Unhackable Panasonic GH1 é coisa do passado.

Iniciado por Paulo Paulino, 26 / Mai / 2011, 03:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Paulino

Palavras do Vitaliy_Kiselev hoje 9:13AM

CitaçãoVitaliy_Kiselev 9:13AM
Concerning unhackable GH1.
Since today no such term exist.

We just made test on second GH1 body (I do not have it locally yet, but it is not required).

So, we can downgrade any unhackable body to 1.32.

I think that new PTool version will be available since next week.

Isto significa que já vai ser possível alterar qualquer Panasonic GH1, mesmo os modelos lançados depois de 2010.

Óptima oportunidade de comprar uma em quanto estão de baixa, pois o preço vai disparar em flecha de certeza. Hoje já era bem raro encontrar um modelo que suportasse o hack, e muita gente já nem ponderava pensar nesta maquina e optavam pelo modelo mais recente GH2 esperando que um dia o hack seria possivel pois o Hack ate hoje so funcionava nos modelos lançados ate ao inicio de 2010.

Para quem não conhece a maquina, eu diria que é a melhor HDSLR para gravar vídeo. Não tem limite de tempo de gravação ao contrario de todas as outras que por norma não gravam mais de 12 minutos seguidos, grava com um bitrate estável a cima dos 60mbs com picos de 100, grava a 4.2.2 10bits , 25/50p etc. etc. etc.

Não vou descrever neste tópico a maquina apenas transmitir a informação de que qualquer modelo independentemente do ano de lançamento e o do numero de serie, nos próximos dias vai suportar o hack e com isso todas as suas vantagens que fazem para mim deste modelo a melhor HDSLR que existe actualmente no mercado.

Mais informação em sobre a noticia:
http://www.personal-view.com./talks/discussion/16/official-gh1-lenin-hack-project-discussion/p3

AC

CitaçãoNão tem limite de tempo de gravação ao contrario...

Olá Paulo Paulino

Como é que se ultrapassa isso do tempo limite de gravação? Ligada a algum disco externo?
É que na maioria das câmaras o tempo limite de XX minutos de gravação não é propriamente uma limitação da câmara, mas sim uma limitação do sistema de ficheiros FAT32 usado os cartões de memória, que não permite ficheiros maiores do que 4GB.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Paulo Paulino

Olá Caneira.

Na verdade não existe limite de gravação no sistema AVCHD que é usado pelas GH1.

O sistema usado pela panasonic é o mesmo sistema usado em algumas camaras de gama profissional como é o caso das JVC que gravam no mesmo tipo de cartão SD apenas separam os ficheiros automaticamente quando os mesmos chegam a determinado tamanho evitando assim o limite imposto pela FAT32 ao contrario do que acontece nas outras HDSLRs, embora no caso das CANONS o problema não é o cartão é mesmo o sensor que aquece de tal forma que a camara bloqueia ate arrefecer.

O máximo que consegui com uma canon foi 12 minutos a filmar um por de sol. Depois tive que esperar 5 a 10 minutos para poder voltar a ligar o equipamento novamente e continuar a gravação. Sei que se gravar com menos qualidade posso conseguir 20 minutos gravando cenas em movimento, mas em principio pretendemos sempre tirar partido do equipamento da melhor forma possível.

Com a GH1 e um microfone externo rode2 já gravei espectáculos inteiros de 1 hora e meia +/-

Uso sempre cartões 30G scandisk extreme class (10) o que é essencial para este tipo de equipamento devido ao bitrate excessivo a que grava, menos de 30G fica logo cheio e a velocidade de transferência é essencial, por isso cartões com velocidades inferiores a 200x é para esquecer em qualquer das maquinas alteradas.
Tanto nas Panasonic como nas Canon.

Por isso as vezes é bom saber que não é so comprar uma maquina meter um hack e tirar imagens espectaculares. Embora na teoria é assim.

Na pratica é preciso muito mais investimento. Uma boa lente ou um bom conjunto de lentes, adaptadores pois as lentes da panasonic não prestam para nada, e os cartões, cada um custa 170€ pelo menos, claro Tripé sempre e com uma cabeça muito fluída.
Não suporto imagens a tremer ou a abanar.

Luís Rolo

Citação de: Paulo Paulino em 27 / Mai / 2011, 11:51
embora no caso das CANONS o problema não é o cartão é mesmo o sensor que aquece de tal forma que a camara bloqueia ate arrefecer.

