Maquina para edição de video com Adobe Premiere CS5

Iniciado por Filipe Araújo, 01 / Abr / 2011, 22:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

LG

Citação de: Filipe Araújo em 11 / Abr / 2011, 11:26
Está a ver Laura, estou/estamos a transformar-nos em informáticos.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

a penultima vez que formatei o pc, estive um fds inteiro à procura das drives da motherbord, porque  esqueci-me de guardar uma tal pasta, o pc ficou sem som e sem net, já a ver que tinha que ir à loja, era mais uns trocos, e eles passavam-se, mas consegui e agora já está tudo ok sem passar pela loja :))

não te esqueças de pedir os dvds com as drives de todos os componentes

Sérgio

bom dia Laura...

eu compro aqui:
http://loadsys.pt/index.php?cPath=21_25_115

sempre teem os preços mais realistas que na Worten...

Quanto aos drivers... podes instalar "Driver Genius Profissional Edition"  faz a actualização dos drivers  ... o prog. reconhece os diversas componentes... tens é de reiniciar varias vezes.
No final sempre podes com o mesmo, fazer o backup.

cumps

gcoutinho

Olá Filipe, pelo que li temos o mesmo perfil profissional. Sou informático há cerca de 10 anos e por motivos de força maior houve a necessidade de expandir a área de trabalho para outra vertente :)
Desde os tempos de estagiário até à à presente data sempre tive uma vasta experiência no que diz respeito à interação com sistemas operativos e arquitecturas de computadores.
A combinação de componentes, conhecido por nós informáticos vulgo "assemblagem de componentes" tem os seus contras. Os componentes são fabricados de forma a que a sua compatibilidade seja o máximo possível com os restantes componentes de hardware e software, mas isso nem sempre é garantido.
A minha experiência profissional levou-me à conclusão que equipamentos de marca, sejam eles DELL, HP, APPLE etc são muuuuito, mas muuuito mais estáveis que equipamentos assemblados de linha branca.
Desde que iniciamos no serviço onde trabalho a troca de equipamentos de linha branca para uma marca de linha empresarial Dell, as avarias reduziram cerca de 90%, para não falar que a garantia sempre que é activada fazem reparação in-loco em 24h no máximo.

Eu fazia edição de video e paginação em photoshop em windows  e claro em PC "linha branca".
Optei por comprar um Imac e a diferença foi brutal.
Estou me a referir à rapidez e fluidez com que tudo funciona
- Qualidade de imagem num monitor de 27" com capacidade de ligar um monitor externo por Displayport /HDMI
- Possibilidade de "encaixar" toda a área de trabalho do Premiere
- Som com alta qualidade
- Redução de erros de sistema praticamente nulos
- Silencioso (não há cá ventoinhas a cantar)
- Sem cabos aos trambolhões só 1 que liga à tomada electrica e de vez em quando outro ao firewire :)
O facto do equipamento ter sido configurado, e testadas todas as compatibilidades entre equipamentos aumenta a fiabilidade do mesmo.
Isto é apenas a minha opinião profissional e pessoal, baseada na minha experiência e não em outros textos de artigos e fóruns,que, atenção não deixam de ser válidos nem descrebilizo o seu valor,
pelo que a a validade da minha opinião poderá ser susceptível de ser ou não aceite por alguns,  quando falamos de Apple, nem todos concordam.

AH.. no meio de tudo isto,
Ecrã 27 pol.
Proc. i5 Quadcore 2,7GHz
8Gb Ram
1 Tera Disco
ATI Radeon HD 5670 512Ram
Por aprox 1780 €

Se tiveres alguém com cartão de estudante na família, podes usufruir do desconto de estudante que a Apple atribui.
Peço desculpa se me "repeti" neste tópico porque já defendi o meu ponto de vista em relação a este assunto num outro tópico. Mas lembrem-se que às vezes o barato sai caro, e na nossa profissão o ditado "tempo é dinheiro" encaixa que nem uma luva.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas.
Filipe Araújo, o meu comentário lá atrás não é a si destinado, como aliás o referi.

Ao gcoutinho, iMac é bom, muito bom, não fosse o facto de estar limitado na expansibilidade. Para quem poder viver com tal limitação, é uma boa opção. PC tem os seus problemas, mas limitação de expansibilidade não é um deles. Mas a maioria dos problemas dos PCs são ocasionados pelos utilizadores e pela escolha erráda dos componentes. A linha branca é barata, mas os componentes também são de qualidade inferior. Quanto custa 8 GB de RAM de confiança e quanto custa os mesmos 8 GB de marca genérica?

