Fita: ainda faz sentido?

Iniciado por José Costa, 23 / Fevb / 2011, 05:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Com o mercado em transição, com as muitas opçôes de captação de imagem e de gravação, com a variedade de soluçôes - no que a suporte de gravação diz respeito - será que ainda faz sentido a gravação em fita, como a gravação nas câmeras em HDV?

A gravação em fita tem vantagens e inconvenientes, como aliás todas as opçôes tecnológicas, mas serão mais as vantagens ou os inconvenientes? Um assunto que talvez fosse bom pensar e talvez debaterem. (debaterem, que vem de debate, não é bater aqui no mensageiro  :) ) Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Para mim a fita já não faz sentido, é mais pratico e rapido, a gravação em cartão, embora ainda sinta algum encanto pelas cassetes...

A minha miniDV avariou,  e já não penso em substituir por outra de gravação analogica...

;)

José Costa

Boas.
Está tudo muito bem, excepto o facto de que o miniDV não é uma gravação analógica, mas sim digital  :)  Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Mário Rui

É curioso, ainda agora estive a conversar sobre este assunto. Estive também a ver umas filmagens que fiz muito recentemente directamente da câmera para a TV por HDMI. Fiquei impressionado com a qualidade da imagem vista assim. No DVD perde sempre alguma qualidade em relação ao original. Sei que há os blu-ray's, mas também sei o que é preciso ter para isso: box's de ligação HDMI câmera-computador, gravador, leitor, TV de leds, etc.
Não deve demorar muito (se é que não existe já) os computadores trazerem entrada HDMI, gravador de blu-ray, etc.

Em resumo, para mim, e durante os próximos tempos, cassetes miniDV sempre!
Utilizar só uma vez e guardar para épocas futuras de tecnologia integrada e mais barata.

LG

Vitor Duarte

Ora aqui temos um tema interessante.
Eu à uns meses atrás pensei que iría deixar as cassetes de vez, estava a pensar em trocar a minha DVX100 por uma HMC-151 (grava para cartões SDHC).
Mas isso não aconteceu, e querendo eu passar para HD e com orçamento reduzido acabei por comprar uma XH-A1.

Lá estou eu de novo com as casstes, mas agora um pouco mais caras.
A cassete tem de bom o seu armazenamento, ou seja, não preciso de fazer backup's para discos com receio de poder vir a perder o trabalho, é só passar a fita para o PC e já está.

Os cartões são óptimos em termos de velocidade de passagem e só gastamos dinheiro em dois ou três, dependendo da sua capacidade.

Este ano em principio vou trabalhar com os dois formatos (quando comprar a 60D)
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

LG

Vitor, mesmo assim acho que devias fazer backups das cassetes, um dia podes desfazer das camaras, ficas sem leitor...

Com cassetes é mais facil de organizar, arquivar, é mais fisico, ocupa espaço na prateleira, os ficheiros perdem-se

gcoutinho

Eu já dei a minha opinião em relação a este assunto num outro tópico, mesmo que fora do contexto do seu tema inicial.

Estou a ponderar a compra de um gravador para acoplar à minha Canon Xha1.
Além de gravar nas tapes, grava em simultâneo num cartão CF.
Esta solução para mim tem várias vantagens, a redundância de gravação, podemos gravar em tape e cartão e se eventualmente a fita se estraga, temos o Cartão.
Mas essa não é o motivo pelo qual estou interessado, é a possibilidade de aceder ao ficheiro de video directamente sem ter de esperar pela gravação em tempo real da extracção do video.
O gravador pode ser comprado na audiovisual.net por 369,46€ (+ IVA)

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=&N=0&Q=&Ntt=DATAVIDEO+DN-60&A=endecaSearch

Existe um melhor da Sony, mas não sei se a diferença de valores, mais de 200 euros acima compensará...

http://www.youtube.com/watch?v=n1tysecz4LY&playnext=1&list=PL5BFAAAA300385C7E
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Paulo C. Jerónimo

Continuo preso às cassetes porque continuo a ter câmaras ao uso que as utilizam. Não fosse isso, e e já teria deixado de recorrer a elas (K-7) . Mas não pretendo adquirir mais nenhuma câmara com mecânicas/cassetes.  Portanto, sigam as memórias flash!

