Video com Nikon D3100

Iniciado por zecaohpah, 10 / Nov / 2011, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

zecaohpah

Boas,

Correndo o risco de errar na categoria onde o tópico está inserido vou arriscar.
Recentemente adquiri uma Nikon D3100 e queria aproveitar para fazer alguns videos com a maquina, mas acontece que no video há muito grão e o ISO está a 100. Para a máquina que é, ter grão no video é uma consequência necessária de filmar dentro de casa? Ou há outra forma de melhorar a qualidade?

Obrigado, desde já.

LG

Há tempos experimentei unas nikon do género e filmava muito mal com luz nocturna... com canon isso já não acontece

eu penso que seja mesmo assim, se pretendes filmar muito com ela trocava por uma canon

Luís Rolo

Citação de: zecaohpah em 10 / Nov / 2011, 03:22
Boas,

Correndo o risco de errar na categoria onde o tópico está inserido vou arriscar.
Recentemente adquiri uma Nikon D3100 e queria aproveitar para fazer alguns videos com a maquina, mas acontece que no video há muito grão e o ISO está a 100. Para a máquina que é, ter grão no video é uma consequência necessária de filmar dentro de casa? Ou há outra forma de melhorar a qualidade?

Obrigado, desde já.

Por mais grão que tenha a máquina, a ISO 100 tem obrigação de ter imagem limpa.
De certo que estás a fazer alguma coisa mal, até porque referes "filmar dentro de casa" o que a ISO 100 é praticamente impossível.
Não sei como funcionam as Nikon nesse aspecto, mas verifica nos menus internos se não tens a opção de ISO automático ligado.
Outra hipótese, é estares a filmar em AUTO, o que faz com que a máquina não tenha em conta nenhum ajuste dado por ti (inclusive o ISO).
Pode não ser nada disto que estou a dizer, mas acredita que a culpa não é da máquina.
Tens algum vídeo desses online (youtube, vimeo...) para que se possa ver?

"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Ivo Gomes

É isso, um upload do vídeo em questão ou de um frame ajudaria. 
A Nikon D3100 não lida bem com as funções automáticas no modo vídeo, principalmente com o ISO, mas com o ISO a 100 não pode dar grão.
Dá-nos mais informações de como usas a máquina para te ajudar-mos.
Cumprimentos.

rui ressurreição

olá...eu tenho uma nikon d90, que filma a 720p-24p e se colocares tudo em automático e não carregares num botão para fixar a luminosidade no valor que tens, ao ires para um local mais escuro ela mete grão...mas a tua já deve ter controles manuais e deve ser um problema de automáticos em que a máquina fecha a abertura e mete ruído mesmo com iso a 100...tens de por em modo A e depois vais variando a abertura com iso em 100 e só mexes nos decibeis de aumentar a claridade se precisares...mas com uma luz de 20w-poupança que equivale a 80-100w das antigas, consegues abrir o diafragma todo e pões em 0 db  e para aí abertura 3.5 e não fica a imagem escura...é claro que se tiveres uma lente mais luminosa melhor ainda...boas.

Alberto

Olá,
a razão de o video ter grão com iso a 100 é que a máquina não tem controlo manual no modo video, os ajustes manuais só podem ser feitos para o modo foto logo o suposto iso 100 não se aplica. A única função que se pode tentar controlar é a exposição  através do ae lock, faz-se a leitura automática e depois fixa-se a exposição.

zecaohpah

Obrigado a todos pelas respostas (em menos de um dia tive mais respostas aqui que numa semana noutro forum...)

