Discos DTE para Canon XLH1

Iniciado por Fernando Dias, 13 / Abr / 2010, 03:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fernando Dias

Boas,

Depois de muita pesquisa e de perceber que afinal o orçamento eu disponha era bastante menos que inicialmente pensava decidi que vou adquirir uma Canon XLH1-A. Dadas as questões monetárias pareceu-me ser uma câmara razoável com o orçamento que disponho . A minha primeira opção era a JVC GY-HM700E que era tapeless mas como o orçamento é bem mais reduzido fiquei com o "problema" das cassetes.
Alguns dos membros usa regularmente discos DTE para câmaras Canon? Estes resultam efectivamente? Podemos dispensar o uso das cassetes e utilizar sem receio o disco e passar os clips directamente para o PC.?
Eis as duvidas que assombram os meus pensamentos por este dias, mais ainda em escolher que tipo de disco. Estive a ver os seguintes o FS-CV (100GB), o FS-H200 PRO e o FS-5 100GB todos da Focus Enhancements e o Sony HVR-MRC1K dizem que também Funciona com câmaras Canon alguns dos membros me pode ajudar na escolha do melhor disco DTE para esta câmara?

Abraço

José Costa

Boas.
Desculpe lá a pergunta, que eu não tenho nada a haver com as suas opçôes de compra, mas... por falta de dinheiro vai comprar uma câmera que depreendo (pelas suas palavras) ser mais em conta, mas vai gastar dinheiro (e não é pouco) num gravador externo? Dito da maneira como escreveu parece-me a mim um contra-senso.

Será que avaliou bem a situação? Digo eu, não sei... (mas gostaria de saber de sua justiça). E desculpe lá o comentário. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando Dias

Boas,

Não tem que pedir desculpa e agradeço o seu comentário. Se calhar eu é que não me expliquei bem mas a questão é que eu necessito de comprar uma câmara para filmar uns quantos trabalhos, eventos, etc.  E desde o inicio optei pela JVC GY-HM700E em que o kit todo (câmara, tripé, etc.) rondaria os 10.000€. Ora deparei-me com um problema é que não disponha de tanto dinheiro para comprar equipamento apenas ai uns 6.000€ (para câmara, tripé etc.) tentei ver outras opções mais em conta que a JVC GY-HM700E entre Panasonic, Canon e Sony de preferência tapeless mas continuava tudo acima do meu orçamento. Tive conhecimento de alguns amigos que tem a XLH1 e que estão contentes com ela embora confesse que a imagem que ela produz principalmente em sítios pouco iluminados me deixa apreensivo.
E eis o meu dilema qual câmara devo comprar com o meu orçamento tão curto, aqui a questão tapeless é mais uma questão facilitar o trabalho pois assim que se acaba de gravar podemos começar a trabalhar sem estar á espera que se capture 10 cassetes . pois pensei que com o disco o trabalho na edição fosse mais facilitado.

Mas se com este orçamento me elucidar sobre outras opções sou todo ouvidos :)

Abraço

José Costa

Boas.
Eu só fiz o comentário anterior pois entendi que realmente o seu problema era a falta de dinheiro. Mas se tivermos em conta que os modelos de gravadores  que você refere custam á volta de mil euros... quer poupar na câmera mas vai "esbanjar" num gravador, que facilita muito o trabalho, é um facto, mas também cria outras despesas e problemas (backup e espaço de armazenamento). Poupa nas cassetes mas vai gastar muito mais no armazenamento (sem falar no gravador), e se não tiver medidas de backup eficazes, vai criar uma série de dores de cabeça e aborrecimentos. Mas são opçôes, que no seu caso, considero uma opção erráda. Por isso a minha anterior pergunta: Será que avaliou bem a situação?

Opçôes existem muitas e variadas. Para todos os gostos e carteiras. Mas cada caso é um caso e só você é que sabe exactamente das suas necessidades. E como boas decisôes exigem uma boa avaliação do que o mercado tem para oferecer em função das nossas necessidades a curto e médio prazo, e tempo é dinheiro, compreende que será dificil aconselhar esta ou aquela opção, pois não sei as suas necessidades (tipos de serviço, destino dos trabalhos, frequência, equipamento já possuido, etc). E em função do que necessita, os 6.000 podem chegar e até sobrar, como podem não chegar. Tudo depende do que REALMENTE necessita. E á uma grande diferença entre o que se necessita e o que por vezes se quer.

Mas como referi, apenas achei estranho querer  poupar num lado e "esbanjar" no outro. Boas.

P.S. E já agora, quanto é que lhe custa uma e outra câmera?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando Dias

Boas,

Como já deve ter percebido ainda não me decidi verdadeiramente qual comera comprar dado o curto orçamento. Como é para uma produtora pequena e o tipo de trabalhos irá incidir mais na filmagem de eventos, algumas reportagens para Web tv, e institucionais e como uso o Final Cut queria que o processo de trabalho fosse o mais breve possível (é o que todos queremos) dai a escolha da XLH1 que grava HDV e que se pode usar um disco para ajudar nessa tarefa. Claro como referiu e muito bem acarreta outros problemas espaço de armazenamento é um dele.  O mais importante era garantir uma boa qualidade de imagem e com a variedade de codecs e câmaras no mercado torna a escolha bem mais difícil.
Mas já reparei que não é muito fã de discos DTE em câmaras, também já li em fóruns que por vocês dão erros e pode-se estragar uma filmagem e um trabalho por isso daí este meu post para tentar perceber pela experiencia de outros membros aqui do fórum qual a sua opinião.
Os preços que vi destes dois exemplos de câmaras em Portugal  a JVC custa 9.120€ (com IVA )a Canon Xl-H1-A 6.096€ (com IVA ). Em Espanha por exemplo e sem IVA o preço cai para metade.

