Iniciação ao Vegas Pro 10

Iniciado por Carlos Miranda, 13 / Mar / 2011, 02:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Carlos Miranda

Olá a todos!
Obtive recentemente o Vegas Pro 10 e comecei a experimentar usando apenas fotos e uma faixa de audio.
O clip tem cerca de 3 minutos, com alguns efeitos de panorâmica nas fotos e pouco mais. Em termos de qualidade de imagem, não me posso queixar, mas o que me deixa intrigado é o facto dos movimentos panorâmicos das fotos - depois do clip rendido - ficarem um pouco aos soluços.
O setting do projecto é básico - HDV 720-25p - mas depois de ter experimentado render em várias opções, o resultado é sempre o mesmo..."soluços" nas transições das fotos.
Outra coisa que também estranhei  foi o facto do fundo em degradé que utilizei aparecer meio "listado" no clip, não sendo um fundo limpo. Fica com riscas verticais no degradé.
Mesmo vendo o clip no YouTube ficam sempre assim.
O pc tem Core i5, 4 Gb de RAM e placa gráfica de 1Gb.
Se alguém souber como resolver, eu fico agradecido.
Xau
Canon XL1

LG

Boas,

vê lá se isto ajuda:

http://www.100fps.com/

experimenta, depois de seleccionar o clip, fazer field options-> always deinterlace


Carlos Miranda

Olá.
Obrigado pela pronta resposta, mas não é a isso que me refiro. A imagem está boa. Apenas o movimento panorâmico das fotos não é fluido. Vai da esquerda para a direita aos solavancos....eheheheh....e vice versa.
Abraços.
Canon XL1

Rodrigo Pinheiro

Boas

:-\Não estou seguro sobre o que vou dizer!

Acho que o problema é do projeto ser HDV 720-25p (progressivo), tente fazer em HDV 1440x1080i.

Cumprimentos
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Pedro Rocha

#4
Carlos,

Vai a Project Properties e muda o "Full-resolution rendering quality" para "Best". Também pode ter a ver com para que formato estás a render (qual é?).

Para resolveres os problemas de "banding" que é o termo técnico para o "meio listado" muda também em Project Properties e "Pixel format" para "32-bit floating point (video levels)" e terás o teu problema resolvido. Mas depois volta a mudar para 8-bit para poderes trabalhar regularmente.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Carlos Miranda

Obrigado Pedro.
Vou seguir as indicações fornecidas e voltarei a dar "feedback" dos resultados.
Cumprimentos.
Canon XL1

Luísa Antunes

Boas
Uso o Vegas 10 mas não percebo muito destes assuntos; tenho pouca experiência e muitas dúvidas. Já me aconteceu esse problema dos saltos, nas imagens fixas com panorâmico e no texto animado, em duas situações: quando experimentei o método progressivo e quando gravei o DVD directamente a partir do Vegas 10.
O último projecto que fiz ficou perfeito na TV (LCD) com as seguintes propriedades do projecto:
PAL DV / lower field first / Best / None
A renderização:
Save as Type:  Vídeo for windows (*avi)
Template:  =PAL DV
custom...
PAL DV / lower field first

Usei o WIN AVI para converter para DVD
Target format: PAL
Aspect ratio: AUTO
ENCODE
Source aspect ratio: Auto
Sem Soften picture

Finalmente usei o Nero para gravar o DVD no suporte

O movimento  panorâmico sobre as fotos é fluido bem como o movimento das  frases que correm da direita para esquerda.

Não sei é explicar porquê...

LG

Olá Luisa

esse salto das imagens acontece antes ou depois de exportares para avi ?

não sei se poderá estar relacionado com o computador, placa grafica,

Luísa Antunes

Obrigada Laura

Os saltos aconteceram já no formato DVD mas,  fazendo os passos que indiquei,  passa muito bem como referi.
De tudo quanto vou lendo sobre este assunto percebo que existem uma série de factores que combinados de diferentes formas resultam num bom ou mau resultado: a resolução das fotos, as propriedades do projecto, frame rate, bit rate, as opções na renderização,  a conversão, os formatos de destino, os codecs, a velocidade de gravação, as características técnicas dos leitores de DVD de sala, a própria televisão, o suporte de DVD se é  + ou – R .... Ando a tentar sistematizar tanta informação para ver se consigo ter pelo menos uma pequena ideia do que é que hei-de alterar quando o resultado é mau.

LG

#9
Pois, eu também tenho um projecto que quando é exportado os clips e só os  que sofreram alterações maiores, tipo, entram e saiem de cena, encolhem, rodam, esse tipo de efeitos, ficam aos saltinhos, os clips do lado, que não foram mexidos, estão porreiros... tb não percebo muito bem porquê

estou convencida que é dos 32 bits em vez de 64.... não sei

Pedro Rocha

Laura e Luísa,

Podem colocar na net (Vimeo ou Youtube) exemplos de videos onde isso acontece, pode ser só uma pequena parte. E já agora as Project Properties e os Render Settings que usaram.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

LG

#11
]por acaso, agora no premire cs4 até correu bem, o computador entretanto levou um format, passou do cs3 para o cs4
:-[

deixo aqui as configurações do export, não encontre o reder settings

propriedades
File Size: 98,4 MB
Image Size: 1280 x 720
Pixel Depth: 24
Frame Rate: 50,00
Source Audio Format: 48000 Hz - 16 bit - Stereo
Project Audio Format: 48000 Hz - 32 bit floating point - Stereo
Total Duration: 00:00:17:21
Average Data Rate: 5,6 MB / second
Pixel Aspect Ratio: 1,0

eu se calhar devia de manter estas configurações do exporte  ::)

o video está a carregar para o youtube, mais tarde já mostro



está uma bela porcaria! portanto há um frame fixo, o ultimo que fica para trás, enquanto o clip se move, isso não devia de acontecer... eu pontualmente já consegui exportar e ficou bem, num ficheiro de 500mg :( depois volto ao mesmo problema numa segunda exportação

Luísa Antunes

Boa noite

As Project  Properties e os Render Settings que usei são os que referi acima e o trabalho vê-se bem na TV.
Não percebo é porque não resulta com o projecto em progressivo se o LCD é progressivo.
Também não fica bom com os settings que referi se gravar o suporte de DVD directamente a partir do Vegas  (fica bom se converter no WIN AVI e depois gravar com o NERO)

Carlos Miranda

Olá a todos...
Vou começar a tentar editar cerca de 80 minutos de vídeo que gravei com uma Sony DSR 250P, em DVCam. As imagens foram gravadas em 4:3.
Como é a minha primeira vez nestas andanças, gostaria de receber conselhos sobre que melhores "settings" usar. Quer no projecto, quer na renderização.
O objectivo é gravar o video completo para um DVD e posteriormente ser visionado principalmente em LCD - ou não -.
Aproveito para informar que vou usar o Sony Vegas Pro 10, o portátil tem um core i5, 4Gb de RAM e placa gráfica com 1Gb. Sei que não é muito mas é o que há... :lol:
Fico à espera dos melhores conselhos...
Obrigado... =D>
Ah....esqueci-me de referir que vou usar vídeo e fotos intercaladas...
Canon XL1

LG

bons dias

Quando acabares exportas para avi, depois quando colocares o dvd no pc, o windows pergunta, "fazer um dvd video?" algo do genero, dizes sim e arrasta o ficheiro avi para para essa nova janela, e segues o resto dos passos, escolhes um menu, que são quase todos pirosos...