ffmpeg & Metadata info

Iniciado por mquinta, 14 / Fevb / 2011, 12:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

mquinta

Olá a todos!
Long time no see...
À muito tempo nao escrevia neste forum mas.. aqui estou com algumas dúvidas e perguntas.

Utilizando o ffmpeg escrevi um comando e um determinado preset para a empresa (o objectivo é a externalizaçao de videos para uma coprodutora).

O resultado final é optimo e impressionante. Utilizando H.264 (libx264) , de uma serie de 100 fotogramas (1920x1080, 600mg), criei um video de igual resoluçao que ocupa 680kb! (é claro que existe algum aliasing mas.. impressionante)

Agora a questao é a seguinte:

Observando e comparando a informaçao metadata de um trailer que saquei desde Apple Trailers (de 1080p) com o "meu" video, existe informaçao que o "meu" video nao tem ou em qual difere.

Principalmente dois atributos deixaram-me curioso que sao o "Graphics Mode" e o "op color".
[TRAILER - "Graphics Mode - ditherCopy", "op color =  32768 32768 32768"]
[MEU - ""Graphics Mode - srcCopy", "op color =  0 0 0"]

Alguém conhece e sabe o que significam estes atributos?
Alguém conhece alguma página com informaçao/explicaçao dos atributos metadata?

Procurando por google nao consigo nenhum resultado... alguma página com informaçao objectiva sobre estes (e os restantes) atributos.

Qualquer ajuda agradeço ;)

PS - para consultar informaçao sobre o video/imagens estou a utilizar exiftool;



mquinta

Bem, suponho que o Graphics Mode no "Meu" video sai como "srcCopy" significando que no processo de conversao o ffmpeg copiou o modo do video original "source" (src)

Também suponho que a Apple tenha o seu próprio código de gestao de metadata sendo, portanto, impossivel igualar os seus parametros... pode ser?....


mquinta

Bem, continuei a investigar o tema e, se interessa a alguém, comento as "coisitas" que fui descobrindo pelo caminho.

O objectivo é a transferencia de ficheiros video entre 2 ou 3 produtoras diferentes. Como a quantidade e tamanho da informação é enorme, optou-se por encontrar e definir os parametros de conversão de video para que, desta forma, independentemente do pipeline de cada empresa, a saída do produto(video) seja igual para todos.

Isto, entre outras coisas, levanta um problema interessante, os videos devem ser "virtualmente" iguais em qualquer sistema operativo (Linux, Windows e Mac).
Os resultados são muito satisfatorios, pricipalmente entre Linux e Mac. O problema surge quando se tentam ver os videos em Windows com... o Quicktime.

A versão do quicktime para windows parece ser que está.. "capada" (por exemplo, a opção de configurar o programa "Color Sync" que existe na versão Mac não existe em Windows)
O fenómeno que acontece é, ao ver um qualquer video em Windows o quicktime automáticamente sobe a Gama dando como um "lavado" branco à imagem. Tal fenómeno pode ser controlado se se desactivar o Direct 3D e se activar unicamente GDI.
Bem, comparto esta informação por agora "verde e insegura" porque dá a sensação que Apple restringe a capacidade do quicktime sobre a plataforma Windows de prepósito.



Aparte comparto também este potente programa (igual alguns de vocés já o conhecem), Avidemux:

http://avidemux.berlios.de/index.html

Com as suas bases no ffmpeg e com um GUI. O programa é intuitivo, open source e com um wiki muito boa ;)

Felizes conversões!