HD para quando? - Parte II

Iniciado por José Costa, 07 / Mar / 2012, 15:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Faz quase dois anos que me questionei e questionei acerca do HD nas reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). E dois anos passados, me questiono novamente acerca do mesmo: está o HD de facto implantado no mercado?

É HD na net (deixa-me rir), no cabo, na captura de imagem... mas na entrega do trabalho ao cliente, é de facto entregue um blu-ray? O cliente quer de facto a reportagem entregue em blu-ray, contratou o serviço de reportagem em HD, ou leva o disco porque está no pacote, e nem sabe direito o que é isso de HD, não prescindindo do seu DVD?

Faço esta pergunta porque todos os que conheço, e não estou a falar de profissionais, todos têm TVs Ready ou Full HD, mas ninguém tem Blu-ray, nem mesmo no PC. E se de profissionais falando, querem captura em HD, mas o serviço é entregue ão cliente num DVD convencional, SD portanto. Uma coisa é certa, público ou profissionais, todos querem em 16:9, mas 16:9 não é HD.

Assim, pergunto eu novamente: está o HD de facto implantado no mercado?
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Enquanto os Broadcasters não apostarem definitivamente no HD nunca o HD será massificado, se assim se pode dizer. Só depois de isso acontecer é que os consumidores terão alguma tentencia para rejeitar ofertas em SD, por poderem sentir que é algo ultrapassado, que já não se usa, por enquanto ainda não se manifesta essa situação.

O que tenho assistido ultimamente, apesar dos investimentos em equipamento HD, é até um retrocesso. Recentemente tive conhecimento de alguns programas / espectaculos, que apesar da possibilidade de terem sido gravadados em HD, pois estava no local equipamento para isso, foram gravados simplesmente em SD! Mesmo que para emissão em SD poderiam ter sido gravados em HD para arquivo e futuro. Isto revela alguma coisa, ou não?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Pedro Rocha

CitaçãoMesmo que para emissão em SD poderiam ter sido gravados em HD para arquivo e futuro. Isto revela alguma coisa, ou não?
Revela estupidez por parte da produção/realização, o modelo de televisão generalista como a conhecemos tem os dias contados, cada vez vão surgindo mais e mais canais web que já podem ser vistos em 720p ou 1080p. E o novo serviço da "meo kanal" veio ainda mais agonizar as televisões generalistas, agora qualquer um de nós pode ter a sua emissão de TV pessoal.

Adquiri um TV de 40" Full HD recente que possui ligação à Internet e sinceramente depois de ver videos 1080p diretamente do YouTube é de ficar de queixo caído. Dos canais que vejo os portugueses são mesmo os únicos a emitir em SD.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Mário Rui

Citação de: Pedro Rocha em 07 / Mar / 2012, 22:15
Revela estupidez por parte da produção/realização, o modelo de televisão generalista como a conhecemos tem os dias contados, cada vez vão surgindo mais e mais canais web que já podem ser vistos em 720p ou 1080p.

Mas parece que ainda há quem não tenha reparado nisso.

E o novo serviço da "meo kanal" veio ainda mais agonizar as televisões generalistas, agora qualquer um de nós pode ter a sua emissão de TV pessoal.

Eu tenho 6 canais (máximo permitido) e com um bocado de paciência reservei/consegui números dos bons (fáceis de memorizar). Só 2 é que estão no ar, um para serviço profissional e outro privado para família e amigos (com pin de acesso). Os 4 restantes, logo se vê. Por ex., coloquei agora um destes no ar só por causa do comentário seguinte.

Adquiri um TV de 40" Full HD recente que possui ligação à Internet e sinceramente depois de ver videos 1080p diretamente do YouTube é de ficar de queixo caído.

Não duvides. Quando vi o meu primeiro video no Meo Kanal nem queria acreditar. A imagem está soberba, parece quase um misto de Blu-ray com 3D, apesar de ter sido filmado com uma Canon HV40 (1440x1080). Agora, imaginem com uma imagem em 1920x1080 (e o meu LCD onde está ligada a box nem sequer é da última geração).
Coloquei agora propositadamente um canal no ar só com esse video, para quem quiser confirmar com os seus próprios olhos o que acabei de referir: ver Meo Kanal 401111.

