Camera + camcorder ou DSLR com video: a vossa votação e razões pf.

Iniciado por Luís Filipe Cunha, 03 / Jun / 2009, 18:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Filipe Cunha

Bom dia Tiago,
é de facto uma boa perspectiva de uso. Apenas os 30 fps ainda me deixam nervoso pq o último firmware melhorou alguns aspectos.

O armazenamento, o armazenamento.
Já fui e já vim dos confins dessa questão bizantina e importante.

Em acção:
1. os cartões são falíveis. A fita tb.
2. os discos rígidos em câmera escrevem com melhor qualidade e controlo de erros mas têm partes móveis susceptíveis de avaria. Contudo não existem em video-DSLR.

Neste momento talvez optasse, por uma camcorder com disco rígido+cartões se essa fosse a minha opção de máquina, mas como espero notícias breves da Nikon, Canon e Sony, em video-DSLR...

Para armazenamento a longo prazo:
1. discos rígidos; um dia morrem não se sabe é quando. São necessárias cópias de cópias em discos parados.
2. a fita tb se degrada, mesmo bem guardada.
3. a fita magnética a sério ainda é o sistema de backup de topo, mas não ao nível consumer. Caríssima.
4. o bluray é a opção no horizonte, basta que desça um pouco de preço. Boa capacidade, boa qualidade, uso simples.
5. cartões nem pensar, para longo prazo.

Abraço

tiago

nao compres com disco! era preferivel com cartao de memoria!  se for com hdd enquanto escreves a agulha vai andar aos balanços devido aos movimentos da camara e é mais dado e lixar-se

Luís Filipe Cunha

É verdade mas os discos têm melhores correcções a escrever do que os cartões e memórias sólidas, contudo as partes móveis são problemáticas. Tens razão nesse aspecto. Tb, de preferência e para boas práticas de filmagem (é subjectivo) a máquina não se deve mexer muito mas sim o objecto da filmagem ,-) Mas acidentes acontecem.
Quem espera desde o início do ano, espera mais um mês por novidades, sejam novas propostas das marcas seja novo firmware para a 5D mark II.
Todo o vosso feedback tem sido muito apreciado, de qq forma.

Obrigado.

tiago

mas a camara com disco, mesmo parada está sujeita a falhas, pois a agulha do disco é algo movél. é obvio que não se estraga facilmente, mas não é a mesma coisa que trocar o disco a um computador.

continuo a insistir, compra em fita, além do mais os backups aguentam-se muito mais tempo em fita que em disco duro ou discos como cds ou dvds

Luís Filipe Cunha

tiago

hum... desde sempre usei fitas ... desde as vhs-c, até à pesquisa em arquivo em betamax e video 2000, apos 10, 15 anos, sempre com boa qualidade ( o analógico tá sempre mais susceptivel a falhas, mas ...)

Luís Filipe Cunha

tiago

canon xm1 e sony HVRHD1000U. não é o melhor, mas é o que há!

também faço ainda pouca coisa, mas quando faço é hd pa frente xD

Luís Filipe Cunha

Bem melhor que eu que tenho de inventar movimento sem câmera para poder fazer os meus projectos. O que tb constitui um desafio engraçado.
Mas está quase...
:wink:

tiago

epá, o equipamento também não é meu, é do cineclube

Pedro Rocha

Se estão com tantas dúvidas (e desculpem se vou sair do tópico) porque não compram um solução híbrida profissional.

Vejo as camaras Sony HVR-Z5E, HVR-Z7E e HVR-S270E (esta um pouco cara) como a solução ideal para quem ainda pertence ao mundo antigo (fita/cassete) mas quer evoluir para o mundo novo (sistema de ficheiros). Podem gravar um backup em fita HDV e ao mesmo tempo gravam em cartões e memória Compact Flash para uso imediato.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

tiago

Luís Filipe Cunha

Desculpem a ignorância nessas máquinas mas como é que se passa?
Elas usam cassetes mini DV? Gravam aí o sinal? Mas tb gravam ao mesmo tempo para cartões amovíveis? De que tipo?
Que tipo de sinal e em que resolução máxima/frame rate?
(irei ver as especificações nos links mas se me puderem desde já dar uma ajuda...)

Pedro Rocha

CitaçãoElas usam cassetes mini DV?
Sim gravam em cassetes miniDV embora seja aconselhável usar as cassetes HDV Digital Master é cara, mas é boa!! Mas existe agora uma nova cassete HDV económica que chama DVCAM for HDV.

CitaçãoGravam aí o sinal? Mas tb gravam ao mesmo tempo para cartões amovíveis?
A gravação pode ser configurada em 3 tipos:
Synchronous - grava em cassete e cartão de memória simultaneamente (situação mais comum);
Relay - A gravação é iniciada na cassete, quando esta acaba, automaticamente continua no cartão de memória.
External Only - Grava só no cartão de memória exclusivamente, mesmo que esteja introduzida uma cassete no mecanismo.

CitaçãoDe que tipo?
Os cartões são CF (Compact Flash), os mesmos usados nas máquinas DSLR, mas tem de ter um registo mínimo de 133x, a Sony aconselha os seus cartões de 306x.

CitaçãoQue tipo de sinal e em que resolução máxima/frame rate?
A resolução máxima é a das especificações do HDV, 1440x1080 de resolução e pode gravar frame rates a 50i e 25p. A imagem desta camara é muito semelhante à da EX1/EX3 com níveis de low light muito baixos (1,5 LUX).
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

tiago

pedro, nas maquinas que possuo os cartoes são memorystick pro duo e só escolhes um tipo de armazenamento_; ou  cartao ou fita.