Tenho vindo a migrar a minha "filosofia" de trabalho para suportes/arquivos em HDD desde há cerca de dois anos. Até aí o meu arquivo era feito exclusivamente, desde o ano 2002, em suporte optico, DVD-r. Tendo em conta os preços para os quais cairam, armazenamento em HDD parece-me um método bastante acessível. Com custos equivalentes ao armazenamento em DVD-r.
As cassetes (da era digital) sempre as regravei, largas dezenas de vezes cada uma, mas aqui trata-se de suporte DVC-Pro. As DV ou DVCam nunca me atrevi a "apertar" tanto com elas, nem pouco mais ou menos.  Seria outro debate...
Isto para dizer que, no fundo, o tipo de utilização que sempre dei as cassetes foi numa filosofia de reutilização que agora as memorias flash vêm colmatar, ou devidamente sustentar/garantir.

Passando em concreto ao debate que o Costa lançou, as vantagens e desvantagens que encontro em gravação/armazenamento:

Em HDD ou Cartões, disponibilidade dos dados de forma muito mais versátil, volátil e rápida. Espaço Físico reduzido. É o que me ocorre logo à cabeça.
No entanto considero os dados nestes suportes mais vulneráveis a perda, quer por acidentes/avaria dos suportes, que acontece, se calhar com mais frequência do que alguns desejariam, mas tenho poucas dúvidas que tais perdas de dados estarão mais ligadas ao facilitismo/menosprezo do utilizador e falta de métodos/politicas de segurança bem interiorizadas, mais propriamente do que por falta de fiabilidade nos suportes. Claro: não subestimar a qualidade do fabrico dos ditos cujos.   Trabalhar com dados nestes suportes exige uma disciplina acrescida na sua gestão, comparativamente com as cassetes. Parece-me um facto.

Em Cassete o armazenamento fica mais facilitado, e quanto a mim sujeito a bem menos riscos. Para apagar os dados não basta um simples "delete" de teclado acidental durante o manuseamento. Regra geral será necessário percorrer ("regravar") o espaço de fita em causa. Ainda que se prima o REC por lapso numa fita que supostamente não se deveria, a quantidade de dados perdidos dependerá do tempo que permanecermos na ignorância da importância de tal cassete. E a probabilidade de tal suceder, comparativamente com o manuseamento de um Disco HDD, parece-me drasticamente menor. Digo eu.
E acho que reside aqui a principal, senão única, vantagem da Cassete. É um suporte mais individualizado devido a baixa capacidade de armazenamento, é um suporte "palpável": está ali na prateleira.
Agora, será um tipo de armazenamento prático? E Se for preciso reconstituir ou fazer  alterações num projecto mais antigo que já saiu da estação de trabalho? É possível, mas estou em crer que poucos têm os cuidados específicos necessários de backup para tal. E nesse caso há um "por-maior" relevante: a necessidade de equipamento disponível para a leitura dos dados, e o seu consequente desgaste.
E deixando o campo de armazenamento, passando para a questão primária da gravação, é aqui também, no desgaste e avarias das mecânicas dos equipamentos destinados a leitura/gravação de cassetes, que reside a maior desvantagem deste tipo de suporte quanto a mim, se o compararmos com gravação em flash. É neste "por-maior" do desgaste/avaria (ou interferências temporárias: lixo, gorduras, humidades, etc) da mecânica dos equipamentos de cassete que reside boa parte dos erros de gravação/leitura associados a estes suportes, os típicos e mal fadados DROP's de fita, por exemplo. Para não falar na quantidade de vezes que uma cassete gravada num determinado equipamento, deixa de ser devidamente reproduzido em equipamento terceiro, devido a desalinhamentos típicos das mecânicas com o uso.
A Panasonic neste capítulo foi pragmática: salvo erro meu, este fabricante já não tem no mercado equipamentos novos com mecânicas/cassete. Pelo menos anunciou essa pretensão/decisão há pelo menos 2/3 anos. Quanto a mim foi uma boa decisão, pois ver-me livre de mecânicas representa ver-me livre de algumas boas chatices $$$$.  :D
Quem já teve a sua maquina avariada compreende-me, não é?

Se a fita ainda faz sentido?
Ainda faz. Cada vez menos, mas faz. Acho que é uma questão de tempo para que na prática se venha a tornar um género de suporte popularmente obsoleto. Tempo esse que não me parece muito longínquo.
Fica a minha opinião, baseada na minha experiência, tipo de trabalho que executo e necessidades que sinto.

Cumprimentos.
PC.

