Maldito efeito rolling shutter

Iniciado por LG, 09 / Mar / 2012, 23:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

LG

já tinha conhecimento deste problema, do arraste, deformação da imagem com o movimento da câmara. A 1ª imagem e a do candeeiro são fotografias.

a maquina estava no tripé, e com o ligeiro abanar do comboio, parado, foi o suficiente para deformar as janelas, como sair desta? haverá alguns truques para que isso não aconteça?

](*,)

Alberto

Boas,  a meu ver a câmara está a captar as vibrações do comboio porque está em contacto com o chão, talvez se filmares com a mão poderás minimizar este problema,pois o corpo irá absorver parte da vibração, este é o conhecido jello effect dos sensores cmos. Os sensores ccd não sofrem deste problema.
é um problema comum nas câmaras onboard de alguns desportos motorizados.

Alberto

AC

Parabens Alberto, excelente exemplo para demonstrar o efeito.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
O problema não é tanto do sensor ser CMOS ou CCD, mas sim da forma como é feito o controle da exposição, mais concretamente, se o obturador é Rolling shutter ou Global shutter. A maioria é Rolling shutter, razão pela qual acontece isso. Nas Global shutter o mesmo já não se verifica. Boas.

Melhor dizendo, a maioria dos sensores CMOS utiliza o Rolling shutter, enquanto que os sensores CCD utilizam o Global shutter. Os sensores CMOS que utilizam o Global shutter não sofrem do jello effect. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

bem parece que a canon 550D tem um
Rolling shutter e Sensor CMOS - nada a fazer, a não ser trocar de maquina
:cry:

estava a pensar se aumentar o obturador e descer a resolução se poderá minimizar o efeito

gracias pelas respostas

Alberto

Os sensores cmos ainda são muito recentes ao ivés dos ccd que já estão no auge do desenvolvimento, o problema acima descrito é apenas um de vários. Claro que cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens, foi por isso que optei por 2 camaras com ccd porque já conhecia as desvantagens do cmos.
Até a recente c300 da canon sofre de rolling shutter mas está altamente disfarçado.
Mais alguém tem este problema sem ser nas dslr? Como se comportam as camaras de filmar com movimentos rápidos e dinâmicos?

Filipe Araújo

Boa noite a todos,

tenho uma Sony HXR-NX5E, no que diz respeito aos movimentos com o shuter acima dos 1/50, nada a dizer. Em relação ao Rolling Shuter (barras brancas horizontais criadas a exemplo de flashes), estou bastante desiludido. Faz-me alguma confusão que marcas como a Sony, a exemplo de outras, que sabendo para que mercados se destinam (reportagens) permitam situações como estas.

Cumprimentos, Filipe Araújo.

LG

pois, eu devia de estar com o shuter muito baixo... ando a tentar fazer tudo com 100asa, lá terá que subir para shuter subir um bocadinho

maquinas perfeitas não existem, temos é que tentar dar-lhes a volta ;)

Alberto

Boas Filipe, o termo rolling shutter não é um problema específico mas sim a tecnologia usada na aquisição da imagem, logo deverás ter um conjunto de problemas derivado ao teu sensor, tal como eu tenho outros porque uso ccd ( Global shutter), eu tb se usar abaixo 1/50 shutter speed acontece-me o mesmo que a ti. Isso do flash se fizeres uma análise cuidada reparas que metade da imagem está sobreexposta porque é o tempo que o shutter demora a criar o frame. É um mal que tens que viver...

José Costa

Boas.
Citado: "maquinas perfeitas não existem, temos é que tentar dar-lhes a volta"
Mas para lhes dar a volta, é preciso saber como as coisas funcionam.

Citado: "eu tb se usar abaixo 1/50 shutter speed acontece-me o mesmo que a ti"
Não acontece não. Não com o CCD.
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Alberto

Que eu saiba um shutter lento origina arastamento da imagem, ccd ou não ccd. Certo ou errado??

José Costa

Boas.
Estamos a falar de coisas diferentes. Eu estava-me a referir ão, e cito: "barras brancas horizontais criadas a exemplo de flashes". No CCD não acontece o mesmo. Boas.

Alberto

Boas J. Costa, agora sim estamos em sintonia. Já estava com receio que não sabia como as coisas funcionam.
Um profissional tem o dever de compreender a tecnologia que utiliza de modo a poder usar seu melhor.