Dúvidas Sony Vegas

Iniciado por Vitor Duarte, 29 / Jul / 2009, 23:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Rocha

CitaçãoNão conheço mais nenhum caso idêntico.
Resta saber que casos estamos a falar, casos concretos, senão este debate é todo muito vago.

CitaçãoE catastrófico é num ajuste ter níveis de cor legais e noutro não...
?

CitaçãoIsto pq, em determinados ajustes acredito mais nos vectorscopes que nos meus olhos.
E acho muito bem, quando quero fazer um controlo de imagem com precisão mudo para o modo Good ou Best (o Good é suficiente)

CitaçãoOs vectorscopes deviam reflectir o resultado final e mais nada do que isso.
Então, e é isso que o Vegas Pro reflecte, o resultado final do nível de qualidade da previsão seleccionada (Draft, Preview, Good ou Best)

CitaçãoÉ uma falha das grandes.
Chamar falha não é apropriado, pode-se dizer mais que é uma característica.

Vamos imaginar uma situação noutro programa com o comportamento que estamos a "querer" que o Vegas Pro tenha.

Estou a controlar a imagem de um video que aparece no monitor interno do programa (chamado de previsão), este reduz o nível de qualidade para poder reproduzir com mais fluidez. Pergunto, fará sentido controlar uma imagem através do vectorscópio e osciloscópio com um nivel de qualidade de imagem reduzido na previsão? Isso sim é controlar o que não é real, quando se faz controle de imagem, esta convém estar na sua melhor qualidade, é isso que o Vegas Pro faz adapta os aparelhos de medida à qualidade que está no monitor de previsão do programa.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

lrolo

Citação de: Pedro Rocha em 27 / Nov / 2009, 01:29
Resta saber que casos estamos a falar, casos concretos, senão este debate é todo muito vago.

Final Cut, Media Composer e Premiere CS4.

?
Cor acima de 100 e abaixo de 100...

E acho muito bem, quando quero fazer um controlo de imagem com precisão mudo para o modo Good ou Best (o Good é suficiente)

Em certos casos, como vou explicar mais à frente, não é possível.

Chamar falha não é apropriado, pode-se dizer mais que é uma característica.

Era o que eu dizia à minha mãe quando era puto e chegava tarde a casa. Não era falha, era característica  :lol:

Então, e é isso que o Vegas Pro reflecte, o resultado final do nível de qualidade da previsão seleccionada (Draft, Preview, Good ou Best)

Referia-me a resultado final de exportação.

Pergunto, fará sentido controlar uma imagem através do vectorscópio e osciloscópio com um nivel de qualidade de imagem reduzido na previsão?

Ora bem, depois de fazer a correcção de cor "a olhometro", gosto de verificar os níveis do que fiz nos Scopes.
Para isso, coloco-os a actualizar em tempo real e tenho que reduzir a qualidade de pre-vizualização para o conseguir fazer, pois já terão sido adicionados vários plugins a cada clip.
Ou seja, para verificar níveis depois da correcção estar feita, não preciso de ter a imágem em Best (Full).

Pedro, por mais que gostes do Vegas, mete na cabeça que está longe de ser perfeito.
E atenção, que eu tb gosto do programa (já falámos os dois sobre isso e sabes bem o que penso). Mas isso não me tapa os olhos.

Pedro Rocha

Julgo que isto não é mais que uma má formação no que respeita ao funcionamento do programa. Comigo e com milhares de utilizadores as ferramentas de correcção de cor e luminância bem como a sua análise funcionam na perfeição.

Isto só vai lá com uma explicação em loco... quando houver oportunidade verás que o seu funcionamento tem lógica.

Pelo que vejo existe muita confusão nos conceitos da utilização do programa, que para utilizadores avançados requer alguma explicação, principalmente quando se vem segundo dizem, do editor video referência do mercado.

Acho que preciso criar um documento em português sobre o assunto de como funcionam as gamas de cor e luminância para computador e TV.
Facebook - Movimagem

Vitor Duarte

Já consegui fazer o tal "Rec" a piscar e as linhas .
Como anexo aqui um ficheiro vegas?
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Vitor Duarte

Continuo com um problema no Architect
O letering depois de criado e ter feito o menu fica sem qualidade nenhuma.
Quando rendo no vegas como mpeg2 fica 5 estrelas, mas depois quando passo para o architect fica sem qualidade nenhuma.
Que se estará a passar?
videoduarte.blogspot.com

Vitor Duarte

Nunca experimentei mas gostava de saber se é possivel guardar em dvd um projecto de um trabalho.
Tendo o trabalho ao todo 3 dvd's.
videoduarte.blogspot.com

Pedro Rocha

É possível reduzindo o bitrate, mas vais perder muita qualidade. Experimenta num DVD Dual-Layer de 8.5GB, não é o mesmo que 3 DVD mas sempre podes usar um bitrate mas elevado.

ps: mas o que é que esta pergunta tem a ver com o Vegas Pro?
Facebook - Movimagem

Vitor Duarte

Pedro, de facto não tem nada a ver, tens razão.
videoduarte.blogspot.com

José Costa

Boas.
Citádo: "guardar em dvd um projecto de um trabalho."

Desculpem lá a pergunta, mas "projecto" não é aquele ficheiro que é criádo, que é uma especie de EDL, do trabalho de edição? O "projecto" no Vegas não é um pequeno ficheiro? Fiquei sem perceber se a intenção é reduzir o trabalho final a um só DVD (o filme todo num só DVD) ou se realmente o "projecto" ocupa 3 DVDs. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Vitor Duarte

Citação de: Jose Costa em 19 / Mar / 2010, 15:31
Boas.
Citádo: "guardar em dvd um projecto de um trabalho."