HD não é futuro... é presente (para quem já vive em 2012).

José Costa

Boas.
São todos comentários muito bons, muito válidos, mas pecam por uma serie de falhas.

Indo por ordem de questôes, o facto de um programa/espectaculo ser gravado em SD em vez do HD não significa obrigatóriamente que seja um erro por parte da emissora. É que a emissora pode não ter direitos de arquivo e futura transmissão, apenas transmissão por uma vez. E se assim fôr, não faz sentido a gravação em HD, se a transmissão é feita em SD. Não estou a afirmar que seja esse o caso, mas é uma possibilidade. E eu gosto de saber a história toda, não apenas parte da história. Mas concordo com o A. Caneira: Enquanto os Broadcasters não apostarem definitivamente no HD nunca o HD será massificado.

"o novo serviço da "meo kanal" veio ainda mais agonizar as televisões generalistas, agora qualquer um de nós pode ter a sua emissão de TV pessoal"

Veio a internet, e dizeram o mesmo em relação à TV. Veio o youtube, e a história volta-se a repetir. O Meo Kanal não é mais que um youtube. Questiono quantos canais vão estar activos daqui a um ano no Meo Kanal, e desses, quantos vão efectivamente ter algum "peso". Um canal não sobrevive com meia-dúzia de videos do puto a tirar ranho do nariz. Um canal sobrevive com programas, e o Meo Kanal não vai passar de ser mais uma plataforma do género dos canais que o youtube e vimeo já têm. O Meo Kanal não é nada e não chega a fazer mossa à TV. Tanto mais que a publicidade não é permitida no Meo Kanal.

"filmado com uma Canon HV40 (1440x1080). Agora, imaginem com uma imagem em 1920x1080"

A imagem da Canon HV40 já é em 1920x1080.

De mais a mais, a questão inicial ainda continuar por responder: HD nas reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos)...está o HD de facto implantado no mercado? E questiono mais: está o HD implantado no institucional? Não confundam net/cabo com o suporte fisico que é entregue ão cliente. Porque o cliente quer sempre um suporte: disco, fita,...

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Isso é que é!!! Agora cada um é um broadcaster e produz conteudos para a MEO
Como é que se faz para aceder a isso?

José Costa

Boas.
Serviço do Meo, e seleciona o canal que pretende ver, com o comando. Como se fosse um canal normal. Boas.

AC

Citação de: Jose Costa em 08 / Mar / 2012, 02:47
É que a emissora pode não ter direitos de arquivo e futura transmissão, apenas transmissão por uma vez.

Unica situação que poderia se justificar, que talvez até fosse o caso. Mas mesmo assim poderia ter sido captado na resolução nativa das câmaras e depois (ou em real-time) ter sido feito um down-convert, até porque as câmaras em questão são muito más a captar em SD.

Desculpa José Costa, de ter desviado o tópico do panorama BBC

Mário Rui

José Costa

Boas.
Citado: "Desculpa José Costa, de ter desviado o tópico do panorama BBC"

Esse é o problema do video: uns assuntos levam a outros.  :police: E ainda bem que assim é, pois todos os assuntos são bons para se debater. Não à nada a desculpar. E já agora, sabe de que forma é feito o armazenamento na emissora que você já sabe? Boas.

António Cristo

Parece-me, que com o vasto leque de plataformas existentes para se aceder a conteúdos vídeo, o HD faz todo o sentido.

Se, se usa na generalidade? Bem não tenho dados para o afirmar.
Agora que é o formato base actual para qualquer plataforma não haja dúvida sobre isso. Na medida em que muitas das plataformas não são alimentadas por broadcaster player. Estes aproveitam algumas destas, quando acham que podem rentabilizar os seus conteúdos.