Nop.
O problema é mesmo o cartão.
A tua até pode ter aquecido na vez que gravaste os 12 minutos, mas não foi essa a razão que te impediu de filmar. Foi pura coincidência.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Nuno S. Ferreira

Vamos lá ver uma coisa.
Aqui peço aos peritos das DSLR que as usam para vídeo para esclarecer um dúvida, relativamente ao aquecimento das mesmas.
O Paulo diz que o problema é do sensor (também pensava que sim até há uns tempos atrás um user por aqui dizer que não)
O Luís, pela interpretação que faço, dá a entender que é do cartão (também já li em algum lado que em modo vídeo os cartões aquecem bastante)
Por aqui, como referi, já houve um user que disse que era pelo facto de usar o ecrã da máquina. Se fosse usado um monitor externo que o problema ficava resolvido.

Afinal, qual o motivo para o aquecimento?

LG

O que eu tenho lido em alguns foruns é que é o ecran que provoca o aquecimento, e que o clima ajuda muito, a malta que vive nos polos a maquina nunca aquece.

a experiencia que eu tenho com a 550d, no inverno portou-se bem, nunca aqueceu, chegou o verão, e sempre que não tiver a gravar tenho que desligar por completo, a maquina aproveita para arrefecer, senão, 5 minutos a filmar manda-me parar... com temperatura do ar superior a 30cº

provavelmente 60d, 7d, 5d aguentam mais...

Luís Rolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 27 / Mai / 2011, 12:24
Vamos lá ver uma coisa.
Aqui peço aos peritos das DSLR que as usam para vídeo para esclarecer um dúvida, relativamente ao aquecimento das mesmas.
O Paulo diz que o problema é do sensor (também pensava que sim até há uns tempos atrás um user por aqui dizer que não)
O Luís, pela interpretação que faço, dá a entender que é do cartão (também já li em algum lado que em modo vídeo os cartões aquecem bastante)
Por aqui, como referi, já houve um user que disse que era pelo facto de usar o ecrã da máquina. Se fosse usado um monitor externo que o problema ficava resolvido.

Afinal, qual o motivo para o aquecimento?

Eu não disse que o problema do aquecimento tinha a ver com o cartão.
O que tem a ver com o cartão é o limite de tempo de gravação.
O aquecimento é mesmo do sensor.
A Canon programou as máquinas para bloquearem quando alcançam uma determinada temperatura para proteger o sensor.
Nas 7D o problema piorou, pois a Canon programou-as para bloquearem mais cedo, mas corrigiu isso mais tarde num update de firmware.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Paulo Paulino

Na verdade podemos ter todos razão, pode de facto ser todos esses factores os responsáveis pelas paragens, e não apenas um.

No caso das canons eu tenho lido muito sobre o assunto e tenho a convicção que é o sensor. Quando filmei o por do Sol o ano passado no Algarve, estava eu todo contente num rochedo, onde foi uma complicação la chegar a escalar quase 45 minutos, tinha a imagem perfeita :) à minha frente e tripé no lugar correcto, a imagem enquadrada e zaccc block crash fiquei com a imagem a meio.

A maquina estava mesmo quente mal aguentava segura-la na mão. Foi quando descobri o limite dos 12 minutos.

Os cartões tem a ver também principalmente no caso dos que so suportam velocidades de transferência mais baixas, pois podem causar paragens na gravação, dai eu aconselhar a nunca usar cartões que não sejam classe (10) mas atenção às imitações do ebay que tem saído ultimamente a preços mais reduzidos, e atenção também que existe alguns classe (10) mas a 133x embora o preço é metade do valor dos a 200x. Um bom cartão 30g a 200x é para custa pelo menos 170€, menos que isso é para desconfiar.

Outra coisa importante os cartões devem ser sempre formatados na camara e não no PC, principalmente quando trabalhamos com bitrates a cima do normal.

Mas é como tudo se quisermos qualidade e sem falhas compramos uma maquina que grave em cartões p2 e podemos gravar AVC-INTRA 100M sem problemas de paragens. Pagamos pelo que compramos. Mas a verdade é que sem grandes despesas conseguimos grande qualidade, se entendermos mais ou menos o material e soubermos lidar como contornar as suas manhas.

Usar um monitor externo não creio que resolva o problema, eu uso quase sempre monitor externo, sempre que filmo na grua ou no steady e nunca me apercebi de alguma diferença mas a verdade é que nunca mais tentei gravar cenas com mais de 9 minutos nas minhas Canons.

No entanto tenho as mesmas falhas esporadicamente, e no meu caso é mesmo devido ao excesso de bitrate que meto na gravação, por vezes tenho que baixar um pouco para garantir que não tenho falhas em situações mais delicadas. Mas é tudo uma questão de entender o equipamento e as suas funções.

Mas por norma gravo com bitrates muito altos, os quais os equipamentos não foram produzido para suportar e por vezes provocam falhas e paragens na gravação como é de esperar, os motivos são muito similares aos que acontecem com o sub aquecimento.

Sub aquecimento ou velocidade de gravação no cartão, ou apenas erros no codec.

