo em 25 / Mar / 2010, 01:31
Mas será que tu ainda não percebeste que não tenho nada contra a tua opinião sobre as SLR e em alguns pontos até concordo contigo?

Será assim tão difícil perceber o motivo da discussão?

para mim e claro como agua.
tu por aquilo que leste, deduziste (ou ainda achas) que eu estava a degradar a imagem de quem vive de casamentos o que e completamente mentira.
aqui quem nao percebeu foste tu.
eu sublinhei isso quando fiz o meu 1o post alias o 3o, pq o meu primeiro post foi

"
tudo o tenha ccd e xlr apartida merece mais consideracao que o resto como e logico
"

isto para nao me alargar mto e causar este tipo de discussao que causou connosco.

volto a dizer te que nada tenho contra essas pessoas que fazem casamentos, ate pq eu sou uma delas.
no fundo acho incorrecto, falar das SLR, como suporte de gravacao para filmes profissionais, independentemente do que sejam.
poderia te dar uma serie de pontos especificos, em que um operador de camara com esse equipamento na mao, e obsoleto! e nao podemos incentivar as pessoas a seguir esse caminho, pq hoje estamos a fazer casamentos, e amanha estamos a fazer um servico multicamara com mistura, para fazer um directo por streaming, ja para nao falar em televisao. percebes?
dai ter dito, que se kerem escolher CMOS ao menos que escolham correctamente.

por fim e para que fike claro! nada tenho contra ti ou contra quem faz casamentos pela ultima vez!

understood?  [-o<

lrolo

Citação de: oliveira em 25 / Mar / 2010, 01:44
para mim e claro como agua.
tu por aquilo que leste, deduziste (ou ainda achas) que eu estava a degradar a imagem de quem vive de casamentos o que e completamente mentira.

Bem, foi exactamente isso que percebi.
Se foste tu que te exprimiste mal, se fui eu que percebi mal ou as duas coisas juntas, isso já não sei.
Se calhar levo as coisas a peito demais, mas isso é pelo meu esforço diário em tentar fazer que os vídeos de casamento tenham uma imagem diferente.
Sei que é complicado e que se calhar perco mais do que ganho em entrar nestas discussões, mas é mais forte do que eu.
Mas pronto, não interessa quem tem razão ou quem está errado.
Fechemos aqui esta discussão, que já demos cabo do tópico ao homem...

Citação de: oliveira em 25 / Mar / 2010, 01:44
e nao podemos incentivar as pessoas a seguir esse caminho, pq hoje estamos a fazer casamentos, e amanha estamos a fazer um servico multicamara com mistura, para fazer um directo por streaming, ja para nao falar em televisao. percebes?

Daí eu ter dito que dependia do uso que se quisesse dar à máquina.
As minhas palavras foram bem claras.

oliveira

Citação de: Luís Rolo em 25 / Mar / 2010, 02:03

Mas pronto, não interessa quem tem razão ou quem está errado.
Fechemos aqui esta discussão, que já demos cabo do tópico ao homem...

LOL bem, e melhor e.
pode ser que um dia e com tempo tenhamos esta conversa sem pensar mal um do outro.  :lol:

lrolo

Citação de: oliveira em 25 / Mar / 2010, 02:07
LOL bem, e melhor e.
pode ser que um dia e com tempo tenhamos esta conversa sem pensar mal um do outro.  :lol:

Não deve ser muito difícil.
Um dos grandes problemas destes fóruns é que, ao não se ver a cara das pessoas nem ouvir o tom de voz, nunca conseguimos interpretar em condições o que os outros querem dizer ou com que intuito o estão a dizer.

Pedro Rocha

... e escreveram-se aqui duas páginas de mensagens completamente desnecessárias e fora de tópico. Aconselho no futuro a resolver estas questões com mensagens privadas. Pena que tenha chegado tarde (pois não ando com o PC atrás), se não tinha tentado moderar esta discussão que em nada contribui para o fórum mas sim para disputas pessoais entre alguns mal entendidos.

