Atribuir o mesmo nome a ficheiros Raw e JPEG

Iniciado por Filipe Araújo, 10 / Mar / 2011, 12:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Filipe Araújo

Olá a todos, em especial ao José Costa que por várias vezes me ajudou.

Sou fotografo na área dos BBC e utilizo cada vez mais os ficheiros em Raw.
Por motivos de workflow não posso deixar de trabalhar em JPEG. A questão que eu faço é a seguinte: alguém sabe, como posso atribuir numa pasta de fotos, e de forma automática, o mesmo nome ao ficheiro Raw e JPEG ao mesmo tempo, ou seja, que o resultado fique próximo disto –

Foto (1). Jpeg
Foto (1). Raw
Foto (2). Jpeg
Foto (2). Raw
Foto (3). Jpeg
Foto (3). Raw
...
Grato pela vossa ajuda: Filipe Araújo.



Nuno S. Ferreira

Porque não coloca numa pasta os RAW e noutras os JPG, renomeia os dois e depois é só voltar a copiar para dentro da mesma pasta. se tiver o mesmo número de ficheiros e com a mesma numeração com que saem da máquina serão renomeados pela mesma ordem.

Filipe Araújo


Boa tarde sr. Nuno S. Ferreira,

antes de mais gostaria de agradecer-lhe pelo seu tempo e resposta.

Não me tinha lembrado disso, acho que é uma boa solução.Tem a limitação de obrigar a fotografar sempre em duplicado e de no periodo da triagem dos ficheiros (olhos fechados, más expressões) não se encontrarem em paralelo, mas caso não encontre outras soluções ajudará bastante.

Grato pela ajuda: Filip Araújo.

gcoutinho

Eu costumo usar o Faststone.
1º Coloco os RAW numa pasta.
2º Abro essa pasta com o Fastone.
3º Selecciono todos os RAW e clico em F3
4º Nas opções configuro a pasta de saída como a mesma de entrada e guardo como JPG.

Depende do numero de imagens que se têm, poderá demorar algum tempo.

A segunda e a mais práctica, depende se a sua maquina suporta ou não, a minha permite guardar de imediato em JPG+RAW.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Nuno S. Ferreira

Citação de: Filipe Araújo em 10 / Mar / 2011, 15:30
Boa tarde sr. Nuno S. Ferreira,

antes de mais gostaria de agradecer-lhe pelo seu tempo e resposta.

Não me tinha lembrado disso, acho que é uma boa solução.Tem a limitação de obrigar a fotografar sempre em duplicado e de no periodo da triagem dos ficheiros (olhos fechados, más expressões) não se encontrarem em paralelo, mas caso não encontre outras soluções ajudará bastante.

Grato pela ajuda: Filip Araújo.


O Sr está no céu. Nuno é mais do que suficiente.
Quanto à sua dúvida, não percebi o que quis dizer com: "Tem a limitação de obrigar a fotografar sempre em duplicado e de no período da triagem dos ficheiros (olhos fechados, más expressões) não se encontrarem em paralelo, mas caso não encontre outras soluções ajudará bastante."
Quer explicar?
Já agora, li que trabalha em fotografia na área de BBC. Que software usa para a edição?

Cumprimentos

Filipe Araújo

Olá Nuno S. Ferreira, obrigado pela sua ajuda.

Para edição de vídeo Adobe Premiere pro (veio com a placa Matrox rtx 100), para fotografia Photoshop cs3, mas tenho feito alguns testes num CS5 (demo).

Por norma fotografo só em JPEG (fine), porque é mais leve e tem a vantagem de facilitar o processo no dia quando é preciso mostrar as fotos aos convidados. No entanto em situações de luz indirectas, luzes parasitas, final de tarde, nocturnas, etc. o RAW trás vantagens inegáveis para tratamento da exposição e cor.

A razão, porque sinto a necessidade de ter todos os ficheiros em paralelo, prende-se com o facto que só é possível numerar 2 pastas e ter ficheiros numerados correctamente se o número das duas pastas ser igual.

Algum tempo atrás a minha esposa numerou na mesma pasta os ficheiros JPEG e RAW e que ficaram encadeados, tentei reproduzir o processo mas sem sucesso e por isso peço-vos ajuda. 

Mais uma vez obrigado pela ajuda, cumprimentos: Filipe Araújo.


Nuno S. Ferreira

#6
Acho que continuo sem perceber bem o que pretende. Peço desculpa.
Em todo o caso aqui vai, partindo que a minha suposição está correcta.
Pelo que li e entendi, faz umas centenas de fotos num casamento, muitas em JPG e outras tantas em RAW. A ideia com que fiquei ao ler a sua dúvida é que quer os RAW com o mesmo numero dos JPG depois de terem sido convertidos para este formato.
Vamos imaginar:
Foto (1). Jpeg
Foto (2). Jpeg
Foto (3). Jpeg
Foto (4). Jpeg
.....
Foto (100). Jpeg
Foto (100). Raw
Foto (101). Jpeg
Foto (101). Raw
....
E assim sucessivamente.
Imaginemos que tinha fotografado inicialmente em JPG e mais tarde, devido às condições, em RAW. Pelo que percebi quer converter os RAW em JPG e que estes mantenham a mesma numeração que o ficheiro original (RAW), mas em sequência com as restantes imagens, como no exemplo que indiquei.
Se for esse o caso, eu faria assim:
Colocava todas as fotos RAW e JPG dentro de uma pasta e fazia a selecção de imagens eliminando as que não irão ser utilizadas (olhos fechados, más expressões, etc). De seguida apenas renomeava  as imagens mantendo o formato original. Iria ficar com algo como isto, por exemplo:
Foto (1). Jpeg
Foto (2). Jpeg
Foto (3). Jpeg
Foto (4). Jpeg
.....
Foto (100). Raw
Foto (101). Raw
Foto (102). Raw
Foto (103). Raw
Depois de renomeados os ficheiros, seleccionava os RAW e exportava para JPG mantendo o nome.
Iria ficar com algo como isto:
Foto (1). Jpeg
Foto (2). Jpeg
Foto (3). Jpeg
Foto (4). Jpeg
.....
Foto (100). Jpeg
Foto (100). Raw
Foto (101). Jpeg
Foto (101). Raw.

