O futuro é hoje mesmo!

Iniciado por José Costa, 08 / Mai / 2012, 02:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Houve um tempo em que tinha na ponta da lingua as caracteristicas de praticamente todas as câmeras de video existentes. Mesas de mistura video e NLEs poucos ou nenhuns segredos tinham e o hardware dos PCs também não era novidade. Houve um tempo em que assim foi...

Os anos foram passando, a idade foi avançando, os conhecimentos foram aumentando. Mas os tempos agora são outros. Com tantas câmeras no mercado, codecs/formatos, NLEs, processadores, chipsets... com a tecnologia a avançar ão ritmo alucinante de uma novidade por dia, não mais é possivel ter as caracteristicas de tudo na ponta dos dedos. O que era novidade ontem, hoje já é ultrapassado. Apesar dos meus conhecimentos e experiência ter aumentado ão longo destes anos, cada vez mais me convenço que nada sei. Quanto mais aprendo, mais me dou conta do muito que ainda tenho para aprender.

O futuro já não é mais o amanhã. O futuro é hoje mesmo. Já não existe presente. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

este seu comentário assenta como uma luva num telefonema que recebi a dias, a exemplo de outros no passado recente. Um casal a quem fotografei o casamento pediu-me orientação para a compra de um máquina fotográfica, mais concretamente a melhor ajustada as suas necessidades. Face ao quadro que descreve acabei por ir ao media market em busca da melhor solução. Fiz uma pausa a minha volta e apercebo-me das centenas de modelos (e recentes) a minha volta, e pergunto-me como é possível dar uma orientação com conhecimento de causa. Fui a casa, dei uma vista de olhos nos prémios EISA, TIPA e um pouco de Dpreview e mediante o valor estimado lá dei o meu conselho.

A conclusão a que mais uma vez cheguei, foi próxima a da sua, onde acrescento que quando dá um conselho, já não é possível ser com conhecimento próprio mas obrigatoriamente será de outros.

A sensação que tenho é a de correr num tapete rolante que cada vez rola mais depressa, em contra ciclo estamos cada vez mais exaustos.

Filipe Araújo.

Diamantino simão

Boas

Respondendo ao José Costa: e com o passar da idade... ainda é pior!

Lembro-me que na época do Hi8 e S.VHS respondi a  questionário numa revista Francesa onde residia na altura, eram umas 30 perguntas  técnicas e só falhei 3.

Nessa época sabia tudo na ponta da língua, mas agora com a complexidade e abundância de camaras,  NLE's, codecs etc, estou perdido...! e não devo ser o único. Por isso eu disse há dias aqui num outro poste, que escolher uma camara actualmente é mais difícil do que escolher uma mulher..iol!

Tino Simão