Como obter taxas superiores a 200MBps?

Iniciado por António Cristo, 10 / Mar / 2011, 03:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

CitaçãoFico a pensar é se existe motherboard para esta situação.... pois isso já vai introduzir uma controladora pci.... são só pensamentos....

Posso estar enganado, mas atrevo-mo a dizer que, em quase todas as motherboards que conheço, os controladores de RAID são os chamados Fake RAID, e não verdadeiros controladores RAID por hardware. Pelo que para uma coisa mais séria irias sempre precisar de uma placa controladora e provavelmente não seria apenas PCI, mas PCI Express.

José Costa, o homem já disse praticamente tudo o que quer... ou não?  :-\
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
O meu receio é que se lhe digo algo mais do que já lhe disse, ele vá a correr comprar um ou dois discos e de seguida se estenda ão comprido no paralelo da estrada. O problema não é ele se deitar a descansar. O problema é um autocarro passar-lhe por cima e ele nem se aperceber.  :-\

Ele está a pensar em capacidade de armazenamento, mas tem que pensar em largura de banda.
3 streams de video HD não comprimido são perto de 400 MB/s. Se um só disco rigido só consegue entregar 125 MB/s, e nas melhores condiçôes, não pode querer que com 2 ou 3 discos consiga obter os tais 400 MB/s. 125 MB/s x 3= 375 MB/s. Mesmo que ele ligue os discos em RAID 0, que é o nivel com maior desempenho, não vai atingir os 375 MB/s, pois o desempenho não é de 100%. Vai obter um pouco menos que os 375 MB/s. Logo, terá de acrescentar mais discos.

Ele até é um individuo inteligente (acredito eu), pelo que se tiver ido ver as referências do disco que lhe indiquei, Samsung F4, vai verificar que é um disco com 320 GB de capacidade. Como ele pretende 2 TB, é fácil de concluir que só terá de acrescentar discos até perfazer a capacidade que pretende. Pois é, são ainda alguns discos. Mas é a única forma que tem de obter o desempenho que ele pretende. E não lhe indiquei o Samsung F4 apenas porque me apeteceu. Indiquei-lhe porque é um disco bom para o que se pretende fazer com ele, neste caso.

Temos depois que lidar com a segurança dos dados. Se RAID 0, desempenho máximo mas segurança minima. Se RAID 5, segurança razoável mas desempenho abaixo do que pretende, a não ser que esteja disposto a subir bastante o número de discos a incorporar ão sistema. E aqui entra a questão do Erro de leitura não recuperável , que já abordei por aqui num outro tópico, e que ocorre em niveis de RAID 5. A alternativa, é um misto de RAID 0 e de backup através de cópia sincronizada. São 3 streams que ele quer, não são 3 geládos. Mas já escrevi aqui no fórum muita coisa sobre esta temática. Se ele fôr ler o que já por aqui escrevi, vai-se inteirar melhor do que tem pela frente. E o que lhe falta é ler o que eu já escrevi por aqui. Mas ler com atenção.

Além disso, está escrito que se ele quiser resolver o seu problema, só tem que me ligar. É que obter uma cadência de dados para 3 streams engloba uma serie de coisas, e estar a escrever tudo o que se tem de ter em atenção não é lá muito prático. As pessoas conseguem se entender melhor e passar melhor a mensagem quando falam. Como a coisa é mais complicada do que à primeira vista parece, o falar "frente-a-frente" é preferivel à troca de mensagens.

As únicas boards com controladores RAID por hardware são as utilizadas em servidores. O resto são tudo Fake RAID. E uma controladora PCI não é suficiente, teria de ser pelo menos uma PCI-X. Lá voltamos ãos servidores.

Num outro tópico, ele refere que estava a pensar comprar uma determinada mainboard. Essa board, com os discos que refiro, num misto de RAID 0 e de backup, permite-lhe obter o que pretende. Mas lá está, existem algumas coisas que convem falar primeiro, alguns inconvenientes, que pode ser inconveniente para o tipo de trabalho dele, ou não. A razão do telefonema. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

José Costa
Eu tenho curiosidade intelectual por esta tematica, e por isso tenho seguido o topico com atenção. Daí que lhe lançei o desafio a responder como certamente bem entendeu, por curiosidade ou egoismo proprio confesso.