Se tem o PS CS3 pode automatizar a exportação de ficheiros para o formato que pretende. Com dois ou três cliques converte os ficheiros que quiser. E se tem o PS CS3 também tem, com certeza, o Bridge e aí é facílimo renomear a quantidade de fotos que quiser.
Como pode ver, todo o processo, que pode envolver centenas de imagens, pode ser efectuado com meia dúzia de cliques.

Não sei se era a sua dúvida. Se não foi o caso peço desculpa, mas então vai ter de me explicar melhor o que pretende para ver se o consigo ajudar.

Cumprimentos.

Filipe Araújo

 Boa noite Nuno S. Ferreira,

mais uma vez grato pelo seu tempo e paciência.

È assim, ao longo do casamento vou fotografando praticamente todo o serviço em JPEG, mas por vezes ao longo do dia sou confrontado com certas situações por vezes incontornáveis: quando uso o flash indirecto em espaços com tectos em madeira, quando fotografo  em espaços com paredes coloridas,  igrejas com vários tipos de iluminação, quando há influencia de vitrais ou talhas douradas ou então, cada vez mais frequente, fotografar grupos ou pessoas no final da tarde onde nos surgem os vermelhos e amarelos ao sol e na sombra os azuis e cyans característicos.
Para essas situações regulo as minhas maquinas para JPEG mais RAW.
Para conseguir imprimir fotos para mostrar aos convidados a tempo, tenho alguém que ao longo do dia vai recolhendo os cartões de memória, faz a triagem das fotos e que enumera os ficheiros. Para isso, separa os RAWs dos JPEGs, já que não consigo lhes dar o mesmo nome na forma que pergunto, e na pasta de JPEG vai modificando os nomes pela ordem temporal do dia, acrescido do facto de que muitas vezes se misturam ficheiros de 2 máquinas fotográficas, neste caso D300 e D90.
  Depois do serviço, quando se vai tratar os ficheiros que os convidados pediram, há por vezes a necessidade de recorrer aos ficheiros RAWs, porque tem uma maior latitude de trabalho e que preservam mais informação. Mas nesse momento tenho um lote de fotos a exemplo de 1500 fotos JPEG mais 500 RAW que já se encontram repetidos anteriormente (ex: (815).JPEG e DSC8965.NEF – que é o RAW da Nikon).
Assim, a pergunta que eu faço é a seguinte: é possível atribuir, dentro de uma pasta de fotos de forma automatica, o mesmo nome aos ficheiros RAW e JPEG, ainda que o numero de uns e outros seja distinto?

Faço esta pergunta aqui, porque cada vez mais se usa os ficheiros RAWs nos actos fotográficos e de certo que este problema que falo é um problema comum para uma boa parte dos profissionais.

                Mais uma vez, e porque nunca é de mais, obrigado pelo tempo e ajuda: Filipe Araújo.

Nuno S. Ferreira

#8
Olá Filipe.
Embora esteja por aqui a fotografia é mais a minha área, Também faço casamentos e também uso Nikon.
Respondendo mais directamente à sua questão, não conheço nenhuma forma de renomear dois ficheiros (embora com extensões diferentes), dentro da mesma pasta, de forma automática e mantendo o mesmo nome.
Eu faria exactamente o que lhe disse acima.
Primeiro fotografaria apenas em RAW nas situações em que diz que usa os dois formatos em simultâneo (JPG+RAW) já que posteriormente iria facilitar o trabalho que pretende.
Depois de todas as fotos numa pasta (JPG e RAW, atenção que não são os RAW+JPG) renomeava todos os ficheiros. Desta forma iria obter uma ordem sequêncial, independentemente do formato das fotos. Com isso feito, exportava os RAW para JPG, para dentro da mesma pasta. Iria ficar com o resultado final que pretende. Tudo isto feito de forma automática no bridge e no photoshop não dá trabalho praticamente nenhum e fá-lo em relativamente pouco tempo.
Não sei se sabe automatizar estas acções, se for esse o caso, terei todo o gosto em explicar.

Cumprimentos

Filipe Araújo


Bom dia Nuno S. Ferreira,

obrigado pelo seu tempo e paciencia, espero um dia poder retribuir.

Não tendo uma alternativa totalmente final, irei seguir o seu conselho, até porque o seu metodo representa uma evolução do que faço.
Fotografei neste fim-de-semana um baptizado que ainda não numerei. Irei assim aplicar o seu conselho, por forma a servir de barometro para outros serviços.

Mais uma vez, grato pela sua ajuda: Filipe Araújo.


Nuno S. Ferreira

Estamos todos cá para isso, julgo eu.
Depois diga como correu.

jdoro

Depois de tantas boas respostas so é meu dever aconselhar-lhe a compra de um cartão como concerteza sabe existem cartões de grande capacidade eu uso um de 8gigas que tira em jpeg na melhor qualidade 1744 fotos e em raw 766 se tirar nos dois formato ao mesmo tempo tira 407 fotos se tirar em raw no formato (s) qualidade logo abaixo do raw e superior ao jpeg tira 9999 e por aí fora tem muito por onde escolher.

cumps

joaquim