Imagens de duas câmeras diferentes - problema de cor

Iniciado por Fernando, 09 / Dez / 2011, 10:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fernando

Caros colegas, tenho aqui um pequeno "problema".
Tenho algumas imagens que foram recolhidas com duas câmeras diferentes. Na edição, verifica-se uma diferença substancial na cor dessas mesmas imagens.
Sei que, ao nível da correção de cor, é possível resolver este problema, de forma a uniformizar a cor da imagem. O que gostaria de saber é se existe algum processo já minimamente automatizado que permita fazer isto. O objetivo é agilizar o processo, de forma a não ter que corrigir plano por plano a cor em todas as imagens.
Provavelmente, já alguém teve este problema e poderá dizer alguma coisa.
Desde já, agradeço todas as respostas.

Paulo C. Jerónimo

Olá Fernando,
Automático, automático, desconheço...

Os clips são originalmente independentes divididos em imensos ficheiro tipo gravação em cartão (registo Take a Take) ou podes captura-los para o disco como um único clip de maior duração (sem ordem de divisão de takes) tipo cassete, para posterior corte?
Neste último caso, partindo do princípio que o Balanço de brancos desnivelado se mantém sempre nos mesmos valores ao longo da gravação, basta fazer a correcção aplicando uma só vez o filtro de correcção antes de passar ao processo de corte na edição.

No 1º caso, se estão gerados demasiados ficheiros que necessitam de correcção, mas sendo a correcção necessária pelos mesmos valores em varios ficheiros, no meu caso que edito com Edius, o programa permite-me um género de Copy-paste dos filtros já afinados, ou seja, afino um clip, selecciono o filtro do mesmo após a correcção, na timeline marco a totalidade dos clips onde quero copiar a mesma correcção, e é só largar em cima.

Não sei se em Premiere isto resulta, que se pronunciem os entusiastas da Adobe :-)
Para além desse mero e luxuoso  exemplo que menciono, a ferramenta para edição multi-câmara como nesse caso do teu trabalho é outra opção DIVINAL em Edius ;-)

Rui Ventura

Confirmo.
Em Premiere também funciona o copy-paste e assim os valores de um clip podem ser copiados para todos os outros.

Fernando

Caros Paulo César e Rui Ventura,
em primeiro, muito obrigado por terem respondido.
Fiquei, de facto, a perceber a questão e o processo como resolver.
Paulo, em relação ao que disseste sobre a aplicação de um efeito a "várias" partes do filme, no Premiere, também é possível. Pode-se fazer da seguinte forma: aplica-se um efeito num pequeno clip, depois "copy" e, de seguida, selecciona-se o clip ou os clips onde se quer aplicar o efeito e escolhe-se a opção "paste attributes".

Outra hipótese, para se aplicar a tudo de uma vez só, é seleccionar os clips todos (todos os cortes) na timeline, escolhe-se a opção "Nest". É criada uma "nova" sequência, que não é mais do que o agrupamento dos clips todos. Depois aplica-se a esta sequência os efeitos que se desejar.

Pode dar jeito a alguém.
Mais uma vez, obrigado a ambos.

LG

talvez resulte se a diferença não for muito grande

Fernando

Obrigado, LG.
Por acaso o processo que costumo utilizar no premiere para "corrigir" o WB é precisamente este que é retratado no filme que postaste.
Com certeza, haverá outros, provavelmente, até mais eficazes, mas este tem resolvido.
Foi um bom post.