Não conheço a prática da maioria, mas, neste momento posso dizer que só trabalho em HD (produções actuais), claro que ainda aparecem umas edições em SD (o material está em SD), nestas actuais todo o material é finalizado em HD, depois e conforme a sua utilização assim é codificado, quer em termos de codec/bitrate....

Sobre o MeoCanal. É uma forma interessante de enviar ou disponibilizar a informação para o cliente amigos família ou outrem verem... já fiz umas experiências familiares mas não gostei do tempo que me  levou a codificar umas fotos... o interface deve ser melhorado... e tem o senão da publicidade colocada e não posta pelo \user/ do mesmo... por isso... duvidas muitas que possa ser um boom de canal.

Embora a experiência de TV com acesso ao youtube (como exemplo) me deixou a pensar, entendo que quem está habituado a navegar pela web, ache aquilo muito lento e limitado... Vamos ver o que os fabricantes vão mostrar de melhorias nos equipamentos a este nível.

Agora que o HD veio para ficar ninguém tenha dúvidas sobre isso.
Como analogia faz lembrar há uns anos largos os veículos topo de gama é que tinham fecho centralizado de portas e por vezes era um extra... hoje todos o tem e é de série. E as pessoas não pagam mais por isso.
Assim é o HD, não cobro mais por ser HD, cobro o serviço normal e o meu normal é HD. Daqui posso dar o que o cliente "quiser" nos limites do HD. Se o cliente não sabe é confuso com o que quer leva com um DVD. Não fico mais pobre nem mais rico.

Pode dizer-se que o investimento é maior... Mas na verdade não o é, até é mais pequeno do que há alguns anos, para trabalhar em SD, em que todo o equipamento era dedicado, e na maior parte das vezes sem possibilidades escaláveis. Bom o estorno financeiro também era maior pois poucos tinham acesso quer a formação, quer a equipamento com características mínimas, para um trabalho mais elaborado. Mas o vídeo democratizou-se... basta ver a informação que chega aos telejornais, onde o acesso a imagens de certos locais era impensável, e, aí na maior parte das vezes nem SD chega a ser.

É um erro na minha opinião colar o HD ao BlueRay, visto este ser uma forma de ler o HD. Hoje, muitas das box para receberem o sinal digital terrestre tem entrada USB e as pen são bastante em conta. E consegue-se um HD muito interessante com H264.

Claro que a questão é para mim e não para o cliente, este está sempre salvaguardado, pois posso fornecer o que quiser, (e aí sim, a diferenciação de preço - não no HD standard ou SD standard) para plataformas como telemóveis por exemplo ou quiçá como já me pediram edição em HD a 90graus....

Um olhar, a minha prática de hoje.

Mário Rui

Citação de: António Cristo em 08 / Mar / 2012, 04:56
Sobre o MeoCanal... já fiz umas experiências familiares mas não gostei do tempo que me  levou a codificar umas fotos...

Também não gostei da parte das fotos/slideshow gerado na plataforma deles e só tem meia-dúzia de músicas. É preferível criar um slideshow em edição e colocar lá como video.

Citação de: António Cristo em 08 / Mar / 2012, 04:56
tem o senão da publicidade colocada e não posta pelo \user/ do mesmo... por isso... duvidas muitas que possa ser um boom de canal.

Eu costumo dar a volta a isso carregando para baixo no botão grande redondo e logo a seguir carregar para cima, a publicidade desaparece logo.

rui ressurreição

em primeiro lugar parabéns ao CANEIRA por ter remodelado o PORTUGALVÍDEO...

vou responder por partes:
- em relação ao MEO KANAL(eu não sou assinante do meo), a ideia não me parece má, mas sem publicidade não sei se irá muito longe...para mim utilizaria na divulgação de uma terra ou produto específico para venda...a internet tem soluções melhores.

-em relação à utilização do HD nos trabalhos, claro que é o futuro, e só quem não anda nestas áreas é que pode desconhecer esse facto...desde camcorders fullhd(handycam) até RED anda tudo no HD(720p,1080i ou 1080p, ou mesmo 4k e superior)...

não vejo pq muito clientes ainda pedem em dvd...poderiam pedir em blu-ray ou outro formato HD...relativamente a plataformas há tanta variedade que tem de se fazer uma lista:além das mais conhecidas, agora vem a "NUVEM", o ipad hd(foi apresentado ontem) com resolução horizontal superior ao full hd num ecrã de +- 10 pol, os smartphones, etc...há tantas maneiras e dispositivos , mas as pessoas ainda querem o "velhinho" dvd...

tudo isto faz-me colocar a questão se realmente agora é o momento próprio para ter toda a produção em full hd ou se devo continuar a filmar tb em sd...eu tenho a canon xl2(576p) e agora com lentes da nikon (fotográficas) tem uma imagem um pouco melhor...claro que tb filmo com a sony nex5 e com a nikon d90...

mas vou esperar por 2013, talvez o 4k comece a entrar em força no mercado e os preços desçam consideravelmente, além dos computadores serem bastante mais rápidos e potentes nessa altura(antes do verão de 2013), isto se o mundo não acabar em 21 dez 2012...

o full hd vai-se afirmar, mas só depois da crise passar, 2013-2014...até lá já o 4k para gravação está no mercado a todo o gás e em quantidade, e depois o campeonato é outro...em relação ao full hd 3d, subsistem muitas dúdidas...é ver para crer...se calhar vai ser só um nicho de mercado, para curiosos e cinéfilos...as vendas não têm sido grande coisa...basta ver as promoções umas atrás das outras nas grandes superfícies...depois faltam os conteúdos, e sem eles chapéu...

agora atenção ao dia 23 de MARÇO, qd o ipad hd for lançado em PORTUGAL...parece que a avid já tem uma aplicação de vídeo que corre bem em ipad...e com quad core e a resolução que o "bicho " tem, para apresentações a clientes pode ser um dispositivo muito útil...os caminhos vão sendo aberto e há que estar atento...

outro dia foi apresentado na tv, penso que na sic, um vídeo feito para ipad, em que ao virarmos o aparelho para cima víamos a cabeça da pessoa, depois para baixo vinha o corpo, e mais para baixo os pés...se rodássemos para o lado apareciam as outras pessoas,etc...e isto já estava gravado, não era uma filmagem...boas.

AC

Citação de: rui ressurreição em 08 / Mar / 2012, 19:07
há tantas maneiras e dispositivos , mas as pessoas ainda querem o "velhinho" dvd...

Como já disse atrás, ainda querem, porque não lhes parece ainda um produto obsoleto (e por cá ainda não é). Essa mudança só vai acontecer quando os Broadcasters (sejam eles as tradicionais estações de televisão, sejam os MEO's, ZON's e afins) massificarem o HD.
A maioria dos consumidores não sabe a diferença de um produto do outro, imagina que pelo nome, Alta Definição, deve ser melhor, mas quanto melhor? Isso poucos têm ideia e desses poucos que têm, é de ver uns canais HD nas redes cabo e afins, com tão elevada taxa de compressão que a imagem daquilo é um HDzinho.
Não analisemos por nós que nos movimentamos nesta área, e lidamos com isto de imagem todos os dias... pensemos na Maria e no Manuel, que mal percebeu ainda a questão da TDT só sabe que teve de mudar, outros pensam até que já tem HD, tal foi a melhoria da imagem.

Mário Rui

[MEO KANAL]... mas sem publicidade não sei se irá muito longe...para mim utilizaria na divulgação de uma terra ou produto específico para venda...a internet tem soluções melhores.

O(s) Meo Kanal não têm a pretensão de ser um canal "normal", tipo RTP ou SIC. É um instrumento com variadas possibilidades de utilização, dependendo da criatividade ou até necessidade de cada um. Sem a publicidade de terceiros (proibida) é difícil transformar-se um Meo Kanal num canal "normal", mas a publicidade própria não é proibida e isso dá para muita coisa, como por ex. uma empresa ter um canal próprio (interno ou externo) tendo apenas os custos de produção sem pagar nada pela "emissão".

...mas só depois da crise passar, 2013-2014...até lá...

Álvaro (Santos Pereira)... és tu?