Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?

Iniciado por Miguel Sevivas, 08 / Dez / 2010, 15:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nair

Na Lusófona só à em Lisboa. No 1º FESTIVAL NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS PARA ESCOLAS DE CINEMA a Lusófona foi considerada a melhor universidade do país (existem 11) em 2009 ganhou o prémio Zon de Criatividade, melhor curta metragem! e o realizador recebeu Uma bolsa em Austin (Texas) e 15 mil euros (este ano duplicou) - o melhor prémio atribuído na área no nosso país, e se não ganha tem normalmente tem sempre curtas finalistas.

Tem o melhor centro audiovisual da península ibérica, em 2009 investiu 3 milhões de euros em material para a área de animação, cinema e fotografia para o próximo ano abre o de som. Os docentes são bastante bons pelo menos os que tenho e a maioria deles trabalham na área.  Como por exemplo o professor de Iluminação e um dos director de iluminação na RTP, o de edição trabalha na Sic, o de câmara já trabalhou para a globo, o de linguagem de narrativa realizou um filme que foi nomeado para os globos de ouro de 2008 e outro prof de câmara que é director de fotografia que já trabalhou no estrangeiro.

Na universidade são filmados programas da mtv num dos nossos estudios. Além da parceria com a MTV existe também com a sony, sic, sprottv, tvi, plural, avid entre outros... temos também um estúdio que permite fazer animação em tempo real (curso de animação). trabalhamos com software de edição utilizado pela industria americana, avid , em Dell's e final cut em mac's.

A nível de câmaras é tudo sony, no primeiro ano só trabalhas com DVCAM's mas nos anos seguintes já podes trabalhar com mini HDV'S e no terceiro com XDCAM .

O curso de cinema tem dois ramos o de Especialização em Realização e Produção Cinematográfica e Televisiva e de Especialização em Realização e Produçaõ Multimédia estou no primeiro ano no de televisão e estou a gostar bastante do curso.

A escola juntamente com a estc são as unicas escolas do país que fazem parte do Cilect onde estão reunidas escolas de toda a europa e no caso da lusofona é full membrer o melhor nível que existe dentro da organização.

neste curso tem a possibilidade de experimentar as áreas todas e depois tentas seguir aquela com que te identificas melhor, se queres algo especifico tenta entrar na estec que é cursos mais específicos mas não sei quais são as condições deles. eles forma pessoal para realização argumento direcção de fotografia etc. e só entra quem eles querem tem um critérios de selecção, na lusófona entra praticamente tudo depois a medida que passas de ano divide-se o numero de alunos por dois e são esses que ficam literalmente ou desistem porque fazer filmes não é o mesmo que vê-los ou as propinas são muito altas 380/mês ou então não conseguem fazer as cadeiras..

yoxi

Realmente ainda bem que referiste que apenas existe o curso em Lisboa, estava crente que também havia no Porto. É uma pena,mas um caso a pensar. Não tens nenhuma aspecto negativo a salientar?

Nair

Eu acrescentei mais alguns aspectos no post acima.

Posso te dizer que os serviços académicos não são muito famosos. Mais câmaras para requisição. e mais e melhores meis para fazer a digitalização dos nos projectos.

De resto não tenho muito mais a acrescentar.

Se quiseres ir para o estrangeiro e tiveres os meios necessários vai ou para Inglaterra ou Alemanha.

Cá não tens melhor que isto.

Reforçando aquilo que já disseram a lusófona dá-te uma folha que te pode abrir entrevistas para trabalho não existe emprego garantido e estamos a falar em TV. O que manda é aquilo que tu fazes os 15 e os 16's de média final pouco importa.

Em cinema propriamente dito só arranjas trabalho sé conseguires ir ganhando festivais de outra forma não estou a ver.

A lusófona dá-te as bases que os que não têm curso demoram mais tempo a adquirir o resto tens de ser tu. Vê filmes, making ofs, faz curtas, lê guiões, faz edição e pesquisa se é mesmo isto que queres seguir.