Abraço

José Costa

Boas.

Citádo: "Mas já reparei que não é muito fã de discos DTE em câmaras"

Não tire conclusôes precipitadas. A minha opinião não tem nada a ver com o facto de ser ou não ser adepto de gravadores externos. A minha opinião baseou-se unica e exclusivamente na relação custo/beneficio, em função do que pretende e das limitaçôes económicas por si mencionadas.

A opinião não teve também nada a ver com o facto dos gravadores externos serem ou não serem fiáveis. Nem sequer equacionei essa questão. O problema dos backups e armazenamento que referi, é tão simples como isto: na gravação em fita, captura a cassete para o PC. Se tiver um problema nos discos rigidos do PC ou se apagar acidentalmente alguns ficheiros, tem sempre a fita para poder novamente capturar e editar. Perde tempo, mas não perde as imagens. A fita é o backup. Na gravação externa (disco rigido ou cartão flash), copia ou move os ficheiros para o PC. Dependendo se faz copiar ou mover, se nesse momento tiver uma falha de corrente eléctrica ou uma avaria num disco rigido do PC, corre o sério risco de ficar sem nada. Nem no PC nem no gravador. E se o problema só ocorrer mais tarde, uma avaria do disco rigido do PC por exemplo, como entretanto já apagou os dados do gravador externo para poder fazer nova gravação, fica sem nada. A fita funciona como backup, os gravadores externos não. Porque suponho que não vai estar a comprar gravadores suplentes ou cartôes extra. E para os que podem argumentar que as fitas também têm os seus problemas, sim também têm, mas ainda são mais fiáveis que os discos rigidos que integram os PCs e gravadores externos.

Citádo: "O mais importante era garantir uma boa qualidade de imagem e com a variedade de codecs e câmaras no mercado torna a escolha bem mais difícil."

A gravação em fita, flash ou disco rigido não afecta em nada a qualidade ou falta dela na gravação. E se é um facto que a grande quantidade de câmeras e de codecs existentes pode ser uma barreira á decisão de qual a comprar, também é um facto de que mais facilmente se encontra a câmera mais apropriada para as nossas necessidades e mais agradável á nossa carteira. Quem anda nesta actividade á quase duas décadas sabe dizer quanto custava uma câmera no passado e quanto custa agora. No passado quem queria comprar uma câmera ou bebia agua ou bebia vinho. Agora pode beber agua, vinho, cafe, chá, sumo.... á para todos os sabores.

Citádo: "em Portugal  a JVC custa 9.120€"

Por esse preço preferia ir a Espanha comprar uma Panasonic HPX-500 P2. Mandar vir tenho relutancia, mas ir lá, não teria problema nenhum. Num mercado concorrencial e global, tudo joga a nosso favor. Só é necessário ter os olhos abertos e fazer as escolhas acertadas. E encontra soluçôes bem mais baratas.

E já que falou em "reparei que não é muito fã de discos DTE", a minha opinião nesse assunto: os gravadores externos divide-se em duas categorias: discos rigidos e cartôes flash. Efectivamente não confio nos de disco rigido. Mas mais do que confiar ou não confiar, é ler os vários estudos existentes sobre o indice de avarias dos discos rigidos e depois tirar a própria conclusão. Quanto ãos gravadores em cartâo, dê-me um que não terei problema nenhum em o começar a utilizar no meu dia-a-dia, com tanta ou mais confiança que tenho na fita.

Faça boas escolhas e boas compras. E não se arrependerá. Boas.

Fernando Dias

Boas

A minha grande dúvida em relação aos discos externos é mesmo essa a de perceber que nem tudo são rosas e que muitos deles podem trazer problemas e prejudicar o nosso trabalho.
Em relação á câmara continuo sem saber qual será a melhor opção quanto mais leio sobre as diversas câmaras e opções mais indeciso fico pois há para todos os gostos não há é para todas as carteiras :).

Abraço

José Costa

Boas.

Se quer mesmo um gravador externo, aposte num de gravação em cartôes flash em detrimento dos de disco rigido.

Citado: "há para todos os gostos não há é para todas as carteiras"

Desculpe, mas continuo a dizer que á para todos os gostos e para todas as carteiras. Quer uma câmera por 1.500 euros? Elas existem, pode é não ser a câmera que você quer. Eu também gostaria de comprar uma Panasonic HPX-500, uma HPX-300 ou uma Red One pelo preço de uma Canon HV-20 mas não é possivel. Terá de definir bem o que é que precisa e partir á procura da que melhor o poderá servir. Boas.

P.S. Li agora a sua mensagem pessoal e assim que possivel responderei (mas não prometo nada). Mas na essência a minha resposta já está dada no meu 2º post.