Ajuda aquisição de câmara de video

Iniciado por Peixoto, 10 / Out / 2011, 01:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

Peixoto

Olá a todos, gostaria de ter a vossa opinião acerca de uma aquisição que tenho andado a ponderar.
A situação é a seguinte, faço reportagem como freelacer de BBC's e outros eventos sociais e nos últimos anos tenho trabalhado com a SONY DSR 250 P, não sendo minha. Neste momento, estou indeciso entre fazer uma proposta para comprar a dita máquina usada ou comprar nova e, provavelmente com novo sistema de gravação.
Gostaria de pedir a opinião acerca disto.
A SONY DSR 250 P seria ainda uma boa opção? Qual é o seu valor médio tendo em conta que tem 5 anos?
Ou, por outro lado, seria melhor comprar outra máquina?
Nesse caso qual seria a mais indicada para este tipo de trabalho tendo em conta a relação preço/qualidade? Isto porque não tenho volume de trabalho que justifique um grande investimento.
Agradeço desde já a vossa disponibilidade!

rui ressurreição

eu acho que não vale a pena investir numa camera desatualizada....quase toda a gente que agora compra cameras vai para hd...eu tenho uma canon xl2 , mas comprei-a em 2004...se fosse agora não a comprava...
tens várias opções para o teu tipo de trabalhos...ou optas por uma hdslr ou por uma camcorder.no teu caso ia para uma camcoder pois já estás habituado ao workflow...tens aqui várias hipóteses entre os 1500 e 3500 euros...pondera bem.boas.

http://www.sony.pt/hub/camaras-video-handycam/gama/hd-semi-profissionais

http://www.computoviseu.com/

rui ressurreição

Peixoto

Caro Rui,
já reparei que é um expert neste meio, daí que eu o volte a chatear.
Uma vez que considerou a Sony hxr-mc200e gostaria que me informasse da sua qualidade.
Em termos comparativos, esta máquina é fiável e garante qualidade igual ou superior à que eu uso? (sony dsr 250p)

O meu muito obrigado pelas suas informações!

Licínio Castro

A HXR-MC2000, têm uma imagem bastante aceitável, embora a optica seja fraca, agora o grande problema é que as máquinas grandes, já não são muito bem vistas como máquinas modernas, pelo menos tenho tido esse feedback, onde um profissional me chegou a questionar sobre a idade da camara(HXR-MC2000E), devido ao seu design...digamos,  retro.

Mas sinceramente, continuo a dizer que o que fica é o trabalho final.
Actualmente, trabalho com uma Canon XA10 e só tenho a dizer maravilhas...a camara é um estrondo!!!
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

rui ressurreição

hoje em dia com a vulgar utilização de máquinas hdslr para filmar( canon 7d, 5d mk2, nikon d7000, nikon d5100, etc), o pessoal está a "habituar-se" a máquinas do género e às semi-pro....é uma questão de modas...o LICÍNIO  tem razão, e o que conta é o resultado final...a máquina do LICÍNIO tb é uma excelente opção bem como a sony nex vg20(ambas de preço semelhante)...a máquina que o LICÍNIO usa tem a vantagem de usar conectores xlr que no som melhora bastante a sua captação...mas eu apostaria mais no filme em si, "desenho" de som e luz, movimentos de camera, música, grafismo, e edição não linear...se gravasse com qualquer destas optaria por gravar o master em hd, e distribuí-lo em blu-ray e uma cópia em dvd...pensa nisso e boa escolha.RUI.