E com isto não pensem que se trata de censura, mas sim moderação.

Como é? Vamos voltar ao tópico?

Nuno S. Ferreira, se não tens dinheiro para um Z5E ou EX1R, mas precisas de entradas XLR e tens receio do resultado dos sensores CMOS, então vai para a Canon XH A1s. De certeza que te vai servir bem por muitos e longos anos.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Nuno S. Ferreira

Obrigado Pedro pela sua resposta directa.
No entanto, quero esclarecer aqui uma situação, salientando que não estou em defesa de ninguém.
A opinião dada pelo Luís Rolo em nada deve ser criticada, porque quando pedi opiniões relativamente ás máquinas, uma das coisas que mencionei, não neste tópico mas num outro em que indiquei o link, era exactamente para o assunto que aqui foi muito discutido, os casamentos.
Posto isto, deixemos o off topic e vamos regressão ao assunto em discussão.
Pedro, as máquinas que indica (Z5E e EX1R) têm ambas CMOS. O efeito Rolling Shutter não é tão visível nas mesmas?
Quanto à 7D, sei que tem limitações no que ao vídeo diz respeito, mas penso que são ultrapassáveis. o que me tem deixado a ponderar esta máquina é a qualidade de imagem que se consegue ter em condições de luz reduzida. Tenho visto vídeos, e estou a falar de casamentos, em que as imagens, tanto da 5DMKII como 7D, são fabulosas. E quando as comparo com as de uma máquina de vídeo dedicada é um desconsolo. Daí compreender perfeitamente quando o Luís Rolo disse, num dos seus posts anteriores, que "não há comparação possível". Uma afirmação que, devo confessar, me deixou ainda mais dúvidas pois os vídeos que se vê na net já foram editados e não sabemos que tipo de correcções foram aplicadas.
O meu maior receio é fazer uma compra, seja uma 7D, uma HDR-FX1000E ou uma XH A1s, não interessa qual, e depois de a experimentar arrepender-me porque afinal não era o que esperava e ter de "viver com o peso na consciência" de que se tivesse optado por uma das outras teria ficado melhor servido.
Não vai ser uma decisão fácil  :-k, mas tenho de resolver o "problema" com alguma urgência, pois queria ver se fazia a compra durante esta semana ou, na pior das hipóteses, na próxima. O ideal era poder experimentar as máquinas, ou então ver alguns ficheiros, sem qualquer correcção ou edição, das mesmas.
Agradeço desde já a ajuda que todos me têm dado com o intuito de me ajudar na escolha.

Cumprimentos.

lrolo

Voltando então ao tópico, aqui ficam alguns vídeos para que possas tirar conclusões:

EX1 a filmar um relâmpago onde se vê bem o problema do rolling shutter:

Testes de rolling shutter à EX3 (nas ultimas imagens com flash):

Comparativo entre uma EX3 e uma 5DMkII (vê em full screen):

Neste vídeo feito por mim, no primeiro minuto, há apenas duas imagens da XHA1 (dos 25 aos 28 segundos e dos 39 aos 42 segundos). Tudo o resto (desse primeiro minuto) foi filmado com uma 5DMkII (notem que a igreja era super escura): http://luisrolo.com/blog/2009/12/video-casamento-barcelos/

De qualquer forma, não há como experimentar.
Se não tiveres hipótese de experimentar aí e quiseres dar um salto à Guarda, estou à disposição para te ajudar.

lrolo

Já agora, 3 bandas neste vídeo foram filmadas com uma 5DMkII. Descubram quais (eu sei  :-D)

Pedro Rocha

Citação de: Nuno S. Ferreira em 25 / Mar / 2010, 10:35
Pedro, as máquinas que indica (Z5E e EX1R) têm ambas CMOS. O efeito Rolling Shutter não é tão visível nas mesmas?
É menos presente na EX1R devido aos recentes avanços em termos de firmware e com a ajuda do Clip browser da Sony (software de Ingest) que tem uma solução para esse problema.

