Heli-video Canon

Iniciado por Filipe Araújo, 09 / Mai / 2010, 15:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

alenproducoes

José Costa, qual é o nome dado a isso "planador" ?
Alguma url de referencia onde encontrou essa foto?

Isso tem aparência de aguentar com uma 5D

João Dias

Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

José Costa

Boas.
É um Quadrirotor: Encontrei neste link.

Graças ão fórum indicado pelo João Dias, encontrei um estudo de um português sobre o assunto, com cálculos sobre a matéria. Resolvi perder 1 horita do meu tempo e fazer umas pesquisas na net, e já encontrei umas boas soluçôes para o assunto em questão. Mais uma coisa para me fazer perder o meu tempo nas horas vagas. Como sempre digo: À que perseguir os sonhos! Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

sergioguedes

Boa Tarde,
Só gostava de dizer mais alguma coisa, é que em relação ao vídeo inicial, e parecendo do me a mim que não é um heli muito grande a nível de envergadura, e sendo eléctrico, estava capas de apostar que a aqueles filmes foram feitos sem existência de qualquer vento!
Da experiência que tenho com heli, de 3 canais, que apesar de tudo são os mais fáceis de pilotar, sempre que venho com um deles que tem 60 cm de comprimento (nada de especial), para a rua e existe vento é impossível de pilotar.
Se viram o vídeo do heli do canal história devem ter reparado que alem de ser a combustível, tem um tamanho bem considerável!

PS em tempos o que pensei utilizar para imagens areas são uns digigiveis a helio, com comando( mas sempre pressos por um fio ao chão)

http://www.youtube.com/watch?v=TogmLM2ACrc&feature=related

http://www.minizepp.com/
Comprimentos

João Dias

Depois de muitas horas de voo consegue manobrar o heli de forma estável, mas aconselho sempre a começar por algo mais pequeno.

É típico do Português querer comprar um ferrari para primeiro carro, depois na primeira curva já se sabe...

Começa-se por um heli pequeno coaxial, depois muitas horas de voo e saber controlar o heli como deve de ser, muda-se para um FP (Fixed pitch), só depois se muda para o CP (Collective Pitch).

Mais tarde podemos tentar um a combustível.

Para um heli poder levantar uma Câmara, este necessita de ter um motor que seja potente o suficiente para levantar o peso do heli e da Câmara.

Pelo que pude averiguar, os Bergen Observer usam motores ZENOAH G26 equivalentes a 500kv's.

O tamanho das pás também influência, quanto maiores forem mais peso levantam.

Com treino, aprendemos a controlar os helis com e sem vento, mas são precisas muitas horas.

Infelizmente o meu heli durou apenas uns segundos e levantou apenas 5cm do chão.
Caiu de lado e a fora das pás era tal que deformou o heli por completo:

Ficam aqui as fotos do que restou:
Esky Belt CP V2

Tenho as peças para substituir, mas ainda não tive a paciência para as montar. Mas depois deste tópico acho que vou perder uns dois dias para o montar.

Depois vou arranjar forma de montar uma Câmara (baratuxa) na parte inferior.

No que respeita aos dirigíveis, metem-me um pouco de receio, presos ou não ao chão, penso que são mais susceptíveis de andarem ao sabor do vento.

Tenho já alguns planos para montar um Avião para sobrevoar eventos de areomodelismo com uma Câmara presa na parte inferior.

O objectivo é no início de cada video reportagem ter um plano aéreo do evento.

Os observer da bergen, são Helis iguais aos normais apenas o frame é um pouco diferente:
e-Observer

Tenho também dois Kits de HK450 para montar e posso dizer que o Frame (Corpo) é idêntico ao do e-observer.

Este kit custa pouco mais de 25€ sem parte eléctrica.

Ficava aqui horas a falar (escrever) sobre isto...
Canon Legria HF200 1080i

AntonioRamos

José é impressão minha ou isso é um protótipo e ainda em 3D?? O meu patrão comprou isto:

é conduzido pelo iPhone e iPad... A câmara é que não é nada de especial, é giro para brincar e nada mais....

Link aqui!

O helicóptero enviado pelo João Dias, esse sim parece-me bem e que aguente com uma SLR fixe....

sergioguedes

Muito bom especto, e feito para o que se pretende !!

The system md4-1000 is a AUMAV (Autonomous Unmanned Micro Aerial Vehicle) designed to perform tasks in the field of documentation, coordination, exploration, surveying, communication, inspection and observation.

A modular payload concept allows the md4‑1000 as well to carry a most diverse range of imaging, video and other sensor systems. The flight characteristics in general remain quite similar to its little sister md4‑200: But in comparison the md4‑1000 carries five times the payload and is able to fly not only faster, higher and farther away but also over much longer spans of time.

Controlling it is still as easy as the md4‑200 in spite of its sheer power.

José Costa

Boas.
António Ramos, por aquilo que li na página parece que é ainda um prototipo. Mas dentro do genero e para a mesma função (aplicação de uma câmera video por baixo) encontrei vários na net. Para além do João Dias, que tem o dele "fora de serviço", alguém tem um heli? Gostaria de saber os modelos e pesos máximos que conseguem levantar. Uma alternativa a uma câmera handicam seria uma minicâmera, tipo a da Sony ou Panasonic. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

João Dias

Para uma handicam de cerca de 400/500g, um heli de tamanho 450 ou 500 serve, já pata uma DSLR de cerca 1kg necessitamos de um tamanho 600.

Fica aqui um tamanho 600 com uma camera mount adaptada.

É preciso muita mãosinha....
http://helivideo.com/

Ficam aqui os tamanhos de referência, no entanto estes são bastante caros, por isso são apenas como referência:
O meu é do tamanho 450

Existem várias formas de montar as Câmaras e esta é uma delas:

Pode-se adaptar também este tipo de Camera mount de modo a que se tenha controlo na Câmara também.
http://photoshipone.com/zencart/index.php?main_page=product_info&products_id=5

Um helicóptero de tamanho 250 é bastante díficil de controlar, imaginem um de 600.

Comparação de tamanhos:
Canon Legria HF200 1080i

José Costa

Boas.
João Dias, traduz p.f. isso de tamanho 450 ou 500: quer dizer o quê, que o heli tem x de comprimento, as pás ou a potência do motor? Boas.

João Dias

Tamanho das pás.
O tamanho das pás indica o tamanho do heli.
À medida que o tamanho aumenta aumenta também a potência do motor.

Os motores eléctricos são mais suaves, contrariamente aos motores a combustível que causam muita vibração no vídeo.

Podem ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=iuQvZu7PGN4#t=0m54s
Canon Legria HF200 1080i

bvc11