NTG-1 compatível Canon 550D?

Iniciado por Miguel Sevivas, 09 / Dez / 2010, 22:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

Miguel Sevivas

Boas.

Gostaria de saber se o microfone NTG-1 é compatível com a Canon EOS 550D.

Agradeço a ajuda.
Cumprimentos.

Vasquez

Atenção que os inputs dessas câmaras são muito maus....

Se pensas que vais captar som directo para uma curta metragem por exemplo: esquece.

Agora se for para gravar uns passarinhos tudo bem. Uma entrada mini-jack é uma entrada mini-jack.

Miguel Sevivas

Citação de: Nuno Vasques Cambra em 10 / Dez / 2010, 00:07
Atenção que os inputs dessas câmaras são muito maus....

Se pensas que vais captar som directo para uma curta metragem por exemplo: esquece.

Agora se for para gravar uns passarinhos tudo bem. Uma entrada mini-jack é uma entrada mini-jack.

Boas Nuno, é bastante importante gravar o som com grande qualidade, pois para mim 50% de qualquer produto audiovisual é audio, o que é bastante significativo, sabes-me dizer se existe algum tipo de gravador externo em que eu possa gravar o som ao nível de qualidade do NTG-1?

Obrigado.
Cump.

José Costa

Boas.
Citado: "Gostaria de saber se o microfone NTG-1 é compatível com a Canon EOS 550D."

Não. O microfone em questão precisa de alimentação phantom 48v e a Canon não a fornece.

Citádo: "...se existe algum tipo de gravador externo..."

Sim. Procure na filmebase.pt que encontra lá o que procura. Boas.

P.S. Nada tenho a ver com a filmebase e o site só foi referido a titulo de exemplo. Existem outros.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

zoom h2

8)

Mas não liga directamente na camara, ainda!

Miguel Sevivas

Citação de: Laura em 10 / Dez / 2010, 20:27
zoom h2

8)

Mas não liga directamente na camara, ainda!

Olá Laura.

Obrigado pela opinião, o zoom H2 tem boa qualidade, mas não é mais focado para entrevistas?
O que eu procuro mesmo é um super cardióide ou um shotgun (não sei se o zoom h2 é o indicado) mas se não o for, peço desculpa pela minha ignorância.
Também ando bastante indeciso em comprar uma canon EOS 550D ou uma canon 5D markII usada, cujo a diferença de preço ronda os 250/300€, é também de salientar que a única funcionalidade que lhe vou aplicar é em video.
Ajudem-me malta, pois ando bastante indeciso da escolha do equipamento, no passado já me arrependi de algumas compras por ser bastante precipitado.

Obrigado.  :wink:
Cumprimentos.

Vasquez

se a diferença entre uma e outra é essa, e a pessoa que ta vai vender é de confiança, acho bem que compres a Mark II.

Com o Zoom h2 podes escolher entre vários raios e cones de captação áudio. não podes é ligar um micro externo (acho eu. corrijam se estiver errado).

Para ligares um externo compras um Zoom H4n ou equivalente por 300euros.

Agora... feitas as contas a este tipo de gastos... se calhar mais vale comprar uma máquina de filmar....

Isto vindo de quem também comprou uma DSLR recentemente... Pesa bem a tua escolha.

LG

Bem,

Eu ia para a canon 550d, mais o zoom h2 ou h4.
A canon 550d bloqueia muito bem a abertura, fecha muito bem os pretos à noite, com luz noctura a 50p não faz riscas (jÀ não me lembro do nome tecnico) a 25p faz.

