Ligação zoom2->canon 550d, será possivel?

Iniciado por LG, 13 / Nov / 2010, 15:08

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LG

#15
Citação de: Jose Costa em 16 / Nov / 2010, 05:27
Boas.
Laura, se se der bem com ligaçôes e com electrónica básica, tem neste site um esquema do que o cabo referido pelo Gustavo da Luz se propôe fazer. A construção ficar-lhe-á, literalmente, por um ou dois euros.

Agora, construindo o seu próprio cabo ou comprando o referido pelo Gustavo da Luz, não lhe vai permitir obter a mesma qualidade de audio que obteria com a ligação directa de um bom microfone, pelo facto de tal cabo atenuar certas frequências audio. O cabo adequa os niveis de audio mas não as impedâncias do mesmo. Boas.

Boas,

Fui uma casa de electronica com esquema, com a maquina e com o zoom h2 e cabos. Resposta: Nunca ví isto, não é a nossa area, talvez na kodak" eu- "mas não sabe o que é este R1 R2?" - Não!!! "então quem sabe, o Papa?!!" esta resposta eu já não dei. Depois segui com o esquema para uma casa onde arranjam televisões. "Nós não fazemos, o R1 e R2, são resistencias, mas nós não fazemos esse cabo, o melhor é ir á canon, mas onde arranjou este papeis?"
:(

Se conhecerem em Lisboa uma casa de electrónica simpática que ao menos perceba o que se pretende, ficaria muito grata... vou continuar à procura
](*,)


José Costa

Boas.
É o problema de quem quer construir os seus próprios "projectos". É dificil de encontrar quem "colabore", pois o valor pago pelo trabalho nem sempre compensa. E se quem executa o trabalho pede o valor que entende justo para o seu trabalho, o cliente normalmente chama-lhe de "roubo". Não estou a dizer que é a situação que se está a passar, apenas é o sentimento do que se passa.

Não conhece nenhum amigo que saiba um bocadinho de electrónica? O projecto é bastante simples e nada complicado, mesmo para quem esteja no inicio das suas soldaduras. Uma ideia: numa escola não será dificil encontrar quem esteja a tirar um curso numa área tecnológica e com conhecimentos de causa. A troco de uns euros, acredito que não terá dificuldade em encontrar uma alma carinhosa e disposta a ajudar. Com o projecto em papel e dirigindo-se a uma casa de venda de componentes electrónicos, compra os componentes. Os simbolos são universais, pelo que a pessoa por trás do balcão saberá interpretar o esquema e dizer os componentes a comprar. Só terá mesmo de indicar o tamanho do cabo que pretende e o tipo de fichas existente em cada um dos dispositivos a ligar, informação essa que encontra nos manuais dos mesmos. Um euro ou dois no máximo chega para os componentes, cabo e fichas à parte. É só uma ideia... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

#17
Boas
(pois...)
As resistencias e os cabos tem que ser ligados numa placa de circuitos. certo? ou pode ser ligadas directamente aos cabos, com um bocadinho de solda e fita cola?

Só me falta saber o que é o Z1 e o Z2...
:-k

Obs minha (José Costa): não coloque o post todo como citação. O seu post seguido ão meu já é suficiente para se entender que está a responder a ele. Se a cada resposta ou post se puser o post anterior todo como citação, aquilo que podia ser lido numa página irá ocupar 20 páginas. Apenas uma opnião minha...

José Costa

Boas.
Z1 e Z2 são equaçôes matemáticas para calcular os valores das resistencias, com vista a adaptar as impedâncias de entrada e de saida dos vários dispositivos, neste caso da sua Canon e do seu Zoom2.

O primeiro passo é saber que tipo de "linha" tem a sua câmera: se Mono se Stereo. Depois qual a impedância de entrada. Este tipo de informação encontra no manual da câmera, na secção correspondente ão microfone. Verifique que tipo de microfone aconselham para ligar à câmera e quais as especificaçôes dele. Lá terá se Mono se Stereo e a impedância.

Depois terá de verificar a impedância de saida do seu Zoom2. Também encontrará estas informaçôes no manual do mesmo. Nas caracteristicas do aparelho costuma vir estas especificaçôes.

Em função se Mono ou Stereo da sua câmera, escolhe o circuito no esquema que lhe dei, que melhor se adapta ão seu caso. Com estas informaçôes, é só calcular os valores das resistencias, servindo-se dos exemplos dados no circuito. Em vez de olhar só para o desenho, leia toda a página, que a informação está lá toda.

Os componentes podem ser soldados, não ligados com fita-cola. Não precisa de circuito impresso para este "modelo", mas os componentes têm de ser isolados uns dos outros, para não haver curto-circuitos. Cabos o mais curtos possibeis, para reduzir interferências ão minimo. Os componentes devem ficar junto da ficha que liga à Canon, para assim se reduzir a possibilidade do sinal de linha sofrer interferências ou reduçôes pelo comprimento do cabo. Resistencias de 1/4 de Watt de potência e de filme de metal.

Existe uma caixilha redonda, cujo tamanho é metade de uma pilha AA (mas mais gorda), que a função dela é eliminar as interferências AC dos circuitos de DC dos transformadores. Se retirar o iman de dentro dela, pode colocar os componentes no seu interior, dando assim um aspecto profissinal (e proteção) a todo o conjunto. Opte por fichas em L e pouco mais tenho a acrescentar.

Se não sabe minimamente disto, não se ponha a comprar sem aconselhamento. Vai gastar dinheiro (por pouco que seja), não obterá os resultados esperados e, em última análise, avariar o equipamento que tem. O circuito funciona, mas é preciso ter um minimo de conhecimentos para o fazer devidamente, e você tem de reconhecer que não os tem. Por isso a ideia de procurar um amigo ou casa de reparaçôes. Mas OK, está dificil. Boas.

P.S. Arranje um amigo. Pessoas que nem sequer conheço e nem sei de onde surgem, estam sempre a enviar-me e-mails a convidar-me para ser amigo deles no FaceBook.  :lol: Raios os partam!

A caixa que refiro é algo parecido com isto, mas redonda.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

boas

Quando andava na escola tive nota 5, em electricidade e demos um bocadinho de electrónica...

já li... é muita areia para a minha camioneta.. vou tentar bater em mais algumas portas aqui em Lisboa
:?

Muitas gracias...


rui ressurreição

LAURA, se vivesses em COIMBRA, aconselhava-te o CEC-centro electrónico de COIMBRA, e penso que te faziam o trabalho, pois eu conheço o pessoal e é tudo malta simpática...já tive alguns problemas com equipamento e eles são muito prestáveis...procura na net no google em centro electrónico de coimbra,regista-te e envia-lhes um mail a explicar o teu problema...vale a pena tentar...boa sorte.RUI.

LG

Citação de: rui ressurreição em 15 / Dez / 2010, 11:05
LAURA, se vivesses em COIMBRA, aconselhava-te o CEC-centro electrónico de COIMBRA, e penso que te faziam o trabalho, pois eu conheço o pessoal e é tudo malta simpática...já tive alguns problemas com equipamento e eles são muito prestáveis...procura na net no google em centro electrónico de coimbra,regista-te e envia-lhes um mail a explicar o teu problema...vale a pena tentar...boa sorte.RUI.

Obrigada, já estive a ver, vou tratar disso

Laura

LG

#22
está aqui o cabo, será que eu não enconto um bocadinho mais barato...

http://www.sescom.com/product.asp?item=LN2MIC-ZMGH-MON

este dá para usar os phones

:?

ou este

http://www.pinknoise-systems.co.uk/pinknoise-25db-35mm-dslr-cable-p-459.html