Nair

Já agora aproveito para deixar o meu primeiro projecto desenvolvido para uma cadeira da área:

e um outro um projecto final de num CET em multimédia que fiz:

link para veres as cadeiras do curso:

http://www.ulusofona.pt/index.php/escola-de-comunicacao-artes-e-tecnologias-da-informacao/licenciatura/licenciatura-cinema-video-comunicacao-multimedia

yoxi

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Gostei dos teus projectos, especialmente o trailer. Nota-se a formação na área, possuí ideias originais, os meus parabéns.

Já agora, e por motivo de curiosidade, aqui fica um vídeo promocional feito por mim e o Miguel Sevivas, criador deste tópico:

LG

Muitos giros os videos
:-D

(o melhor é vires para Lisboa)
:?

Diogo

Olá!

Eu estou a concluir o meu 12º Ano e já ando a pesquisar escolas de cinema desde o meu 10º Ano e a minha conclusão foi a seguinte:

Ou tiras um curso no estrangeiro, ou és autodidata e fazes como alguns grandes realizadores fizeram... Não tiras curso nenhum e em vez de pagares 5000€ num curso, pagas 5000€ numa produção audiovisual.

Na primeira opção, existem escolas de excelencia por todo o mundo... Eu pessoalmente gosto da vancouver film school, mas é realmente muito cara. Depois também tens a AFI, que tem bom ensino também.
Falando de cursos menos excentricos, temos a nossa vizinha Espanha.
Espanha tem cursos de cinema muito bons e bons realizadores têm saido de lá.
Entre as que eu vi, temos a ESCAC e a TAI.
O problema é que os cursos de realização dessas e de todas as escolas superior de cinema de Espanha são só 3 horas por dia o que leva a suspeitar... mas isso ainda é mais uma coisa que eu tenho que pesquisar.

Espero que a informação te seja útil.
Cheers ;)

Vasquez

Houve a bem pouco tempo um protocolo criado entre a RTP e varias escola de Cinema de Portugal, para a adaptação de contos de natal de escritores lusófonos a curtas-metragens.

Nao me parece que isto deva pesar muito na escolha, mas nao deixa de ser interessante.

Fica o link para as curtas.

http://www.rtp.pt/contosdenatal/conto2.php

Raphael Madeira

Pedro Reis:

Uma pequena correcção só, se o realizador português de que estas a falar é o Nuno Rocha, ele estudou no Instituto Politécnico do Porto (IPP). Ignoro se ele esteve na Lusófona antes mas achei que valia a pena mencionar.
Se quiserem mais informação deste grande realizador português veisitem este site:

http://www.zacuto.com/featured-filmmaker-nuno-rocha

Pessoalmente acredito que o IPP é o ideal para aprender as bases de cinema e audiovisual das 3 Universidades do Porto. Tem bom material e em quantidade considerável e estarão livres de opiniões dos diversos professores como acontece na Esap onde um professor por vezes não ensina factos mas antes a sua preferência estética ou versão dos feitos.

Exemplo muito básico disto:
O professor Costa e Silva diz: "Os Irmãos Lumière são responsáveis pela criação do Cinema.

O professor Pinho diz: "Thomas Edison é responsavel pela criação do Cinema.

Como Aluno o que irás guardar como facto?

Cito outro nome que qualquer aluno de cinema da Esap conhece: Sério Fernandes, um homem que já tem tal má fama que muitos o chamam de "Fraude Artística"

No Ipp irão vos ensinar factos, seja de um ponto de vista técnico(Ex:Manuseamento de material diverso) ou teórico(Ex:Aprendizagem das bases de argumento ou realização) e irão deixar-vos decidir quais as vossas preferências estéticas.

O problema é ser difícil entrar no curso TCAV pois só tem 20 vagas e não facilitam a vida aos alunos pondo Inglês como Prova de Ingresso.

