Imac 20" é boa opção para edição?

Iniciado por filipe, 02 / Dez / 2009, 10:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

filipe

Olá Bom dia.

Será que me podem dar a vossa opinião em relação a este Imac para edição de video?

iMac 20"
Resolução de 1680 x 1050
Processador Core 2 Duo 2.0GHz
Gráfica ATI Radeon HD 2400 XT
Memória de 1 GB RAM DDR2
Disco de 250 GB HD 7200 RPM

É usado e pedem-me 700€ por ele

É uma boa máquina para edição? Por vezes edito video de 60/120 minutos.

Obrigado!

lrolo

Em principio, o computador em causa é mais do que suficiente para editar a grande maioria dos formatos vídeo.

Mas quando se compra um iMac é necessário ter consciência das limitações destas máquinas. Acima de tudo a nível de expansibilidade (não permite mais discos internos, placas PCI, etc.) e refrigeração.
Devemos ver o iMac da mesma forma que se vê um portátil (os componentes são idênticos).
Para uma utilização esporádica serve. Para utilização intensiva, não será a melhor escolha.

Quanto a preço, o site mac2sell dá-lhe um valor apróximado de 590€ para Portugal:
http://www.mac2sell.net/permalink/?id=7b091045d1f82189864ebf9b93c69145

filipe

Bom dia!

Muito Obrigado Luis pela ajuda.
Não vou adquirir o Imac, uma vez que não seria para utilizar esporadicamente.
Vou juntar mais uns "cobres" e procurar um Mac Pro.

Abraço

Pedro Rocha

Ainda estive a pensar se respondia ou não a esta mensagem, mas como sou um filantropo e gosto de ajudar (as vezes até baralho) eis a minha resposta.

As especificações mínimas de Mac Pro segundo Apple store em Portugal são:
# 2.66GHz Quad-Core Intel Xeon 
# 3GB DDR3 1066MHz (3x1GB)
# 640GB 7200 RPM Serial ATA 3Gb/s
# NVIDIA GeForce GT 120 512MB
# Gravador DVD 18x
# Apple Mouse
# Teclado Apple com teclado numérico

Isto por 2.299,00 € e levas uma caixa toda bonita com o Mac OS X Leopardo + iLife

Com esse dinheiro construo "quase" duas workstations PC com o mesmo poder de processamento (senão superior):

# Core i7 860 - 2.8GHz;
# 8GB de memória CORSAIR DDR3 1333 MHz (4x2GB);
# 500GB HDD para o SO;
# 1TB para Media;
# 1TB para backup de Media;
# Motherboard com 8 ligações SATA 3Gb/s internas e 2 eSATA externas, firewire da Texas Instruments, 14 ligações USB;
# Placa gráfica Nvidia GeForce GT 220 com processamento CUDA, 1X DVI, 1xHDMI 1.3a (com audio) e 1xVGA;
# Caixa Chieftec;
# PSU CORSAIR de 650W;
# Gravador Blu-ray, DVD e CD;
# Windows 7 Pro 64-bit PT ou EN OEM.

Isto tudo por 1300€!!! Se tirar o gravador Blu-ray o preço baixa para os 1150€. Não é bonito nem brilhante mas é muito, muito funcional.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

filipe

Olá Pedro.

Depois de ler a sua mensagem fiquei a pensar "é só fazer as contas"...

Mas desde já deixe-me agradecer a sua ajuda.

Eu edito em final cut e das poucas vezes que experimentei outros programas para pc...  minha nossa senhora...   aquilo foi do pior. Resultado, fiquei com azia.
Em relação ao Vegas, sou sincero nunca experimentei. Já ouvi falar bem, já ouvi falar mal. É como tudo cada um é como é.
Mas vou tentar experimentar a opção que me deu, para depois decidir.
Mas que eu sou um adepto ferrenho de Mac...  ai isso sou.

Abraço

mquinta

Pois eu também era ferrenho do Mac :)

Mas quando chegou a hora de investir numa máquina forte para poder trabalhar a nível profissional cheguei à mesma conclusão que o Pedro Rocha.. Lamentavelmente, um Mac é uma máquina muito cara quando o seu equivalente (em hardware!!) para PC é muito mais barato.

Se o dinheiro não é problema estou bastante seguro que, como máquina de edição, um Mac Pro é do melhor. Por algo será que pelos sitios em quais passei por trabalho e no local onde trabalho as máquina de edição são Mac Pro's..!

E isto não é para entrar na boa guerra mac vs pc, já que cada vez mais estou convencido que ao comprar computador qualquer sistema é bom, desde que de acordo com a utilização que a pessoa lhe vá dar (demasiado obvio né? :P)