Pode ser realmente muita coisa. Mas o limite de gravação nas canons esta de facto relacionado com o que mencionou e bem o Caneira, os cartões SD usarem o sistema antigo de FAT32 e limitam a 4G o tamanho do ficheiro. Pelos vistos a canon ainda não se preocupou em resolver esse problema, talvez de propósito, na verdade este tipo de equipamento é óptimo para um tipo de filmagem diferente. Não creio que seja defeito mas sim feitio.

Eu diria se queremos fazer a cobertura de um espectáculo ou evento na integra é melhor usar outro tipo de equipamento. Se bem que nessa situação a GH1 também funciona muito bem, dai eu ter tentado dar de alguma forma sempre destaque a este equipamento que parece ser tão pouco usado, aqui na nossa comunidade.

Na verdade nem sei se existe alguém que tenha uma!
Mas garanto que depois de a experimentarem em vídeo não vão querer outra coisa. Atenção sem as lentes originais "so o corpo".

Nuno S. Ferreira

Citação de: Luís Rolo em 27 / Mai / 2011, 12:46
Eu não disse que o problema do aquecimento tinha a ver com o cartão.
O que tem a ver com o cartão é o limite de tempo de gravação.
O aquecimento é mesmo do sensor.
A Canon programou as máquinas para bloquearem quando alcançam uma determinada temperatura para proteger o sensor.
Nas 7D o problema piorou, pois a Canon programou-as para bloquearem mais cedo, mas corrigiu isso mais tarde num update de firmware.

Luís a tua resposta ao Paulo, do meu ponto de vista, foi um bocado vaga, o que me deixou algumas dúvidas. Pela forma da resposta, pelo menos para mim, quando dizes "O problema é mesmo o cartão" fiquei seu saber se se refira ao aquecimento ou ao facto de não não ter podido continuar a gravar.
Por isso é que no meu post anterior disse "pela interpretação que faço".

Foi só um esclarecimento.

Já agora Luís, ou quem mais possua este tipo de equipamento e queira partilhar.
A utilização de um monitor externo, como referi, ajuda ou não a atenuar o problema?
A Laura já aqui partilhou a sua experiência. E o Luís, depara-se com este problema? Como resolve?

Edit:
Como ao escrever entretanto foi colocada a resposta do Paulo, deixo aqui mais uma questão.
Quando se verifica esse bloqueio pela temperatura o ficheiro que estava a ser gravado fica "corrompido"? Ou antes de bloquear a máquina para a gravação?

Já agora Paulo, o sistema FAT32 julgo ser geral para todos os cartões e não apenas nos SD. A 5DMKII usa CF e julgo que o problema é o mesmo.

LG

Eu acho que a canon foi obrigada a colocar este limite, de 4gigas, para não pagar uma taxa, que as camaras "normais"de filmar pagam, li algures

hi, hi, hi,

Nuno,qual é a canon em questão?

Luís Rolo

Filmei um casamento em Cancun exclusivamente com a 7D sem um único problema de aquecimento (da máquina, pq eu derreti).
E o tempo lá era... morninho.

O problema das SLR é que quando a Canon as lançou não esperava tamanho sucesso junto da comunidade vídeo.
Acredito que se o tivesse esperado, tinha arranjado um sistema semelhante ao das câmaras de filmar da Sony em que assim que o limite dos 4GB é alcançado a máquina faz um novo ficheiro (na importação para o PC esses ficheiros são juntados num único).
Talvez no futuro...

Já agora Paulo, usas algum hack na GH1?
É que quando a máquina foi lançada, recordo-me de se falar que na versão europeia tinham colocado um limite de filmagem de 30minutos para evitar que fosse taxada como câmara de filmar, o que a tornaria mais cara (com a versão americana isso não se passava).

Luís Rolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 27 / Mai / 2011, 14:26
A utilização de um monitor externo, como referi, ajuda ou não a atenuar o problema?

Não tenho a certeza, mas acho que não é possível desligar o lcd da máquina quando se usa um externo. Logo, não iria ajudar.
Mas posso estar enganado...

Luís Rolo

Citação de: Laura em 27 / Mai / 2011, 14:31
Eu acho que a canon foi obrigada a colocar este limite, de 4gigas, para não pagar uma taxa, que as camaras "normais"de filmar pagam, li algures

Esse limite só existe quando se filma em SD (30 minutos).
Em HD não se coloca esse problema pois devido à limitação já falada dos 4GB, nunca se chegaria aos mesmos 30 minutos.

Nuno S. Ferreira

Nuno S. Ferreira

Citação de: Luís Rolo em 27 / Mai / 2011, 14:36
... assim que o limite dos 4GB é alcançado a máquina faz um novo ficheiro...

O Magic Lantern não faz algo semelhante?