Zoom nas entrevistas

Iniciado por Salvador26, 25 / Mai / 2012, 00:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

Salvador26

Boa noite, costuma ser hábito os reportares de imagem fazerem alguns zoom do tipo dos que aparecem neste vídeos no segundo 25.

Como fazer este tipo de zoom, alguem sabe?

http://www.youtube.com/watch?v=R-fF-dBbK-g&sns=em

Obrigado

AC

Pareceu-me um zoom optico normalissimo. Escapou-me alguma coisa? A velocidade? Não sei qual a câmara utilizada, mas era certamente uma boa câmara. As câmaras broadcast tem capacidades de zoom extremamente rapidas.
O manter do foco? Um operador experiente sabe como se defender, e nunca ou raramente, usa foco automático.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

João Vieira

Como o AC disse, ou zoom óptico, se for rápido. Caso contrário uso de zoom manual.

Quanto ao foco, basta fazer zoom antes da entrevista e focar. Sabemos sempre que vai estar focado sempre naquele sitio, com zoom in ou out. 

AC

Citação de: João Vieira em 25 / Mai / 2012, 23:21
Como o AC disse, ou zoom óptico, se for rápido. Caso contrário uso de zoom manual.

Lento ou rápido não é sempre manual?

De qualquer forma, o que quiz dizer com "parecer-me um zoom optico", foi o efeito descrito não me pareceu nada feito em PP, até porque a estrevista em causa parecia feita em "live", mas sim ou simples Zoom In rapido.

As câmaras que conheço têm praticamente todas zoom de velocidade variável, que vão de extremanemte lento (quase imperceptivel) a bastante rápido (todo o curso da lente em pouco mais de 1s) consoante a pressão (versão portátil) ou deslocamento esquerda/direita (versão com punho) que o operador faz no comando da zoom.

CitaçãoQuanto ao foco, basta fazer zoom antes da entrevista e focar. Sabemos sempre que vai estar focado sempre naquele sitio, com zoom in ou out.

Sim a técnica é essa. Focar previamente no ponto mais apertado que prevemos poder ter de ir, e depois abrir a zoom. Se o "back focus" não estiver desalinhado, qualquer ponto para trás do ponto de foco inicial, estará focado tambem.

João Vieira

O que quis dizer com zoom manual, era na própria objectiva, e o "automático" no botão de zoom.

Fabricio

Bom eu faço da seguinte forma
Filmo a 1920x1080 dpois no premiere aumento o scale ou diminuo.
Melhores cumprimentos
Fabricio de Carvalho

AC

Uma vez que quem criou o topico, não fez qualquer comentário às respostas obtidas, e apesar de o mesmo ter sido colocado numa área relacionada com edição video, fica a duvida se se referia a uma utilização em "live" ou pós produção.

Citação de: Fabricio em 30 / Mai / 2012, 20:52
Bom eu faço da seguinte forma
Filmo a 1920x1080 dpois no premiere aumento o scale ou diminuo.

Essa opção degrada considerávelmente a qualidade da imagem original, numa proporção tanto maior quanto a proporção do "zoom" efectuado", pois é basicamente um "zoom" digital, mas não deixa de ser uma opção viável, caso seja aceitável a consequente perca de qualidade.

Fabricio

Bom. Como entrego ao cliente em 720x576.
Tenho uma manobra de 60% da imagem para abusar dela.
Mas caso tenhas de entregar em 1080.
Tb tens manobra.
Faz o seguinte:
Coloque o video na time line original 1920x1080.
Pegue a time line original e jogue ela dentro duma dv pal 720x576.
O seu video ficara com o scale Big.
Va em projectos, motion, scale e deixe o tamanho que lhe agrade eu feixo nos 40% .
Apartir dai se quiser fazer um zoom é so fazer o scale pois ao usar nao vais perder a qualidade.
Espero ter ajudado
Cump
Fabricio de carvalho
Melhores cumprimentos
Fabricio de Carvalho

José Costa

Boas.
Não podia estar mais em desacordo. O processo que menciona acarreta uma degradação da imagem original, ão contrário do que afirma. É uma opção possivel, mas acarreta degradação da imagem.

Um correcto downscaling de 1920x1080 evidencia a perca de qualidade quando comparado depois com o processo que menciona, que não é mais que um zoom digital, como afirmado acima pelo AC. E todo o zoom digital tem perca de qualidade. Que no seu workflow não se aperceba dessa perca, aceito. Mas que ela existe e está lá, isso está, independentemente de entregar o trabalho em 720x576. E a perca não é assim tão pequena.

De mais a mais, não esquecer que no video mencionado, o zoom In é visivel durante todo o seu percurso, sem artefactos visiveis. No caso de um zoom digital, o processo de zoom In não seria tão "limpo".

O zoom no video acima é seguramente um zoom óptico, não um feito em NLE. Poderá questionar-se se zoom motorizado ou manual, mas é um zoom óptico. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier