Legendagem

Iniciado por Rui Ribeiro, 08 / Out / 2009, 20:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rui Ribeiro

Será que alguém me pode recomendar um software para legendar?

Obrigado
RR

José Costa

Boas.
VIVA, Rui Ribeiro, á quanto tempo...
Só falta dizeres para que NLE o queres, porque nem todos os softwares são compativeis com todos os NLE. (partindo do principio que é para edição video que o queres e não para legendagem dos filmes que se descarrega da net). Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rui Ribeiro

... boas Sr. Costa,

Agradeço as suas simpáticas palavras :wink:. Sim, pois que está certo é para edição de video e em ambiente windows para fazer companhia ao Premier. Será que me podes recomendar alguma coisa simples de usar?

Obrigado.
RR

José Costa

Boas.
Citádo: "boas Sr. Costa,"
Para amigos é sem o Sr., que está certo que já não sou novo mas também ainda não sou um avózinho.  :lol:

Quanto ão software, não sei bem qual a finalidade para que o queres, se para algo simples se para algo mais complicado. E mais ainda, se para legendas no próprio video, "incrustado" no mesmo, se para legendas que são activadas na leitura do DVD (tipo os filmes que são legendados em português, Inglês e outras, e cuja legendagem é escolhida no comando do DVD). De qualquer das formas, o Premiere também permite fazer legendagem, se bem que tenha as suas limitaçôes. Em alternativa, podes utilizar o After Effects, o Heroglyph da proDAD, o Red ou o Graffiti da BorisFX ou, dependendo da versão do Adobe Premiere que tens, o Inscriber (que trabalha até ão CS3). Se fôr para legendas "no comando" tens o TitleFactory. Quanto a "simples de usar" é tudo relativo. Mas o mais simples ainda é o próprio Title do Premiere. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rui Ribeiro

Boas José,

Obrigado pelas pistas, certo que para mim são úteis e para quem tiver interesse no tema.

Ando à algum tempo a pensar em legendar em Inglês alguns dos depoimentos realizados sobre Caminhos-de-ferro de forma alargar o espectro de visualizadores no contexto da webrails.tv . De forma a que quem não entende o Português não se fique só pelas imagens mas entenda o contexto das mesmas, e quem não vê a legendagem possa ser uma motivação.

Já legendei com o Premier 2.0, mas isso para mim foi quase como andar a martelar, dá muito trabalho nas horas que se gasta a fazer, e se for uma media ou longa metragem com muitos depoimentos acho penoso ... Resumindo, se existe maneira de afinar a coisa para simplificar o trabalho e ser mais rápida e prática merece explorar-se esse caminho.

;)

Obrigado,
RR

Pedro Rocha

Se usasses o Vegas Pro dizia-te como é fácil criar legendas para DVD sem ter de usar nenhum programa de legendas externo ou o próprio titulador do programa, mas não usas por isso...

E por falar nisso vou pensar fazer um tutorial sobre isso no Blogue.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Rui Ribeiro

... boas Pedro,

Pois que não perdia nada em tentar o Vegas, talvez quando mudar de máquina. Outro dia tive de editar no Final Cut e deu para fazer "boa" figura, no Vegas já não sei se assim seria.

Cumprimentos,
RR

israel oliveira

Olá,

Também estou interessado em saber como se fazem legendas. Para ser mais específico, pretendo introduzir legendas num DVD e torna-las seleccionáveis. Uso o Premiere para fazer edição de vídeo e o DVD Architect Studio da Sony para fazer os menus de um DVD e para gravar o próprio.
Pedro, gostava realmente que me ajudasses neste aspecto. Há algum tutorial disponível na internet que ensine a fazer as legendas com o Vegas Movie Studio Platinum 8.0 ou só dá com a versão Pro, como disses-te.

Obrigado

Tózé Franco

Boas,

tens um programa de legendagem que é gratuito e fácil de trabalhar e cria legendas com a extenção do encore. Eu costumo utilizá-lo para legendar DVD's e tem funcionado bem: http://www.divxland.org/subtitler.php

tiago

eu até ver já usei Subtitle workshop, visual sub sync e subtitle edit todos freeware. depois converto as legendas para formato encore usando um pequeno aplicativo que encontrei nas profundezas da web que vos deixo aqui:

http://rapidshare.com/files/389998510/sub_converter.rar

nao me lembro de autores nem nada... mas é free.

Rui Ribeiro

Citação de: Tózé Franco em 18 / Mai / 2010, 16:03
Boas,

tens um programa de legendagem que é gratuito e fácil de trabalhar e cria legendas com a extenção do encore. Eu costumo utilizá-lo para legendar DVD's e tem funcionado bem: http://www.divxland.org/subtitler.php

... obrigado ... cinco estrelas. Errar, só se for no sentido da tradução :)

RR