Discos rigidos para video HD

Iniciado por José Costa, 09 / Mar / 2010, 06:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

João Vieira

Boas,

Então o ideal seria um disco de 500gb sata 3 para sistema e programas, e dois de 1tb em raid 0 para dados?

José Costa

Boas.
Sata 3 não lhe trás vantagens face ao Sata 2. Além de que a board tem de suportar tal. Mas fora isso, um disco Sata 2 ou 3 para o SO e programas.

Em relação ao Raid 0 para dados, qual o indice de I/O? Li num outro tópico seu que o indice de leitura/escrita parece ser muito elevado no seu caso. E se assim fôr, é preferivel  um disco para dados e outro para os temporarios do NLE, em vez do Raid 0. Melhor? Dois conjuntos de Raid 0, um para dados e outro para Temporarios, e um disco de 10.000 RPM para o SO e programas. Mas tudo depende do seu workflow de trabalho. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

João Tiago Calviño

mas explique la porque e que em desempenho nao acosnelha os f3. diga lá quais aconselha (principalmente naquela gama de preços) que tenha melhor desempenho que o SPinpoint F3... "Conselhos que melhor defendem os interesses de cada um"? não sei se acho muita piada à insinuação...

José Costa

Boas.
Não existe insinuação, apenas um comentário, uma observação. Você é que já está a supôr que o comentário é a si dirigido. Nada mais errádo.
Dou por terminada a minha participação neste aspecto. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

João Tiago Calviño

Não. nao o achei dirigido a mim, mas sim a uma outra comunidade, techie e que por sinal sabem do que falam, sem segundas intenções ou interesses.
E gostava que me respondesse à outra questão, relativamente aos discos com melhor desempenho. Se acha que ha alternativas melhor, ajude-nos.

José Costa

Boas.
Para que não fiquem dúvidas no ar:
Você é que falou em terceiros, não eu. Fiz apenas uma observação generalista, baseáda na minha experiência de vida profissional, sem um destino ou alguém especifico. Você é que quer aplicar o meu comentário a alguém. Mas reconheço que a minha observação dá margem para muitas interpretaçôes, principalmente quando se quer encontrar interpretaçôes diferentes da que está por detrás do meu comentário. As minhas desculpas por isso.

Relativamente à sua outra questão, tenha presente que o assunto ou tópico é relativo a discos rigidos para video, não a outros tipos de dados. Por isso considero o WD Caviar Black 2 TB WD2001FASS como uma alternativa melhor. Experimente analisar os vários reviews disponiveis na net, e não limitar-se a uma página ou local especifico. Tanto mais que a grande maioria dos reviews não são feitos com a edição de video como pano de fundo. Para capacidades menores ou Sata 3, existem ainda outras alternativas. Boas.

Fábio Poupinha

Gostaria de saber qual foi a opcção pela qual optaste e que tal está a  ser?

nautillus

Viva,

Aproveitando a conversa....

Sou um mero iniciante na edição de video. Começei com o Studio 14, depois o 15 e agora estou como o Avid Studio. (n tenho tempo, infelizmente para me embrenhar no campeonato do Vegas e primos...)

Em termos de discos, tenho um Samsung 1Tb F3 e um WD 250 SataII. Tenho ainda um WD Elements 1Tb (cheio) onde vou guardando a "tralha" de menos uso.

Pretendo comprar mais um Samsung de 1 Tb, por uma questão de preço/qualidade, não duvidando da opinião do amigo Costa sobre os Caviar, mas que são mais caros e a carteira não estica...

Ora, na futura configuração (2 Samsungs 1TB + WD 250) , qual a melhor gestão que posso fazer dos discos? Tenho, no fundo, várias questões:

1- Quantas partições aconselham nos 1TB?
2- Todos os programas devem ser instalados na partição do sistema, nomeadamente o Avid Studio? Isso não torna o pc mais lento?
3- Que espaço deve ter essa partição para que tudo "respire bem"? (é claro que dependerá do nº de programas instalados, mas qual o rácio aconselhado?)
4- Quanto ao espaço reservado para o vídeo, uma vez que por questões de gestão global não posso reservar um disco de 1Tb para esse fim, seria melhor dedicar-lhe o WD 250, ou criar uma partição num dos 1Tb?

