Fluidez de imagem com DSLR

Iniciado por Rui Mendes, 16 / Mar / 2012, 11:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rui Mendes

Boas a todos
Quando faço traveling para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo, com a minha canon DSLR a imagem não é fluida.
Antes filmava a 30fs e pensava que era esse o problema depois actualizei o firmware para poder filmar a 25fs ou 24fs, mas o problema continua.
Qual a solução para resolver isto?
Ou terei de fazer só planos estáveis quietinhos e direitinhos. :-k

Abraço e boas filmagens     

Chob

Rui Mendes

Estou a gravar com uma Canon 5D mrkII no ficheiro nativo mov a 25fs

Chob

A pergunta era  com que Abertura, velocidade de obsturador e distancia focal estás a gravar.. isto pq penso que poderá ser disso

Rui Mendes

Não tinha entendido a pergunta.
50 velocidade
3.5 Abertura
1250 iso
28 lente

Joel Graça

Boas Rui, tente desta maneira:
50 fps
velocidade 100 (pelo mesno o dobro dos fps´s). Se filmar
a 24 ou 25 fps a velocidade deve de ser a 50. Mas para ter movimentos de Tilt (movimentos verticais) ou Pan (movimentos laterais) e ter uma imagem fluida,
deve de utilizar 50 fps a uma velocidade 100.
Depois diga como correu.  8)

Cumprimentos.

Francisco

Eu também tenho este problema, mas a minha camara é mais fracota.
não me lembro do modelo mas acho que é esta:

Com uma camara destas eu não tenho grande hipotese a manter a fluidez da imagem em movimentos pois não?
Não é com intensão de "promover" o meu vídeo mas se forem ver ao vídeo do mês com que participei, nas cenas que requerem mais movimento da camara a imagem perde bastante fluídez e fica tudo bastante "borratado".

Há alguma forma de resolver isto ou tenho mesmo de comprar uma nova?
Mais ainda, irá a solução ajudar o Rui Mendes???
Não percam o próximo episódio post, porque nós também não!

Joel Graça

Boas Francisco, com essa máquina pode ter fluidez se fizer os planos lentamente..........muito lentamente.

Francisco

pois... de certa forma já estava a contar.

Se calhar vou criar brevemente uma nova thread a pedir sugestões para uma máquina nova...

mas é que nem sei o que procurar! Principalmente faço vídeo, mas de vez em quando gosto de tirar umas fotos. As maquinas fotograficas também fazem videos e as maquinas de filmar também tiram fotos.
Desculpem a minha ignorancia mas nem sei mesmo o que procurar. Sei que quero algo melhor mas nem sei ao certo o quê...

(mas não quero desviar muito do assunto original da conversa, foi só um pequeno aparte)

Rui Mendes

Eu também tive essas duvidas mas tive que decidir, e optei pela máquina fotográfica. Pois tenho visto filmes espectaculares feitos com dslr.
Só que todos os dias tenho novas surpresas (duvidas, problemas) para resolver.
Problemas que não imaginava, e que em SD não tinha.
Mas creio que são apenas questões técnicas que tenho que entender e saber como ultrapassar.
Foram muitos anos em SD e agora vem o FullHD.     

Bernardo Fernandes

O João Graça disse tudo, também já tive esse problema.

Rui Mendes

Eu já testei a 50fs mas creio que o problema será outro.
A minha lente é uma Sigma 28-70 2,8 que não tem estabilizador.
depois de ver alguns exemplos na net de filme com e sem estabilizador, percebi que o estabilizador não foi concebido por acaso.
Vou ter de testar uma lente com estabilizador.(só que neste momento os € não dão para outra lente)

Abraço

Bernardo Fernandes

Citação de: Rui Mendes em 17 / Mar / 2012, 15:49
Eu já testei a 50fs mas creio que o problema será outro.
A minha lente é uma Sigma 28-70 2,8 que não tem estabilizador.
depois de ver alguns exemplos na net de filme com e sem estabilizador, percebi que o estabilizador não foi concebido por acaso.
Vou ter de testar uma lente com estabilizador.(só que neste momento os € não dão para outra lente)

Abraço
Não tem nada a ver. Mesmo sendo uma sigma sem estabilizador existe sempre solução. Se não tiveres um estabilizador externo ou tripé a imagem vai ficar sempre assim. No meu caso também uso lentes sem estabilização mas uso sempre tripé para fazer uns pans ou tilts mais suaves e a imagem fica perfeita. Se combinares o modo como filmas + a estabilização externa vais ter resultados muito bons que até vai parecer que a lente tem estabilização.

Já agora se tiveres o video online podes postar aqui para se perceber melhor o problema.
Abraço.

Filipe Araújo

Bom dia,

o problema que fala já foi visto num Lcd. Desculpe a pergunta, mas não falará pelo facto das imagens estarem a ser vistas apenas no computador?

Filipe Araújo.

Rui Mendes

Não tenho nenhum vídeo feito com esta câmara, pois tenha a câmara à pouco tempo e ainda estou em fase de testes.
Logo que faça umas imagem onde possa demonstrar o meu problema, posto aqui para que possam ver.
No caso da lente seria muito bom o facto de esta que tenho servir, pois o orçamento neste momento é pouco.
Vou também fazer um DVD e ver as imagens em LCD para perceber se será só apenas no computador que aparece o problema.
Obrigado a todos pela ajuda.