Quanto a estudar no estrangeiro, em termos de Universidades públicas França e Inglaterra são a vanguarda na Europa de Oeste.
Na Europa de Este tem varias excelentes faculdades como a da Estónia, a Baltic Film and Media School,(http://www.bfm.ee/web/) e o custo de estudos é razoavelmente mais baixo nesses países.
Um professor na Esap, creio que foi o Professor Vidinha, não tenho a certeza, disse-nos uma vez que a melhor Universidade de Cinema e Audiovisual no Continente Europeu era em Moscovo!

Espero ter ajudado futuros estudantes com estas informações, quanto ao resto, o meu  colega Nuno Vasques Cambra já disse tudo o que havia a dizer com a excepção talvez sua da diferença de opinião sobre o IPP.

Vasquez

eu realmente do que desconheço prefiro não falar...

e se o IPP tem assim tantos meios, é estranho terem que participar na iniciativa da RTP em parceria com outros...

de resto os irmãos Lumière foram os primeiros a EXIBIR publicamente um filme com o cinematógrafo.

Mas hoje em dia, está mais que provado por historiadores que Thomas Edison tinha já patenteado uma série de invenções importantes para o desenvolvimento técnico do cinema, incluindo câmaras de filmar iguais as dos Lumière em tudo, com a excepção de não projectarem a filmagem.

Isto só não sabe que não quer... E quem tiver dois dedos de testa conclui que foram TODOS muito importantes e tentar distinguir um, como se isto fosse escolher o melhor golo da liga, é uma tarefa idiota.

De resto na ESAP o inglês também serve como prova de ingresso...

E não me vou alongar mais em conversas que nada ajudam quem vê este tópico.

Raphael Madeira

Nuno:

Exacto!

Tu chegaste a um compromisso e admitiste que todos foram importantes o que é a reposta certa, é pena professores que a sua tarefa é ensinar a próxima geração não cheguem a tal compromisso.

E sim, a Esap tem Inglês como prova de ingresso, o que facilita a entrada aos alunos, eles até tem por hábito aumentar o número de vagas iniciais, tudo isto para ter mais dinheiro ao fim do mês mas isso quando se é privado é perfeitamente normal.

Por exemplo, eu não tenho problema nenhum em dizer que não consegui entrar no IPP mas com a prova de ingresso em inglês já consegui entrar na ESAP, se isto é mau ou bom depende do ponto de vista de cada um.

Quanto à iniciativa da RTP, tal como tu prefiro não falar do que desconheço, mas o que sei é que há material no IPP e que a ESAP deixa a desejar.

Se tiveres curioso podes ver aqui a lista de material requisitável do IPP só para o curso TCAV.

http://www.flickr.com/photos/51473825@N03/with/4771384906/

Ps: É fixe voltar a falar contigo Nuno, a totil que não te vejo xD

Vasquez

Bem... realmente estas instalações são outra coisa...

Mas enfim... a ESAP com todos os seus defeitos ainda tem muito para dar... mais vale partir para a luta e não olhar para trás.

Bom ver que mais alguém encontrou este fórum finalmente...

Abraço Raphael

Maria Clifford

Boa noite!

Vim aproveitar as respostas a pergunta deste tópico e queria perguntar mais umas coisas: quanto pagam de propinas na lusofona de lisboa? E se é dificil entrar no curso, segundo o site do dges há cerca de 130 vagas, mas não indica a nota do último candidato. Poderiam dar uma ideia?

LG

Olá Maria,

Eu estive num workshop na Lusófona e gostei imenso, acho que estão muito bem equipados e os professores parecem porreiros. O resto não sei muito bem.

Maria Clifford

Depois de ler este tópico, vejo que os únicos satisfeitos aqui pareceram são os que andaram na Lusofona! Fico mesmo com pena de ser longe! :(