José Costa

Boas.
Não quero menosprezar ninguém, até porque todas as mensagens acrescenta algo à discussão, mas este foi sem dúvida o melhor post que li por aqui, nestes últimos tempos. Sabendo eu o tempo que se perde na escrita, não posso deixar de dar valor a quem se dispôes a premir as teclas da caixa plástica (= teclado). Não pela quantidade de texto que escreveu, que escrever muito muitos o podem fazer (e eu não serei um deles?  :-X ), mas pela importância do que escreveu. Poucas vezes atribui pontos ãos Users por aqui. E não fosse o facto de tal método de "gratificação" ter desaparecido (pelo menos assim parece, mas ele também não parecia estar a fazer alguma coisa por aqui  :-\ ), não fosse o facto de ter desaparecido e seria desta vez que iria atribuir mais um pontinho a alguém.

Relativamente ão assunto em questão, e porque a gravação de imagens está directamente relacionada com o seu posterior arquivo, a questão, ou a razão deste tópico, não é tanto a gravação, mas sim a relação gravação/arquivo, como alguns Users souberam ver e bem. Como disse à tempos a um colega, quando ele começou a ponderar a aquisição de uma nova câmera, esta já com suporte de gravação que não a tape, como lhe disse a ele: "quando começares a bater com a cabeça na parede, avisa-me!"

Outros suportes de gravação que não a tape têm vantagens enormes, mas quando se começa a ponderar o arquivo dessas imagens, é que os problemas começam a aparecer. E se a pessoa não pondera primeiro estes dois aspectos - gravação e arquivo - poderá muito rápidamente se encontrar num emaranhado de discos rigidos externos, corrupção de dados, incapacidade de encontrar posteriormente determinada imagem ou arquivo,...  porque não basta ter as imagens guardadas, é preciso depois conseguir encontrá-las. E se à áreas do audiovisual em que se grava hoje e deita-se fora "amanhã" (as reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) são um exemplo disso), outras áreas há que o mesmo não se passa. É o caso dos institucionais e do sector broadcasting.

Mas à também um outro aspecto que não foi ainda abordádo: o próprio codec de gravação. É que o HDV não é nenhuma joia. Mas deixo isto no ar, que pensar também é bom. Boas.

Rafael Madeira

Oi

Os sistemas de arquivo têm de passar o teste do tempo para serem considerados seguros. O microfilme (por ex) foi inventado a mais de 80 anos e (mesmo tendo agora tecnologia digital em fases da sua fabricação) ainda é de corrente uso em arquivos tidos por importantes.
As cassetes, bem acondicionadas, são uma excelente forma de arquivar imagens!

Não, de facto, não é pratico, as vezes parece que estou a "meter" um jogo num Spectrum 48K..lol..mas ao mesmo tempo é muito pratico se (por ex) for viajar com pouca bagagem facilmente tenho 10 cassetes na mochila...e isso são 10 horas de gravação...quantos "gigas" são precisos para ter essas horas??...no caso de usar outo tipo de memórias também posso levar o Pc e um disco rígido vulgar para descarregar ::), mas para isso já preciso de mais bagagem, não é nada pratico nem seguro...claro que nestes nossos tempos há de tudo... mas quanto custa um sistema que subsistia as 10 cassetes na mochila?

O HDV pode não ser grande "espingarda" mas imagino eu (e só imagino) que se houvesse interesse por partes dos fabricantes iriam arranjar um codec melhor que pudesse ser comportado por fita....nesse caso penso que a fita ainda teria alguns anos de vida...penso eu.

António Cristo

A minha experiência nesta matéria é a seguinte:

Nunca apago os cartões enquanto não passar a informação para dois locais:

1º Local Disco rígido do computador
2º Local Caixa de discos de armazenamento em Raid 5 NAS
(existe segurança energética no processo pois as unidades estão conectadas a um UPS que me dá uma margem de +/- 45min)

Então apago os cartões.

Mas a questão seguinte. E depois?
Bom e depois? O que fica no disco do CPU vai ser trabalhado ou então é para copiar para outro disco do dono das imagens (depende da situação).
Então e depois?
Depois existe um disco USB 2T que duplica o que está no NAS após trabalho, que qualquer dia está cheio -  vai de comprar outro.

Bem é a politica possível (a minha)... as vantagens e desvantagens já foram descritas
(mas gosto muito das vantagens e ainda não tive o contrário-que o diabo seja surdo e mudo).

Em caso de viagem prolongada Os Cartões são passados para um portátil e cópia em disco 2.5 by USB (tive de arranjar um portátil pequeno, leve tipo tablet, 12" de monitor, que cabe na mochila da câmara para fazer esta cena) nem tudo são flores... ainda andei a ver os Nexto mas o preço (mais caro que um portátil) deixou-os de lado.

