1080p para SD

Iniciado por Daniel Silva, 18 / Abr / 2012, 10:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Daniel Silva

Bom dia.

Gravei umas imagens a 1080p 25fps, e ando a fazer testes para ver qual a melhor forma de fazer o "downscale" para DVD. Há alguma forma ideal de o fazer?

Para já o que me tenho apercebido é que o progressivo em SD, pelo menos a 25frames (ainda não testei a 50 - talvez atenue um pouco o "problema") parece-me pouco fluído, principalmente quando há movimentos de câmara.

Eu sei que já houve outros users com questões semelhantes, em relação ao progressivo. Sei também que o progressivo implica menos fluidez, quando comparado com vídeo interlaçado. São 25 quadros vs 50.

Mas também tenho reparado que há programas de televisão nos quais esta questão do progressivo não é tão perceptível. Ultimamente apercebi-me nisto no "filho da pub", na sic radical.

Será mesmo a questão de filmar em 50fps? Se assim for, na minha 600D, "perco" o 1080p. Ou será uma questão de processamento de imagem com o software adequado?

Ando há uns tempos a pesquisar esta informação e ainda não cheguei a nenhuma conclusão significativa.

Filipe Araújo

Acredito que haverá várias formas de o fazer, a partida por programas de conversores. Pessoalmente, e porque filmo e edito em Full-HD (AVCHD 1920x1080 50i), no premiere, uso o Adobe Dinamic link, para a criação do BD e DVD no Encore. Os próprios programas, através do Encoder fazem a conversão internamente e para uma qualidade, ainda que menor mas aceitável. 

Caso já tenha o trabalho terminado, e só queira a conversão para ficheiro, pode usar o encoder isoladamente.

Filipe Araujo.

Alberto

Boas, se a intenção é fazer downscale não vais perder nada a gravar a 50 fps, antes pelo contrário, irás aumentar a fluidez das imagens.

Chob

Alberto, duvido que a fluidez melhore ao fazer downscale, o que foi capturado é o que foi capturado.

Anyway, penso que a sugestão acima de usar o Adobe se aplica.

Ou então um simples downscale com as specs o mais semelhante possivel não influenciará nada.

Cheers

Alberto

Tb acho que o que foi capturado é difícil, mas a minha sugestão é para trabalhos futuros em que 50P para fazer downscale.

Daniel Silva

Tenho que experimentar gravar a 50fps, embora me obrigue a filmar a 720p. Mas se a finalidade do trabalho for o SD, é irrelavante.

Tenho que fazer testes na exportação de 50p para 25fps. à partida portar-se-á melhor, pois já pode ter os 50 quadros dos 25fps, se usar cada frame como quadro na codificação.

De resto, visto num plasma grande, o problema não é muito perceptível. Mas o olho clínico de um editor de vídeo repara.

Filipe: ao fazer a codificação directamente através do Encore, este cria-te um m2v automaticamente no disco? ( digo m2v, caso graves um DVD)

Obrigado pela ajuda.