Discos rigidos de 3 TB - Quem tem?

Iniciado por José Costa, 14 / Abr / 2011, 01:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Gostaria de trocar umas impressôes com possuidores de discos rigidos de 3TB de capacidade. Com 3 TB de capacidade por disco, não um agregado de discos com 3 TB de capacidade. Alguém é possuidor de algum e que esteja disponivel para trocar umas impressôes? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando Martins

Ainda não, apenas de 2TB.

Mas porque perguntas? Suspeitas de algum problema? Houve uma altura em que quando se tinha um sistema antigo e se mudava para discos muito grandes e se ultrapassava um dos limites estabelecidos pela informática e pelo sistema operativo (devido a limites de bits que com se sabe são medidos em potências de 2, ou seja, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, etc), podiam acontecer diversos problemas, desde não reconhecer o disco (na totalidade) até reconhecer apenas uma parte.

A mim chegou-me a acontecer um caso. Como mantive o sistema Windows 2K durante bastante tempo (resistindo ao XP até ele ficar mesmo estável, lá para o Service Pack 3) cheguei a ter um problema desses: comprei um disco de 40GB e só conseguia "ver" 32GB. Eu, burro, só detectei o problema porque ao gravar os ficheiros as coisas começavam a ficar baralhadas... Nada que uma actualização de BIOS e/ou drivers não resolvesse.

Não sei quais os limites de agora, mas 2TB (que são 2048 GB) parece um possível ponto de viragem, por isso é que pergunto se estás a ter algum problema.
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

José Costa

Boas.
Existe um limite na formatação em 2.1TB. Gostava de saber como é que, quem os tem, está a contornar a questão. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando Martins

Bem que desconfiei! Bom, pelo que percebi, cada fabricante anda a criar a sua própria solução. Aqui fica um artigo sobre a da Seagate:
http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?locale=en-US&name=barracuda-xt-3TB-ships-seagate-pr&vgnextoid=bac484802a45e210VgnVCM1000001a48090aRCRD

E aqui sobre a da Western Digital:
http://forums.techarena.in/reviews/1371665.htm

Solução genérica não procurei. Num dos artigos que li reparei que havia quem se queixasse que em RAID esses discos só são reconhecidos como 750GB, pois parece que um dos truques é dividir o disco em 4 secções de 750GB cada, e o RAID só vê a primeira... Mas só li "na diagonal", por isso não sei ao certo.
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

José Costa

Boas.
E depois ainda temos a questão dos sectores de 4 Kbytes, que faz com que o Windows XP não reconheça estes discos. Vou ter que me debruçar e comprar um. Boas.

AC

Com o XP este tipo de disco é para esquecer... se usado com o Windows 7, tem algumas condicionantes: Se o disco for usado com a versão de 32 bits, e como disco de aranque, o Master Boot Record apenas consegue endereçar 2 elevado a 32 blocos, o que com os habituais 512 bytes por sector dá um maximo de 2.19TB.
Se a drive for usada como disco secundário, pode ser usada na totalidade. O Windows Seven já suporta GPT, ou GUID particion tabel, uma nova estrutura que já permite endereçar 2 elevado a 64 blocos.

Novamente e no caso do Windows, caso se pretenda utilizar uma destas drives como disco de arranque do sistema operativo (não me parece que alguem vá querer isto), vai ser necessário a versão de 64 bits e uma mainboard que suporte Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) BIOS. Muito raras ainda!

Tem ainda outras soluções, a encontrada pela Westerm Digital e fornecer a drive com um controlador HighPoint RocketRAID 62X Serial ATA PCI Express x1

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Citádo: "Se a drive for usada como disco secundário, pode ser usada na totalidade."
Mesmo no Win XP? Boas.

AC

CitaçãoCom o XP este tipo de disco é para esquecer...

Com o Windows XP não será possivel usar este tipo de HD na sua total capacidade numa só partição, nem mesmo como drive secundária, pois o sistema operativo não tem suporte para GTP.

Não sei se recorrendo a um controlador como o indicado no topico anterior será possivel, pois duvido que tenham sido feitos drivers compativeis com o XP.

Versões recentes do Linux e FreeBSD não terão problemas com este tipo de discos, pois já têm suporte GTP. O FreeNAS tambem.

José Costa

Boas.
Creio que a Seagate contornou esta questão, só não sei se por hardware se por firmware. Na questão dos 4KB, a WD implementou também um firmware, que tem como inconveniente diminuir o desempenho do disco. Sei que alguns discos de 1TB com sectores de 4KB têm este firmware, mas em relação aos discos de 3 TB desconheço. Mas será possivel a criação de duas partiçôes num destes discos? Boas.

AC

A questão dos sectores de 4K é outra questão... Com o aumento da capacidade dos discos manter sectores de 512k, leva a uma perda de rentabilidade do espaço, porque muito dele será gasto com os armazenamento dos codigos de ECC, é preferivel um codigo maior para um sector de 4K do que 8 para cada sector de 512k. A perca de performance é uma assunto mais profundo, que não vale a pena debater aqui alongadamente... mas basicamente é assim, por questões de compatibilidade com os softwares que esperam sectores de 512k, as drives implementam em firmware uma forma de aceitarem este tipo de sectores vindos do controlador, e depois internamente arranjam forma de os combinar e escrever em sectores de 4K, ora isto para alem do overhead de terem de ser processados, levanta outros problemas, quando por exemplo apenas dois sectores de 512k tem de ser escritos num sector de 4k, a drive tem de ler o que está no sector, acrescentar os novos dados e voltar a escrever, um processo designdo por read-modify-write (RMW).

A Western Digital foi a primeira a massificar os discos com sectores de 4K, nas suas drives de Caviar GREEN 1TB da serie EARS, atenção que e existiam tambem as Caviar GREEN de 1TB serie EADS em que os sectores são de 512k. Por acaso tenho discos das duas series!

Pelo atrás exposto quase poderia afirmar que os discos de 3TB são com sectores de 4K, e com a mesma implementação de firmware.

Só acrescentar que a utilização deste tipo de drives com sectores de 4K, em windows XP, se bem que possivel não é mesmo nada recomendável, e requer software especifico para a formatação.