E se tudo falhar.... bem se existir um incêndio as cassetes também derretem... Probabilidades? Todas.

O José Costa aborda o Codec entendo ... mas é o que temos neste espaço e tempo que estamos a viver. Creio que no futuro nada disto será assim. Quem diria á minha bisavó que pássaros de metal (vulgo aviões) podiam andar no ar.

Creio que esta questão é transversal ao digital (não só ao vídeo - claro este é o que ocupa mais espaço nos sistemas).

Vi na tv um novo negócio de uma empresa na Suíça que é o seguinte: As pessoas podem deixar em testamento muita coisa entre elas documentos digitais (n), as passwords do email (por exemplo) e que serão fornecidas a quem o testamento ditará o acesso a essa informação.

A sociedade quer abolir o "Sequencial - indexado/não indexado" a sociedade da informação quer o "Directo".

Como as chaves (já não deve ser na minha época a generalização do abolimento de chaves para entra em casa no carro...)

Penso que o sinal vídeo tem vindo a decair em qualidade na transmissão (a questão dos codec utilizados/capacidade de transmissão na rede), mas na aquisição cada vez melhor.

O meu olhar
António Cristo

José Costa

Boas.
Parece que a qualidade e o nivel de participação está a subir, o que considero óptimo.
Mas à algo no procedimento do António Cristo que não compreendo... até compreendo, mas não parece ser (numa primeira análise) a melhor solução:

NAS em RAID 5 com backup para disco externo.

Existe uma tripla redundância dos dados, com o ponto fraco no NAS. O RAID 5 é contraproducente nos tempos actuais, com capacidades de armazenamento elevadas. Na falha de um segundo disco durante o rebuild, toda a informação se perde. E no caso de acontecer um erro irrecuperável, que vai acontecer em capacidades elevadas, perde-se a informação toda. Mas sobre isto já escrevi por aqui algures.

Pergunto: não seria melhor o NAS em JBOD, uma vez que tem o backup externo?

Citádo: "bem se existir um incêndio as cassetes também derretem..."

No atentado do Trace Center a 1 Setembro, 35% (creio que é esta a percentagem, se não estou errado) 35% das empresas fecharam portas, pois a informação correspondente ão negócio se perdeu. Não existe soluçôes 100% seguras, mas até a informação pode estar segura em caso de incendio, basta colocar o backup a ser feito por rede e por iSCSI, num local fora da empresa. Mas não existem soluçôes perfeitas.

"Penso que o sinal vídeo tem vindo a decair em qualidade na transmissão" - em qualidade de transmissão e em exibição, pois os monitores são uma boa droga. Boas.

AntonioRamos

Aqui tem um artigo interessante do Vicent LaForet. O processo que ele utiliza para guardar a footage que utiliza.

António Cristo

Os dados tem um valor. E o valor que lhes é atribuído. Guardar dados electrónicos (binários) tem custos que são dispendiosos (pois exige-se fiabilidade, segurança e longevidade no seu acesso e utilização), não sei como as empresas estão a posicionar-se no mercado, mas sem dúvida que é um negócio fluorescente, dada a massificação de produção e de equipamentos que os usam (dados binários).

Um artigo interessante este que o António Ramos linkou no tópico.

Pode parecer simples (eu compro um disco externo e tal) mas de simples não tem nada.

A questão da possibilidade de leitura dos dados daqui a 20 anos pode levantar questões complexas independentemente da sua segurança e integridade (possivelmente já aconteceu com alguns de nós que se iniciou na informática há muito.... Sistemas proprietários que vão ficando pelo caminho, estou a lembrar-me do Jazz do zip por exemplo... de dados armazenados com base em software que já não existe, ou não correm nos actuais Vxxx..... os codec de vídeo é um quebra cabeças - Parece-me que AVCHD está para ficar como estiveram as miniDV, por interesse do fabricante, mas este é um, existem tantos).

O que se passa actualmente em muitos campos da sociedade e também no vídeo, que não é excepção, não existe um mercado, existem muitos mercados com nichos e especificidades em cada um.

Não é possível dar uma resposta cabal a todos (alguns entre-cruzam-se. A Câmara até pode ser a mesma mas os acessórios e a competência varia com as especificidades).

A Fita faz sentido quando faz. Mas cada vez faz menos - este menos poderá e será uma dor de cabeça para muita gente, muito negócio para outra gente.

António Cristo