Até quando vou ser contratado...

Iniciado por Rodrigo Pinheiro, 02 / Fevb / 2011, 19:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rodrigo Pinheiro

Boas

Até quando vou ser contratado para fazer as reportagens BBC's? :-k
Esta é uma questão que me assombra já há algum tempo, porquê perguntam alguns?

Existem algumas razões:
       - A idade que tenho, 50 anos já cá cantam, e quanto mais velhos formos menos vezes somos contratados. Por muito bons que sejamos, o nosso "aspeto" tem alguma influência na escolha do cameraman. ](*,)
       - Cada vez há menos casamentos, é que a reportagem dos divórcios ainda não é procurada, infelizmente ](*,)
       - A atualização dos computadores, das cameras, etc. Cada vez mais é necessária e com um tempo de duração mais curto, portanto mais dinheiro é preciso gastar quando cada vez ganhamos menos ](*,)
       - A reforma cada vez é mais tarde. Não tarda tenho que ir de canadianas fazer as reportagens ](*,)

Cumprimentos e bons trabalhos

Rodrigo Pinheiro
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

alenproducoes

Caro Rodrigo Pinheiro.

Anda preocupado em saber ate quando irá encontrar trabalho devido sua idade, eu ando preocupado por não conseguir encontrar profissionais da sua idade para contratar porque a malta nova que sai dos cursos universitários vem de la sem saber praticamente nada.

São muito poucos os recém formados que demonstram realmente interesse pela profissão e vem com o mínimo dos conhecimentos necessários para os padrões que são exigidos no mercado competitivo em que vivemos. A grande maioria das pessoas que se formam, vem com padrões e ideias de mercado completamente erradas, depois chegam às empresas e esbarram com a dura realidade, 6 meses depois estão no desemprego. Outros procurarem estágios profissionais onde apenas 1% depois de efectuar o estágio se mantém na empresa, e onde por norma culpam a empresa e não se apercebem que não tem o mínimo de conhecimentos ou vontade para despenhar a função e por isso não mantiveram o posto de trabalho.

Existe excepções mas eu continuo a procurar por elas... ;)

Por isso não se preocupe muito com esse factor, preocupe-se sim em se manter actualizado, ate porque sou praticamente da sua idade e estou muito longe de pensar como o Rodrigo Pinheiro, antes pelo contrario, como lhe disse no inicio.

Diamantino simão

Boas

O amigo Rodrigo já preocupado com essa idade?!. eu sou mais velho ( 53) e o que realmente me preocupa 'e a falta de trabalho que se está a sentir nesta região centro.

Ano após ano, eu e a minha equipa, vamos tendo menos trabalho em casamentos e Bapt. A concorrência da zona se queixa do mesmo. Não há dinheiro. Exemplo: vou fotografar um Bapt. no próximo fim de semana, esse casal é o segundo filho, no primeiro filho, fiz as fotos e filme, este, é só fotos e nem tenho direito ao habitual almoço. E a queda ainda não acabou, porque hoje com as máquinas que existem no mercado e com os Sftwaires existentes, qualquer curioso já faz qualquer coisa engraçada.

ESPERAMOS MELHORES DIAS...

boa noite.

Rodrigo Pinheiro

Boas

Obrigado pelo incentivo Alenproduções, espero que tenha razão e espero que os meus clientes possam pensar da mesma maneira.

Agora já sei, quando não tiver trabalho vou até Beja, pode ser que arranje qualquer coisa... :lol:

Cumprimentos e bom trabalho

Rodrigo Pinheiro

Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Licínio Castro

Pelo sim, pelo não, pondero dedicar-me à agricultura de sustento e "quiça" vender umas hortaliças aos amigos.

E para aqueles que me conhecem...sim estou a falar a sério.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

rui ressurreição

parece que neste tópico o pessoal tem mais humor que nalguns que aqui encontro...
RODRIGO, velhos são os trapos...a minha mãe faz este mês 84 anos e tá sempre a dizer que no ano que vem larga o quintal e serviços para fora, mas na verdade ela não sabe fazer outra coisa e gosta do que faz...nunca desistas dos teus sonhos...aliás digo isto para qq profissional aqui do fórum...nesta área há trabalho para todos...é preciso é saber fazer bem as coisas...se nos tivermos mais união e diálogo acredito que essas dificuldades sejam ultrapassadas...abraço para todos.RUI.

João Vieira

Caro Rodrigo Pinheiro, idade não é um problema! Problema é querer trabalhar e não ter!

Problema é passar os anos e não se actualizar!

Tudo que sei hoje da parte técnica aprendi de um professor já nos seus 40 anos, isto em 2005.

