Imagens em interior sem saturar nas janelas...

Iniciado por AC, 16 / Jun / 2011, 02:52

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Muitas vezes pedem-nos estas coisas... ou porque é importante identificar o local no exterior, ou seja pelo que for... e não tem como escolher o dia ou a hora, o evento é que determina.

Pode fazer-se mais bonitinho, mas aqui não era necessário...

O que era necessário era cortar 4f stops, para não ter de "torrar" muito a senhora que ía falar na secretária.  2 ARRI Daylight 1,2KW chegaram  8)
Na sala estão mais 4 ARRI Daylight 575W

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Filipe Araújo

Boas tardes,

grato pela dica. Uma questão: os "filtros de densidade neutros", são sacos pretos, tipo sacos para o lixo?

Desculpe a ignorancia, mas gostei da dica. Filipe Araújo.

AC

A ideia do topico era realmente dar uma dica, pois vejo que em muitos dos videos de BBC, tem muitas imagens captadas junto a janelas, e sei o dilema que é, ou "estoira" dentro ou "estoira" fora.

O filtos que se vêm na imagem são realmente chamados de densidade neutra, e a sua função é apenas reduzir a intensidade da luz.

No exemplo acima, foi tambem usado um outro tipo de filtro, chamado de Black Scrim, que é como que uma tela toda perfuradinha, mas que a câmara não vê. O que foi utilizado reduz dois diafragmas, mas como não chegava, foi adicionado mais um ND6 (mais dois diafragmas de corte). A ordem é importante, porque os filtros ND quando não são bem aplicados, isto é completamente colados à janela, o que nem sempre se pode, nem se tem tempo para isso, tendem a abanar com o vento e a criar m reflexo muito desagradável e que denuncia a presença do filtro, por isso junto ao vidro foi colocado primeiro o Black Scrim, e depois o ND.

Rosco Black Scrim - Transmissão 25%, corta 2 diafragmas

Os filtros ND podem ser obtidos em rolos ou em folhas, e os mais vulgares são:

ND3 - Transmissão 50%, corta 1 diafragma

ND6 - Transmissão 25%, corta 2 diafragmas

ND9 - Transmissão 12%, corta 3 diafragmas

Existem tambem filtros de densidade neutra combinados com correctores de temperatura de cor, pois quando se trabalha em interior com a camâra calibrada para 3200º e com luz de halogeneo, se essa correcção não for feita, a imagem do exterior vai ficar muito azulada.

ND6 combinado com CTO

Luís Rolo

Citação de: A. Caneira em 16 / Jun / 2011, 18:11
A ideia do topico era realmente dar uma dica, pois vejo que em muitos dos videos de BBC, tem muitas imagens captadas junto janelas, e sei o dilema que é, ou "estoira" dentro ou "estoira" fora.

A ideia é de muito simples aplicação mas, num casamento, cria outro problema.
Se coloco isso numa janela perco luz natural e vou ter que iluminar dentro, o que vai complicar muito as coisas.
Por isso, vou continuar a "estoirar" fora.  :)
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

AC

Tens razão Luís Rolo.

Espero que os profissionais de BBC's não me interpretem mal, por ter citado o caso de alguns videos, pois a minha intenção foi apenas a de deixar aqui algum conhecimento adicional.
Sei tambem que muitas vezes, deixar as janelas a estoirar um pouco, é até um opção estética. Tudo depende do resultado que se pretende atingir.

Luís Rolo

Ó Caneira, só um aparte...

Tu quando chegas a casa e acendes a luz sentes que estás a trabalhar?   \:D/ \:D/ \:D/

Pronto, a piada do dia já foi. Podem voltar ao trabalho.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

AC

#-o Não consegui descodificar a mensagem...

Mário Rui

Citação de: Luís Rolo em 16 / Jun / 2011, 18:58
Tu quando chegas a casa e acendes a luz sentes que estás a trabalhar?   \:D/ \:D/ \:D/

E quando apaga a luz para se deitar, sente que ainda vai trabalhar?

AC

:( Continuo sem perceber a relação.

