Perca de qualidade nas fotos

Iniciado por Diamantino simão, 10 / Ago / 2011, 22:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Boas

Preciso de uma explicação de alguém que tenha mais exp. que eu no tratamento  das fotos.
trabalho pouco em fotografia e  os trabalhos realizados faço as correcções no Corel Paint shop Pro photo X2 que encontro ser muito bem elaborado e mais simples que o Photochop.
Porém o meu problema é o seguinte: quando faço uma correcção não importa a qual, essa foto tendo inicialmente 5.80 MG, depois da correcção fica com apenas 4.21 MG por exemplo. Visualmente mesmo ampliando não se nota nada, mas porquê esta perca? se alguém me puder explicar agradeço.

Não sei se o mesmo acontece no  Adobe Photochop, até pode ser normal, só gostaria que me dissessem o porquê.

Obrigado

AC

Pelos dados apresentados suponho que estamos a falar de formato jpeg. Muito provavelmente se abrires uma foto nesse programa (ou em outro) e a voltares a gravar (por exemplo com outro nome), mesmo sem fazeres qualquer modificação, vais notar que o tamanho resultante será diferente do original, poderá ser maior ou mais pequeno. O facto fica a dever-se principalmente a dois factores, um dos quais podes ter algum controlo, que tem a ver com o indice de qualidade em que o software vai gravar o jpeg (normalmente configurável pelo utilizador) e o outro, porque cada fabricante pode usar a sua propria implementação de compressão JPEG, que resulta em maior ou menor compresão.
Outros parametros podem influenciar tambem o tamanho final, por exemplo optimização Hufman, e nivel de amostragem de cor.
O ideal será trabalhar a partir de formatos RAW ou TIF, e só fazer a conversão para JPEG (ou nem mesmo fazer) após completado todo o trabalho de edição, pois em JPEG cada vez que abres, alteras e voltas gravar, existe degradação da resultante.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Diamantino simão

boas

Pois... já compreendi, a melhor maneira é o RAW é assim que trabalham os Profissionais, eu não tenho soft. apenas trabalho em JPEG, e daí o RAW é muito pesado.

Agradeço ao amigo Caneira a boa e bem explicida dúvida que eu tinha.

Obrigado

LG

Deve haver um pulgin para este Corel Paint shop Pro photo X2, de forma a que possas abrir um ficheiro raw (não conheço)...

tu nunca gravas sobre um raw, ele cria um ficheiro com os tratamentos que fizeste na imagem, se apagares esses ficheiro, voltas a ter a imagem original da maquina, logo, podes sempre voltar atrás nos tratamentos da imagem, depois do raw "revelado" gravas a imagem para um tiff ou jpg. o raw não é usado, eu pelo menos não uso, para produto final.

A qualidade de um raw para jpg logo à saida da maquina é notória, entre um raw e um tiff não é tão notório.

quando só se tem  jpgs, normalmente guarda-se sempre o 1º jpg que sai da maquina, fazemos os tratamentos numa copia, no jpg e tiff, não dá para voltar atrás

jdoro

Citação de: diamantino simão em 11 / Ago / 2011, 21:31
boas

Pois... já compreendi, a melhor maneira é o RAW é assim que trabalham os Profissionais, eu não tenho soft. apenas trabalho em JPEG, e daí o RAW é muito pesado.

Agradeço ao amigo Caneira a boa e bem explicida dúvida que eu tinha.

Obrigado

Boas noites para uma perca minima de qualidade aconselho a tirar no formato RAW o programa que eu uso é Adobe Photoshop Lightroom é um editor pequeno mas com tudo o que faz falta na edição só depois e se quiser exporta para jpeg no tamanho original ou no tamanho desejado e mantem a qualidade alem de ficar sempre com o ficheiro original.

Cumps

Joaquim