Dúvidas Sony Vegas

Iniciado por Vitor Duarte, 29 / Jul / 2009, 23:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

lrolo

Citação de: Vitor Duarte em 22 / Mar / 2010, 21:34
Rendi um clip para colocar no vimeo com o codec Sony h264, mas (já referi anteriormente) corta-me um pouco em cima e baixo (mas coisa mínima), e a batida do audio com o video não fica certa.

Se o vídeo que colocaste é SD, o problema é que o Vimeo assume que é tudo NTSC e usa apenas 480 linhas em vez das 576 do sistama PAL.

Quanto ao audio, se codificaste a 48KHz tenta mudar para 44.1KHz. Parece que é um bug da plataforma Vimeo e de vez em quando acontece isso com o audio a 48KHz.

Citação de: Vitor Duarte em 22 / Mar / 2010, 21:34
Depois do rendering feito só consigo visualizar abrindo como quick time, porque se abrir com o Media Player só tenho o audio sem imagem.

Só consegues ler H264 no WMP no Windows 7.
Como o QT em Windows é uma $%&&%*)) aconselho-te a usares o VLC.

Pedro Rocha

CitaçãoRendi um clip para colocar no vimeo com o codec Sony h264, mas (já referi anteriormente) corta-me um pouco em cima e baixo (mas coisa mínima), e a batida do audio com o video não fica certa.
Estive a ver o teu video no Vimeo, e Vitor à qualquer coisa que configuras-te mal na codificação. Fiz uns teste para ver se tinha dado alguma informação errada, mas não, está tudo OK como podes ver nas duas versões que fiz de um dos poucos videos que aqui tenho em 4:3, um em PAL pixeis quadrados (1:1) 768x576 que personalizei e a outra usando uma predefinição do Vegas Pro em 680x480 que é a resolução usada em NTSC com pixeis quadrados (1:1).

Verifica se definiste o Pixel Aspect Ratio para 1,0000

CitaçãoDepois do rendering feito só consigo visualizar abrindo como quick time, porque se abrir com o Media Player só tenho o audio sem imagem.
O L. Rolo já deu (e bem) a resposta.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Pedro Rocha

Citação de: Jose Costa em 22 / Mar / 2010, 00:51
Mas então, como é que se processa os renders? Para esses renders, o Vegas não cria ficheiros temporários? Porque não vai poder armazenar tudo na RAM. Ou será que para se poder ver o filme todo é preciso primeiro exportar para um AVI? Não sendo o Vegas capaz de processar tudo em tempo real, terá de criar renders, renders esses que têm de alguma forma ser guardados, pois são eles que vão permitir visionar o filme sem interrupçôes. Penso eu assim, não sei... como é que o NLE se processa nesta situação? Boas.

No Vegas Pro as coisas processam-se da seguinte forma:

Em PC's modernos com 4 ou mais cores, efeitos simples (mistura, cortinas, PIP's, etc...) são todos processados em tempo real sem perca de frames, os mais complexos, podemos na hora fazer um RAM Render e ver o efeito na hora em full-frame na qualidade máxima, podemos render essa parte (ou não) para um espaço no disco escolhido pelo utilizador que pode ser definido em cada projecto. Mas não se torna obrigatório render, porque já vi como fica o efeito através do RAM Render. No final só tenho de render para o codec desejado (MPEG2, AVI, MXF, MP4, etc...). Por isso sempre gostei do Vegas Pro, algo que outros programas falhavam em tempos, porque tínhamos sempre que render para poder ver a transição ou filtro, no Vegas Pro reduzes a qualidade para "Preview Half" e consegues ver maior parte dos efeitos HDV e XDCAM HD em tempo real (com PC de 4 ou mais cores), em SD é praticamente quase tudo em tempo real em full-frame.

E enquanto escrevia este texto, num Core i7 860 consegui num clip PAL (720x576) colocar 10 filtros em modo "Preview Full" e reproduzir em tempo real TODAS as transições no mesmo modo.
Num clip e projecto HDV para vermos todas as transições e até 5 filtros (depende dos filtros) em tempo real temos de reduzir para "Preview Half", que chega para vermos perfeitamente o efeito final.

E com isto para finalizar que o Vegas Pro num PC moderno não precisa praticamente de render nada para podermos ver o trabalho final.
Facebook - Movimagem

Vitor Duarte

"Preview on external monitor"
Quando faço preview aparece como é lógico a imagem em grande no monitor mas sem qualidade pq ocupa-me o monitor na totalidade.
Posso visualizar com qualidade?
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Pedro Rocha

No monitor de preview, muda o modo para Preview Full ou Good Full. Se o video ficar aos saltos é porque o PC não é suficientemente rápido, mas com resoluções SD deve reproduzir em tempo real.

Citaçãopq ocupa-me o monitor na totalidade
Também se tiveres um monitor com uma resolução superior ao video que estás a reproduzir, isso é normal.
Facebook - Movimagem

lrolo

Citação de: Vitor Duarte em 23 / Mar / 2010, 20:00
"Preview on external monitor"
Quando faço preview aparece como é lógico a imagem em grande no monitor mas sem qualidade pq ocupa-me o monitor na totalidade.
Posso visualizar com qualidade?

Na janela de preview, com o botão direito do rato, tens a opção "Scale video to fit preview window".
Se esta opção estiver seleccionada, o vídeo vai ser esticado ou reduzido para se adaptar ao tamanho do segundo monitor e da janela de preview.
Se a opção não estiver seleccionada o vídeo é apresentado com os pixeis reais nos dois sitios.

