Desfoque e DSLR

Iniciado por José Costa, 08 / Mar / 2012, 19:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

José Costa

Boas.
Que as DSLR vieram mudar o panorama do video, lá isso vieram. Que têm uma qualidade de imagem espectacular, lá isso têm. Que a latitude de exposição é muito superior às convencionais câmeras de video, lá isso é. Mas à uma coisa que me incomoda.

Anda toda a gente a gravar em DSLR, a apregoar o look cinematografico, mas depois o que se vê é um monte de imagens desfocadas. Em exteriores está tudo bem, mas em imagens de interior, mais concretamente em igrejas e espaços fechados, a coisa dá para o torto.

Poderá ser ideia minha, mas não à nada mais desagradável que ver imagens desfocadas. E por imagens desfocadas, não me estou a referir ão "controlo" DOF, pois esse é um desfoque propositado, e muito agradável na maioria das vezes, quando vem feito e no local perfeito. Na net encontra-se videos espectaculares feitos com as DSLR, e acho que deviam aprender com eles. Pois desses videos o desfoque não é parte.

Acho que deviam ter mais cuidado com o foco, pois é o foco que anda a estragar muitos trabalhos. Trabalhar com uma DSLR, e apresentar trabalhos desfocados como os que tenho visto, de cinematografico não têm nada. Opinião minha. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Vou inverter aqui o ditado popular: poupar no farelo e gastar na farinha!

É que se poupa umas coroas na compra do farelo (entenda-se corpo DSLR) mas depois convém gastar na farinha, que é como quem diz em boas lentes, ou vale mais estar quieto, que os resultados não vão ser muito famosos.
Acho que a maioria não gasta 3 ou 4 vezes o preço do corpo em lentes, se é que não usa as do kit. Confesso que não estou a falar com conhecimento directo do assunto, apenas a fazer uma suposição.

E nem sei se se poupa assim tanto, se pensar-mos numa DSLR full frame, talvez não se poupe grande coisa.

Especificamente em relação à focagem, parece-me que é mais dificil operar manualmente o foco numa DSLR que numa camara de video convencional. E trabalhar em foco automático, bom, acho eu, é o que Deus quiser.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Mário Rui

Citação de: AC em 08 / Mar / 2012, 19:43
E nem sei se se poupa assim tanto, se pensar-mos numa DSLR full frame, talvez não se poupe grande coisa.

Não imagino alguém comprar uma DSLR em vez de uma Handycam a pensar em poupar dinheiro. Julgo que será mais pela qualidade de imagem que vai obter.

Em relação ao foco... depende do tipo de trabalho que se vai fazer (há mais video para além dos casamentos).

LG

para o melhor foco convém ter um viewfinder
http://www.prlog.org/10918438-canon-550drebel-t2i-lcdvf-viewfinder-mk-vf100-review.html,

ou confirmar o foco através do espelho ou seja desligar o live view, para isso temos que sair da opção de video para fotografia, caso contrario o foco é digital, eu não confio muito no foco digital
;)

e muitas vezes aparece tudo desfocado, porque é feito a correr, tem mais haver com operador que a camara que não sabe focar ;)


AC

Citação de: Mário Rui em 08 / Mar / 2012, 21:41
Não imagino alguém comprar uma DSLR em vez de uma Handycam a pensar em poupar dinheiro. Julgo que será mais pela qualidade de imagem que vai obter.

Eu aqui estava a por nos pratos da balança DSLR's versus câmaras um pouco mais na área Pro

Citação de: Mário Rui em 08 / Mar / 2012, 21:41
Em relação ao foco... depende do tipo de trabalho que se vai fazer (há mais video para além dos casamentos).

Em qualquer que seja, foco automático mete-me confusão, só isso! Podem bater-me à vontade e argumentar com A e B, que irá sempre continuar a me fazer confusão. Como é que eu faço uma coisa tão simples como passar o foco de um primeiro plano para um segundo (sem mexer a camara) em foco automático. Como é que eu faço um desfoque intencional no fim de um plano que depois vou colar com outro (na montagem) que tambem vem de desfoque? Pós produção? No segundo caso penso que é possivel mas no primeiro não.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

AC

#5
Citação de: LG em 08 / Mar / 2012, 22:49
para o melhor foco convém ter um viewfinder
http://www.prlog.org/10918438-canon-550drebel-t2i-lcdvf-viewfinder-mk-vf100-review.html,

Excelente acessório, existem outros tambem interessantes para ajuda a ao foco, quando não é possivel utilizar o live view.
O seguinte adapta-se directamente sobre o visor optico. Não é tão pratico para video como o que descreves, mas muito util para fotografia.


Citação...tem mais haver com operador que a camara que não sabe focar ;)

As câmaras sabem focar e muitas vezes bem, o que não sabem é o que eu quero que elas foquem.
De modo geral os sistemas de autofoco das DSLR (penso que nas outras câmaras tambem)quando em automático, focam com prioridade ao objecto ou corpo mais proximo, claro que se pode jogar com os pontos de foco (DSLR's), etc, etc, mas mesmo assim é sempre a câmara que decide não o operador  (se passa uma pessoa pela frente o foco vem e vai)
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!