Irei reflectir sobre o interesse do topico... desculpem.

José Costa

Boas.
Citádo por A. Caneira: "Irei reflectir sobre o interesse do topico... desculpem."

O tópico em questão é muito do meu interesse, independentemente de se poder ou não aplicar as técnicas nas reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos), pelo que se poder continuar a dispensar o seu tempo na sua continuação, além do meu agradecimento, pelo menos a minha pessoa irá continuar a ler os seus escritos, e com muito gosto. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Luís Rolo

Citação de: A. Caneira em 16 / Jun / 2011, 19:48
:( Continuo sem perceber a relação.

Irei reflectir sobre o interesse do topico... desculpem.

Caneira, o tópico tem todo o interesse.
O resto foi apenas uma brincadeira. Espero que a interpretes como tal.

Filipe Araújo

Boa noite José Costa,

fico feliz por o ver por cá. Tenho aplicado algumas das dicas que me deu e sinto melhorias no meu trabalho.

Mais uma vez grato pelo seu tempo e orientação, Filipe Araujo.

LG

Em fotografia, há uma altura do dia que fica lindo, é esperar pelas 8, 9 horas do dia(hora de verão), depois abres bem as janelas, e uma ajuda de um foco de luz T 3200K, incidente ou reflectida... fica ali um equilibrio fantástico,

recriar esta luz exterior em estudio para cinema ?... não sei como se faz...

AC

Citação de: Laura em 17 / Jun / 2011, 11:43
Em fotografia, há uma altura do dia que fica lindo, é esperar pelas 8, 9 horas do dia(hora de verão), depois abres bem as janelas, e uma ajuda de um foco de luz T 3200K, incidente ou reflectida... fica ali um equilibrio fantástico,

Em fotografia e em video. Não há nada como o aproveitar a luz natural, nada traduz o mesmo realismo. Em todas as situações em que é possivel condicionar a hora de captação das imagens à melhor hora do dia (ou do anoitecer) por forma a ter as condições de luz que se desejam, é essa a opção que se deveria tomar, mesmo que se tenha de compensar pontualmente, o grosso é a luz natural. Ou seja, concordo com o que dizes.

O recurso a outras soluções, impõe-se quando não é possivel condicionar a hora de captação das imagens, como sejam eventos em directo, ou até gravados, mas que ocorrem numa hora determinada por uma qualquer agenda (ex: o ministro vai falar às 13 horas e em fundo vão ficar as janelas).

Citaçãorecriar esta luz exterior em estudio para cinema ?... não sei como se faz...

Em estudio, ou na ausência total de luz, o dominio do director de fotografia é total, o sol ou a lua tem a intensidade que se quer, as sombras a dureza que se quer, a hora é a que se pretenda que pareça que seja.
Vemos muitas vezes essas coisas em cinema, novelas etc, etc... na mesma sala se gravam cenas supostamente de dia e outras supostamente de noite, só muda a iluminação, e muitas vezes é à apresença de janelas que ajuda a mudar essa percepção. Uma luz "quente" a entrar pelas janelas induz rapidamente a ideia de fim de tarde ou nascer do dia, por outro lado uma luz "fria" ou ligeiramente azulada, é tambem associada a cenas nocturnas

LG

tenho um colega  fotógrafo que faz do seguinte modo, deixa ver se me lembro,  2 disparos no mesmo fotograma, 1ª disparo, por volta do meio dia, com a fotometria correta para a luz exterior, o interior da sala ficou todo escuro, passam umas horas, ficou de noite, 22h horas, 2 disparo: iluminação artificial... o tripé durante esse tempo todo, não pode rigorosamente sair do sitio, isso fazia-se com uma maquina de grande formato 9x12... porque exige um enorme rigor....
(bem, mas isso é fotografia pura e dura e não é video) ;)

Mais....
às vezes eu tenho que ir fotografar uns quadros pendurados nas igrejas. - Seu padre, a igreja tem janelas? -tem, tem muita luz para fotografar, não precisa de trazer nada.
-Então eu estou ai às 22h... ;)

podia continuar, vou parar, estou no forum de video
8)