Rodrigo Pinheiro

Boas

Estou neste momento a fazer um render no Vegas de um projecto com 1:35h, sem efeitos nos clip's, cerca de 15 transições e 15 legendas/títulos, usei os seguintes settings:

(Desculpem está um bocadinho feio mas como já é tarde fiz isto um pouco à pressa) :-D

Gostava de saber se os settings que usei estão correctos porque este render vai "render" cerca de 6h :?. A intenção é exportar para criar um DVD (4.7G).

Depois de feita a renderização do projecto quando estava a construir o DVD, num determinado ponto o audio estava todo misturado, ouvia várias músicas ao mesmo tempo e com interrupções.Qual terá sido o problema?

Obrigado pela vossa disponibilidade.
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Rodrigo Pinheiro

... :-# :-# :-# :-# :-# ...

No meu velhinho Premier 6.5 o render, com poucos ou muitos efeitos, durava o tempo que o projecto tinha, neste caso 1:35h!!! :-({|=

Acho que vou ter que me dedicar ao CS4 :-k 
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

José Costa

Boas.
É a prova viva de que nem sempre as mudanças são benéficas.  :lol: Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo Pinheiro

...  [-( [-( [-( [-( [-( ... Olha!!! Este smille parece o Luís Rolo... de braços cruzados :lol: :lol: :lol:

José Costa, experimentar não é sinal que se mude. Seja como for foi benéfico para mim porque já aprendi mais umas coisas, ora, aprender é sempre benéfico. 8)

A grande causa da minha vontade de mudar é que já estou cansado de, em cada projecto no Premier, ele ir abaixo em média umas 10 vezes (ou mais, já perdi a conta) ](*,), e sempre com o pensamento que não posso andar mais depressa que ele.

A vida tem-me dito que se não estiver satisfeito com alguma coisa, devo mudar... para melhor!!! é o que vou tentar fazer 8-[

José Costa

Boas.
Pode ser impressão minha, mas noto alguma hostilidade na sua resposta.  :-k
O meu comentário feito acima não teve como intenção criticar. Foi um simples comentário, sem qualquer intenção. Não critico quem usa este ou aquele NLE, quem usa este ou aquele formato, quem experimenta este ou aquele software. Tenho as minhas opiniôes sobre este ou aquele NLE, mas opiniôes são opiniôes e criticas são criticas. E eu não critico a edição neste ou naquele, pois todos os softwares são bons, desde que a pessoa se adapte com ele e que o mesmo faça o que o utilizador pretende fazer.

Como disse, foi um simples comentário, sem nada implicito. Dito por dizer, para não estar calado.  :lol: Quem sou eu para criticar mudanças ou experiências. Experimente á vontade, mude á vontade. Sinta-se livre, sem necessidade de ter de justificar seja o que fôr. Pelo menos no que a mim diz respeito.

Em relação ão Premiere... pode achar que exagero, mas o mesmo nunca me "cracha". Talvez uma vez de meio em meio ano. E a minha versão não anda longe da sua. O meu segredo? Edição á edição, porcaria no restante. Ou seja, tenho na mesma máquina um dual-boot. Quando quero editar escolho um, quando quero experimentar outros softwares ou fazer outras coisas, escolho outro. O problema está em se instalar e desinstalar tudo e mais alguma coisa. Não estou a dizer que é esse o seu caso, mas é o que acontece com a maiorias dos utilizadores. E quando se mexe muito num sistema, este acaba por se queixar.

Como referi acima, foi um simples comentário.  8) Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo Pinheiro

...  :-# :-# :-# :-# :-# ...

Citação de: Jose Costa em 30 / Mar / 2010, 14:04
Boas.
Pode ser impressão minha, mas noto alguma hostilidade na sua resposta.  :-k

Não nenhuma :!:

Citação de: Jose CostaEm relação ão Premiere... pode achar que exagero, mas o mesmo nunca me "cracha". Talvez uma vez de meio em meio ano. E a minha versão não anda longe da sua. O meu segredo? Edição á edição, porcaria no restante. Ou seja, tenho na mesma máquina um dual-boot. Quando quero editar escolho um, quando quero experimentar outros softwares ou fazer outras coisas, escolho outro. O problema está em se instalar e desinstalar tudo e mais alguma coisa. Não estou a dizer que é esse o seu caso, mas é o que acontece com a maiorias dos utilizadores. E quando se mexe muito num sistema, este acaba por se queixar.

Foi algo que me alertaram quando comecei a editar por computador, por isso só tenho um computador para a edição de vídeo, tenho um outro para tudo o resto (fotografia, experiências, net, etc). Porquê que ele me "cracha"? Não faço a mínima ideia, foi sempre assim desde a primeira edição ](*,). Obrigado por relatar o seu segredo =D>

José Costa

Boas.
Citádo: "Porquê que ele me "cracha"?"
Não terá por acaso um disco com duas partiçôes? Não sei se foi você que "instalou o sistema", mas era comum o pessoal (vendedores) criar duas partiçôes num disco e instalar o SO numa e o ficheiros video na outra. Apenas uma ideia, não sei... Boas.

Rodrigo Pinheiro

...  [-( [-( [-( [-( [-( ...

Tenho 4 discos internos: (C)160GB-SO e softwares; (D)250GB-Projectos; (E)500GB-Mpeg's; (F)1T-Captura dos originais de vídeo

Quando disse que só tinha um computador para edição de vídeo, não referi que também tinha outros sofwares como o DVD Workshop 2, Nero, Photoshop CS 4 e pouco mais.

AntonioRamos

hmmm eu sempre que instalei o Nero, deu-me sempre problemas nos pc's de edição... Normalmente o nero instala sempre uns codec's que entram em conflito com os codec's do Premiere...

Talvez venha dai os seus crash's...

Cumprimentos