Tudo na vida tem vantagens e inconvenientes, e um dos inconvenientes é muitas vezes fazermos a opção em função do preço e não em função da fiabilidade dos componentes. Um PC pode ser tão ou mais fiável que um MAC, basta escolher os componentes certos e não passar a vida a instalar tudo e mais alguma coisa.

Creio que ao longo da minha vida apenas comprei dois ou três PCs, os primeiros. Todos os outros foram construidos por mim. Sempre dei prioridade à fiabilidade dos componentes e os crashes passam meses sem acontecerem.

Já agora, sabiam que uma grande parte dos chashes nos PCs se deve a problemas da RAM? As pessoas atribuem os problemas ao SO, mas na verdade são problemas do facto da RAM ser muitas vezes de má qualidade, as genéricas baratas que por ai se compra ao preço da chuva.

Mas iMac também é uma boa opção, se assumirmos as suas limitaçôes, limitaçôes para uns mas que podem não ser para outros. Tudo depende do que pretendermos fazer com a plataforma. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Os Macs tem uma coisa que os PCs não tem, é que são LINDOS!

Sérgio

Citação de: Laura em 11 / Abr / 2011, 14:08
Os Macs tem uma coisa que os PCs não tem, é que são LINDOS!

Sim, lindos... mas caros, muito caros. Falo por experiência, até porq. tenho um Imac 21,5" e um mac book pro 15" ...  para trabalho quem puder comprar, são muito fiaveis, tanto hardware como o software.  até porq. puderá sempre correr o windows no mac para programas que não tenham para pc win... contudo não acontece o mesmo no windows, não corre o sistema operativo do mac os .

Quem puder comprar o mac, que aposte no mac pro, esse dá possibilidades de expansão tal como um pc, preparem a carteira, pois bom e barato, esgotou.

Filipe Araújo

Boa tarde G. Coutinho,

Grato pela sua ajuda e apoio para o tópico por mim colocado.

No meu percurso pela edição de vídeo, começou inicialmente por uma máquina usada de edição de linha branca, estava na altura equipada com uma placa Matrox RT2000 e rapidamente se tornou numa torre de problemas.

Nas enumeras idas a um representante Matrox do norte do país, acabou por se actualizar para uma placa Matrox RTX100 e um upgrade para a versão seguinte da Adobe premiere pro.

Face ao facto de ter investido mas de 2000 euros nessa actualização e não atingir os resultados de estabilidade esperados foi me entregue a titulo provisório e mais tarde final, uma estação HP com a mesma placa e que me permitiu encontrar maior fluidez e estabilidade. Isto para lhe dizer que concordo consigo, quanto as opções da marca/linha branca. No entanto também crasha e mais do que o aceitável, mas sem duvida que senti uma melhoria enorme no workflow.
O primeiro orçamento que tive para uma máquina de edição HP rondou os 3 500€, a meu ver e face a minha realidade acho desajustado. Por isso tenho procurado outras opções.

Outra das opções que levei em linha de conta, tinha a ver com o Imac já que macpro artilhado também se torna proibitivo. Na verdade até tenho 2 imac´s, 1 mais antigo de 20 " e outro a coisa de 1 ano de 21,5", mas não me consegui adaptar ao SO por o que trabalham em Windows através do bootcamp e apenas para trabalho de fotografia. Sei, que com esta opção, não tiro partido máximo da máquina.

A impressão que tenho dos Imac´s, é que traduzem inteligência na sua construção, no geral cumprem muito do que se diz, tem no entanto a meu ver, uma grande limitação que é a expansão do mesmo, segundo sei e se não estou errado: só é possível fazer Blu-ray em gravadores externos e não é possível a construção de menus nos vídeos em blu-ray – corrija-me se estou errado.
Poderia sempre exportar o vídeo e termina-lo num PC para blu-ray, no entanto creio ser melhor concentrar tudo no mesmo.
Outra das limitações que sinto, e mais no Imac mais recente é a verdade do monitor, ou seja, as cores que lá vejo das fotos são sempre fantásticas, se enviar as fotos assim para o laboratório no final as cores saem-me mortas. Tenho um calibrador eye-one e ainda assim não resolveu.

Uma questão para si, se não lhe roubar muito tempo, trabalha com o premiere, consegue editar video em full-HD e ter um preview do vídeo num LCD a parte – mas apenas o video final, não o ambiente de trabalho do premiere?

