problemas com pc

Iniciado por rui ressurreição, 05 / Jul / 2011, 04:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

rui ressurreição

olá pessoal...
como já tinha referido aqui, tenho um Computador PC – Desktop com CPU - AMD Thunderbird 1,333 GHZ, Caixa Mid-Tower ATX classe B, Motherboard Soltek SL-75 KIV, Fonte de alimentação Q-TEC 450 W Dual Fan Gold, Placa gráfica Matrox Millenium G-450 dual head, Disco duro IBM 40 GB-7200 r.p.m.,_Disco duro Maxtor 40 Gb – 7200 r.p.m., Drive de disquetes, teclado, rato, lcd-tv samsung de 15 pol, Gravador CD-RW Philips 1600 series, Gravador de DVD (+/- R/RW) MSI DR4-A, Sistema Operativo Windows Millennium, 512 Mb de RAM, Placa de audio Terratec AUREON 5.1 fun, placa de captura vídeo dv 500 plus com premiere 6 e placa usb2.

o que se passa é o seguinte:há uns dias atrás dexei o computador ligado e penso que não o desliguei...hoje ao verificar umas coisas no meu estúdio, notei que a ventoinha estava a trabalhar e as luzes verde e vermelha estavam acesas...entretanto tentei desligá-lo "à força" e não desligava...tirei o cabo da corrente e desligou, claro....depois liguei o cabo e arrancou sozinho...já o desliguei novamente, abri-o, limpei-o, tirei e meti as placas e verifiquei todas as ligações em todo o lado e está tudo ligado, inclusivé o socket da fonte de alimentação que liga ao socket da motherboard ...ao ligar um pequeno socket, sem querer o fio queimou(pode ter sido um curto-circuito)...não sei qual é , mas por exclusão de partes , quem souber é capaz de me ajudar:
1-não é o fio que liga o led verde do botão de arranque à motherdoard.
2-não é o fio que liga o led vermelho do botão de reinício à motherboard.
3-não é o fio que liga o pequeno altifalante à motherboard.
4-não é outro fio azul e branco que liga à motherboard.
5-é um outro fio...

sei que a descrição é vaga, mas se calhar nem tem importãncia para resolver o caso.
bem, qd voltei a ligar o pc, este ligou-se sozinho sem que eu tenha tocado em qq botão...é de salientar que o pc só está ligado ao monitor, ao rato e teclado e a 2 colunas...não há ligações em rede nem por wireless ou à internet...qq que seja a tomada que o ligue ele faz sempre a mesma coisa...até já troquei cabos de alimentação e ele faz a mesma coisa...se desligar o socket que liga a alimentação ao socket da motherboard , ele já não liga...já estive a ver as configurações da bios e páginas da internet com algumas soluções , mas o pc faz sempre a mesma coisa...
ahhh, esqueci-me do seguinte:depois de queimar o tal fio(de notar que o problema aconteceu muito tempo antes, e mesmo depois do acidente de queimar,continua igual), o botão de reiniciar deixou de funcionar embora a luz vermelha esteja acesa sempre....

qd depois o ligo à corrente, ele inicia sozinho, vai ao windows millenium, corre bem todos os programas, reinicia normalmente...mas qd peço para desligar ele desliga , mas as luzes ficam acesas(verde e vermelha) e a ventoinha tb...de notar que os discos hdd, gravad de cd e dvd e leitor de disquetes funcionam bem...
alguém me pode ajudar?
talvez o JOSÉ COSTA , quem sabe...
aguardo resposta...abraço de amizade.RUI RESSURREIÇÃO.

José Costa

Boas.
Na board, aonde ligam todos esses fios (led verde, led vermelho, altifalante, etc) desligue-os todos. Ligam à board por um peq. jumper, em pares de dois fios. Veja nesta foto o local que eu digo. As cores na sua board podem ser diferentes. Desligue a ficha na corrente, espere 10 seg. e volte a ligar. Se o PC não arrancar, é um curto-circuito localizado no botão Power ou no reset. Experimente e depois diga o resultado. Se não ligar, basta verificar qual dos botôes tem pproblema, por exclusão de partes e substituir o mesmo.

Ao desligar os fios, tenha o cuidado de apontar o local aonde cada um liga. Por norma, eles têm indicação, assim como na board, mas a sua pode não ter. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

devido a várias coisas para fazer(inclusivé exames do curso superior), se calhar só lá para o dia 22/7 é que trato destes e de outros problemas...mas ainda hoje vou tirar uma série de fotos do pc aberto para mostrar o problema...até breve.

p.s.-JOSÉ COSTA:assim que puder , eu já digo o que aconteceu, tá descansado.ABRAÇO.

Edgar Feldman

Um gajo aqui quer escrever com...tador e aparece com"Prostituta"dor. É de propósito? Acho uma
boa ideia. Um pouco de humor não faz mal a ninguém.

AC

:lol: :lol: :lol: até que nem ficaria desadaptado de todo... mas era um erro! Já está corrigido!
Obrigado Edgar
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!