Desculpem tanta pergunta, mas não há como aprender com quem sabe.

José Costa

Boas.

1 - Uma.
2 - Sim, para a primeira parte da pergunta, não para a segunda parte.
3 - Já respondido no 1º ponto.
4 - Aí terá de ser você a defenir, pois só você é que sabe as suas necessidades.

Boas.

nautillus

Caro José Costa,

Obrigado pelo esclarecimento. Andava a fazer muita coisa mal...

Só mais umas dúvidas. Ao aconselhar partição única num disco, implica ter um disco apenas para o sistema, certo? Ora, por questões fianceiras não posso dar-me a esse "luxo". O facto de no mesmo disco partilhar o SO e dados retira muita performance ao sistema?

Relativamente à minha dúvida 4, a questão não se colocava realtivamente ao espaço, mas ao disco. Ou seja, qual a opção mais eficiente, colocar tudo o que é video num disco (o de 250Gb, que me basta em espaço) ou numa partição de um Samsumg (mais recente e mais rápido)?

Obrigado pela ajuda.

José Costa

Boas.
Citado: "Ao aconselhar partição única num disco, implica ter um disco apenas para o sistema, certo?"
Errado. Nada impede que tenho tenha o SO, os programas e os dados no mesmo disco.

Relativamente às outras questôes:

1 - Estamos a falar de que tipo de PC: portátil, desktop ou workstation?
2 - Os discos são todos internos ou algum é externo? E se sim, qual?
3 - Quais são os programas que habitualmente utiliza?
4 - Que tipo de video estamos a falar? De captura e edição video ou filmes video (por filmes video estou-me a referir a ficheiros tipo DivX ou MKV).
5 - Se é de captura e edição video, com que frequência edita, e quais os tamanhos dos ficheiros?

Boas.

nautillus

Viva,
Presumi sempre que era necessário criar uma partição apenas para o SO, daí a minha pergunta. É mais eficaz misturar tudo numa só partição?

Respondendo às questões:

1- Desktop
2- Discos internos
3- Uso muitos programas para vários fins, mas o uso mais intensivo é o Office e o Avid Studio.
4- Captura e edição de ficheiros MTS.
5- A edição é irregular. Trata-se de um projeto de escola (uma webtv em processo de nascimento). O tamanho final de cada filme produzido andará nos 4/5Gb em MKV 720.

Obrigado pela sua paciência.

José Costa

Boas.
Segundo entendi, os seus discos são:

Samsung 1TB F3
WD 250 SataII
WD Elements 1TB
Samsung de 1 TB (que ainda vai comprar)

Conselho:
WD 250 SataII - para SO e programas
Samsung 1TB F3 - para o video e dados (de preferência só para o video)
Samsung de 1 TB - para os restantes dados (também pode inverter os discos)
WD Elements 1TB - não sei o que tem lá, pelo que deixe ficar assim. Eventualmente copie os dados para os discos respectivos.

Formate todos os discos em NTFS e uma só partição.
Evite gravar dados para o WD 250 SataII. Em alternativa, grave neste disco os dados com pouca ou nenhuma utilização. Eles não ficam misturados, existem as pastas ou folders.  :lol:
Em função do uso, desfragmente os discos com frequência.
Boas.

nautillus

O WD é o disco mais lento, daí nunca o ter usado para o SO.

Muito obrigado pela ajuda.

José Costa

Boas.
Você não tinha dito que o WD 250 SataII era o disco mais lento. Isso altera muita coisa.
Porque é que diz que o WD 250 SataII é o disco mais lento, ou como é que sabe?

Isto de pedir ajuda mas não "contar o filme" todo, só faz com que o prejudicado possa ser o ajudado, não o que ajuda. Primeiro pede ajuda para comprar o melhor carro e depois é que diz que não tem carta de condução. Saber algumas coisas ainda sei, mas bola de cristal não tenho. Boas.