Convivio vs. edição solitária

Iniciado por José Costa, 14 / Jun / 2010, 03:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.

Recentemente li num blog um artigo em que o seu autor dava a conhecer que se  ia encontrar com outros editores, para juntos discutirem a sua actividade profissional, e no qual fazia o convite a outros editores para se juntarem a eles (lá nos States).

Contava ele que se iniciou na edição como assistente, não sei se de video se de cinema, mas pressuponho que de cinema. Isto permitiu-lhe aprender com os grandes profissionais da altura, adquerir conhecimentos técnicos, estéticos e outros. Anos mais tarde quando começou efectivamente a editar, tais conhecimentos foram de enorme valor.  Continuava ele dizendo, ou escrevendo, que nesta época em que os editores trabalham sózinhos é difícil aprenderem uns com os outros, e muito mais difícil é encontrarem-se com pessoas que possam ser capazes de ajudá-los a melhorar os seus trabalhos, a partilhar ideias e conhecimentos, a superarem problemas e dificuldades encontrados nas imagens e nos softwares. A edição de hoje é mais numa lógica de solidão que de convivio, o que leva a que os profissionais tenham que por eles próprios descobrir as soluçôes para os seus problemas, a aprender a manusear os softwares por sua conta e risco, a serem mais autodidactas. Tudo isto leva a tempos de aprendizagem mais longos, a investimentos e riscos feitos um pouco no escuro, a possibilidades acrescidas de possiveis más opçôes.

Vem isto a propósito da leitura de um tópico existente neste mesmo fórum, em que o seu autor propôe um encontro de futebol entre os Users, com o propósito de nos conhecermos e de nos divertirmos. Afirma ainda o mesmo autor que, e cito: "não é para fazer palestras sobre o que fazemos profissionalmente (isso cria algum desconforto a algumas pessoas como eu".

Devo dizer que a ideia é de louvar. A ir em frente, será uma óptima forma de criar laços de amizade e de companheirismo, numa época em que o individualismo predomina. Pessoalmente acredito que é possivel tal acontecer, está ão alcance de qualquer um de nós, mas reconheço que tenho sérias dúvidas da sua concretização, por razôes que os Users mais habituais e antigos conhecem e que não vale a pena estar a lembrar (já lembrando).

Mas agora vem o mas... a ideia é de louvar, quanto ás razôes é que nem tanto. "Conhecermos e de nos divertirmos" é louvável e aconselhável, e mais uma vez reafirmo que tal é possivel de acontecer, basta querermos. O divertimento também faz parte da vida humana, e também é necessário. A vida não é só trabalho, é preciso arranjar de vez em quando um pouco de espaço para um escape. E além do mais, é uma possivel plataforma para outros voos. Mas evocar o desconforto como motivo para a não realização de um "encontro de trabalho", é que não me entra na cabeça.

O encontro de profissionais não deve ser encarado como uma forma de uns se sobreporem a outros, de uns se mostrarem superiores a outros. O encontro de profissionais deve ser encarado, e penso eu assim, como uma forma de TODOS juntos nos valorizarmos e de evoluirmos mutuamente. Todos sabemos algo que outros não sabem, apesar de por vezes podermos pensar o contrário. O facto de alguns reconhecidamente afirmarem pouco ou nada saberem (como já por aqui aconteceu) não devia ser entrave a um contacto pessoal com outros profissionais, por motivos de "medo", vergonha ou desconforto. Em vez disso, devia servir como incentivo á partilha do pouco que se sabe, pois dessa forma é possivel sair com muito mais conhecimento do que aquele com que se entrou. Todos nós um dia também soubemos pouco ou nada. E tenho a certeza que se hoje muitos são os que podem afirmar saber muito, tal se deve a muitos outros que se dispuseram a ensinar o que sabiam.

Medos, vergonha e desconforto todos temos, uns mais outros menos, mas é enfrentando estes "monstros" que se ultrapassa o abismo do desconhecimento. Porque cada vez mais se exige conhecimento para se fazer face a uma transformação tecnológica que acontece diáriamente, a um ritmo muitas vezes superior á que um ser humano consegue lidar com total controlo.

Não quero com este tópico melindrar nem menosprezar a ideia do encontro nem o seu mentor, nem tão pouco estou afirmando que é este o seu pensamento por detrás de tal afirmação, até porque acredito que tudo não passa de uma escolha menos feliz de palavras. Todos sabemos que por vezes queremos dizer algo mas acabamos por escrever uma frase que leva os outros num pensamento contrário ão do real sentimento. Mas não podia deixar passar em branco uma afirmação que compreendo integralmente, mas com a qual estou em total desacordo, se levarmos á letra o seu significado. Enfrentar o desconhecido é sempre algo assustador, mas mais assustador é deixar passar as oportunidades á nossa frente por termos receio de as agarrarmos. Receamos sempre o que os outros vão  pensar de nós, receamos sempre não estar ão nivel dos outros, mas deviamos recear muito mais o que pensamos de nós próprios. Como afirmou Marquês de Maricá: "Devemos temer-nos mais de nós mesmos que dos outros homens."

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Jose Costa em 14 / Jun / 2010, 03:50
Mas não podia deixar passar em branco uma afirmação que compreendo integralmente,
Aqui parece que passou a mensagem =D>

Citação de: Jose Costa em 14 / Jun / 2010, 03:50mas com a qual estou em total desacordo, se levarmos á letra o seu significado.
Ora aqui está um dos meus receios, não usar as palavras correctas #-o

Há pessoas que nascem com um sinal aqui e outro ali no corpo, eu além de ter nascido com alguns sinais no corpo (é uma coisa normal) também nasci com esta timidez, com muitos receios e com muitos desconfortos, lutei toda a minha vida contra eles e não foi nada fácil, aliás continuo a lutar ](*,)

Como a esperança é a ultima a morrer, espero que os outros user's também tenham compreendido a minha mensagem.
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

José Costa

Boas.
Este não é o pensamento do dia, mas como disse Walter Burke: "Anule o medo do fracasso e prossiga! Sucesso é uma questão de não desistir, e fracasso é uma questão de desistir cedo demais."

Creio que ambas as mensagens, a tua e a minha, passaram sim. Falta saber o que é que cada User vai fazer com elas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Olá a todos,

Não tinha o hábito de participar em fóruns até ao dia em que me registei neste. Assim não sei das iniciativas passadas.

No entanto recordo-me a alguns anos atrás, na altura trabalhava num laboratório de revelação de fotografia, um site de fotografia de nome WWW.FOTO.EM.PT em que alguns membros, conviviam e partilhavam informações e técnicas. Alguns desses membros revelavam as fotos na loja em que trabalhei. Assim assisti e senti e muito as suas evoluções na área da fotografia. Sei que alguns deles chegaram mais tarde a ter fotos publicadas em livros e revistas da especialidade, outros mais tarde chegaram a dar formação profissional fruto da sua evolução na area.

Estes são alguns exemplos em que a partilha foi uma mais valia para todos e para cada um. No momento em que me registei neste fórum foi também com esta esperança que tal aqui também pudesse suceder.

Abraço: Filipe.