Desvantagens das slrs ás camara de filmar normais, não consegues ter uma filmagem continua mais que 15m, varia. aquece, mas se for para fazer planos curtinhos de cada vez, at'e aos 10m 5*. (agora no inverno a filmar no exterior, nunca aquece. Eu não sei quais serão as vantagens no video, da canon 5d  em relação a 550d.

vantagens da 550d: não pesa, vai contigo para todo lado...

guarda uns trocos para os cartões vais precisar de uns 100 a 150€ para cartões de classe 10

Para trabalho mais  artistico, sem grandes compromissos profissionais, sem ter que filmar durante 1 hora seguida, acho que ficas bem servido com a canon 550d

Miguel Sevivas

Citação de: Nuno Vasques Cambra em 10 / Dez / 2010, 21:37
se a diferença entre uma e outra é essa, e a pessoa que ta vai vender é de confiança, acho bem que compres a Mark II.

Com o Zoom h2 podes escolher entre vários raios e cones de captação áudio. não podes é ligar um micro externo (acho eu. corrijam se estiver errado).

Para ligares um externo compras um Zoom H4n ou equivalente por 300euros.

Agora... feitas as contas a este tipo de gastos... se calhar mais vale comprar uma máquina de filmar....

Isto vindo de quem também comprou uma DSLR recentemente... Pesa bem a tua escolha.

Pois, mas eu acho que se deve analisar da seguinte forma:
Pelo que tenho lido em bastantes sites, blogues, etc, as DSLR, são a forma mais económica de produzir vídeos de altíssima qualidade (a nível de imagem), a nível de imagem são melhores que as semi-profissionais, e melhores que algumas de cinema, claro que com a possibilidade e dependendo das lentes, etc.
Li também que as 5D Mark II consegue gravar a níveis de baixa luminosidade melhor que uma RED.
A meu ver, e corrijam-me se acham que estou errado, é bastante compensatório optar por uma DSLR, nomeadamente a 5D Mark II, visto que é a que se adequa mais às minhas necessidades.
Fazendo bem as contas, para fazer vídeos de grande qualidade a nível de tudo, não gasto mais do que 3000€ e se não me engano, as câmara de video profissionais "boas" custam para cima de 3500€.  :-k

Cumprimentos e obrigado!

LG

Citação de: Miguel Sevivas Luzio em 10 / Dez / 2010, 22:18
Pois, mas eu acho que se deve analisar da seguinte forma:
Pelo que tenho lido em bastantes sites, blogues, etc, as DSLR, são a forma mais económica de produzir vídeos de altíssima qualidade (a nível de imagem), a nível de imagem são melhores que as semi-profissionais, e melhores que algumas de cinema, claro que com a possibilidade e dependendo das lentes, etc.
Li também que as 5D Mark II consegue gravar a níveis de baixa luminosidade melhor que uma RED.
A meu ver, e corrijam-me se acham que estou errado, é bastante compensatório optar por uma DSLR, nomeadamente a 5D Mark II, visto que é a que se adequa mais às minhas necessidades.
Fazendo bem as contas, para fazer vídeos de grande qualidade a nível de tudo, não gasto mais do que 3000€ e se não me engano, as câmara de video profissionais "boas" custam para cima de 3500€.  :-k

Cumprimentos e obrigado!

xiiii, tanto dinheiro, eu direi que só precisas de gastar 1500€...

valentim mendes

oi, Laura, para poderes obter boas filmagens de baixa luminosidade precisas de boas objectivas,  com grandes aberturas como por exemplo f/1.4, cujo valor ultrapassa largamente o que referiste. A vantagem das DSLR É que o sensor e muito maior em comparação das cameras video, a 5D tem um sensor ful-frame de 35mm, mas em questão de som é péssimo, tens investir numas entradas XLR, que já existe para estas máquinas, mais algumas centenas de euros...

valentim mendes

Oi Miguel, eu uso o Rode videomic na minha 7D, o som é razoavel, mas o péssimo é o ruido, (zunbido) que fica de fundo.
o melhoR é optar pelo sistema adaptador audio XLR Beachtek DXA-5DA

Miguel Sevivas

Citação de: valentim mendes em 11 / Dez / 2010, 10:03
Oi Miguel, eu uso o Rode videomic na minha 7D, o som é razoavel, mas o péssimo é o ruido, (zunbido) que fica de fundo.
o melhoR é optar pelo sistema adaptador audio XLR Beachtek DXA-5DA

Boas Valentim Mendes, de facto ajudaste-me imenso! O adaptador audio XLR Beachtek DXA-5DA é bastante bom e não é muito caro, desta forma já posso usufruir de uma som e video profissional com um preço razoável!
Estive também a ler no site da B&H e pelo que vi a 550D é a que se adequa mais às minhas necessidades, apesar da 5D mark II ter melhor qualidade de imagem.

