Efeito Hulk, Avatar e PSD

Iniciado por José Costa, 03 / Fevb / 2011, 00:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Faça uma pesquisa na net por "hulk", "avatar" ou "PSD", e o google vai retornar resultados como os filmes largamente conhecidos do cinema, os mais recentes casos do jogador de futebol com o nome do homem verde, de casos de policia ou de um partido politico e dos seus malfeitores... opsss, queria dizer fundadores  :lol: . De bola não percebo nada, da policia quero distância, de cinema gosto muito e dos partidos politicos e dos seus intervenientes não vou dizer aqui o que penso, para não chocar as nossas avózinhas  [-X .

Mas não é a bola nem o cinema que me traz aqui. É um "efeito" que à muito verifico em algumas gravaçôes video, mas só recentemente é que lhe atribui estes nomes. Falo (ou escrevo) sobre certas tonalidades de côr que tantas vezes de vê por aí em video: esverdeadas (Hulk), azuladas (Avatar) ou alaranjadas (PSD).

Quem faz edição de video, quem já não se deparou com imagens destas, em que o WB não foi acionado, umas vezes por descuido do operador, outras vezes por razôes que nem vou mencionar aqui? Os softwares NLE vieram em grande medida ajudar a corrigir estas situaçôes, mas nada se compara a uma imagem bem captada desde o inicio.

Depois existem situaçôes em que é impossivel fazer um WB correcto. Uma parte da sala iluminada pelos focos do tecto e a outra parte iluminada pela luz natural proveniente de uma janela, é um dos casos tipicos em que isto acontece. Uma correção correcta para estes dois extremos, aquando da captura de imagem, é impossivel de conseguir. Mas existem alguns truques que se podem seguir para "aliviar" a imagem.

Um sujeito numa cozinha iluminado com lampadas fluorescentes e um op. de câmera com um projector em cima, transforma um ser perfeitamente natural, num ser do outro mundo (dizem que existe um outro mundo, não sei  :-k ). E quem diz numa cozinha, diz num outro local. E infelizmente vê-se muito disto nas nossas televisôes. Acredito ser moda, mas não sei...

São imagens como estas que me fazem por vezes questionar se saber é uma virtude ou defeito. Eu gosto de pensar que é virtude, mas tudo aponta para um defeito. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

A mim aconteceu-me isso, num baptizado que fiz em AGOSTO DE 2009...na parte da igreja, estava quase tudo escuro, só uma pequenas luzes e as janelas grandes com luz "filtrada"...nem mesmo com 12 db tinha uma imagem decente...muito grão(16:9;25p;576p)...talvez me tenha esquecido de subir o master pedestal e outros parâmetros(mas quem tem tempo para estar a fazer acertos em segundos!!!)...mesmo assim não puxei a máquina a mais de 6db...depois corrigi o wb na pós produção...depois no almoço, tínhamos as tais lâmpadas fluorescentes com grandes vidraças e o sol a incidir...numa posição queimava a imagem lá fora ou então ficava demasiado escuro cá dentro...resolvi filmar sempre virado com as costas para as janelas, aproximar-me das pessoas e usar grandes angulares(não eram assim tão grandes eheheh, 50 mm, mas era o que a máquina dava)...depois corrigi tudo na pós-produção, o que deu uma trabalheira enorme, incluindo o som que saía dum altifalante ligado a um amplificador(ao qual estavam ligados microfone e música(talvez cd...não sei))...a casa de fotografia pagou-me 200 euros(filmar e fotografar) e talvez seja o meu último trabalho de baptizados...não quero andar a trabalhar para aquecer...tive de corrigir imensas coisas em pós -produção...estive mais de 40 h no estúdio...já nem podia ouvir o padre e as pessoas...se fossem bem pagos, eram trabalhos que compensavam...assim por estes preços , não sei...bem, mas a culpa foi minha que aceitei o trabalho.boas.

Nuno S. Ferreira

Acho que actualmente, em muitos casos, é já uma questão de moda, seguindo as tendências de das grandes produções de Hollywood.
Há uns meses estive a ler uns artigos exactamente sobre isso, e há até quem critique a forma exagerada como têm sido utilizados.

Seguem os links para quem interessar:
http://www.cracked.com/article_18664_5-annoying-trends-that-make-every-movie-look-same.html?wa_user1=3&wa_user2=Movies+%26+TV&wa_user3=article&wa_user4=moreon

http://theabyssgazes.blogspot.com/2010/03/teal-and-orange-hollywood-please-stop.html

José Costa

Boas.
Nuno S. Ferreira, o que refere é colorização, que pode ser utilizado com vários objectivos (transmitir emoçôes, opção estética, espaço temporal, etc), e cujo resultado final é subjectivo: haverá quem goste e haverá quem não goste.

O que eu refiro tem a ver com a não correção dos brancos, ou WB, aquando a captação das imagens. Erros de gravação e não opçôes de estética ou outros. De resultados intencionais, ão contrário de um resultado que era o esperado.

O erro foi meu em não me ter explicado suficientemente bem, pois é um facto de que muitas vezes escrevo mais por enigmas e entro um pouco pelo "filosofia". Opçôes de escrita minha, mas que reconheço que pode dificultar o entendimento correcto da mensagem. Mas também nunca disse que sou escritor, correcto?  :lol: Boas.

P.S. Bons links.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Nuno S. Ferreira

Pois. Foi má interpretação minha. Peço desculpa.
Também já passei por isso e a verdade que que a correcção posterior pode dar uma trabalheira dos diabos. A melhor solução é mesmo tentar ter tudo ok na captação das imagens.
Erro do operador ou não, a verdade é que muitas das vezes se deve ao motivo que o José Costa não quis mencionar :lol: Se é que percebi bem o quis dizer.

Em todo o caso acho que os links que deixei valem a pena ler.