O problema de muita gente que se forma, é que vem das universidades cheios de ideias manhosas que na pratica não são aceites pelo mercado nem tão pouco dão dinheiro.
Depois tem aqueles que querem apenas os 9 meses de estágio profissional para ganhar umas massas!
Ainda tem a grande parte que tiram um curso e se acham realizadores TOP :)

No meu caso em concreto, posso dizer que já tenho alguma experiência, e está a ser muito complicado arranjar trabalho!

rui ressurreição

gostei imenso do teu site...aqui te deixo uma sugestão:aluga uma sony ex1 ou ex3 por um dia, vai para uma cidade cheia de gente e actividades e filma o que puderes(que não tenha direitos de autor)...vai tb para praias, zonas de turismo, montanhas etc...filma tudo o que puderes...depois passas tudo para discos duros(tira cópias de segurança)...faz vários filmes em hd(só o ficheiro), de vários temas ...usa a criatividade, after effects e 3d studio max(usa trials)...tb podes usar o blender 3d...tem atenção à apresentação e ao grafismo, à voz do locutor que usares e às músicas sem direitos de autor...depois vai a várias empresas de audiovisuais e multimédia mostrar os teus trabalhos (ninguém precisa de saber que fizeste esses trabalhos com uma máquina alugada)e  vais ver que encontras trabalho...não peças para fazer estágios de 6 ou 9 meses...desejo-te boa sorte em tudo JOÃO VIEIRA.Se optares por uma dslr, aluga uma canon eos 1d mark iv...claro que podes optar por outras marcas e outras referências...só te estou a dar exemplos , mais nada.BOAS.

LG

Existe 2 tipos de trabalho, um que nós fazemos para o nosso umbigo e é onde nos realizamos e não ganhamos, só gastamos, e outro que é para vender, tempos que perceber o que o cliente gosta e muitas vezes não é o que nós gostamos.

Eu acho que é honesto com aquilo que faz, quem se esforça por fazer o melhor que sabe, tem sempre trabalho.

Licínio Castro

Eu compreendo perfeitamente o amigo Rodrigo, é que a situação chegou a tal ponto, que já nos questionamos se a falta de trabalho têm a ver com nossa idade.

E realmente no mundo BBC, a aparência jovem têm o seu peso, embora o problema maior seja mesmo esta crise, originada por meia dúzia de "iluminados sem consciência", que insiste em bombardear-nos a todo o instante com uma insuportável carga de dramatismo e negativismo.

Falo de uma comunicação social que inconscientemente, não conhece outras notícias, senão falar em desemprego, tragédias, assaltos, dramas sociais, catástrofes e todas essas porcarias que nos envenenam a mente e nos fazem ter medo de viver.

Anda tudo a dormir, anda tudo a ser manipulado por uma (ln)consciência que se torna cada vez mais global.

Por isso Rodrigo, se tivesses mais trabalho, nem pensavas na idade, infelizmente, e tirando raras excepções, à mesmo falta de trabalho na nossa área.

A questão levantada no teu post é muito pertinente, e dá realmente que pensar. :-k

Um abraço e desejo a todos muito trabalho...e que seja pago, claro!!!

Um dia destes troco a edição pela agricultura...

José Costa

Boas.
Será que enfiar a cabeça na areia é uma boa solução? Pergunto eu, não sei... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo Pinheiro

Boas

Por acaso no post inicial ao que me referia era mesmo o problema da idade,e não a falta de trabalho (felizmente), como diz o Licínio E realmente no mundo BBC, a aparência jovem têm o seu peso, precisamente por isso a minha questão.

Já agora, aqui no fórum quantos são os cameramen/fotógrafos deste fórum com mais de 55 anos que ainda andam em reportagem?

Cumprimentos e bom trabalho

LG

Apresentação conta um bocado, mas eu conheço alguns lindos loiros e burros...

:lol:

o pessoal mais velho tem experiencia, conhecimento que o pessoal mais novo não tem, acho que arranjam mais depressa trabalho que os mais novos

rui ressurreição

não sei se estou a colocar este post no sítio correcto, mas aqui vai:
Para quando um filme feito pelos membros do PORTUGALVÍDEO?(axo que esta pergunta já foi feita aqui, mas volto a lembrar)...aguardo sugestões.boas.

AC

Um colega meu, foi em 2010 à Noruega, assitir às preparações e ensaios do Eurofestival da canção.
Uma das coisas que ele mais comentou ao relatar-nos o que viu por lá, foi a idade média dos operacionais, em especial dos operadores de câmara: todos seniores, acima dos 50!

Os meus cinco centimos!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!