Edição em HD: PC ou Mac?

Iniciado por Paulo Trindade, 08 / Fevb / 2011, 21:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Trindade

caros amigos

Estou num grande dilema! Comprei uma câmara Sony HD e o meu computador é um Dual Core com 2,6 de processador e 4 Gb de Ram. Utilizo o Pinnacle 14 HD Studio, salvando o projecto final em Bluray. Ora o meu problema é que para editar 1 minuto de vídeo demoro mais de hora e meia pois o PC revela-se lento a responder às montagens, cortes e etc, que faça! Agora pergunto... devo investir num PC mais rápido ou devo investir num Mac? No Mac perco a hipótese de salvar o projecto em Bluray!  O que faço?!!!!!

Obrigado

Paulo Trindade

gcoutinho

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Paulo Trindade

Agradeço a sugestão, em todo o caso, o problema é que estas drives externas, gravadoras de Bluray, não são compatíveis com os Mac! pelo menos não referem tal compatibilidade! Apenas com o Windows!
Obrigado.

Raphael Madeira

DIGISTOR External Blu-ray burner (USB 2.0) connected to my MacBook Pro (3.1 model) for raw video data archiving and backup

http://www.amazon.com/DIGISTOR-External-Blu-ray-Burner-Tray/dp/B002SY5GRS

Nuno S. Ferreira

Tenho a certeza que não terá qualquer problema em encontrar gravadores Blu-ray para mac. Agora se quiser gravar um filme com menus e usar para isso o software da apple (Final Cut Pro) penso que não o poderá fazer. Acho que o FCS7 apenas permite gravação em Blu-ray, mas sem capacidade de criação de menus. Se isso for um requisito terá de ir para outro software como a Adobe, por exemplo.

Domingos Ralha

Olá.

É verdade que pode fazer autoria e gravar Blu-ray em Mac (Encore DVD)!
O único problema é que não consegue visualizar o trabalho final, ou seja o BR gravado. Terá de ter um leitor BR, playstation ou um PC 'capacitado' para visualizar o disco BR.

Neste momento é um problema/característica (como preferirem!  \:D/) da arquitectura dos MAC's não reproduzir BR.

Tiago Carvalho

Ola a todos.

Aproveitando o tópico gostaria saber a vossa opinião.

Nos dias que correm os euros correm ainda mais depressa e não vejo maneira de os parar na carteira, contudo, ando a pensar já há algum tempo na mudança para MACpro. A opção MAC PRO fixou-se definitivamente no meu pensamento e apesar de os euros nao serem muitos e como ja estou habituado ao longo dos anos a esforços financeiros, pondero, aquilo que sempre foi para mim uma miragem, a compra de um mac.

A questão pode parecer estranha mas qual será a melhor opção o mac pro 8 core ou 12 core? Estranha pelo facto de que queremos sempre o melhor, no entanto nem sempre o que é top poderá ser a melhor opção...certamente que será a mesma coisa como perguntar ao cego se quer ver :)
De facto não será o modelo "top" o maior requesito, procuro rapidez na codificação de dados Vs performance, em HD.

O final cut pro utiliza todos os recursos da máquina 12 core? Se assim for um video com 1 hora em HDV 1440x1080i que tempo demora a fazer o export para BR?
Neste momento tenho um dual core que me demora cerca de 10 horas a converter no mesmo formato e demora cerca de 5 horas de HDV para DVD.

Valerá o investimento, no que diz respeito na diferença de valor entre a máquina 8 core para a de 12 core?

Obrigado.

rafaacores

Boa tarde.

Parece-me que os PCs e os Mac estão a aproximar-se.
Os Mac já não são aquelas maquinas muito melhores em ao nivel da arquitectura interna das maquinas...se bem que sonho com um. ](*,)
O Premiere/After efects CS5 trabalham a 64 bits (nos PCs compativeis) e foi um grande passo para a edição de video em maquinas domesticas, quando fiz o upgrade do CS4 para o CS5 notei uma diferença abismal principalmente trabalhando em HD.

gcoutinho

Citação de: rafaacores em 10 / Fevb / 2011, 18:45
O Premiere/After efects CS5 trabalham a 64 bits (nos PCs compativeis) e foi um grande passo para a edição de video em maquinas domesticas, quando fiz o upgrade do CS4 para o CS5 notei uma diferença abismal principalmente trabalhando em HD.   
Reforço a citação acima. Também concordo que a evolução para suporte de 64bits foi o maior salto.
Na minha modesta experiência desde que saltei para plataforma MAC o principal ponto forte foi a diminuição para não dizer de 100%... uns 95% dos crash's.
Em plataforma windows e mesmo a correr numa workstation Dell, em determinadas situações de aplicar filtros ou rendering por vezes a aplicação simplesmente bloqueava e perdia algum trabalho, até cheguei ao ponto de configurar o auto-save para 5 minutos.

Desde que mudei para plataforma MAC, (ok... tudo bem, a arquitectura do hardware é melhor do que a antiga workstation) consegui ter um workflow de trabalho mais rápido, eficiente e quase sem "surpresas" inesperadas.
Reforço que sempre usei PC com Windows, mas desde há 1 ano que trabalho de edição video e paginação em photoshop o faço em MAC e estou rendido às suas capacidades.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas.
Quem "fabrica" o MAC?
Apple

Quem desenvolve o MacOS?
Apple.

E o Final Cut?
Apple.

Quem fabrica o PC?
TODOS.

E o software?
TODOS.

Então, aonde existe maior probabilidade de problemas? Nos PCs.

Não existe essa de um ser melhor que o outro. O que existe são caracteristicas diferentes, com vantagens e inconvenientes para ambas as plataformas, porque o MAC também tem inconvenientes. A nivel de segurança, por exemplo. E de softwares disponiveis. E de... Mac, PC, é tudo a mesma coisa, apenas uma ferramente de trabalho, que se bem tratada, funciona muito bem, mas se mal, funciona tudo mal.

5 centimos de opinião. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier