Backups e lavar os dentes

Iniciado por José Costa, 19 / Abr / 2011, 22:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

sergioguedes

Edgar,
a questão não é essa!
A questão é você copiar os dados para tape, sem recurso a algum software de backup, para que você não tenha que estar "refém", desse software no futuro! Não sei se me faço entender !
No entanto se você fizer um tar para o dispositivo de backup, essa informação a partida será sempre liga numa maquina de base unix.

Edgar Feldman

Sérgio

Percebo o que me diz se o ficheiro copiado estiver comprimido ou se o ficheiro tem um tamanho maior que a capacidade da tape, e é o software usado nesse momento que faz esse trabalho de compressão e divisão do ficheiro. Mas se nada disso existir, o que fica guardado não são somente dados que podem ser acedidos sem software nenhum desde que o sistema operativo reconheça a drive?

José Costa

Boas.
Uma drive LTO-5 poderá ser utilizada num MAC, terá apenas de verificar a disponibilidade de um bus PCI-e no seu MAC (PCI não dá) e a existência de drivers do modelo LTO para a versão do seu software Mac OS.

Relativamente ao software de backup, tem duas opçôes:

- Utiliza software proprietario, que é de longe o que mais caracteristicas fornece, mas que tem como desvantagens o custo do software e o facto de o obrigar a utilizar sempre esse software para recuperar posteriormente os dados, não podendo - normalmente - utilizar outro para o mesmo efeito. Como o Sergio Guedes refere e muito bem, você fica refem do software.

- Utilizar o próprio SO. O Win2000, Win XP e o Linux têm suporte a backups em fita. No caso do MAC, desconheço se tal é possivel. A flexibilidade (por SO) não é tão grande, mas permite executar o que se pretende: backup. Mas o Mac OS tem de ter suporte a backup em fita.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Edgar Feldman

Recebi a seguinte proposta de um outro fornecedor:

O valor para o Backup em LTO, é de 175 euros por cada 800 Gigas (cassete LTO incluida).

Parece-me mais normal apesar de não ser barato.

Quanto a utilização da drive pelo o que consegui entender é que ela não abre como se fosse um disco rigido. Ou seja, eu não consigo ver todos os ficheiros da fita numa janela do computador. 

Quando gravamos um DVD seja com um programa dedicado ou não, posteriormente consigo o abrir em qualquer computador. Pelos vistos no LT0 não é assim. Estou certo?

sergioguedes

Edgar,
você não necessita propriamente de ter um software de backup instalado para passar para tape os seus ficheiros. (isto partindo do principio que o Mac OS tem os binários de mt e tar) .
A única vantagem que um software de backup tem, é que lhe permite automatizar backup para tape, tipo fazer backup do sistema operativo do seu computador, fazer backup de algumas directorias, pode dizer a que dias esses backups vão ser feitos, dependendo do software pode configurar também períodos de retenção desses backups, etc, etc, e como é óbvio, tem uns menus todos bonitinhos!
Mas se você me dizer que tem por exemplo 1 ficheiro que pretende colocar em tape, (caso o Mac Os suporte esses comandos), você pode fazer somente assim:
tar cvf /dev/rmt/0cbn nome_do_sei_ficheiro, e dá Enter!
Poderá ainda ter que dar mais um parâmetro para não rebobinar a tape, mas é so isso ! Quando um dia pretender pode fazer o inverso !

sergioguedes

Edgar,
em relação aos 175 euros, não me parece caro tendo em conta os 40 a 50 € a tape, depois tem que ver que existe o valor da unidade de backup para amortizar, certo !
Em relação a sua outra questão, desde que tenha uma drive de backup e os dados sejam gravados com um simples comando tar pode sempre ver os ficheiro que tem gravados,  utilizando para isso o comando "tar" .
Espero ter ajudado.

Edgar Feldman

Ok

Encontrei um artigo de 2009, que explica uma solução para o mac, excetuando ele propor uma drive LT04, é esclarecedor: http://www.studiodaily.com/main/searchlist/LTO4-Tape-Archiving-on-the-Mac_11294.html

José Costa

Boas.
Citádo por Edgar Feldman: "O valor para o Backup em LTO, é de 175 euros por cada 800 Gigas (cassete LTO incluida)."

Provavelmente porque o backup é em tapes LTO-4, que têm a capacidade de 800 GB. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Luís Filipe Cunha

Têm sido uma boa discussão ,-) Útil.
Mais alguma info fresquinha, desta vez mais focada no uso do Thunderbolt, para Apple:
http://www.macworld.com/article/160819/2011/06/pegasusr6thunderbolt.html#lsrc.nl_mwweek_h_cbstories

Edgar Feldman

Nas minhas pesquisas sobre o LTO descobri que as novas LT0-5 já não tem o problema de ficarmos reféns do software, caso façamos backups com um programa dedicado em vez de ser pela linha de comandos. Tudo parece ser drag and drop. Vi esta informação nesta pagina da HP: http://h71028.www7.hp.com/enterprise/us/en/solutions/storage-linear-tape-file-system.html

Edgar Feldman

Descobri que a HP tem um outro sistema de backups em fita o "RDX", consideravelmente mais barato que o LTO e que funciona por USB2. O unico senão para mim é que funciona no windows ou no linux, mas penso que posso instalar o linux no mac também, tal como o windows. Eis o link: http://h71028.www7.hp.com/enterprise/us/en/solutions/storage-linear-tape-file-system.html

José Costa

Boas.
Aconselho-o a ler com mais atenção a informação referente ão LTFS, pois você está a formar uma ideia errada sobre o mesmo. O sistema não se aplica a todas as drives e não é compativel com todos os HBAs. Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

E lembre-se que se procura uma forma de backup segura e fiável, a tape de nada lhe serve se no futuro não existir quem tenha hardware para a ler. As LTO são um "standard", as RDX não.

Já agora, se alternativas em tape procura, sabia que as miniDV e derivadas (DV, DVCAM) também podem ser utilizadas como backup? Que pode gravar dados numa tape miniDV, como se de uma tape LTO se tratá-se? Mas é claro, têm menos capacidade de armazenamento e uma transferência de dados mais baixa. Boas.

Edgar Feldman

boas
Pois, é preciso cuidado. Mas estas RDX são tentadoras, mas o não ser standard mete algum medo. Mas de facto parecem fáceis de utilizar e as drives são bem mais baratas. Portanto é arriscado investir nas Drives RDX, mas em compensação ela custam mais ou menos 300 euros, dá que pensar. E ainda outra questão se coloca:  serão tão fiáveis como as LTO?

Sim eu já sabia da história dos DV data. Parece que uma cassete de 60min só dá para 12 gigas, que de facto é pouco.

José Costa

Boas.
55 GB numa tape 184 DVCAM. Boas.

Edgar Feldman

Parece que afinal as RDX são discos e não fitas