Desculpem lá a pergunta, mas "projecto" não é aquele ficheiro que é criádo, que é uma especie de EDL, do trabalho de edição? O "projecto" no Vegas não é um pequeno ficheiro? Fiquei sem perceber se a intenção é reduzir o trabalho final a um só DVD (o filme todo num só DVD) ou se realmente o "projecto" ocupa 3 DVDs. Boas.

Viva Zé
O projecto de facto é um pequeno ficheiro que por sua vez vai buscar os clips selecionados para edição.
Mas por exemplo:
Queria guardar (nem sei para q) um trabalho onde tivesse este tal projecto juntamente com todos os clips do trabalho para dvd.

Não sei se me fiz explicar
videoduarte.blogspot.com

Pedro Rocha

Compra um gravador Blu-ray, cada disco de 25GB já anda na casa dos 5€ (até menos) e já tens espaço equivalente a 5 DVD. Com a redução de preços (gravadores e discos) passa a ser um sistema de arquivo para projectos.
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
É uma ideia a do Pedro Rocha. O único senão que vejo, que são vários, prende-se com a aceitação que o Blu-ray está a ter (que não está a ter neste caso). Fica mais barato comprar um disco rigido externo e tem muito mais capacidade. Também coloco a hipotese do Blu-ray vir a ser mais um "sistema" como os Zip, Rev Pro e outros da Iomega que ficaram pelo caminho. Tiveram o tempo deles e a sua utilidade, mas passaram muito rapidamente á história. Com o lançamento (dizem) do 3D em Blu-ray fica também a dúvida se um gravador Blu-ray comprado agora não será num periodo de tempo muito curto substituido por outros gravadores mais rápidos e com outras caracteristicas. E ão ser assim, passamos a ter um belo pisa-papeis em cima na mesa. Um gravador ainda custa uns "módicos" 200 e tal euros. E isto sem falar que ainda demora uns quê 3/4 de hora para gravar 25 GB? A não ser que se compre os de 4X...

O Vegas não será muito diferente de outros NLE. Assim, porque não pegas nos clips video e no ficheiro de projecto e os comprimes com um Rar, e depois gravas num DVD? Os ficheiros temporários não são necessarios gravar (pois o NLE pode novamente criá-los quando o projecto fôr aberto), só mesmo os clips video originais e o projecto. Talvez não dê para gravar só num DVD, mas em dois dará. Só uma ideia. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Bem, já se encontram gravadores na Pix perto de 150€. Os discos BD são os tipos de media recomendado por TODOS os fabricantes para arquivar imagens AVCHD, até a própria Panasonic dá como solução para arquivar imagens gravadas em P2.
Eu tenho em gravador BD que está a fazer 2 anos, que me custou 200€ e ainda não serve de pisa-papéis e cada vez lhe dou mais utilidade, quer na parte de arquivo em BD-ROM, quer na parte BD-VIDEO.

Mas voltando ao tópico que é Dúvidas Sony Vegas, o Vegas não gera ficheiros temporários, os única coisa que gera são ficheiros .sfk, que representam a forma de onda do áudio em que a equação é a seguinte: por cada 100MB de video+audio gera um .sfk de mais ou menos 120KB, logo não ocupa grande espaço, 1 hora de video DV/HDV (13GB) gera ficheiros .sfk no total de 16MB aproximadamente.

Para já vejo duas soluções:
- Ou escolhes imagens e apagas as que não queres, (por exemplo, as que não usas-te no video) e gravas tudo num DVD dual-layer de 8.5GB;
- Ou investes num gravador BD e deixas de ter esse problema agora e no futuro, porque mesmo que aparecerão formatos novos para a gama profissional/semi-profissional o tamanho dos ficheiros por hora andará sempre perto dos 13 a 16GB, para os bitrates de 25Mbps (DV/HDV) e 35Mbps (XDCAM EX) respectivamente.

Porque o programas de compressão não podem fazer muito a ficheiros de imagens já comprimidos, reduz um pouco mas continua a ser grande a quantidade de informação.
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Citado: "até a própria Panasonic dá como solução para arquivar imagens gravadas em P2."

Talvez porque não existe outra alternativa viável para o armazenamento destinado ão consumidor e pequenas productoras. As tapes DAT/DLT/AIT só são viáveis para grandes productoras, derivado ão facto dos "gravadores" serem caros.

Mas em relação ão Vegas, afirmas que não são criádos ficheiros temporários. Mas então, como é que se processa os renders? Explicando: na edição, aplicas filtros, efeitos, correçôes de côr, etc. No final da edição queres visionar o trabalho todo do principio ão fim, sem interrupçôes (antes de criares o DVD). Se o sistema não consegue processar tudo em tempo real, vai ter de render. Para esses renders, o Vegas não cria ficheiros temporários? Porque não vai poder armazenar tudo na RAM. Ou será que para se poder ver o filme todo é preciso primeiro exportar para um AVI? Não sendo o Vegas capaz de processar tudo em tempo real, terá de criar renders, renders esses que têm de alguma forma ser guardados, pois são eles que vão permitir visionar o filme sem interrupçôes. Penso eu assim, não sei... como é que o NLE se processa nesta situação? Boas.

Vitor Duarte

Mudando de assunto só por breves instantes:

Rendi um clip para colocar no vimeo com o codec Sony h264, mas (já referi anteriormente) corta-me um pouco em cima e baixo (mas coisa mínima), e a batida do audio com o video não fica certa.

Os parametros que utilisei foi os que o Rocha colocou no clip de Tutorial (youtube).

Depois do rendering feito só consigo visualizar abrindo como quick time, porque se abrir com o Media Player só tenho o audio sem imagem.
videoduarte.blogspot.com