Obrigado malta.
Foram bastante úteis :wink:

José Costa

Boas.
Citádo: "não gasto mais do que 3000€"
e também: "xiiii, tanto dinheiro, eu direi que só precisas de gastar 1500€..."

Ão ritmo que os palpites estão a ir, não tarda nada a o material ser oferta e ainda pagam para o levar para casa.  :-({|=

É certo que as DSLR têm uma boa imagem mas não a conseguem só com o corpo. As objectivas e os acessórios são caros e a qualidade de imagem, o resultado final, está directamente relacionado com o dinheiro que se investe em todo o "sistema". Infelizmente, anda tudo tão "atazanado" pelo marketing que não consegue ver dois palmos á frente do nariz. Até os primeiros obstáculos surgirem no terreno e terem de abrir os cordôes à bolsa para resolverem os problemas. Ou isso ou acabam por encostar a câmera a um canto.

Mas alegrem-se: já vi uns filmes fixes feitos por um telemóvel. Só precisaram de gastar 75 ou 100 euros.  :-({|=

Citádo: "Pelo que tenho lido em bastantes sites, blogues, etc,"

As modas e a publicidade têm um efeito único: conseguem cegar a quem tem olhos para ver. Leêm as letras gordas mas fogem das pequeninas. Boas.

P.S. A opinião acima expressa por mim é a titulo meramente "opinal". Nada de pessoal contra os Users em causa, e sem a menor intenção de ofender. Que nestas coisas gosto de tudo muito "direitinho".
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Nuno S. Ferreira

Também já estive numa situação idêntica e acabei por optar por uma câmara de vídeo (Canon XHA1s). Julgo que fiquei bem servido e não chegou aos 3000 euros.
Realmente, ao preço de uma VSLR é tentador. Mas depois pensei um bocado:
- Para conseguir imagens de boa qualidade em baixa luz terei de investir em lentes de qualidade - Aumento do orçamento
- AS VSLR não foram construídas com o objectivo de filmar, logo ergonomicamente não são muito práticas. Teria de investir em suportes e outros acessórios como follow focus - Novo aumento do orçamento
- AS VSLR não foram construídas com o objectivo de filmar, logo a bateria não tem a melhor autonomia para esta função. Teria de comprar umas poucas de baterias - Mais um aumento do orçamento
- AS VSLR não foram construídas com o objectivo de filmar e não suportam, como já referido, mais do que 12 a 15m de filmagem contínua. Além disso, com os ficheiros enormes gerados teria de se investir em vários cartões, rápidos, de boa qualidade e de grande capacidade - E mais um aumento no orçamento.

No final, feitas as contas, e face ao investimento necessário (muito maior face a uma boa máquina de filmar) achei que ainda não era a altura certa para investir numa máquina destas para filmar, e não me arrependo.
Mas que têm uma qualidade fabulosa, lá isso têm, e em baixa luz então...
Como disse, para mim ainda não foi a altura certa, mas já faltou mais. Até porque com o sucesso e o boom que as VSLR tiveram, mais novidades estão para vir. E de certeza que os fabricantes chegarão a uma altura que irão adaptar as características destas máquinas para vídeo. Aliás, já o começam a fazer: http://catalog2.panasonic.com/webapp/wcs/stores/servlet/ModelDetail?storeId=11201&catalogId=13051&itemId=473159&catGroupId=112502&surfModel=AG-AF100&displayTab=O