É que os objectivos pretendidos não são de fácil realização. Pouco entendo do assunto, mas facilmente se percebe que requer hardware musculado. Isto sim, seria construir um "maquinão", só não sei é se não será como o dilema apresentado no caso do seu exaustor... comprar feito ou meter as mãos à obra.

PS: Lembrei-me de dividir este topico a partir da sua primeira mensagem, pois enveredou por outro caminho e poderia ser interessante dar até outro titulo à discussão subsequente. Que acha? Se concordar, penso que tem permissões para o fazer.

José Costa

Boas.
A. Caneira, eu tenho todo o gosto em ajudar quem por aqui pedir ajuda, assim o tempo mo permita, os conhecimentos sejam suficientes e a vontade exista. Como já tive oportunidade de lhe dizer numa outra situação, à casos em que não se tem a minima vontade de responder a alguém... e mais não será preciso lhe dizer. Mas não é aqui o caso.

Faço-lhe uma proposta e um pedido:
O padre do mosteiro de Leça da Palmeira esteve a falar comigo e quer fazer um spot publicitário por alturas de um acontecimento que está para acontecer. Eu já sei o que quero, tive a preocupação de falar com o cliente e debater o assunto com ele. E para poder concretizar o serviço, vou precisar de colocar uma série de luzes em todo o mosteiro, com vista a iluminar determinadas áreas e a manter outras no escuro. Pretende-se dar realce a determinadas partes que foram fruto de obras e "esconder" outras. E a minha proposta é a seguinte: com base nestes dados que lhe dei e com a melhor relação custo/beneficio possivel, você diz-me (escreve aqui) que projectores devo comprar e com que potência, em que sitio os coloco e como os ligo, e eu em troca também escrevo aqui como é que você obtem os 400 MB/s, que discos deve comprar, como os deve ligar, como deve configurar o sistema.

Está a ver qual é a questão? Assim como você não me consegue ajudar, por falta de uma série de dados e também por desconhecer até onde vão os meus conhecimentos em iluminação, também eu não o posso ajudar por falta de uma série de dados. Você com a iluminação tem de ter em atenção uma série de aspectos, como seja se o posto de transformação lá da EDP tem potência suficiente para alimentar as suas necessidades, e isso não será você a adivinhar, terei de me informar para lho dizer, ou então terá você de o ir descobrir. Da mesma forma, com o armazenamento, também existem uma série de aspectos que precisam de ser tomados em conta, para depois não existirem surpresas desagradáveis.

Você irá me dizer que para um determinado local preciso de comprar um projector de 10.000 euros. Mas se eu quiser abdicar de determinado aspecto da iluminação, e substituir esse projector por um outro, que não faz exactamente o que se queria inicialmente, em vez de gastar 10.000 nesse projector, gasto só 1.200 euros, por exemplo. Está a ver a complexidade da coisa? Por muita vontade que você tenha, não me vai conseguir ajudar aqui desta forma, escrevendo posts. Vai precisar de falar comigo, de debater o assunto comigo. Na questão colocada pelo António Cristo, é exactamente a mesma coisa. Não é possivel desta forma (escrevendo) responder na integra à questão dele.

Pergunto-lhe a si (A. Caneira) o seguinte: que tipo de lampada, projector  e que potência é necessária, para obter 1500 lux a 4 metros de distância? Você vai consultar os seus apontamentos, proventura alguma tabela, e saberá me responder. Mas se você verificar que os meus conhecimentos na área da iluminação não são lá muito consistentes, que à uma série de conceitos que eu desconheço, que existem questôes envolvidas e que eu não as estou a ter em conta, será que é aconselhável você me responder? Você não é responsável pelo que eu faço, mas se você poder evitar que eu faça asneira, você avisa, correcto?

