Novos Final Cut Studio e Logic Studio

Iniciado por lrolo, 23 / Jul / 2009, 18:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

lrolo

Finalmente a Apple fez a vontade aos seus clientes e lançou hoje um novo Final Cut Studio e também um novo Logic Studio.

Podem ver o primeiro review do FCS aqui: http://www.studiodaily.com/main/news/11119.html

Pedro Rocha

O upgrade é um pouco patético, apesar de não usar nem o ter, já li e reli várias opiniões sobre o assunto e olhando para as novas funcionalidades continuo com ideia que na Apple "it's my way or no way".
Onde está a leitura directa de ficheiros MXF sem necessidade de transcodificar para ProRes, onde está o Authoring Blu-ray, que alguém diz que está morto ou moribundo mas que é o único meio de distribuir videos HD aos clientes ou vamos passar a entregar um dispositivo USB com os videos HD lá dentro?

Acho que devia mais ser uma actualização FCS 2.x do que um upgrade para FCS 3.

Ah Rolo!! O link que envias-te é mais uma descrição das caracteristicas, um verdadeiro pre-review é mais isto.

Apple finally, at long last, let FCS3 out of the bag
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Ah Pedro Rocha!!! Não fosse eu um User assiduo cá no sitio e ainda poderia pensar que existe alguma provocação no post.  :lol:

"onde está o Authoring Blu-ray, que alguém diz que está morto ou moribundo" - Contra factos não á argumentos. Vamos com 5 (CINNNNCO) anos de Blu-ray e ele encontra-se na posição que se encontra. Talvez a Pen USB ainda venha a ter mais sucesso como meio de distribuição do HD que o Blu-ray.

Não fosse o facto de alguns terem uma fixação por uma determinada marca, a ponto de só verem como bons os seus productos, e mais fácilmente compreenderiam que o Sony Vegas - apenas porque trabalha nativamente com ficheiros MXF - não é superior ão Final Cut. Também não é inferior. São productos diferentes, para mercados diferentes, e para pessoas diferentes. E diferentes não quer dizer melhores.

Que aliás, a industria já nos mostrou por diversas vezes que nem sempre o melhor producto é o que vence no mercado.

MAC vs. PC - Intel vs. AMD - Sony vs. Panasonic - HDV vs. HD - SD vs. HD - Sony Vegas vs. Final Cut vs. Premiere vs. Edius vs. ......... se colocarem de lado as vossas predisposiçôes para determinada marca ou equipamento, vão constactar que existe algo em que um é superior ão outro. E para determinados mercádos ou pessoas, é melhor o A que o B. Temos é que avaliar correctamente os factos, e não deixar que as emoçôes interfiram na avaliação. Porque será melhor numa coisa, mas pior noutra. E nisto, tanto o Final Cut tanto o Vegas ou qualquer outro não estão issentos. Todos têm qualidades, todos têm defeitos. Só temos de escolher o que melhor se adapta ás nossas necessidades.

Só um aparte: a transcodificação de um formato para outro, neste caso dos MXF para ProRes não é mau. Se pensarmos que o Final Cut é um software mais na linha do "artistico", na pós-produção, faz todo o sentido a transcodificação dos ficheiros. O que seria do MXF original depois de levar em cima com uma dúzia de efeitos e tratamentos de côr?

Ah Pedro Rocha!! Tens de ver para além do Sony Vegas e do MXF. Existe mais vida para além da que conheces. Mas isso não significa que seja uma vida melhor para ti. Poderá ser melhor para outros. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

Citação de: Pedro Rocha em 24 / Jul / 2009, 18:55
O upgrade é um pouco patético, apesar de não usar nem o ter, já li e reli várias opiniões sobre o assunto e olhando para as novas funcionalidades continuo com ideia que na Apple "it's my way or no way".
Onde está a leitura directa de ficheiros MXF sem necessidade de transcodificar para ProRes, onde está o Authoring Blu-ray, que alguém diz que está morto ou moribundo mas que é o único meio de distribuir videos HD aos clientes ou vamos passar a entregar um dispositivo USB com os videos HD lá dentro?

Acho que devia mais ser uma actualização FCS 2.x do que um upgrade para FCS 3.

Ah Rolo!! O link que envias-te é mais uma descrição das caracteristicas, um verdadeiro pre-review é mais isto.

Apple finally, at long last, let FCS3 out of the bag

Pedro, parece-me que estás um pouco cego e só vês o que queres ver.
O FCS não é perfeito. Tu próprio sabes que eu estava descontente com algumas coisas e até cheguei a ponderar usar outros.
Agora, o facto de o FCS não ser perfeito não torna os outros automaticamente melhores.
O software perfeito não existe e tenho grandes dúvidas que alguma vez venha a existir.
Uns são melhores para umas coisas e outros são melhores para outras.
O que digo e tenho a certeza, é que o FCS é o software com a melhor relação qualidade/preço.

Digamos que, depois de estar a utilizar o Vegas Pro 9 há umas semanas intensivamente (e eu já conhecia bem o Vegas, desde os tempos da Sonic Foundry, ou seja, não estou a começar do zero e a aprender um novo software) decidi encomendar o upgrade do FCS.

De qualquer forma, estou a preparar um comparativo entre o Vegas Pro 9 e o Final Cut, mas agora vou atrasar as coisas para poder testar em condições o Final Cut 7.
Agora, mesmo antes de lançar o comparativo, posso dizer que a Sony deveria ponderar incluir a palavra "Semi" no nome do software - "Vegas Semi-Pro 9". Ou melhor "Vegas Wannabe-Pro 9" :lol:

Pedro Rocha

Sem dúvida acho que até exagerei um bocadinho (pronto admito  #-o), mas acho incrível é que lançam uma nova versão (que não vem acrescentar nada em especial) e todos se "curvam", os sites de audiovisuais não falam de outra coisa. Se à coisa que admito é facto do seu sucesso se basear no sistema operativo, por isso a Adobe se virou novamente para a plataforma MAC.

Venha de lá esse comparativo, porque o meu caro Luís Rolo é um feliz contemplado em ter as duas plataformas.

Vou citar uma frase de amigo:
"Apple é como a IURD"
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

MFAudiovisuais

Olá a todos.
Concordo com os comentários do sr. José Costa, de facto cada um escolhe com o que quer trabalhar, não existem os programas perfeitos como aqui já foi dito.
Mas este meu comentário vai mais no sentido de agradecer pelas vossas opiniões, visto que sinceramente ainda não tive oportunidade de ver as novas introduções que tem o FCS 3, mas irei verificar, já que estou a pensar em adquirir o upgrade.
Pedro Rocha independentemente de eu ser utilizador mac, penso que o seu amigo não está lembrado quando lhe fez o comentário: "Apple é como a IURD", dos designers de moda, que influenciam a maneira das pessoas se vestirem, e outros exemplos que temos por aí. Para o bem ou para o mal a Apple é uma empresa que ao longo dos anos têm vindo a ditar as regras no mundo dos computadores e neste momento já não é área única, como por exemplo comunicações, etc. E penso que a Sony por exemplo poderia ser considerada como sendo da IURD, seguindo o mesmo ponto de vista, e convenhamos que se não fosse isso Sony não era o que representa no mercado e o mesmo se aplica a Apple e outros.
Bem haja.
Continuação de bons trabalhos.

Luis Miguel Simões.