DIY Dolly, tripés e estabilizadores

Iniciado por Mário Rui, 10 / Abr / 2011, 03:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Citação de: Nuno S. Ferreira em 15 / Abr / 2011, 17:32
Mário, dê aqui uma vista de olhos. Pode ver a diferença entre duas guias. Na primeira imagem, a minha é a do lado esquerdo (igus ws 16-60)

Onde?  :-k  :lol:

Mário Rui

Citação de: Jose Costa em 15 / Abr / 2011, 18:39
está por "dentro" do Arduino? Na programação?

José Costa,

Não percebo muito do assunto, mas veja lá se isto ajuda...

Arduino software: http://arduino.cc/en/Main/Software

José Costa

Boas.
Mais uma coisa para eu aprender...  ](*,) Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Não vou acrescentar nenhum conhecimento, que nem tenho, mas não posso deixar de dizer que este topico está excelente... gostei da introdução do Arduino!

Tou seguindo...  =D>
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Nuno S. Ferreira

Citação de: Mário Rui em 15 / Abr / 2011, 19:02
Onde?  :-k  :lol:

Peço desculpa Mário. Não me apercebi que não coloquei o link.
Como referi, o meu é o do lado esquerdo (igus ws 16-60).

http://cinema5d.com/viewtopic.php?f=75&t=17868&hilit=igus

Nuno S. Ferreira

Citação de: Jose Costa em 15 / Abr / 2011, 18:39
Boas.
Já estou na pesquisa. Nuno S. Ferreira, está por "dentro" do Arduino? Na programação? Boas.

Infelizmente não José. É uma coisa que me interessa bastante e que já há algum tempo tenho vindo a acompanhar dadas as potencialidades do arduino e com um custo tão baixo. Mas ainda não dei o passo definitivo na aquisição de um. Mas pelo que tenho lido é extremamente simples. Para quem não tem noções de programação, depois das ligações feitas, julgo que é só fazer o download de um dos programas disponíveis no site, ligar o arduino ao PC  e fazer o upload do código que se descarregou. Provavelmente terá é que que descarregar um programa para estabelecer a ligação entre o pc e o artduino.

Olhe aqui: http://arduino.cc/en/Guide/HomePage
Escolha o sistema operativo e será encaminhado para uma página a explicar passo a passo e respectivos links para download do que necessita.

Nuno S. Ferreira

Citação de: Mário Rui em 15 / Abr / 2011, 18:02
Obrigado Nuno Ferreira.

Quando colocou o primeiro link, queria referir-se à "Guia dupla DryLin W" ?

Também acho que 80cm servem perfeitamente e fica mais fácil o transporte para qualquer lado. O peso da minha câmera (Canon HV40) é de 595 grs já com a bateria, por isso não é necessário ter uma resistência de toneladas. Para ser sincero, não consegui perceber nada das tabelas que eles apresentam nesse link.

Se puder colocar uma foto do seu, indicando o modelo, agradeço.

Exactamente Mário. Guia dupla DryLin W.
Se abrir a página que indiquei, ao lado da imagem tem um desenho. Se abri esse desenho vai verificar que tem muitas letras. Essas letras são referentes à tabela abaixo e correspondem às dimensões.
Por exemplo. No desenho, a primeira imagem tem do lado esquerdo a letra "b", que é referente à distancia entre as duas guias (tubos). Se olhar para o primeiro artigo de todos, na tabela (WSQ-06-30) e for à letra "b" verá que a distância entre as guias é de 30mm.
Se for (na tabela) à que comprei (ws 16-60) verá, por exemplo, que o "b" (distancia entre as guias) é de 58mm. O mesmo se aplica às restantes letras.
Só para esclarecer, caso tenha essa dúvida, na tabela aparecem dois artigos iguais (WS-16-60 e WS-16-60 ungebohrt). A diferença é que um tem furos ao longo de todo o comprimento e o outro não. Pode ver isso nas imagens do link que coloquei no tópico anterior.
Vou ver se estes dias coloco uma imagem do meu.

gcoutinho

Citação de: Mário Rui em 15 / Abr / 2011, 17:11
gcoutinho,
Pode fazer o favor de colocar aqui o link desse material que falou e que custa 140€.
A lista de material foi retirada do fórum dvxuser.com, já referida acima.
Pos. 1                Guia simples em alumínio, art. num. WS-10-80
                quantidade = 1 x 1000 mm
                preço = 77.34 € / m

Pos. 2                Carro de deslize, art. num. WW-10-80-15
                quantidade = 1 carro com 150 mm comprimento
                preço = 39.68€ / carro

Preços sem IVA incluído.
www.igus.pt
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Mário Rui

Obrigado gcoutinho pela informação. Parece-me que essa é mesmo a melhor opção qualidade/preço para um slider a sério com a possibilidade de se automatizar através de um motor passo-a-passo.

O objectivo desse e de outros equipamentos de apoio é conseguir imagens interessantes que enriqueçam os nossos trabalhos. Como navego nas águas do amadorismo e o vídeo é o meu hobby de estimação, às vezes gosto de inventar coisas especialmente adaptadas às minhas necessidades, tendo em conta a facilidade de transporte e dimensão reduzida porque a maioria das filmagens que faço são em viagem. Assim, estou a pensar "inventar" mais uma antes de me decidir pelo slider da Igus: um carrinho brinquedo para putos, que possa arrancar a "carroçaria" e apoiar a câmera (Canon HV40) no "rolling-chassi" e fazer deslocar à mão ou puxando através de um cordel. Quando testar, colocarei aqui imagens.

