Projecto: São Domingos [HDR timelapse]

Iniciado por Daniel Santos, 15 / Set / 2011, 23:44

Tópico anterior - Tópico seguinte

Daniel Santos

Ora viva!

Deixo aqui o meu último trabalho amador, um vídeo de timelapse elaborado a partir de 4400 fotografias tiradas a 6 de Setembro deste ano.

A edição e montagem fez-se no dia seguinte, e eis o resultado:

Versão 1080p

Se tiverem boa net e resolução, não deixem de ver a versão 1080p FullHD.

Fico a aguardar opiniões.

Se gostarem do que viram, partilhem, ficarei-vos agradecido.

Cumps!

Mário Rui

Parabéns pelo excelente trabalho. Além disso, ter um comentário positivo do Philip Bloom não é para qualquer um.  :lol:

Na minha opinião... O MELHOR: todo o trabalho em HDR, especialmente o último plano que está fantástico; O PIOR: todo o grafismo. Acho também que a duração não devia ter ultrapassado os 3 minutos.

Não entendi uma coisa: se a conta no Vimeo é Plus, porquê não fazer o upload em 1920x1080?

rui ressurreição

gostei do filme, mas axo que algumas partes não tiraram partido do efeito time lapse, porque ou n havia movimento ou falta de contraste...no grafismo optava por outro estilo(este parece mais guerra das estrêlas)....mas gostei...a música está excelente.

LG

Estas minas é um lugar fantástico e toda a zona envolvente...

Eu não gosto muito de ver a estrelinha a passar por trás do titulo, acho demasiado sostificado para o que  mostras a seguir, e aquele tom azul tb não cai bem, um tom quente parecia melhor

E a recolha de imagens mais perto do final do dia ainda tinha ficado com mais dramatismo...

Tá giro... é um lugar que dá sempre vontade de lá voltar

Daniel Santos

O meu agradecimento a todos pelo feedback.

Alguns esclarecimentos.

Fiz este projecto durante as férias em modo relâmpago. Trata-se da minha primeira verdadeira experiência em timelapse HDR, e estava ansioso para ver o resultado. Foi fotografado num dia, editado noutro, e claro daí advêm uns quantos erros no trabalho final.

Mário Rui:
Primeiro escolhi a música, e sobre esta fiz a edição. Deparei-me com o primeiro problema que foi, cenas a menos para música a mais. O que ainda me obrigou a inserir duas cenas estáticas. E claro com a introdução histórica consegui "esticar" um pouco mais o vídeo, mas não o suficiente. 3 minutos para estas 12 cenas teriam sido de facto o ideal. O grafismo também sofreu, depois de ter tudo montado, não estava com grande pachorra para perder muito mais no lettering.

A minha conta no vimeo é basic, o que não me permite carregar em 1080p.
Dado que tenho um contrato para mim mais satisfatório no Smugmug, ficou aí.

De facto um comentário e like do Phillip Bloom é qualquer coisa de muito motivante ;)

Rui ressureição:
De facto esta experiência não segue o conceito tradicional de timelapse (que também muito aprecio). No entanto a técnica aqui empregue não é despropositada, sobretudo pelo seguinte aspecto que é a edição HDR. Esta tem de ser feita frame a frame, com boa resolução (o HDR deteriora significativamente a qualidade de imagem, introduzindo muito ruído).

Fica aqui um bom exemplo de timelapse criativo (provavelmente já todos conhecem) que em nada (exceptuando uma cena ou outra) tira partido do conceito tradicional:

http://www.thechapelfilm.com

Este foi um dos vídeos percursores que me fez adquirir uma DSLR há poucos meses atrás.

Laura:
De facto a luz não era a melhor, mas estava limitado em tempo, e apenas teria o dia para capturar as imagens. No entanto creio também que o pleno dia, terá ajudado para passar a aridez que o local demonstra.

Obrigado a todos.

Tenho duas ideias em preparação para mais no género, que logo darei conta por aqui.

Cumps!

Mário Rui

Citação de: Daniel Santos em 17 / Set / 2011, 13:50
Primeiro escolhi a música, e sobre esta fiz a edição. Deparei-me com o primeiro problema que foi, cenas a menos para música a mais. O que ainda me obrigou a inserir duas cenas estáticas. E claro com a introdução histórica consegui "esticar" um pouco mais o vídeo, mas não o suficiente. 3 minutos para estas 12 cenas teriam sido de facto o ideal.

Em minha opinião, não se deve prejudicar o filme por causa da [duração] música, apesar das músicas terem uma importância muito grande no resultado final dos filmes.
Neste caso (a ser feito com 3 min.) teria optado por aproveitar o final da música e "remendava" com um fade no som ao início.

O grafismo também sofreu, depois de ter tudo montado, não estava com grande pachorra para perder muito mais no lettering.