Eu tenho o máximo de respeito pelo António Cristo, apesar de não o conhecer. Aliás, como tenho por todos aqui. E não queria que ele ficasse chateádo com o que eu escrevo, gostaria que ele desse um desconto à forma como escrevo. E agora "falando" directamente com ele, quero dizer que estou disponivel para ajudar, e não tenho qualquer quemera com a sua pessoa. Mas se o vejo a ter uma série de pensamentos contradictórios  ou em contradição, não lhe devo dizer o que você deve comprar, mas sim alertar para uma série de aspectos que,ou desconhece ou se está a esquecer.

Fála inicialmente em 200 MB/s, depois baixa para 150 MB/s, mas diz que quer editar 3 streams de video HD não comprimido. Fála em 2 TB de capacidade, depois em 4 TB, já lhe tinha dito que um disco não era suficiente, mas equaciona utilizar apenas dois... não quer comprar discos SSD porque é um investimento elevado, mas pensa em RAID 5, controladora RAID, video não comprimido... O.K. são apenas pensamentos, mas são pensamentos que o estão a levar no sentido errádo da questão.

Se é possivel obter o que se pretende? É!
Se é possivel gastar pouco dinheiro? É!
Se vale a pena fazer em vez de comprar, neste caso? SIM, vale a pena! E muito!

Mas é preciso ter em atenção que o pouco dinheiro é relativo (200 euros para uns pode ser pouco e para outros pode ser muito), e que se se quer gastar pouco, haverá que fazer algumas cedências. O espaço em disco nunca esteve tão barato como está agora, mas o barato fica rápidamente cáro quando se pensa em altos débitos de dados, como são os requeridos pelo video não comprimido. E quando os custos são elevados com determinadas soluçôes, pode-se tentar utilizar soluçôes alternativas, baixando assim o preço a pagar, mas também se deve ter em conta que existem desvantagens. Mas como sempre refiro, as desvantagens para uns, pode ser vantagens para outros. É tudo uma questão de avaliação e de adaptação.

Mas mais importante que poder poupar dinheiro e poder ser você a fazer o "sistema", é preciso saber se você é capaz de o fazer. É que não basta saber o que comprar e ter o dinheiro para tal. Na minha proposta com o A. Caneira, de nada me serve ele dizer quais os projectores que devo comprar, se depois eu não souber aonde os utilizar e como os utilizar. E então o barato pode-me sair bem cáro. Video HD não é video DV. E convem ter isso bem presente na altura das compras, para depois não dizer que aqui o gajo o aconselhou mal.

E esteja descansádo, eu não estou aqui a tentar ganhar dinheiro consigo. Não lhe estou a querer propôr construir o seu sistema a troco de algum graveto. Estou apenas a tentar alertá-lo para o facto de que o barco que está a querer apanhar pode naufragar por sua causa. Estou a tentar evitar que você afunde o barco. 3 streams é muito "peso" e convem ter um "boia" bem forte e estável para dar conta do recádo. Não queremos que você afunde logo no inicio, pois não? Paz. Boas.

P.S. Mas se quiser ir em frente, pergunte, que eu respondo. Por sua conta e risco.
  ???
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

José Costa
Impossivel estar mais de acordo consigo, e a analogia que criou, com a situação do mosteiro é simplesmente brilhante! A primeira coisa que me veio à cabeça foi, preciso de ir ver o local!

Tenho seguido com muita atenção o desenrolar do topico, pois tenho a noção de que não existem soluções padrão "chave na mão" para projectos especificos, especialmente quando se trata de tecnologias que se podem dizer de ponta
Até as grandes empresas instaladoras de sistemas, (por exemplo a Sony e outras) apesar do know how adquirido com a experiência, estudam caso a caso cada projecto em função das necessidades de cada cliente e do orçamento disponivel.
Creio que para todos esta a noção que fica, de tudo o que tem sido escrito neste topico.

Estou certo que ninguem interpretou mal as suas considerações, nem mesmo o Antonio Cristo.

Cumprimentos