Gravar e filmar

Iniciado por José Costa, 23 / Mai / 2011, 04:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Havia um User por aqui, cujos mais antigos se devem lembrar, que já faz muito tempo que por aqui não pára, que em tempos escreveu algo do genero: filmar é com câmara de cinema, com negativo. Com câmara de video, não se filma, grava-se as imagens.

Em relação à fotografia, algo do género ouço por aí dizer: fotografia analógica e fotografia digital, sendo que por fotografia analógica se referem ão negativo. Acontece que de analógico o negativo nada tem. De quimico sim, nada de analógico.

Às custas de tanta vez se repetir o mesmo erro, o erro passa a ser correcto na mente de alguns. Por ignorancia, desconhecimento ou deixar andar, o erro vai-se entranhando nos escritos e falados. Mas tal não significa que esteja correcto. Lembrei-me...

O User em causa é o JC Duarte, que apesar de já não por aqui escrever, o continua a fazer no seu blog, blog esse pelo qual de vez em quando vou passando os olhos. Lembranças... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo

Viva,

A linguagem é convencionada. Há tantos conceitos errados que, devido ao seu uso generalizado, já estão "tão convencionados" que não se pode levar à letra tudo o que se diz.

Mas, deve-se ter sempre atenção o registo  em que pretendemos comunicar. Se estivermos num registo formal/académico não vamos utilizar o calão ou a giria. Mas, é uma boa observação. Fotografia Digital VS Fotografia Quimica. Parace-me que o analogico vem, precisamente, do antonimo de digital. :) 

gcoutinho

Citação de: Rodrigo em 23 / Mai / 2011, 09:11
Se estivermos num registo formal/académico não vamos utilizar o calão ou a giria. Parace-me que o analogico vem, precisamente, do antónimo de digital. :) 
Concordo plenamente, na década passada, onde se deu um grande "boom" e o salto para a fotografia digital.
Só se ouvia falar em digital, digital, digital... O antónimo de digital é analógico, na gíria popular adequa-se os termos e o vocabulário.
De certa forma não tá errado nem correcto, porque os equipamentos antigos nada tinham de digital, e na gíria assumiu-se como analógico.

De facto o analógico e digital é o que distingue a diferença entre dois sinais eléctricos, um analógico tem um formato de uma onda hertziana com uma determinada frequência e amplitude e um sinal digital só tem dois valores possíveis o 1 e o 0, tendo sido aplicado esses termos e conceitos ao vocabulário da fotografia e audiovisuais pouco correctamente.
Mas, no entanto, acredito que se vá massificar e ficar "imortalizado" a fotografia digital/analógica.

Mudam-se os tempos... mudam-se os termos  ;-)
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

"filmar é com câmara de cinema, com negativo. Com câmara de video, não se filma, grava-se as imagens." acho que não concordo, mas ainda não fui ver o blog, pode ser que mude de ideias

para mim é sempre tudo o "granda filme", que tanto pode ser visto no cimema na televisão no pc, são imagens em movimento 25, 50 frames por segundo, como foram feitas, não interessa, com que maquina? com que processo ? deixa de ser filme só porque foi feito com uma web cam? o acto é sempre filmar, ou gravar imagens a x velocidade...  se for só uma imagem, 1 frame, é fotografia o acto é fotografar...

:)

gcoutinho

Citação de: Jose Costa em 23 / Mai / 2011, 04:09
Em relação à fotografia, algo do género ouço por aí dizer: fotografia analógica e fotografia digital, sendo que por fotografia analógica se referem ão negativo. Acontece que de analógico o negativo nada tem. De quimico sim, nada de analógico.

Mas uma coisa é certa... nunca ouvi dizer ninguém, a minha máquina digital é melhor que tua máquina química  :lol: :lol:

Também há pessoal que chama fotógrafo ao sujeito que anda com uma câmara fotográfica e um câmara man ao que filma/grava, quando pela mesma linha de pensamento deveria ser videógrafo, e é.
A gíria comum assim o fez, os estrangeirismos aplicados faz com que se incluam no vocabulário determinadas palavras que não sejam as mais correctas.

Eu não ligo a este tipo de discordâncias, confusões com termos técnicos que podem ser alvo de discussão sobre a sua aplicabilidade, mas que no fundo não alteram o teor do assunto que se está a debater.
Já pelo contrário valorizo bastante a correcta escrita da minha língua materna, confundir um termo que possa ser discutível é uma coisa, mas por exemplo ver reportagens, textos académicos, colunas de jornais com erros ortográficos é grave, agravando-se ainda mais a pessoas com níveis de estudo superiores, trocar S's por Z's, Ç's, SS... pode acontecer uma vez, mas dois, três, quatro erros numa linha, é imperdoável.
E nós na qualidade de profissionais da área, temos que ter a atenção redobrada, principalmente na área de edição.

Luís Rolo

Citação de: gcoutinho em 23 / Mai / 2011, 13:52
Também há pessoal que chama fotógrafo ao sujeito que anda com uma câmara fotográfica e um câmara man ao que filma/grava, quando pela mesma linha de pensamento deveria ser videógrafo, e é.

Desde que paguem, podem chamar o que quiserem. Até padeiro. :lol:
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

gcoutinho

Desde que não te chamem fotógrafo... não há problema.! :D lool

LG

a partir do momento que nós optamos por filmar mais ao sol, mais à sombra, já estamos a ser fotógrafos, somos todos fotógrafos...

;)

Luís Rolo

Citação de: Laura em 23 / Mai / 2011, 21:04
a partir do momento que nós optamos por filmar mais ao sol, mais à sombra, já estamos a ser fotógrafos, somos todos fotógrafos...

;)

Aí gostaria mais do termo "Director de Fotografia", mas era pretensioso demais.
Mas pronto, eu confesso. Também já fui fotógrafo durante uns anos...
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes