RAID-5 vs RAID-10

Iniciado por Pedro Rocha, 13 / Dez / 2009, 23:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.

Á sua pergunta: "e que controladora de RAID escolher ?", e em função do que mencionou, aconselho a ATTO ExpressSAS R380.

No entanto, não considero o RAID 5 como o melhor nivel para a capacidade de armazenamento mencionado. Apostaria mais num RAID 6. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

tiago

Citação de: Jose Costa em 05 / Mai / 2010, 04:10
Boas.

Á sua pergunta: "e que controladora de RAID escolher ?", e em função do que mencionou, aconselho a ATTO ExpressSAS R380.

No entanto, não considero o RAID 5 como o melhor nivel para a capacidade de armazenamento mencionado. Apostaria mais num RAID 6. Boas.

obrigado. Agora vou ter é de ler o as specs do raid 6. só me lembro dos 1,0, 5 e 10. obrigado zé :)

tiago

Citação de: tiago em 05 / Mai / 2010, 09:51
obrigado. Agora vou ter é de ler o as specs do raid 6. só me lembro dos 1,0, 5 e 10. obrigado zé :)

viva zé. consegues recomendar alternativas um pouco mais baratas?! se proponho qualquer placa da atto por estas bandas acho que me matam! estava a pensar no máximo em 600e numa controladora. Acho que no nosso caso é mais importante termos portas internas do que externas, mas isso também são tostões comparado com o preço final..

RAID 6 é realmente interessante, em especial no nosso caso que queremos salvaguardar também documentação.

José Costa

Boas.
Citádo: "consegues recomendar alternativas um pouco mais baratas?!"

Se é só para video SD e HDV (assim como para formatos de video comprimidos), apenas para acesso simultaneo de 4 PCs (mas mais podem ter acesso, desde que aleatóriamente) e se quiser enveredar pelo RAID 0 para a partilha dos dados e de um outro nivel RAID ou outra forma mais segura para o backup, então pode optar pelo RAID por software. Mais barato não há.

Se bem que mais que 4 PCs podem ter acesso simultaneo ãos mesmos dados (teóricamente uns milhôes, desde que tenha switchs com tantas portas ou conjuntos de switchs), é uma fórmula que nunca experimentei, pois o máximo a que fui por aqui foi 4 (faltava-me PCs para mais). O RAID por software impôe uma grande carga sobre o processador, e os discos têm também de ser capazes de conseguir manter a taxa de dados. Mas se é uma SAN que está a pensar fazer, primeiro deverá pensar se está á altura de a fazer. Uma SAN não é um disco externo nem liga da mesma forma. Mas não estou a querer fazer juizos das suas capacidades. Sinta-se livre para tomar as suas decisôes e opçôes. Disponha sempre. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

tiago

sim josé. não os videos nao sao mais hd que hdv. Não temos orçamento para mais. Interessa ter uma controladora dedicada. até porque queremos ter capacidade de expansão depois. Interessa-me ter uma controladora que tenha várias portas. O RAID 6 é uma solução interessantíssima, mas são N+2 discos...

Raramente teremos 4 pcs a aceder a vídeo simultaneamente. Aqui a produção ainda é pouca, mas está a mudar... O facto de a nossa rede local também ser apenas de 100 mbits também me leva a defender que a edição seja local, mas o backup central.

Quanto às capacidades ... Tenho as teóricas da universidade. Práctica tenho pouca e por isso é que te peço a opinião.

Uma SAN não é o objectivo, é sim um servidor central onde tudo esteja disponível.

José Costa

Boas.
Desculpe, mas estou um pouco confuso:

Escreveu lá atrás, e cito: "e sim a ideia é termos uma SAN"

e agora escreveu: "Uma SAN não é o objectivo"

Afinal, em que é que ficamos? Por muita vontade que se tenha em ajudar alguém, a indefinição de objectivos é o maior obstáculo.

Escreveu também lá atrás, e cito: "Preciso de montar uma máquina tanto para servir ficheiros como para armazenar vídeo."

e agora escreve: "a edição seja local, mas o backup central." assim como : "um servidor central onde tudo esteja disponível."

Armazenamento partilhado entre os vários PCs não é o mesmo que backup de dados. E se não define com exactidão o que pretende e para o que pretende, será dificil ajudar. É que dependendo do facto de você querer uma coisa ou outra, poderá ser mais aconselhado uma SAN ou um NAS, e também os preços são diferentes para uma solução ou para a outra.

- Quer um NAS ou uma SAN? Sabe a real diferença entre um e outro?
- Se é um NAS que pretende, e tem falta de orçamento, o porquê de querer uma controladora dedicada?
- Sabe que não precisa de controladora dedicada até 18 TB em RAID 5 ou 16 TB em RAID 6?
- Sabe o real significado de N+2 discos?
- Tem consciência de que ter uma rede de 100 mbits para edição de video é o mesmo que querer encher uma banheira com um conta-gotas?

O gargalo dos "seus" PCs parece-me ser a rede, pelo que a substituição por uma de 1000 Gbits e switchs correspondentes seria altamente recomendável. Mas antes de se meter a comprar equipamentos, deve primeiro certificar-se do que comprar, pois não creio estar com disponibilidade para deitar dinheiro fora. Até porque poderá fazer o que pretende a custo zero, dependendo do equipamento que tem e do que pretende. Cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Boas.

tiago

oh diacho, escrevi ?  nao me apercebi. desculpa.

digo edição local, do género : copio os ficheiros do servidor e edito o video na propria máquina, depois faço upload do render final :)

Sei o que é um NAS e isso não é o que pretendo, apesar de servir. o NAS serve apenas como armazenamento. pretendo que o servidor de ficheiros em epocas de demasiado trabalho tambem possa servir de estaçao de ediçao. percebe ?

n+2 quer dizer que é n discos + 2 de paridade em Raid 6.

por ser uma rede 100 mbits que digo que a ediçao tem de ser local. trocar toda a rede ia ser mais trabalhoso que copiar os ficheiros localmente, edita-los e enviar para o servidor. além dos switch e router teria de trocar os cabos de rede todos que estão todos dentro de calhas ...

eu queria ter no minimo 4 tb de espaço útil para armazenamento. se o pessoal da minha associaçao se entusiasma a fazer coisas isso rapidamente se esgota e preciso expandir o armazenamento para mais discos ...

Espero que tenha esclarecido as minhas duvidas e meus posts ...

desde ja obrigado zé.

José Costa

Boas.
Coloque dois discos de 2 TB cada num PC e compartilhe os mesmos entre os outros PCs. Já terá o seu "servidor". Boas.

tiago