Baseado em comentários mais recentes e que acredito, os componentes evoluíram e ao que parece já é possível construir uma maquina rápida e estável a preços mais reduzidos que as worstation dedicadas ao video. Por tudo acima descrito, o caminho mais consensual que achei melhor seguir, passa pela construção de uma máquina de linha branca. A meu ver e apenas por censo comum, tenho é de arranjar uma formula de sucesso, bons componentes e compatíveis e por isso é que aqui estou e a pedir as vossas experiencias pessoais e seus resultados.
Qualquer das formas se sentisse que o Imac de 27" seria um bom caminho também tenho de o equacionar.

Mais uma vez, grato pelas suas dicas e experiencia pessoal: Filipe Araujo.   

José Costa

Boas.
O PC também pode ser LINDO. Basta para isso comprar uma caixa LINDA, que existem, mas são caras.
O PC pode sim correr o SO do Mac, são chamados de hackintoshes, se bem que legalmente isso não é permitido. Mas também a utilização do CS5 pirata também não é permitido, mas não é por isso que o pessoal não o faz, não é mesmo?  :P Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Sérgio

Citação de: Jose Costa em 11 / Abr / 2011, 14:53
Boas.
O PC também pode ser LINDO. Basta para isso comprar uma caixa LINDA, que existem, mas são caras.
O PC pode sim correr o SO do Mac, são chamados de hackintoshes, se bem que legalmente isso não é permitido. Mas também a utilização do CS5 pirata também não é permitido, mas não é por isso que o pessoal não o faz, não é mesmo?  :P Boas.

Boas de novo...

Sim pode correr o mac os, mas não esquecer de mencionar, que só em determinadas "bords" e com o resto do hardware algo especifico... quero dizer marca tal e serie tal .... caso contrario nicles.
Agora também julgo importante mencionar que a comprar esses determinados componentes (para pc mas correr mac os) serão um pouco mais baratos que o verdadeiro mac, mas também é necessário referir que depois não há updates.
Os updates automático do tal mac a correr em pc esta sempre que fazer o update de forma "irregular";  para já não falar dos conhecimentos informáticos que terá de ter, se surgir alguma situação anómala.

De momento será sempre mais facil correr o o win num mac hardware, que correr o mac os num hardware pc.

o mac só peca pelo preço, porq em fiabilidade para quem não tem muitos conhecimentos de informatica são muito bons.

Sérgio

LG

Já existe algum pc em formato imac? ;)

Acho que o trabalho flui melhor no mac, mas para quem gosta de andar a "inventar" acho que os pc são melhores a plataforma mac parece-me mais fechada.

Filipe Araújo

Nuno S. Ferreira

Citação de: Filipe Araújo em 11 / Abr / 2011, 14:48

Outra das limitações que sinto, e mais no Imac mais recente é a verdade do monitor, ou seja, as cores que lá vejo das fotos são sempre fantásticas, se enviar as fotos assim para o laboratório no final as cores saem-me mortas. Tenho um calibrador eye-one e ainda assim não resolveu.

Filipe, permita-me discordar.
Uso um Imac para edição de fotos e paginação de álbuns e não tenho esse problema. Quando o comprei cheguei a calibrar o monitor com um Spyder Pro da Datacolor, mas os resultados não eram nada do que esperava. Solução, eliminar o perfil criado pelo calibrador e usar o que vinha definido no Imac. Problema resolvido. Não estou a dizer que essa é a solução, mas também não deve partir do princípio que pelos resultados que obteve o Imac não é bom para trabalhar fotos. Deve analisar com o laboratório com que trabalha e tentar encontrar uma solução. Já pensou que o problema poderá estar aí. Qual o perfil de cores que usa no Imac?

A impressão que tenho dos Imac´s, é que traduzem inteligência na sua construção, no geral cumprem muito do que se diz, tem no entanto a meu ver, uma grande limitação que é a expansão do mesmo, segundo sei e se não estou errado: só é possível fazer Blu-ray em gravadores externos e não é possível a construção de menus nos vídeos em blu-ray – corrija-me se estou errado.
Poderia sempre exportar o vídeo e termina-lo num PC para blu-ray, no entanto creio ser melhor concentrar tudo no mesmo.