Já percebi que grande parte do pessoal não tem grande "pachorra" para perder tempo com o grafismo (ou por falta de conhecimentos nessa área). Fazem mal, fazem muito mal. Ponham os olhos, por ex., no Philip Bloom – ele não despreza esse item – porque sabe a importância que isso tem. Por muito boas que sejam as imagens, um mau grafismo retira credibilidade ao trabalho.

A minha conta no vimeo é basic, o que não me permite carregar em 1080p.

Devo ter feito confusão. Na altura pareceu-me ter visto que era uma conta Plus, daí a minha observação.

De facto um comentário e like do Phillip Bloom é qualquer coisa de muito motivante ;)

Sem dúvida. É um motivo de orgulho e um estímulo para melhorar ainda mais.

Tenho duas ideias em preparação para mais no género, que logo darei conta por aqui.

Se uma delas estiver pronta até 15 Outubro e se abranger o tema "Verão", ainda pode participar na Mostra do PortugalVideo (atenção que as inscrições terminam em 30 Setembro).

A ficha técnica do video na pág. do Vimeo descreve a utilização do Ben's pocketslider. No site do Ben não consegui perceber se o motor está incluído no preço do Motor Slider (409€ - 75cm / 439€ - 100cm) ou se é vendido à parte (nos Motors). O site dele é um pouco confudo porque não apresenta uma foto completa do kit, nem dá para ver o tipo de acabamento dos pés do slider.
Seria possível esclarecer esta questão e colocar aqui uma imagem completa do pocketslider?
Obrigado.

Daniel Santos

Mário.

Não é meu hábito desprezar o grafismo e lettering do vídeo, já tenho feito coisas bem engraçadas nesse género. Foi mesmo a vontade de ver o resultado final deste (feito em 2 dias) que me levou a "queimar" algumas etapas, o que se traduz numas quantas imperfeições no resultado final.
E concordo também na questão da duração, haveria ali uma série de soluções para encurtar a música, mas novamente este vídeo surgiu do "nada" sem ser planeado e é essencialmente uma experiência.

Quanto a calha, o sistema vem já com um motor (um de dois à escolha, do slow ou fast), sendo o preço da versão de 1m, de 465€, ao que acrescem 23€ de portes. Caso se pretenda o outro motor, são mais 45€ a juntar à factura. A calha não tem pés, sendo no entanto possível adaptar alguns na sua furação.

Esta calha ficou em 533€ (1m com motor fast + 1 motor adicionmal slow + portes) e demorou 6 semanas a ser construída. É essencialmente uma calha artesanal e o acabamento é de luxo. Os únicos inconvenientes que lhe vejo, é o peso, não fazer drive-shoot-drive e o tempo que demora a deslocar o patim de um lado ao outro quando é necessário (com o motor slow). As vantagens são a relação preço/qualidade (estamos a falar de uma calha motorizada a menos de 500€), simplicidade de utilização, e o seu funcionamento a pilhas AA recargáveis.

O Ben é extremamente acessível, e responde rapidamente a qualquer mail... Ah e entende perfeitamente o português :)

Cumps!

LG

Muito giras as fotos

O grafismo o melhor é deixar para quem gosta e tem tempo... já cheguei a gastar 15 dias de volta de uns botões para uma pagina da web, actualmente já não tenho essa paxorra. ás vezes uma coisa simples é o suficiente...

eu se calhar tinha usado a 1 foto que colocaste aqui e o letring  a passar naquele céu canto sup dto

;)

Mário Rui

Obrigado Daniel Santos pelos esclarecimentos, pela disponibilidade e pela boa vontade (são características que começam a rarear).
Assim já percebi melhor o produto do Ben (bem me pareceu que ele tem uma costela portuguesa), embora o nome "pocket (slider)" me provoque um sorriso.
Achei que as críticas ao trabalho foram bem recebidas e isso é muito bom. Quem recebe bem as críticas (fundamentadas) é sempre alguém que está interessado em evoluir.
Ainda muito recentemente, bloqueei com um trabalho de características novas para mim. Patinei durante alguns dias e decidi mostrar o trabalho a alguns amigos aqui do fórum para o criticarem. Eles sabem que estão à vontade para me darem na cabeça pelas cagadas que faço e que não estou muito interessado em aplausos. Após as críticas, o trabalho desbloqueou porque reconheci a razão das mesmas e estou sinceramente agradecido a eles pelo contributo que me deram.
Aprender, aprender sempre! Também no vídeo.

Citação de: Laura em 18 / Set / 2011, 12:10
O grafismo o melhor é deixar para quem gosta e tem tempo...

O som o melhor é deixar para quem gosta e tem tempo (passe a incorrecção gramatical [por fidelidade à citação] mas o melhor é deixar a gramática para quem gosta e tem tempo).
A imagem o melhor é deixar para quem gosta e tem tempo.
A iluminação o melhor é deixar para quem gosta e tem tempo.
A banda sonora o melhor é deixar...

LG

Vitor

:lol: :lol:  :lol:

era bom que assim fosse, é o mesmo que faz tudo
:(

;-)