As imagens "dentro-de-água" ou "debaixo-de-água" também são interessantes, como por ex. na praia, mas também em outras situações como por ex. dar banho a um bebé mergulhando a câmera na banheira. As caixas-estanques para as câmeras são caras e para mim está fora de questão adquirir uma para as brincadeiras que faço. Pesquisei na web caixas-estanques artesanais e vi coisas que não lembram ao diabo, complicadíssimas e pouco práticas. Então lembrei-me de uma "solução" que me parece bem mais fácil e prática: um simples frasco de vidro com tampa de enroscar (com o fundo o mais liso possível). A câmera seria introduzida já em On no frasco (na edição deita-se fora esses momentos) acondicionada lateralmente por umas esponjas ou outra coisa para não "dançar" e por segurança passaria fita teflon na rosca antes de fechar.

Se alguém tiver outra "invenção" de fabrico artesanal de caixa-estanque, agradeço ideias.

gcoutinho

Caixa estanque não, mas se poder coloco imagens da minha DIY Dolly :)
Comprei um toalheiro no IKEA transformado em Carril, e o carreto de deslize montei-o a partir de umas barras de aluminio com rolamentos de skate.
Tentei construir uma coisa "agradável" de se ver, o desempenho ainda não está totalmente como quero. nota-se alguma oscilação por vezes, causa do movimento "à la pata".
Provavelmente irei mesmo optar pelo material da Igus e fazer um novo.

LG

Este por 500€!!

já me lembrei de fazer com as calhas das gavetas da cozinha, são é um pouco curtas...

;)

gcoutinho

Um time-lapse à maneira feito com uma dolly.

alenproducoes

Este tópico é excelente, eu já tenho 1 sliders com 1 metro da KietaCAM uma empresa espanhola que tem óptimos preços. Na verdade tenho o kit completo deles, grua, steady e slider. Podem ver o vídeo demonstrativo do kit completo, steady, grua, e dolly aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=-iBLX2biyfM&feature=player_embedded#at=42

Não sou afiliado de forma alguma a essa empresa, apenas a referencio pois é a que vende a melhores preços/qualidade do mercado europeu que tenha conhecimento.

Se tiverem alguma duvida sobre o seu manuseamento ou viabilidade não hesitem em me perguntar.

Visto que estão a pensar construir um, uma coisa que eu noto na minha de 1 metro, é que se tivessem 1,5m ou mesmo 1.75, para já não falar de 2 metros seria o ideal. Sim existe o problema do transporte mas mais 50cm não faz de facto grande diferença, porque a grande parte das vezes nos montamos o equipamento e nunca mais o voltamos a desmontar.

Eu pessoalmente e depois depois de ver este tópico em vez de comprar mais uma vou mesmo tentar construir uma um pouco maior, muitas vezes nas imagens que tiro noto perfeitamente que mais 50cm seriam o ideal para fazer o boneco perfeito e as vezes desejava ter algo com 2 metros ou maior.

A minha grande ambição neste momento é mesmo construir uma coisa um pouco maior diria uns 3 metros e com suporte para eu me sentar.
Mas ao falar desta minha ambição já me desfoco um pouco deste tópico, dos sliders pequenos para fácil transporte, vamos deixar esta minha ideia para outro tópico.

Mas relembro se tiverem possibilidade 1.5m é o ideal pois menos que isso rapidamente vão notar que falta algo. 

Tenho que admitir que adorei as referencias ao descobrir que em Portugal se pode adquirir material para construir este tipo de equipamento a preços acessíveis. Eu nunca comprei nada em Portugal de vídeo pois o meu conhecimento diz-me sempre que ou é extremamente caro ou não existe. Mas as coisas mudam rapidamente o mercado assim o exige, o que me deixa contente, pois prefiro sem duvida investir no meu Pais e ajudar a nossa economia.

Já agora, alguém que frequente este fórum e tenha interesse por este tipo de equipamento e procure trabalho a tempo inteiro.
http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,3685.msg18453/#msg18453
Tenho sempre lugares disponíveis para pessoas qualificadas que tenham interesse em se manter actualizas e que mostrem interesse a serio por esta área.

Cumprimentos,
Paulo Paulino

Nuno S. Ferreira

alenproduções não é uma dolly a funcionar em carris, mas se calhar era ideal para o que precisa e tudo DIY. Haja vontade e engenho. Até um macaco hidráulico, daqueles de levantar os carros, o tipo usou: http://hbsboard.com/index.php/board,1.0.html

Mário Rui

Nuno Ferreira, o link do seu último post não está a funcionar.  :lol:

Alenproduções, esse kit (muito bom) custou quanto? Na pág. deles só vi preços individuais e deduzo que o kit completo seja mais económico.
Não há dúvida que imagens feitas com esse equipamento são outra coisa. Como eu dizia no primeiro post... sem equipamento de apoio não se sai da cepa torta.

Parece que o pessoal não pegou na questão da "caixa-estanque". Deixo aqui uma foto feita por mim há já uns anos, com uma Kodak descartável, para que tentem imaginar a imagem da foto em imagem de video. Pode ser que estimule o assunto...

(Clicar na foto para aumentar)