Está e não está errado.
É verdade que os Imac pecam pela expansão, mas um Imac atual e totalmente "artilhado" é mais do que suficiente para este tipo de trabalho.
Quanto ao blu-ray tem de usar mesmo um gravador externo, o que julgo não ser um grande problema, já que os encontra com alguma facilidade. Já os menus, é verdade o que diz, mas se trabalhar com com o software da apple (Final Cut Studio). Julgo que esse apenas permite a construção de um menu básico, mas se usar os programas da adobe (premiere e encore) já não tem esse problema. Pode criar menus como num PC. A limitação não é do hardware (computadores apple), mas sim do software (FCS). Apesar da apple não apoiar o blu-ray, tanto no software próprio como no hardware, com a inclusão de drives dessas no seu equipamento, isso é perfeitamente possível num computador apple.

LG

Citação de: Filipe Araújo em 11 / Abr / 2011, 16:55
Sim, Laura os HP:

http://www.kerodicas.com/novidades/artigo=15092/

Cumprimentos: Filipe Araujo.

Parece fixe, não para trabalhar todos os dias, mas para levar para ferias...
;)

gcoutinho

uma grande limitação que é a expansão do mesmo, segundo sei e se não estou errado: só é possível fazer Blu-ray em gravadores externos e não é possível a construção de menus nos vídeos em blu-ray – corrija-me se estou errado.
Expansão de RAM, DISCO é possível. O resto tal como já foi referido, um Imac é mais que suficiente para edição de video, a gráfica é fantástica.
Gravador de blu-ray é possível também com recurso a um gravador externo.
Quanto aos menus de blue-ray, nem que seja com o Toast, mas dá para o fazer.
Ainda não explorei o Encore em relação ao assunto "blu-ray"

Também me aconteceu isso a primeira vez, o perfil de cores estava configurado para CMYC, após a detecção desse erro, alterei o perfil de cores para sRGB IEC-61966.
Convém confirmar junto da gráfica com que trabalha qual o melhor perfil de cores com que os equipamentos deles trabalham, ou melhor, qual o perfil de cores com qual as impressoras foram calibradas.

Uma questão para si, se não lhe roubar muito tempo, trabalha com o premiere, consegue editar video em full-HD e ter um preview do vídeo num LCD a parte – mas apenas o video final, não o ambiente de trabalho do premiere?

Nunca testei preview num monitor à parte porque o monitor de 27" tem espaço suficiente :)
O preview do video é em tempo real sem "soluços". Se não tiver efeitos nem é preciso fazer rendering para preview.

Qualquer das formas se sentisse que o Imac de 27" seria um bom caminho também tenho de o equacionar.

´Não se esqueça que o de 27" não é diferente só no ecrâ. O "miolo" com um processador i5 ou i7 faz toda a diferença. Eu tive sorte e apanhei uma campanha que ofereciam o upgrade de + 4gb de RAM pelo mesmo preço e ainda usufrui de desconto de estudante :) eheheheheh

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Filipe Araújo

Boa tarde a todos, em especial a Nuno S. Ferreira e G. Coutinho, a quem ainda não agradeci particularmente o apoio e partilha de informação.

Na medida em que nunca me habituei ao software da Mac, mesmo com alguma insistência, acabei sempre por usar o bootcamp e correr o Windows, o que limita o desempenho da máquina, e assim creio que deverei colocar de lado esse caminho. Sinto-me confortável no Windows o que torna-me tudo mais intuitivo.

Assim, e baseado nas vossas, e muito úteis intervenções entre outros colegas, acabei por falar com a loja de informática com vista a baixar o preço da proposta com um novo ajuste de componentes.

A principal diferença reside na caixa e na fonte de alimentação, mas acima de tudo na placa.
Esta placa não pertence a lista das recomendações da Adobe, onde a mais barata recomendada por eles custa 900 € e que vinha descrita na última proposta. No entanto esta cumpre todos os requisitos técnicos por eles recomendados.

Apesar de, no site da Adobe, estar descrito a possibilidade de fazer a actualização para o premiere CS5 de qualquer versão, ao que parece apenas é possível com 2. Assim a esta proposta da máquina, e tirando partido de estar a tirar uma licenciatura em Design Gráfico, irei adquirir a Adobe CS 5 Production Premium Student Edition a preço reduzido – 459 €. Fica a dica, para quem não conhecer esta possibilidade e tiver o mesmo enquadramento.

Aproveito para perguntar, se conhecem alguma limitação nesta Versão da Adobe (afinal quando a esmola é grande, o santo desconfia).

Apesar de acreditar que cheguei a bom caminho, peço-vos então uma última opinião e fico-vos muito grato pela vossa ajuda, partilha e de tempo.

Espero um dia poder retribuir, mantendo o espírito do fórum de entre ajuda.

Muito grato a todos: Filipe Araújo.