Final Cut Pro X lançado hoje.

Iniciado por Luís Rolo, 21 / Jun / 2011, 15:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Rocha

CitaçãoCentenas, senão milhares, de estúdios foram construídos em volta do FC Studio e de um método de trabalho muito específico para, sem aviso prévio, verem o fim dos produtos.
Sem dar explicações nem avisar acabaram com o Shake, com o XServe, Soundtrack Pro, Color, DVD Studio Pro, Cinema Tools e com o Final Cut Server (lançado 2 anos atrás).
Quem investiu nestas soluções sente-se traído.
Em Portugal o Económico TV é uma dessas estações de televisão que tem toda a sua base de emissão e edição baseada em Apple e Mac's, nomeadamente os produtos que falas.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Mário Rui

Apesar de eu ser um fundamentalista da Apple, concordo com os comentários menos abonatórios que têm sido feitos ao novo FCP X. Como já aqui tinha dito há uns comentários atrás, este FCP X é uma espécie de fusão do iMovie 11 com o FCP 7, mantendo o worflow do Imovie 11 (que até é giro).

Vocês não perdoam uma. Estavam era mal habituados... mudem para o Windows para saberem o que custa a vida.  :lol:

Luís Rolo

Citação de: Edgar Feldman em 29 / Jun / 2011, 20:49
Penso que a apple deu um tiro no pé

Deu, mas não foi no deles. Foi no nosso.
Eles de certeza que vão fazer muito mais dinheiro com este que com o 7.
Abdicam do mercado high-end mas ganham o prosumer, que é muito maior.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Edgar Feldman

De facto os Mac's foram sempre mais fiáveis que os PC. Mais pro´s que os PC´s. Basta lembrar que o photoshop nasce primeiro no mac. Há muitos anos que não uso Pc's, principalmente por causa do FCP. Parece-me que o panorama já não é bem assim. De facto a apple deu um tiro em nós, profissionais destas coisas.

Edgar Feldman

Pois é... Passado tantos anos com o final cut, eis que o percurso parece estar a acabar. Até já se ouvem rumores que os MacPro também tem os dias contados. Espero estar enganado mas o que apple pretende é fabricar gadjets, o Iphone, o Ipad, etc. Mas pelo menos deveriam ter sido mais honestos e não inventar que FCP X é um novo revolucionário upgrade do FCP7, mas sim do IMove, que aliás consegue importar os projectos antigos do IMove e não do FCP.

O novo FCP não tem multicamara, não exporta XML, OMF, EDL. Enfim... querem que nós trabalhemos de que forma? A apple começa a irritar-me verdadeiramente, odeio o windows, mas começo a odiar a apple. Há alguma solução profissional no Linux? É para o linux que me apetece emigrar sinceramente.

Edgar Feldman

Quando penso que o comodore Amiga era o melhor e mais avançado sistema que existia para o video no inicio dos anos 90, e que morre por causa dos mercados (conceito muito na moda hoje em dia). Agora a apple porque os mercados dizem que ganham mais no divertimento. Estamos lixados.

Luís Rolo

Podiam ter chamado ao FCP X iSuck...
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Edgar Feldman

Pois é, bem dito! Isuck... e mal feito! Já vi o programa, é pior que cuspir na sopa.

Licínio Castro

Por aquilo que tenho visto, o novo FCP X, parece-me muito simpático, talvez pelo facto de ser novo na plataforma MAC, até me atrevo a elogiar o iMOVIE 11...que pinta...será necessário muito mais?
Nos tempos que correm, cada vez valorizo mais as coisas simples, para complicado já chega a  vida!
Aqui no Norte, anda tudo teso e tendo em conta aquilo que nos pagam, para bem, era entregar o trabalho editado no Movie maker. :-"
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Nuno S. Ferreira

Um artigo interessante escrito por Ron Brinkmann, que fez parte da equipa inicial que produziu o Shake.

Muito resumidamente, o que ele diz é o que todos têm comentado. Os utilizados profissionais não são, há muito tempo, a preocupação da Apple.

http://digitalcomposting.wordpress.com/2011/06/28/x-vs-pro/

Edgar Feldman

Pelo que vi, não me parece simples o FCP X. Mas, deve ser por eu já ter 53 anos. A cabeça está a ficar gasta. Os programas de grande consumo nunca me pareceram simples de utilizar. Mas pronto... lá estou eu a rezingar como os velhos. Mas falando seriamente, esta versão do FCP X não vai servir para quem faz televisão ou cinema, e penso que também não serve para quem faz casamentos profissionalmente. Já nem discuto o novo design e o novo conceito, há ferramentas básicas na edição que foram esquecidas, o mais marcante são os modos de exportação de EDL ou OMF. Eu, por exemplo, estou a findar a montagem de imagem uma longa-metragem, o som é editado no Pro-Tools, preciso obviamente do omf para entregar ao montador de som. O FCP X esqueceu-se disso? Acho é que pretende que tudo seja finalizado no FCP X. Querem que misturemos o som de uma longa no final cut? Não brinquemos com coisas sérias. Preciso de passar alguns planos filmados a 25fps para 24fps porque é a norma do cinema digital. É possivel fazer isso no FCP? Enfim ...

Licínio Castro

CitaçãoA apple começa a irritar-me verdadeiramente, odeio o windows, mas começo a odiar a apple. Há alguma solução profissional no Linux? É para o linux que me apetece emigrar sinceramente.

Eu conheço essa sensação, passei recentemente por uma experiência idêntica, quando assassinaram o Avid liquid 7.
Fiquei revoltado, anos e anos agarrado a um programa (sim, eu já vinha do liquid edition), e de repente acaba-se...revoltei-me...depois pensei: "que se fod*m os gajos da AVID," no fundo isto é uma oportunidade de mudança é o que é, e assim foi, se não tivesse terminado aquele ciclo, ainda estava a fazer as mesmas coisas.
Neste momento, estou maravilhado com o Mac, tão maravilhado que ainda nem comecei a trabalhar, limito-me a contemplar a peça, a vontade há-de surgir...dasss!!!
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Mário Rui

Citação de: Licínio Castro em 30 / Jun / 2011, 18:35
Neste momento, estou maravilhado com o Mac, tão maravilhado que ainda nem comecei a trabalhar, limito-me a contemplar a peça, a vontade há-de surgir...dasss!!!

O Mac aguenta tudo... até dá para assar sardinhas.  :lol:

Nuno S. Ferreira

Quem tiver tempo, pois é longo, está aqui uma "apresentação" do Larry Jordan que vale a pena ver e ouvir.
http://www.fcp.co/final-cut-pro/tutorials/444-watch-larry-jordans-fcpx-demo-from-the-london-supermeet

Luís Rolo