O video está aqui:

Filmei em M com F9 e a 1/25s

Luís Rolo

Citação de: zecaohpah em 10 / Nov / 2011, 13:49
Filmei em M com F9 e a 1/25s

Assumindo que o que já foi dito anteriormente será certo (a máquina controlar automaticamente o ISO) o problema principal foi o f9.
Usar o diafragma tão fechado em interiores é praticamente impossível (e desnecessário).
Abre mais isso e vais ver que o grão diminui, pois a máquina não vai ter necessidade de subir tanto o ISO.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

zecaohpah

Citação de: Luís Rolo em 10 / Nov / 2011, 14:37
Assumindo que o que já foi dito anteriormente será certo (a máquina controlar automaticamente o ISO) o problema principal foi o f9.
Usar o diafragma tão fechado em interiores é praticamente impossível (e desnecessário).
Abre mais isso e vais ver que o grão diminui, pois a máquina não vai ter necessidade de subir tanto o ISO.

Depende da situação, se usar um f baixo vou perder profundidade de campo e para focar torna-se mais complicado.

Luís Rolo

Citação de: zecaohpah em 10 / Nov / 2011, 14:44
Depende da situação, se usar um f baixo vou perder profundidade de campo e para focar torna-se mais complicado.

Eu filmo em interiores a f2.8 com tudo focado, depende da distância focal que queiras utilizar.
E tenho grandes dúvidas que em interior uses uma distância focal que necessite f9 para ter muita profundidade de campo.
Não vou estar aqui a questionar uma decisão estética da tua parte (muita ou pouca profundidade de campo), mas tens que optar. Ou queres pouco grão ou queres tudo focado.
E, acredita, não há máquina no mundo que te resolva o problema.

Ivo Gomes

zecaohpah,
Tens que mudar para 1/50s e abrir o diafragma, além disso tens que te certificar que o iso está a 100 e vais ver que a imagem fica melhor!
Se puderes faz o upload com os testes!  8)
Cumps

zecaohpah

Citação de: Luís Rolo em 10 / Nov / 2011, 15:00

Eu filmo em interiores a f2.8 com tudo focado, depende da distância focal que queiras utilizar.
E tenho grandes dúvidas que em interior uses uma distância focal que necessite f9 para ter muita profundidade de campo.
Não vou estar aqui a questionar uma decisão estética da tua parte (muita ou pouca profundidade de campo), mas tens que optar. Ou queres pouco grão ou queres tudo focado.
E, acredita, não há máquina no mundo que te resolva o problema.
Mas a 2.8 estás em cima do assunto, não? Eu a 3.5 já não foco nada que esteja a 3 passos de mim, como podes ver pelo video em baixo. A lente é a de kit, 18-55 VR.

Citação de: Ivo Gomes em 10 / Nov / 2011, 15:18
zecaohpah,
Tens que mudar para 1/50s e abrir o diafragma, além disso tens que te certificar que o iso está a 100 e vais ver que a imagem fica melhor!
Se puderes faz o upload com os testes!  8)
Cumps

Como dissera-me que a máquina tratava automaticamente do ISO fui experimentar com isso a 100 e isso a 3200 e não notei diferença, pelo que têm razão  ;-)
Mas o video em baixo fiz como disseste, 1/50 f3.5, e o resultado é este:
http://bit.ly/s3I5TI

Luís Rolo

Citação de: zecaohpah em 10 / Nov / 2011, 15:37
Mas a 2.8 estás em cima do assunto, não? Eu a 3.5 já não foco nada que esteja a 3 passos de mim, como podes ver pelo video em baixo. A lente é a de kit, 18-55 VR.

Eu uso steadycam a 2.8...
A com essa lente, a 18mm pões a focagem no infinito (mas atenção que o infinito real da lente não é onde está marcado) e tudo o que está a mais de 3-4 metros fica focado.

Ivo Gomes

Não consigo ver o vídeo  :cry:
Em relação ao ISO tu tens que seleccionar o que queres usar antes de filmar, a camera não deixa alterar em gravação. Provavelmente o que tens é o AUTO ISO mode activo e está a dar muito grão.
Cumps

AC

Apenas por palpite, apostaria no que disse o Alberto. Em modo Video, a câmara escolhe ou varia a sensibilidade (ISO/Ganho) em função do que ela acha ser necessário.

O melhor será consultar o manual da câmara e tirar as duvidas sobre se é esse o modo de funcionamento, ou não.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!