CitaçãoQuanto à 7D, sei que tem limitações no que ao vídeo diz respeito, mas penso que são ultrapassáveis.
As DSLR ainda têm maiores problemas com o rolling shutter e duvido que tenham solução, porque a Canon fez as máquinas para FOTOGRAFIA, o video fui acrescentado para os fotógrafos de publicações on-line também fazerem videos para o jornal ou revista, e isto é a verdade da introdução do video numa DSLR.
Imagina a imagem de uma VDSLR como uma mulher feia que depois de umas operações de cosmética e muita maquilhagem fica lindíssima, isso é a imagem de uma DSLR! Acreditem ou não, mas está provado que a sua resolução chega a ser igual a uma camera 720p.

O L. Rolo, é uma pessoa experiente com as DSLR e deve ter tido bastantes dificuldades na sua curva de aprendizagem e no manuseamento da própria máquina fotográfica para video, mas lembra-te de uma coisa que ele não refere, de certeza que todos os casamentos que ele faz são com duas ou mais cameras e uma delas pelo menos é de video (segundo palavras dele).

Com todo o respeito pelo trabalho que ele desenvolve, acho que todos os leitores e membros deste fórum deviam de pensar que tipo de trabalho vão fazer, NÃO substituam uma camera de video para um trabalho de video, até podem ter inicialmente um DSLR para ir experimentando, mas se querem manter e ganhar novos clientes pensem nisso.

CitaçãoO meu maior receio é fazer uma compra, seja uma 7D, uma HDR-FX1000E ou uma XH A1s, não interessa qual, e depois de a experimentar arrepender-me porque afinal não era o que esperava e ter de "viver com o peso na consciência" de que se tivesse optado por uma das outras teria ficado melhor servido.
Peso na consciência terás quando apresentares imagens desfocadas quando na entrega das alianças, na azafama da saída dos noivos da igreja, na primeira dança sem falar do áudio que tanta gente não dá a mínima importância.

Na discussão anterior entre o L. Rolo e o Oliveira compreendo ambos os pontos, pois não cabe na cabeça de supervisor técnico de televisão fazer um directo, um programa multicamera, ou uma reportagem ENG com uma máquina fotográfica, esqueçam a máquina fotográfica foi feita para FOTOGRAFAR não para trabalho de video PURO. Mas compreendo a introdução das DSLR no trabalho do L. Rolo, mas não para o trabalho de casamento do principio ao fim (ele próprio admite). Portanto pensa bem Nuno, adquire uma DSLR, mas para trabalho de video tem sempre no teu material uma camera de video. Este é meu conselho, mas podes ir pelo caminho de trabalhares só com DSLR e passas a ser mais uma pessoa para partilhar experiências com estas máquinas.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Nuno S. Ferreira

Obrigado aos dois pela excelente ajuda que têm prestado, e muito obrigado Luís pela disponibilidade demonstrada para experimentar as máquinas. Pena ficar "um bocado" fora de mão. Sou da zona de Santa Maria da Feira, é um esticão até à Guarda. Vou procurar imagens na net das câmaras em questão para poder comparar.
Quanto ao Pedro, concordo plenamente consigo quando diz que se deve ter sempre uma máquina de vídeo no equipamento. É esse o caso. Tenho uma mas, como disse, estava à procura de uma segunda para usar como reserva ou eventualmente para um segundo operador.
Neste momento, e por muito tentador que me possa parecer as imagens de uma VDSLR, não me passa pela cabeça fazer um casamento apenas com esse tipo de máquinas. Como o Pedro referiu, e eu já tinha salientado essa questão, com profundidades de campo reduzidas, e uma focagem completamente manual não deve ser nada fácil, ainda por cima num ecrã tão pequeno e, se calhar, se qualquer auxílio à focagem.
Só mais uma questão para o Luís Rolo, mas agora por mera curiosidade. Uma das coisas que tenho lido por quem usa a 7D para vídeo é que a máquina tem tendência para aquecer com alguma facilidade. Parece até que a máquina tem um aviso qualquer. O Luís já se deparou com essa situação?

Cumprimentos